Pós-graduação ESPM

Master em Pesquisa de Mercado, Consumer & Market Insights

Em parceria com KANTAR

AULA INAUGURAL: 24/04/2025

Sobre o curso

O Master em Pesquisa de Mercado, Consumer & Market Insights forma profissionais aptos a liderar áreas de Consumer & Market Insights, inteligência de mercado e data marketing. Com uma formação robusta, os egressos estarão preparados para diagnosticar e prever mudanças no comportamento de consumo; analisar dados de forma estratégica e transformar informações em ações de impacto; propor soluções baseadas em métodos quantitativos e qualitativos e desenvolver estratégias customer-centric que geram valor sustentável para empresas.

Master em Pesquisa de Mercado, Consumer & Market Insights

Início das aulas: 24/04/2025

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

Carga horária: 430h

Duração: 3 Semestres

35X R$ 715,19

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 28/04/2025

Para empresas

Este curso pode ser customizado para a sua organização

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Sobre o curso

Domine as técnicas de pesquisa de mercado usando dados para decisões inovadoras.

O Master em Pesquisa de Mercado, Consumer & Market Insights é uma formação completa para quem deseja liderar na área de inteligência de mercado. O curso capacita profissionais a identificar tendências, entender o comportamento do consumidor e traduzir informações em decisões estratégicas.

 

Com uma abordagem que une teoria e prática, o programa explora técnicas avançadas como social listening, netnografia e análise de redes sociais, além de métodos tradicionais como neurociência, semiótica, antropologia cultural e design thinking. Esse equilíbrio entre métodos qualitativos e quantitativos permite uma visão 360º do mercado e do consumo, essencial para criar estratégias baseadas em dados e com foco no consumidor.

 

Ao longo do curso, os alunos mergulham em ferramentas modernas de pesquisa, como big data e analytics, explorando como essas tecnologias podem diagnosticar cenários, prever mudanças e identificar oportunidades em um ambiente de negócios dinâmico e desafiador.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:

Próxima data: 04 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo ou Rio de Janeiro.

MASTER EM PESQUISA DE MERCADO, CONSUMER & MARKET INSIGHTS EAD
Áreas temáticas

O curso Master em Pesquisa de Mercado, Consumer & Market Insights está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

O curso é ideal para profissionais de inteligência estratégica, pesquisa de mercado e análise de marketing; analistas de tendências, foresight estratégico, design e UX research; especialistas em branding, publicidade, desenvolvimento de produtos e estratégias customer-centric; coordenadores e gerentes de CMI, relacionamento com o cliente e gerenciamento de marcas que desejam se atualizar e aprimorar suas habilidades. Além disso, é uma excelente oportunidade para empresas e agências capacitarem suas equipes com conhecimentos de pesquisa e planejamento avançados.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

É requerido inglês instrumental (leitura) em função da bibliografia disponível no curso. 

Perfil do egresso

Ao final do curso os estudantes estarão aptos a:

  • Desenvolver e aplicar os conceitos, habilidades e atitudes desenvolvidos durante o curso, propiciando a assimilação, o questionamento e a construção do conhecimento estratégico.
  • Utilizar diversos métodos e técnicas da investigação de mercado, exercitar a análise, diagnóstico e prognóstico empresarial recomendando estratégias com base em dados e insights coletados durante o projeto.
  • Interpretar e tratar todas as variáveis intervenientes na elaboração de uma pesquisa de mercado, colocando em prática os principais conceitos e teorias, práticas e ferramentas discutidas ao longo do curso e das diversas disciplinas no período de duração do curso.
  • Analisar, planejar e identificar os fundamentos essenciais das diferentes disciplinas envolvidas nos estudos de comportamento e consumo e das metodologias e técnicas de pesquisa.
  • Diferenciar o uso dos fundamentos acadêmicos, das metodologias de pesquisa e dos ferramentais das aplicações práticas de pesquisa de mercado, criando soluções reais embasadas por conceitos teóricos aplicados.
  • Ter atitudes analíticas e críticas, essenciais na formação de um profissional que atua nas frentes das áreas de inteligência estratégica;
  • Aprofundar discussões dos problemas de marketing e identificar de forma assertiva momentos em que a pesquisa pode ter um papel estratégico para o negócio;
  • Ter melhor entendimento de possíveis métodos e caminhos para aplicação de pesquisa, identificando as diversas possibilidades de cada abordagem (qualitativa e quantitativa) e sua aplicação no mercado;
  • Formular e analisar problemas relevantes aos estudos de comportamento e consumo;
  • Gerar hipóteses sobre a relação entre os problemas e as possíveis soluções de mercado; criar estratégias de investigação que levem em conta o suporte conceitual e o problema de mercado real, propondo soluções criativas e inovadoras;
  • Comparar diversas técnicas e ferramentais metodológicos, vivenciando na prática, investigações e pesquisas experimentais e imersivas, através de pesquisas experimentais e pesquisas de campo, com a aplicação dos métodos e técnicas da pesquisa qualitativa e da etnografia para estudos sociais e comportamentais, de consumo e mercado.
logo kantar branco

