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Post-diplôme ESPM

Master em Comunicação Política e Sociedade

AULA INAUGURAL: 30/04/2024

A propos du cours

Ao longo deste Master, os estudantes serão preparados para:

  • Avaliar cenários, discutir alguns dos temas mais relevantes da sociedade contemporânea, visando compreender suas principais características e os debates em voga;
  • Compreender os conceitos e melhores práticas da comunicação política, conhecendo suas plataformas, técnicas e formas de atuação, para efetuá-las de maneira eficaz e criar estratégias que estabeleçam relacionamentos relevantes e positivos com seus públicos;
  • Aplicar o que foi aprendido em situações reais, traçando métodos e empregando o conteúdo estudado nas demandas de trabalho.

 

Em um ambiente de colaboração e troca, professores e estudantes compartilharão conhecimentos e experiências para que todos adquiriam capacidades para aplicarem na área; as disciplinas visam desenvolver o estudante para que atuem com confiança na vida real.

Master em Comunicação Política e Sociedade

Início das aulas: 30/04/2024

En semaine : mardi et jeudi

Période : soirée

Horaire : de 19h30 à 21h30

Charge de travail : 420h

35X R$ 575,39

R$ 100.00

Frais d'inscription à la procédure de sélection

Inscrições até: 26/04/2024

Modalité

EAD en direct

Vous avez la liberté d'adapter le cours à votre emploi du temps et à votre lieu de travail. Vous pouvez pouvez choisir de participer aux discussions en ligne, via Zoom, en direct, ou de regarder les enregistrements des cours quand vous le voulez et le pouvez. ou de regarder les enregistrements des cours quand vous le souhaitez et quand vous le pouvez. *Dans le cadre du troisième cycle Live EAD, la présentation du projet final du cours se fait en face à face.

Aula aberta

Confira a última aula aberta deste curso

A propos du cours

Apresentar e discutir os tópicos mais importantes da comunicação política

A comunicação política tem uma importância fundamental em nosso modo de vida e como construímos a sociedade que vivemos, ela é vital par a democracia. Não é questão de escolha uma boa comunicação para se manter no poder, ganhar eleições ou para se tornar relevante nas causas que você defende e se importa.

A proposta fundamental desse Master é justamente apresentar e discutir os tópicos mais importantes da comunicação política, partindo pelo pressuposto que os alunos e alunos devem também ter contato com temas relevantes da sociedade contemporânea para que suas estratégicas tenham fundamentação e diferenciais. Por causa disso, o curso é intitulado “Comunicação Política e Sociedade”!

O programa é único no Brasil e com a missão de orientar, capacitar todos aqueles interessados nessa área tão rica e prolífera.

Em tempos de redes sociais e tecnologias emergentes, há desafios e oportunidades para todos; há a necessidade de pensar estratégias e novas formas de se comunicar em busca de reais resultados. A conquista e manutenção do poder requer comunicadores capacitados que entendem o atual contexto social e as demandas do público. Por isso o compromisso desse Master é claro: diferenciar quem atua (ou quer atuar) na área, levar a sério os tópicos propostos.

Importante frisar que o tópico atrai um enorme campo de possibilidades profissionais e de atuação. Ele engloba, por exemplo, trabalhos com governos, instituições públicas, campanhas eleitorais, movimentos da sociedade civil, mandatos legislativos, entre outros. E o melhor: esse mercado carece de gente com bagagem, capacitada e que conhece as peculiaridades e as técnicas da disciplina. Por que não estar nessa seleta lista?

 

Événements en face à face

Réseau thématique

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 29 de junho de 2024, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Présentation du travail de fin d'études

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

8. Master com Polit e Sociedade
Domaines thématiques

O curso de Master em Comunicação Política e Sociedade está classificado na área de Comunicação e Novas Mídias. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

A qui s'adresse-t-il ?

  • Responsáveis pela comunicação (e marketing) de parlamentares, prefeitos e governadores em mandato, que precisam lidar com os desafios da construção de imagem e zelam pelo diálogo relevante com a população.
  • Profissionais que trabalham com as mídias digitais e desejam se aprofundar nas técnicas (também off-line) da comunicação e do marketing no contexto sociopolítico.
  • Consultores, entre outros profissionais de campanhas eleitorais, buscando assertividade e profissionalização das estratégias empregadas na corrida eleitoral, visando adquirir capacidade de análise, avaliação de cenários, planejamento e implementação.
  • Agências, assessorias de comunicação e relações públicas, empresas de consultoria que necessitam capacitar seus profissionais na área de comunicação política.
  • Profissionais de comunicação, publicidade e marketing que atuam no contexto comercial, mas desejam adquirir novos conhecimentos e capacidades para ampliarem as oportunidades de atuação no mercado e, também, para enriquecerem intelectualmente.
  • Líderes sociais e políticos, assessores na busca de ampliarem suas capacidades de entendimento da sociedade e de comunicação com diversos públicos de interesse.

