De terças à quintas-feiras
04/02/2025
Presencial
Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.
O curso de mestrado concentra-se na área de administração, área que se preocupa com a gestão das organizações que conduzem negócios no ambiente doméstico e internacional, envolvendo questões de adaptação local e integração global, análise dos mercados domésticos e internacionais, distribuição das atividades de marketing, produção e inovação (pesquisa e desenvolvimento), estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento entre subsidiárias, modos de entrada e alocação de recursos:
O curso está organizado em duas linhas de pesquisa:
Envolve estudos e pesquisas orientados para construção do conhecimento relacionado à dimensão do marketing. Abrange estudos relacionados ao comportamento do consumidor, ações de marketing, neurociência, branding, e à gestão do marketing em importantes setores, como agronegócios, franquias e varejo no mercado doméstico e internacional.
Coordenadora da linha: Profa. Dra. Thelma Rocha Rodrigues.
Esta linha conta com os seguintes professores membros do Núcleo Docente Permanente: Luciana Florêncio de Almeida; Evandro Lopes; Flávio Santino Bizarrias; Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel; Suzane Strehlau; Thelma Rocha Rodrigues e Vivian Strehlau.
Envolve estudos e pesquisas que compreendem a inovação e estratégia no processo de internacionalização das empresas englobando o planejamento e a estruturação das funções internacionais, cadeia global de valor, o papel e a estratégia das subsidiárias e o processo de internacionalização em diversos setores. Abrange ainda uma formação interdisciplinar e integrada por meio de conhecimento da inovação no ambiente internacional, envolvendo estudos sobre gestão estratégica da inovação, inovação colaborativa, inovação em subsidiárias de empresas multinacionais.
Coordenador da linha: Prof. Dr. Ilan Avrichir.
Esta linha conta com os seguintes professores membros do Núcleo Docente Permanente: Ilan Avrichir; Júlio César Bastos de Figueiredo; Manolita Correia Lima; Fernanda Cahen; Mario Henrique Ogasavara e Sílvio Luís de Vasconcellos.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Propiciar uma integração acadêmica entre o curso de graduação em Administração e o programa de pós-graduação em Administração, mestrado em Gestão Internacional. Permitir aos alunos uma reflexão da prática docente considerando as dimensões epistemológicas, pedagógicas e políticas e promover a formação didático-pedagógica dos mestrandos. Ementa: Os múltiplos atores envolvidos nos processos educativos. As teorias de aprendizagem, planejamento e desenvolvimento da atividade docente. A aprendizagem ativa como norteadora da eleição de estratégias de ensino. O planejamento para a criação de situações de aprendizagem: os planos de aprendizagem. Os objetivos do curso como âncora da concepção da disciplina e do plano de ensino e aprendizagem. O programa como uma obra aberta. Materiais didáticos de suporte à aprendizagem. A avaliação e acompanhamento da aprendizagem como forma de percepção do nível de apreensão do estudante e de orientação da mediação docente: reflexão, concepções e instrumentos.
O objetivo geral desta disciplina é tornar os alunos proficientes na operacionalização do arcabouço teórico utilizado nas pesquisas e publicações em gestão internacional e negócios internacionais, bem como leitura e escrita de papers na área. O grau de proficiência deverá permitir que a) identifiquem, compreendam e sejam capazes de criticar o referencial teórico de dado estudo e b) dominem mais profundamente a tradição teórica de seu próprio projeto de dissertação Ementa As principais abordagens ao fenômeno internacional e suas teorias. Teorias de Negócios Internacionais de Base Econômica (Teoria dos Custos de Transação / Internalização, Teoria do Ciclo-de-Vida do produto, Hymer e a lógica do Investimento Direto, Dunning e o paradigma eclético, Buckley e Casson e a Internalização dos custos das atividades intermediárias e Institucionalismo econômico). Teorias de Base Comportamental de Uppsala (Gradualismo, Distância Psíquica, Network). Teorias Gerenciais (Estratégicas) de Gestão Internacional (Bartlett e Ghoshal e as principais variáveis da estratégia internacional, Fluxo de Conhecimento na Empresa Multinacional). Outros referenciais teóricos relevantes (Pesquisa intercultural em Gestão Internacional).