Em parceria com KANTAR

A Kantar é líder mundial em dados e análises de mercado e uma parceira indispensável para as maiores empresas do mundo. Na última década, analisou mais 6,5 bilhões de pontos de dados globais de atitudes e hábitos de compras de consumidores. Seu objetivo é auxiliar no desenvolvimento de estratégias de marketing que moldam o futuro das marcas e promovem crescimento sustentável.

 

Em parceria com a ESPM, a Kantar se compromete a compartilhar insights para uso dentro das aulas e seus especialistas em pesquisa para participações no curso.

O que você irá aprender

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.

Este curso oferecerá aos estudantes os conhecimentos necessários para obter, analisar e interpretar dados, gerando insights de consumidores que orientem as decisões da empresa. Serão apresentados os conceitos de comportamento do consumidor, elencando as variáveis e estudos relevantes para entendimento do cliente. Por meio deste curso os estudantes aprenderão como criar insights sobre os consumidores passando pelos processos de entendimento do problema, obtenção dos dados, exploração de Big Data e dados não estruturados, utilização de ferramentas estatísticas para segmentação da base e previsão de comportamento de cliente, gestão da jornada e ciclo de vida do cliente, definição de estratégias e campanhas de marketing. Ao final do curso, os estudantes estarão aptos para desenhar processos que viabilizam o conhecimento dos diversos segmentos de consumidores, entregando as mensagens certas, no tempo certo, com melhor retorno para seus clientes e desenhando estratégias que melhorem a experiência do consumidor com sua marca.

Como nascem as tendências e como elas se propagam nas dinâmicas sociais? Quem são os trend creators e qual papel os influencers possuem nessa difusão? Em outras palavras, como e de onde nascem novos sinais do espírito do tempo (zeitgeist)? Como eles se espalham entre as pessoas de diferentes grupos sociais? Quanto tempo os comportamentos emergentes merecem ser monitorados pelas empresas dos mais diversos segmentos? Qual a diferença entre onda e tendência e quando os dois conceitos podem estar conectados? Como perceber, identificar, monitorar e analisar as manifestações de uma tendência? Essas questões serão abordadas no curso, que também terá uma breve introdução sobre as características da sociedade contemporânea que explicam por que o consumidor se tornou tão complexo, e porque o estudo das tendências de comportamento e consumo se tornou essencial para empresas dos mais diferentes segmentos, sobretudo para aquelas voltadas para a inovação. No entanto, o foco principal da disciplina é discutir os métodos de pesquisa usados para identificar e analisar as tendências de comportamento e consumo, com ênfase para o monitoramento midiático e a pesquisa com olhar etnográfico.

A área de future studies & strategic foresights tem crescido enormemente dentro do ambiente empresarial com o desafio de colher pistas e sinais para podermos tomar decisões e podermos planejar e criar o futuro. Hoje não apenas nos cursos de negócios, mas dentro de todos os setores se discute muito a pesquisa e análise do futuro próximo. Como buscar antecipar o futuro para prever e prover soluções? Como investigar e entender o impacto das tendências e avanços tecnológicos, e identificar desafios e riscos, mas também perceber novas janelas estratégicas de oportunidades. Esta disciplina tem como foco discutir as novas tendências na área das interações humano- tecnologia, discutindo as inovações tecnológicas e a aceleração digital contínua, e quais as possíveis e prováveis trilhas e direções, empresas e usuários (consumidores) irão tomar? Como pesquisar, mapear, analisar e prever cenários próximos e futuros? Como a aceleração tecnológica, as novas plataformas, a automação e a robotização estão transformando o mundo e as estratégias dentro das empresas?

O mundo digital hoje exige uma combinação de uma visão de longo-prazo e rápida adaptabilidade e a área de future analysis cresce em importância como uma forma de investigar e pensar esta história do amanhã e ajudar as empresas a se planejarem estrategicamente.