Prérequis

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Profil des diplômés

É esperado do egresso do curso Master em Comunicação Política e Sociedade as seguintes qualificações:

  • Perceber e aplicar as melhores práticas da comunicação política e do marketing, pensando estratégias, análises e ferramentas adequadas que gerem resultados.
  • Discutir e analisar algumas das principais características da sociedade contemporânea.
  • Formar e liderar equipes engajadas, que buscam resultados e atuam com seriedade e zelo nos diferentes campos do marketing e da comunicação política.
  • Tomar decisões por meio de métodos analíticos e de referenciais teóricos importantes.

Ce que vous apprendrez

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.  

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.

Em uma aula inaugural, apresentaremos a estrutura geral do curso, assim como a monitoria acadêmica, os recursos em sala de aula e o modelo do trabalho de conclusão do curso. Também, as possíveis dúvidas dos alunos serão respondidas. No mais, uma palestra sobre a comunicação política contemporânea será proferida pelo coordenador do curso.

Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.

Embora similares em certos aspectos, a comunicação (e o marketing) nos contextos políticos e comerciais se mostram antagônicos e incongruentes em diversos outros. Há técnicas e abordagens completamente diferentes. Por exemplo, exclusivamente na disciplina da comunicação política aplicamos a teoria do Estado Espetáculo (1978), desenvolvida pelo sociólogo francês Roger-Gérard Schwartzenberg. O autor explica que há quatro arquétipos que podem definir um político, sendo eles: herói, homem simples, pai e o líder-charme.

A missão desse módulo é apresentar os fundamentos e principais conceitos do tema, situando o dissente para o melhor aproveitamento do programa e da prática.  Entre os tópicos ensinados, a disciplina cobrirá:

  • O Estado Espetáculo de Roger-Gérard Schwartzenberg;
  • A noção weberiana de carisma e liderança;
  • Jean-Marie Domenach e as leis da propaganda política;
  • Públicos de interesse;
  • Ferramentas de comunicação e propaganda.

Quais seriam os desafios que a clássica formulação de esfera pública enfrenta na contemporaneidade? Quais são as distintas formas que a sociedade atualmente tenta convergir sobre um determinado assunto?

Essa disciplina mostrará as visões clássicas de esfera pública (Jürgen Habermas e Hanna Arendt); e discutirá uma nova realidade proporcionada pelas correntes dinâmicas comunicacionais e pela emergência de novos atores, alterando a forma como discutimos, debatemos e negociamos com nossos concidadãos. Entre os pontos abordados, trataremos sobre as novas formas de, da desinformação em rede e da fragmentação do engajamento sociopolítico.

É inegável a presença e o interesse dos atores políticos, sejam eles candidatos em campanha, movimentos da sociedade civil, instituições públicas ou políticos em mandato, pelas redes sociais e as inúmeras oportunidades de engajamento que eles oferecem. Todavia, quais são os métodos, ferramentas e abordagens que podem diferenciar uma iniciativa da outra?

Essa disciplina, de forma pragmática e com estudos de caso, apresenta as principais estratégias para a gestão das redes sociais, considerando o objetivo a ser atingido, o posicionamento de acordo com o comportamento do receptor, assim como os contextos das plataformas. Ademais, olharemos para tecnologias de vanguarda e para as abordagens de segmentação, visando a maximização do objetivo determinado e preparando os alunos para os desafios doravante.

Em 2012, com Mitt Romney equilibrando força, Barack Obama partiu para uma análise intensa e eficaz de dados captados. Enquanto Romney trabalhava com o tradicional método de pesquisa, sabendo em termos gerais a opinião de seus eleitores, Obama tinha dados fundamentais certeiros. Esse diferencial foi fundamental na campanha e lhe garantiu a permanência na Casa Branca. Mais de dez anos depois da corrida presidencial estadunidense, Big Data é uma realidade inescapável, inclusive no Brasil; a captação de dados já está no cotidiano das pessoas, mesmo que não se perceba. A disciplina demonstrará a forma lógica e estratégica para a captação e estruturação de dados; e como esse trabalho pode ser utilizado no universo da comunicação política. Em adição, olharemos as ferramentas disponíveis, os principais indicativos e os alunos, ao final do módulo, serão incentivados a pensar uma aplicação prática que beneficie um objetivo político-social específico.