Ao final do período o aluno deverá ser capaz de: conhecer, compreender e aplicar conceitos, técnicas e possibilidades analíticas que a pesquisa qualitativa, nos seus diversos formatos e abordagens, pode imprimir aos trabalhos acadêmicos. Planejar a coleta, organização e análise de dados qualitativos. Conectar o problema de pesquisa e objetivos à escolha dos procedimentos metodológicos qualitativos. Conteúdo: Conceitos iniciais da Pesquisa Qualitativa. Pesquisa Fenomenológica. Pesquisa-ação. Pesquisa narrativa. Etnografia. Estudo de Caso. Métodos Mistos. Validação. Análise de conteúdo.
O objetivo da disciplina é o de apresentar os principais conceitos, técnicas e ferramentas de análise estatística que podem auxiliar nos processos de planejamento e análise em pesquisa na área de Administração. Ementa Principais técnicas utilizadas em análise quantitativa. Introdução à análise de dados: tabelas e gráficos; apresentação de dados. Principais distribuições: discretas e contínuas. Amostragem e distribuições amostrais. Estimação pontual e intervalar. Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos. Análise de variância. Regressão simples e séries temporais.
O objetivo geral desta disciplina é tornar os alunos proficientes nas principais questões de pesquisa relacionadas à área de Gestão Internacional. Serão discutidos a relação lógica entre os temas, referenciais teóricos e as abordagens e procedimentos metodológicos dos trabalhos acadêmicos na área de Gestão Internacional. Esta discussão será importante para auxiliar no desenvolvimento de projetos de dissertação de mestrado e futuras publicações acadêmicas. Com isso, os objetivos específicos da disciplina visam:
a) Dominar com maior profundidade o desenvolvimento de pesquisa científica em Gestão Internacional;
b) Melhorar o desenvolvimento do projeto de dissertação de mestrado;
c) Gerar um paper acadêmico de sua dissertação de mestrado.
Para cumprir os objetivos de aprendizagem fixados, pretende-se colaborar para o participante formar uma visão do contexto em que se insere a Educação Superior em âmbito internacional e nacional. Em seguida, priorizar-se-á uma discussão sobre aprendizagem com a intenção de situar o conhecimento, as responsabilidades do professor e do estudante no processo de ensino e aprendizagem. Na sequência será discutida a educação por projeto, a importância de se diagnosticar os estilos de aprendizagem de estudantes e professores quando se deseja investir na construção de ambientes favoráveis à aprendizagem. Para, finalmente, reconhecer a avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem.
Apresentar uma ampla visão das principais teorias em uso nas literaturas de Marketing e Comportamento do Consumidor; desenvolver as habilidades dos alunos para identificar problemas de pesquisa e propor soluções conceituais e empíricas para esses problemas; treinar a fundamentação teórica de problemas e hipóteses de pesquisa e a identificação de possíveis contribuições conceituais decorrentes de suas investigações; melhorar a percepção dos alunos das orientações metodológicas interdisciplinares encontradas em estudos da área.
Ao final da disciplina, aluno ser capaz de explicar as principais perspectivas em Teoria Organizacional e de que forma se completam ou contradizem, deixando claros os respectivos pressupostos, contribuições e limitações. Ementa: Teorias clássicas. Teorias neoclássicas. Teorias sistêmicas, orgânicas e contingenciais. Teorias organizacionais econômicas. Poder e política nas organizações. Cultura organizacional. Teoria institucional. Dependência de recursos e ecologia populacional. Teorias criticas. Organizações e psicanálise. A perspectiva pós-moderna. Teoria organizacional e NI. Produção brasileira em TO e NI.