A disciplina tem o objetivo falar dos fundamentos da nova pesquisa de mercado, ressaltando sua importância para as iniciativas e tomadas de decisões dentro das empresas. A disciplina tem como objetivo apresentar algumas das técnicas e ferramentas avançadas da pesquisa de mercado para a gestão do conhecimento e auxílio no processo de tomada de decisão nas organizações. A disciplina objetiva discutir o planejamento e estruturação de diferentes projetos de pesquisa quantitativa e qualitativa. A disciplina além de discutir os principais fundamentos da pesquisa de mercado hoje, também visa discutir e detalhar os tipos de pesquisa: exploratória, causal e descritiva; as etapas de realização de uma pesquisa de mercado. A disciplina apresenta seus principais métodos e avança para apresentar novas abordagens: pesquisas observacionais e etnográficas, abordagens de pesquisa online e a integração destas com big data, bots e machine learning, em projetos que buscam compreender o comportamento do consumidor em sua jornada.

A disciplina analisa os conceitos e tipos de amostragem: os probabilísticos, não probabilísticos, amostragem por cota, amostragens online, riscos de coleta, quando e como pensar em amostras eficientes, e como funcionam diferentes tipos de surveys em diferentes meios. Definições de estatísticas básicas, Medidas de tendência central e variabilidade; médias, mediana, moda; medidas de posição; coeficiente de variação, medidas de assimetria ou curtose; coeficientes de correlação; coeficientes de determinação; conceito de probabilidade; intervalo de confiança; hipóteses estatísticas; nível de significância; provas de independência; análise de variância; comparações múltiplas. Analisar os diversos tipos de testes estatísticos: tipos de escalas e indicadores estatísticos; atribuição de pontos em escalas. Conhecer e aplicar a análise multivariada de dados: associação fatorial; correlação; correspondência; forças e fraquezas. Relação: odds ratio; jaccard; regressão múltipla linear; segmentação (fatorial; cluster; discriminante. A disciplina visa também discutir: banco de dados via SPSS (trabalhando com um banco de dados real); pricing e PSM: westendorp x método socrástico; introdução a conjoint (estudo de caso): do planejamento à execução; análise de series temporais: observações principais sobre estudos com medições contínuas (tracking, painel etc.); os conceitos de market mix modelling e ROI; métricas e tracking de satisfação da experiência do consumidor.

O foco desta disciplina é analisar os papéis das redes sociais e dos meios de comunicação e compreender os fenômenos de formação, persuasão, influência, controle e manipulação de opinião pública. Analisar o impacto das mídias sociais e digitais na nas audiências e públicos e na formação da opinião pública. A disciplina visa analisar o comportamento social, analisar fatores sócio-culturais e sócio-comunicacionais que interferem no processo de desenvolvimento da formação da opinião pública. A disciplina visa compreender os diversos tipos de comportamentos coletivos. Analisar os aspectos sociológicos, históricos e psicológicos na formação da liderança, formação, influência e opinião pública. Analisar os conceitos de participação, motivação, influência engajamento e mobilização e liderança social, dando uma maior enfâse nos estudos e pesquisas recentes sobre o papel das mídias e redes sociais O objetivo do curso também é discutir e conhecer os novos métodos de pesquisa de opinião pública: coordenação e planejamento. Discutir sobre pesquisas de opinião, pesquisas institucionais e outras pesquisas empregadas na área de relações públicas.

Definição de Data mining e principais frameworks e processos de mineração; Tarefas correlacionadas ao trabalho de Data Mining (descrição, estimação, predição, classificação e agrupamento); Tipos de dados: estruturados versus não estruturados, quantitativos versus qualitativos; Os principais data levels (nominal, ordinal, interval e ratio) e o impacto no processo de mineração e extração de insights; Fontes de dados para mineração (bases de dados transacionais e históricas, CRM, redes sociais e etc.); Uso de ferramentas e tecnologia de data mining; Curadoria e Governança de Dados; Privacidade e conformidade com LGPD; Social Listening: definição, processos e melhores práticas; Tecnologias e ferramentas de Social Listening; SNA (social Network Analysis); Análise de sentimentos; Principais tipos de projetos envolvendo Social listening: imagem de marca, análise de reputação, experiência de compra e satisfação, análise de tendências; Como Inteligência Artificial/Machine Learning podem incrementar os trabalhos de Social Listening; Onde não usar Social Listening: principais erros e limitação impostas pelas redes sociais.