Voto é uma questão material e de imaginários. E ele é diretamente influenciado pelas características e contextos da sociedade em que vivemos. E essa sociedade, à luz da experiência pós-moderna, passa por diversas transformações que precisam ser estudadas por quem busca compreender o comportamento do eleitor. Essa matéria ensinará caminhos para melhor compreensão do comportamento de quem vota, dialogando com o contexto social contemporâneo. Passaremos pelos seguintes tópicos:

  • Voto: materialidade e imaginários;
  • Geografia do voto e a psicologia do eleitor;
  • Contexto midiático;
  • Identidades, narrativas e pós-modernidade;
  • Espírito do tempo;

O discurso tem um lugar vital na comunicação política. Essa disciplina apresenta aos estudantes os alicerces da análise do discurso e as fases da sua criação, estabelecendo um método para a aplicação prática.

Eleições são alicerces centrais da democracia e nossa vida é diariamente afetada pela política. É inescapável! Mas o que determina a vitória ou a derrota de um candidato? Quais são os principais conceitos e abordagens do marketing e da comunicação eleitoral? Nessa disciplina, serão mostradas, através de exemplos empíricos, as melhores estratégias e ações para serem aplicadas em uma corrida eleitoral. Também, levaremos para a sala de aula, a partir de convidados, experiências e casos de êxitos e fracassos nas campanhas eleitorais.

Os seguintes tópicos serão ensinados:

  • Por qual razão os candidatos não são eleitos?
  • Eleições majoritárias e proporcionais;
  • Pesquisas utilizadas;
  • A criação da imagem e como colocá-la em prática;
  • Formas de segmentação e transmissão da mensagem: como fazer;
  • O papel dos apoiadores e militantes – táticas para aplicação;
  • Os segredos de uma boa propaganda eleitoral;
  • Estratégias de guerra para a campanha: Carl von Clausewitz e Sun Tzu.

Cada plataforma exige uma perspectiva específica por parte do emissor. E, embora as redes sociais são uma realidade quase onipresente no Brasil, canais como o rádio e a televisão continuam valiosos para qualquer estratégia de comunicação política. O rádio, por exemplo, teve sua primeira transmissão no Brasil com discurso do presidente Epitácio Pessoa, e fez e ainda faz parte de grandes eventos da sociedade brasileira.  Já a televisão, foi, por exemplo, fundamental para o movimento das Diretas Já! e o processo de redemocratização do País.

O profissional de comunicação no contexto político (e social) não pode deixar de saber as características dessas plataformas e como utiliza-las estrategicamente. Esse módulo contextualizará a televisão, o rádio e a imprensa na perspectiva da comunicação política, explicando as peculiaridades e os desafios de cada um desses universos. Em adição, haverá uma oficina prática para que o cursista aplique os ensinamentos transmitidos, buscando a melhor performance midiática.

A disciplina aborda os principais tópicos concernentes à elaboração e o desenvolvimento técnico e metodológico de pesquisas qualitativas, visando uma melhor performance nas práticas de comunicação e marketing. Serão ensinados conceitos importantes, tipos de pesquisa qualitativa, formatos de sondagem, elaboração do roteiro do questionário, planejamento e tabulação.

Marcas políticas, em boa medida, são construídas por histórias bem contadas, narrativas que emulam desejos, princípios e valores. Todos nós temos uma relação próxima com narrativas desde quando nascemos. Ter uma história bem contada, nunca foi tão importante: as pessoas sofrem com a falta de tempo e o mundo está com excesso de informação. Marcas, inclusive as políticas, têm o papel de facilitar escolhas e encantar.

Uma boa história cria intimidade com o público e laços emocionais difíceis de serem quebrados. Ela apela ao coração do público e garante a perenidade da mensagem política.

Essa disciplina ensinará os dissentes técnicas para construir o storytelling político e fortalecer marcas, considerando o contexto transmidiatico.