Introduzir ao aluno as principais técnicas de análise quantitativa multivariada, estimulando os estudantes para a adição dessas abordagens quantitativas em seus problemas de pesquisa, capacitando-os para a busca e análise estruturada das informações. Apresentar os conceitos e ferramentas computacionais quantitativas com as respectivas aplicações dentro do campo de pesquisa de Administração. Ementa Introdução aos conceitos, técnicas e ferramentas de análise quantitativa multivariada. Regressão Múltipla. Inferência Estatística. Análise de Covariância. Análise de Componentes Principais. Análise Fatorial. Análise Discriminante. Análise de Clusters. Equações Estruturais (Structural Equation Modeling).
Com a organização e oferta da primeira edição da disciplina Didática do Ensino Superior, o mestrado de Administração reafirma seu compromisso de colaborar para a formação de professores pesquisadores na área de Gestão Internacional e reforça a sua identidade de instituição de educação superior. Com o suporte de autores e textos selecionados, a disciplina proporcionará a discussão de temas nucleares da educação superior, resgatando teorias e metodologias que favoreçam a reflexão sobre a prática docente pela renovação de saberes. Ementa: A organização do sistema brasileiro de educação superior. As teorias de aprendizagem e o desenvolvimento potencializado da atividade docente. Ensino versus aprendizagem ou ensino comprometido com a aprendizagem. A educação centrada no professor e a educação centrada no aprendiz: méritos, limitações e adequações. A aprendizagem (ativa / significativa) como norteadora da eleição de estratégias de ensino. Reflexões acerca do jovem e de sua presença em sala de aula. O planejamento para a criação de situações de aprendizagem: os planos de aprendizagem. Os objetivos do curso como âncora da concepção da disciplina e do plano de ensino e aprendizagem. O programa como uma obra aberta. Avaliação e acompanhamento da aprendizagem como forma de percepção do nível de apreensão do estudante e de orientação da mediação docente: reflexão, concepções e instrumentos.
Objetivos: Ao final do período o aluno deverá ser capaz de: Desenvolver pesquisas qualitativas utilizando diversos métodos e permitindo a replicabilidade do estudo. Demonstrar familiaridade com os principais métodos de pesquisa qualitativa utilizados na literatura da área de Administração. Ler e compreender artigos elaborados com métodos qualitativos. Elaborar a introdução e o item metodologia de um estudo qualitativo.
Conteúdo: Design de uma pesquisa qualitativa. Validade e confiabilidade em estudos qualitativos. Estruturação do item metodologia. Método de pesquisa Estudo de Casos. Método de pesquisa Focus Group. Método Laddering. Netnografia. Técnicas de tratamento e análise de dados qualitativos. Análise de conteúdo.
Objetivos: Ao final do período, o aluno deverá ser capaz de: diferenciar as principais correntes epistemológicas, seus dilemas e limites; apropriar-se de fundamentos filosóficos da produção científica e do modo como contribuem para pensar a prática investigativa hoje; e elaborar a relação da discussão epistemológica com seu próprio exercício científico.
Conteúdo: A Razão como fundamento da Modernidade. O Problema da Indução em Hume e Popper. A crise da Razão. A Fenomenologia e outros paradigmas epistêmicos. Experiência, conhecimento e sentido. Desafios do pensamento decolonial.
Objetivos: Ao final do período o aluno deverá ser capaz de: estruturar artigos acadêmicos visando à participação em Congressos Nacionais, Internacionais e periódicos de impacto. Serão abordados: características da escrita acadêmica; o planejamento do artigo; a estrutura do artigo; o sistema de avaliação e revisão por pares. Ao final, espera-se que os participantes consigam apresentar um poster ou artigo completo que atenda às exigências acadêmicas.