Ter um posicionamento forte e claro, e conseguir de maneira efetiva traduzi-lo nos diversos pontos de contato com o consumidor, são alguns dos fatores-chave (e desafiadores) para o sucesso de uma marca. Desta forma, esta disciplina tem como objetivos trazer uma compreensão do impacto da imagem de marca e da comunicação na construção do Equity, e tratar principalmente sobre a importância da pesquisa de mercado na definição, desenvolvimento e monitoramento de estratégias de saúde de marca, e sobre métodos de avaliação e otimização de materiais de comunicação (como conceito criativo, vídeos etc.) como ferramentas para elevar ROI. Para isto, passaremos pelos principais tipos, métodos e ferramentas de avaliação de marca e comunicação como: – Definições gerais de tipo de pesquisa (como qualitativa e quantitativa); Pesquisas de estudos de saúde, posicionamento e equity de marca, e avaliação de comunicação; principais ferramentas disponíveis como neurociência, whatsapp, geolocalização, chatbox, etc…

Esta disciplina visa capacitar o estudante a saber solicitar e analisar um estudo de teste mercadológico de conceito e de produto ou a ter os princípios mais importantes para realizar o teste de conceito e de produto. Nas aulas discutiremos: o que é um conceito e como escrever um bom conceito; as principais métricas de avaliação: o que usar como referência para saber se o conceito foi bem avaliado (ou não): quando realizar um teste de conceito; teste de produto: principais métricas de avaliação; os principais cuidados com os produtos a serem testados; solicitação e armazenamento; estudos de alimentos: preparação, consumo e descarte; implante e avaliação pós uso: duas fases de um projeto; quais assistências são necessárias para a realização de um teste de produto; quais produtos e/ou categorias não podem ser testados; análises estatística aplicáveis a teste de produto.

Diante de um cenário macroeconômico tão desafiador, para ter sucesso na conversão de vendas é fundamental ter uma estratégia focada no entendimento do shopper. A tecnologia propiciou um novo olhar para esse momento da compra e trouxe   nuances ainda não desenvolvidas: já não somos mais somente conectados, estamos buscando uma interação omnichannel; as compras deixaram de ser reativas e se tornaram interativas; o advento do e-commerce potencializou drivers de compra relacionados à comodidade, amplitude de sortimento e bom custo x benefício. 

Esta disciplina busca uma exploração de temas relevantes sobre os shoppers que possam interessar para profissionais da indústria e também do varejo. Assim, os principais assuntos abordados serão: Quali e Quanti: diferenças e aplicações no entendimento do shopper; 5W: Who, Where, When, What and Why; Jornada de Compra; Triggers & Barriers: como identificar e criar planos de ação para alavancar o business; Árvore de decisão; Pesquisa in store: quando, como e porque; Tecnologia aplicada: sensores, virtual reality e comunidade online; Material de PDV: efetividade e aplicação; Técnicas de pesquisa de satisfação aplicada ao varejo.

Essa disciplina foca na abordagem Qualitativa da Pesquisa de Mercado, suas particularidades e as possibilidades multidisciplinares que ela proporciona. Diferente dos métodos quantitativos, a abordagem Qualitativa serve para entender, investigar e explorar motivações, jornadas e decisões. O foco está sempre no “como”, “por que”, “de que jeito”, para poder reconstruir as trajetórias do pensamento e das escolhas dos consumidores. As técnicas e abordagens para chegar a esse conhecimento são diversas, tais como focus groups, entrevistas em profundidade, experiências etnográficas, observações in loco etc, e serão parte da disciplina. Além disso, o potencial multidisciplinar da pesquisa qualitativa também será explorado, especialmente quando combinado com a Semiótica. O que os objetos de estudo comunicam e como fazem isso é o ponto de partida que faz da Semiótica uma ferramenta relevante para aprofundar e ampliar o entendimento dos diversos temas que o mundo consumo nos proporciona investigar. 

A pesquisa em design é uma atividade essencial para a inovação, devendo continuamente desafiar o status quo, provocar novos insights e gerar conhecimento para o desenvolvimento de produtos e serviços disruptivos. A disciplina tem como objetivo, portanto, o aprendizado de habilidades relacionadas à pesquisa contextualizada em projetos de design visando à inovação a partir da conceituação teórica, do exercício prático e do estudo de casos. Abordará métodos, técnicas e ferramentas de pesquisa utilizados nas diversas etapas do processo projetual, desde a formulação do problema inicial até a identificação de insights que nortearão o desenvolvimento de produtos e serviços, na primeira fase do duplo diaman