O Brasil tem uma sociedade complexa, repleta de nuances e diferentes realidades. Procurar entendê-la é mister de comunicadores em busca de relevância e perenidade. Nesse módulo um sociólogo especialista trará os principais quadros sociais e demográficos presentes no Brasil atual; e como essas constatações ajudam a determinar a comunicação a ser implantada. Entre outras análises, passaremos pelas seguintes:

  • As classes sociais, estilo de vida e os gostos;
  • Envelhecimento da população;
  • Crescimento do público evangélico;
  • O jovem brasileiro – comportamento e cultura,

Autores como Levitsky e Ziblatt (2018) e Applebaum (2021) argumentam sobre o enfraquecimento da democracia representativa. Há diversas razões para essa conclusão mas é certo afirmar que nunca, na história da humanidade, houve tanta abundância comunicativa, e os palcos discursivos são hiperbolizados, multidões têm acesso a dados, documentos, discussões. Esse cenário impacta diretamente em nosso cotidiano social e apresenta desafios para a cultura democrática. Há, indiscutivelmente, novas formas de participação e os meios de comunicação conservam seu papel na formação da opinião pública em sociedades democráticas. Essa disciplina discutirá a crise de representação e o papel dos atores sociais e políticos em interação com a mídia.

 

Esse módulo traz as melhores práticas da comunicação de governos e de parlamentares eleitos, partindo pelo princípio que a comunicação bem executada é o alicerce de sustentação de mandatos que desfrutam de avaliações positivas e buscam manter e ampliar o poder.

Além disso, abordaremos como (e quais) medidas e políticas públicas impactam a percepção do cidadão sobre quem o governa.

O objetivo é criar um projeto com aplicação prática e que traga referenciais teóricos transmitidos durante o programa. O projeto será monitorado por um orientador/a, que será um facilitador para o desenvolvimento do projeto.

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão Aplicado (PCA).  

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.

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420h

contenu

3 semestres

Achèvement du cours

EAD en direct

Mode cours

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“O programa é único no Brasil, possui os melhores professores e sua missão é orientar e capacitar todos aqueles interessados nessa área tão rica e prolífera. A proposta fundamental deste Master é apresentar e discutir os tópicos mais importantes da comunicação política, partindo do pressuposto que os alunos e alunas devem também ter contato com temas relevantes da sociedade contemporânea para que suas estratégias tenham fundamentação e diferenciais.”

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Interaction avec les enseignants

Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

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Toutes les activités et évaluations sont appliquées directement par les enseignants de chaque matière et non par des moniteurs ou des intermédiaires, une pratique récurrente sur le marché.

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Pour garantir l'excellence de l'enseignement à l'ESPM également dans les cours en ligne, nous avons développé le concept de l'EAD en direct : uniquement à l'ESPM, tous les cours numériques de toutes les matières se déroulent en direct, le jour et l'heure étant programmés à l'avance.

Enseignants ayant une expérience du marché

Les professeurs de l'ESPM ont une expérience académique et sont également familiers et expérimentés dans l'environnement des cadres.

Les personnes souhaitant obtenir un diplôme à l'étranger - et dont le diplôme n'est pas validé par une université publique nationale - peuvent s'inscrire à des cours de troisième cycle à distance, mais le certificat de cours ne sera pas considéré comme un cours lato sensu au Brésil.
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20% DE RÉDUCTION

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE RÉDUCTION

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Note : Pour les cours commençant en mars, la location-vente commencera en mai, pour les cours commençant en avril, la location-vente commencera en juin et pour les cours commençant en août, la location-vente commencera en septembre (échéance tous les 8).

Processus de sélection

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Inscription

Inscription et paiement en ligne.

Processo seletivo online

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

Inscription

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*Le lien vers la procédure de sélection en ligne sera envoyé par e-mail après le paiement des frais d'inscription.

**Nous ne réservons pas de place aux candidats approuvés. Garantissez votre place en procédant à l'inscription, en fonction des places disponibles pour le cours.

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Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.

Aulas internacionais

Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Assurance éducation

Oferecemos um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos financeiros.

FAQ

Questions fréquemment posées

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Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Il y a une réunion en face à face obligatoire par sujet pour les cours de troisième cycle HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

L'ESPM est une référence nationale dans l'enseignement supérieur. Notre portefeuille de cours reflète les thèmes les plus actuels du marché, en plus d'être formulé à partir de méthodologies d'enseignement actives. Nous offrons à nos étudiants une éducation axée sur l'excellence - ce qui inclut la qualité académique, l'innovation constante des programmes, des méthodologies et des expériences, la proximité du marché, une infrastructure de pointe, et bien plus encore.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

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Programme SEED

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.