Conteúdo: Características da escrita acadêmica. O planejamento do artigo. A estrutura do artigo acadêmico. Título, resumo e palavras-chave. Introdução. Revisão da literatura, desenvolvimento conceitual e hipóteses/proposições. Metodologia. Resultados e discussão dos resultados. Considerações finais, contribuições sociais, acadêmicas e gerenciais. O sistema de revisão e avaliação por pares. Os aspectos da conduta ética na redação acadêmica e na produção de conhecimento.
O objetivo geral desta disciplina é desenvolver o pensamento científico e crítico nos estudantes, entendendo o conhecimento como função da atividade ativa da mente humana em contato com a realidade, e entendendo a diversidade de concepções do que seja o conhecimento e do que seja a realidade, mormente a realidade social. Ementa O Conhecimento: possibilidades, origem e essência. Paradigmas do pensamento sociológico e seus principais autores. Paradigmas da Filosofia da Ciência e seus principais autores. O Método. A falsa neutralidade das técnicas. Revoluções no pensamento científico. As teorias. Análise crítica de teorias administrativas específicas.
Ao final do curso o(a) estudante deverá ser capaz de: identificar e examinar o papel do Marketing na sociedade, descrever e comparar os modelos existentes/vigentes de Marketing em seus aspectos econômicos, sociais e ambientais, avaliar o valor estratégico da gestão das relações com os stakeholders em uma perspectiva de Marketing, compreender os impactos da sustentabilidade em Marketing.
Objetivos: Ao final do período o aluno deverá ser capaz de elaborar um problema de pesquisa compreendendo o fenômeno do luxo no contexto da administração contemporânea com uma visão abrangente e crítica. Conteúdo: A evolução do conceito de luxo. O gerenciamento das marcas de luxo e masstige. Arte e luxo. Níveis de luxuosidade percebida e varejo. Extensão de marcas. Consumo conspícuo. Sinalização de status.
O objetivo desta disciplina é familiarizar os participantes aos principais conceitos e práticas utilizados no Método do Caso, de forma a habilitá-los na condução de debates, bem como na redação de casos e notas de ensino. Casos: estágios da aprendizagem, modelagem da complexidade e estrutura típica de casos e notas de ensino. Condução: implicações da infraestrutura física, tipologia de questões e uso do quadro. Planejamento: plano de aula, plano de quadro e blocos de discussão. Contrato pedagógico, preparação prévia do estudante e avaliação de aprendizagem: recursos e trade-offs. Checklists para seleção e redação de casos.
Brand management is an essential discipline in today’s dynamic and hypercompetitive business environment. In an era where consumer choices abound and marketplaces are saturated with options, the significance of effective brand management cannot be overstated. A brand is not merely a logo or a catchy slogan; it is the embodiment of a company’s identity, values, and promises to its customers. Successful brand management goes beyond creating a recognizable image; it fosters trust, loyalty, and emotional connections with consumers. This, in turn, can lead to increased market share, customer retention, and ultimately, sustainable business success. In today’s ever-changing and evolving world, understanding and harnessing the power of brand management is crucial for companies striving to thrive and stand out in the crowded global marketplace. This course will explore the many-sided of brand management, investigating its role in shaping consumer perception, influencing purchasing decisions, and ultimately, driving business growth and prosperity. Selected topics and research directions, such as destination branding, luxury branding, managing global and regional brands, etc., will be presented to students.
Esta disciplina será ministrada totalmente em inglês
This course covers how companies can use data to create stronger customer bonds. By completing the course, the participants will be able to build marketing and business strategy based on the data collected by the company and created by the customers. Furthermore, the participant can conduct customer segmentation and profiling methods to support marketing differentiation strategies. Moreover, participants get familiar with forecasting methods to predict customer behavior that contribute to creating effective retention programs, more profitable cross- and up-selling activities, reward programs, and recommendation systems. During the course, lectures, case discussions, and exercises support participants in learning how to create strong customer relationships.
Esta disciplina será ministrada totalmente em inglês
Mensuração em Ciências Sociais Aplicadas. Teoria Clássica dos Testes (TCT). Construtos, variáveis latentes e variáveis emergentes. Dimensionalidade de escalas. Confiabilidade da escala. Validade da escala. Diretrizes para o desenvolvimento de escalas. Análise Fatorial Exploratória. Análise Fatorial Confirmatória. Destruição de escalas. Indicadores dentro de uma escala. Desenvolvimento da versão final da escala. Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Os objetivos da disciplina são: apresentar aspectos teóricos e práticos associados à mensuração de variáveis e de construtos utilizados em pesquisas científicas em geral e, com maior ênfase, no campo de marketing; identificar, em trabalhos científicos, quais são os construtos teóricos abordados e as maneiras utilizadas pelos pesquisadores para operacionalizá-los, bem como refletir sobre estas escolhas; desenvolver a habilidade de formular escalas e instrumentos de medida para uso em pesquisas de autoria dos próprios alunos. Ementa Mensuração em ciências sociais e comportamentais: debate epistemológico e definições centrais. Modelo geral de mensuração: construtos latentes, requisitos de escalas, algumas propostas de mensuração. Avaliação de escalas: dimensionalidade, confiabilidade, validade. Confiabilidade: erro, amostra de domínio, procedimento de teste-reteste, confiabilidade split-half, alfa de Cronbach, outros. Validade: definição, tipos de validade, formas de acessá-la. Construtos de natureza formativa e reflexiva. Vantagens e desvantagens no uso de escalas disponíveis na literatura. Escolha entre máxima comparabilidade e máxima confiabilidade em pesquisas internacionais.
Objetivos: Ao final do período o aluno deverá ser capaz de: compreender os principais arcabouços teóricos utilizados para compreender a governança dos sistemas agroalimentares, comportamento do consumidor de alimentos, agregação de valor do campo à mesa e refletir sobre a transição rumo a sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes aos desafios ambientais e sociais no agronegócio.
Conteúdo: economia dos custos de transação, nova economia institucional, modelos de negócios sustentáveis e inovadores no Agronegócio; agregação de valor do campo à mesa, food marketing, territorial marketing, comportamento do consumidor de alimentos, consumo sustentável.
Objetivos: Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: Demonstrar proficiência marketing internacional. Demonstrar familiaridade com as principais estratégias de marketing global, regional e internacional praticadas por empresas de diferentes setores e porte. Ler e compreender a literatura da área de marketing internacional. Elaborar um artigo sobre os temas abordados na disciplina.
Conteúdo: as diferenças entre marketing global e marketing internacional. A influência do ambiente econômico, e os mercados emergentes. O consumidor e as diferenças culturais. A gestão da marca em ambientes internacionais. O desenvolvimento das estratégias de marketing internacional, com as decisões de padronização e adaptação do marketing mix. A estruturação dos departamentos de marketing internacional e global.
O objetivo desta disciplina é discutir os principais temas relativos ao comportamento do consumidor em um enfoque internacional. Apresentação e discussão de temas selecionados de comportamento do consumidor, com discussão sobre aspectos metodológicos e conceituais. Ao final da disciplina o aluno deverá: Entender os conceitos relativos ao comportamento do consumidor; Entender como o comportamento do consumidor influencia o processo de aquisição e consumo; reconhecer as principais áreas de estudo na área internacional; desenvolver habilidade para identificar aplicações de conceitos e teorias de comportamento do consumidor na elaboração de pesquisas com foco na área internacional. Ementa A pesquisa em comportamento do consumidor – a questão do internacional/global; Tipos e métodos de pesquisa; Cultura e dimensões da cultura; Cultura e valores; Comportamento intergrupos – etnocentrismo, patriotismo, nacionalismo; Identidade nacional; Consumo étnico, imigração e migração; Características individuais do consumidor; Consumidor global e cosmopolitanismo; Atitudes e país de origem e marca país.
Discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo da modelagem dos processos de marketing em mercados globais. Será dada ênfase ao processo de difusão mercadológica de novos produtos e tecnologias, em suas diferentes abordagens teóricas e conceituais. Busca-se o desenvolvimento de abordagens que explorem o comportamento individual do consumidor, a influência das externalidades de rede globais, e a estrutura das redes no processo de difusão de novos produtos e serviços no ambiente global. Ementa: Marketing em ambientes globais. Fatores de aceitação e adoção de novos produtos. Fatores que influenciam a difusão de novos produtos em novos mercados. Elementos da difusão de novos produtos. História da pesquisa em difusão. Gerações de inovações. O processo de inovação de produtos. Difusão de produtos através de países. Redes de difusão. Modelos matemáticos de difusão. Teorias matemáticas da difusão de novos produtos. O modelo de Frank Bass. Modelagem do processo de difusão.
O objetivo é atualizar o aluno e propiciar uma visão crítica sobre os temas de pesquisa desenvolvidos nos principais centros de estudo e periódicos relacionados ao marketing no contexto global. Ementa Tópicos atuais ou emergentes em marketing internacional. A literatura atual e as recentes publicações nos periódicos de alto impacto. O marketing aplicado ao contexto global e o contexto da gestão e da pesquisa acadêmica sobre este tema.
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de: compreender a evolução do conceito de marketing; identificar e compreender as principais escolas do pensamento em marketing e suas perspectivas dominantes; desenvolver uma visão crítica sobre os aspectos teóricos das pesquisas em marketing e comportamento do consumidor ao longo dos anos. Conteúdo: Panorama da evolução do pensamento em marketing. História do Marketing como disciplina. Evolução do conceito de marketing. Escolas do pensamento em marketing. Abordagens contemporâneas do pensamento em marketing.
Ao final do curso o(a) estudante deverá ser capaz de: desenvolver a habilidade de planejar, conduzir e analisar estudos experimentais, e discutir sua aplicação em pesquisas da área de Administração, com foco em marketing e comportamento do consumidor. compreender como os estudos causais podem ser aplicados em investigações na área de ciências sociais aplicadas, com foco em Administração, comportamento humano e os fenômenos de consumo.
Conteúdo: Visão geral da pesquisa experimental em Administração e em marketing. Cenários e desenhos experimentais. Manipulação e mensuração das variáveis. Validade interna e externa. Análise e efeitos. Delineamentos between e within subjects. Cuidados com participantes da pesquisa e comportamento ético na aplicação de estudos experimentais.
Parcerias Público Privadas e suas abordagens em Negócios Internacionais. Investimentos Diretos Estrangeiros em infraestrutura econômica e social. Non-Equity Modes e modos contratuais: concessões/PPPs. Financiamento de investimentos de longo prazo em infraestrutura. Infraestrutura de transportes e logística. Infraestrutura de energia: eletricidade, petróleo e gás. Infraestrutura de telecomunicações. Infraestrutura de saneamento básico e resíduos sólidos. Infraestrutura social: saúde, educação e outros setores.
Ao final da disciplina, alunos e alunas serão capazes de: compreender a estratégia e a inovação a partir de perspectivas seminais e contemporâneas, considerando aspectos organizacionais e gerenciais nas diferentes perspectivas epistemológicas, levando em conta o contexto internacional. Analisar modelos de negócios aplicados à internacionalização. Distinguir alternativas competitivas e colaborativas de estratégia internacional. Os temas abordados envolvem: Empreendedorismo internacional. Ecossistemas de inovação. Visão baseada em recursos. Tripé da estratégia. Coopetição. Capacidades dinâmicas. Inovação em modelos de negócios.
O objetivo da disciplina é discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo da inovação no ambiente internacional. Será dada ênfase aos textos clássicos sobre inovação em ambiente internacional, mais especificamente em empresas multinacionais. Ementa: Inovação na empresa multinacional, inovação em subsidiárias estrangeiras, inovação e vantagem competitiva, inovação na cadeia de valor, inovação de produto e processo, inovação em P&D, descentralização da P&D, ambiente e inovação, rede e inovação, transferência da inovação, inovação aberta em multinacionais, inovação e gestão do conhecimento.
O objetivo geral da disciplina é apresentar as especificidades das estratégias em mercados emergentes. O objeto de estudo são as multinacionais emergentes e as multinacionais estrangeiras em mercados emergentes. Três objetivos específicos delineiam o programa da disciplina: A importância de estudar o impacto do ambiente institucional para as empresas de e em mercados emergentes. Características dos mercados emergentes. A vantagem competitiva oriunda da atuação em mercados emergentes. Ementa: Estratégia e Ambiente Institucional. Vazios Institucionais, Liabilities of foreignness, Distancia Institucional e Estratégia, estratégia de empresas estrangeiras em mercados emergentes, estratégias de multinacionais emergentes. A questão do primeiro versus último entrante. Especificidades das empresas do Brasil perante as empresas Chinesas, Russas e Indianas. Multinacionais Latino Americanas.
O objetivo da disciplina é discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo da inovação em empresas multinacionais estrangeiras localizadas no Brasil e das empresas multinacionais brasileiras no exterior. Será dada ênfase as experiências de internacionalização de empresas direcionadas pela inovação e aos processos de geração e difusão da inovação na matriz e subsidiárias das empresas multinacionais em suas diferentes abordagens teóricas e conceituais. Busca-se o desenvolvimento de abordagens que explorem a inovação e as trajetórias de aprendizagem na empresa multinacional como fonte de vantagem competitiva. Ementa: Inovação em empresas multinacionais no Brasil e multinacionais brasileiras no exterior, P&D em empresas estrangeiras no Brasil; transferência de conhecimento e desenvolvimento de produtos em multinacionais no Brasil e multinacionais brasileiras no exterior. Inovação para baixa renda. Aprendizagem tecnológica e acumulação de capacidades para inovação. Mecanismos de coordenação e controle da Inovação. Tipologia de estratégias empresariais para a Inovação.
Ao término da disciplina, o aluno terá condições básicas de investigar como as organizações formulam e implementam estratégias; diferenciar as correntes teóricas que embasam a estratégia; articular a evolução dos estudos sobre estratégia com outras áreas do conhecimento. Os tópicos a serem abordados são: as origens da estratégia; posicionamento estratégico; recursos, capacidades e competências; gestão do conhecimento; capacidades dinâmicas e microfundamentos da vantagem competitiva; abordagem relacional da estratégia; estratégia na base da pirâmide.
Ao final da disciplina o aluno será capaz de compreender a criatividade como elemento propulsor da inovação e do empreendedorismo a partir de perspectivas seminais e contemporâneas, considerando os aspectos organizacionais e gerenciais nas diferentes perspectivas epistemológicas e níveis de análise. Os tópicos a serem abordados são: dimensões da criatividade, mensurações de criatividade, inovação schumpeteriana, inovação organizacional, inovação aberta, abordagens de empreendedorismo, effectuation, empreendedorismo por oportunidade e por necessidade, empreendedorismo corporativo.
Ao término da disciplina, os alunos terão competências de pesquisa em gestão da inovação no nível corporativo e no nível macro dos contextos nacionais. Os alunos conhecerão também as abordagens metodológicas comuns e/ou promissoras na área.
Conteúdo: Tipos de inovação. Inovação e mudança digital. Processos e estruturas de inovação. Medidas e outcomes da inovação e posicionamento de países.
TOTAL: 40 créditos (carga horária: 600 horas)
Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 14 (CH 210)
Créditos exigidos em disciplinas optativas: 10 (CH 150)
Créditos em supervisão de dissertação: 14 (CH 210)
Créditos em atividades complementares Obrigatórias: 2 (CH 30)
** Algumas disciplinas poderão ser oferecidas no idioma inglês
O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.
Para o candidato ao Mestrado, a entrega do pré-projeto é recomendável e de natureza classificatória, mas não obrigatória.
O candidato deverá elaborar seu pré-projeto de pesquisa levando em conta as linhas de pesquisa apresentadas neste edital.
Espera-se que a extensão do pré-projeto para o candidato ao Doutorado seja entre quatro (mínimo) e seis (máximo) páginas (espaçamento 1,5 linhas). A estrutura do pré-projeto deverá respeitar a seguinte sequência:
A entrega do pré-projeto pode ser substituída pela entrega de um artigo científico publicado em congresso da área de Administração (consultar Anexo A do edital) ou em periódico listado no Qualis/CAPES, área de Administração, desde que o candidato ao Mestrado ou o candidato ao Doutorado tenha sido o primeiro autor.
Prepare-se para o Teste ANPAD, uma avaliação essencial que mede suas habilidades e conhecimentos, abrindo portas para os programas de pós-graduação stricto sensu.
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:
Professores que inspiram e transformam o aprendizado, trazendo experiência e inovação para a formação de nossos estudante.
Descubra as pesquisas e ações inovadoras desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Explore nossos livros e e-books publicados por docentes e discentes, que abrangem uma variedade de temas relevantes para sua formação e pesquisa. Amplie seu conhecimento e conecte-se com as mais recentes contribuições acadêmicas e práticas do nosso programa.
Os cursos de pós-graduação stricto sensu incluem mestrado e doutorado, e são voltados para a formação acadêmica avançada. O mestrado costuma durar cerca de 2 anos, enquanto o doutorado leva em torno de 4 anos. O foco principal desses programas é capacitar líderes a promover avanços no conhecimento por meio de pesquisas de alta qualidade. Os alunos precisam cursar disciplinas obrigatórias e eletivas, além de realizar uma pesquisa original em sua área de estudo. Ao final, a pesquisa é apresentada e avaliada por uma banca examinadora, o que é fundamental para a conclusão do curso. Esses programas são voltados, principalmente, para a pesquisa, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades críticas de análise, redação acadêmica e apresentação, aplicáveis em várias áreas profissionais.
Sim, a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é necessária para que um curso stricto sensu funcione. E a CAPES é uma fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC), que é o responsável por regular e avaliar todos os cursos de mestrado e doutorado no Brasil.
Para o mestrado, qualquer pessoa com graduação completa pode se inscrever, desde que seja aprovada no processo seletivo da ESPM. Para o doutorado, é necessário ter um mestrado – e passar no processo seletivo da ESPM.
Sim, isso é bastante comum, pois as fronteiras entre as disciplinas estão cada vez mais flexíveis. No caso do PPGECEI (MPGEC), por exemplo, como não há uma graduação específica em Economia Criativa, as turmas são formadas por alunos de diversas áreas do conhecimento, tornando o curso interdisciplinar. Além disso, estudantes podem escolher cursos de outros programas, como MPCC, PPGA, PPGCOM e PPGECEI (MPGEC), mesmo que diferentes da Graduação. Eles também podem ser orientados a ajustar sua linha de pesquisa para alinhar melhor o projeto, que será o foco do curso.
Sim. Os cursos stricto sensu, como mestrados, mestrados profissionais e doutorados, qualificam o profissional para lecionar em cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e, no caso do doutorado, também em pós-graduação stricto sensu.
O mestrado acadêmico e o mestrado profissional são um tipo de pós-graduação com diferentes objetivos e abordagens:
Mestrado acadêmico: focado em pesquisa acadêmica e científica, busca aprofundar o conhecimento teórico e gerar novas pesquisas. É indicado para quem deseja seguir uma carreira acadêmica, como professor universitário ou pesquisador, ou trabalhar em instituições que valorizam habilidades de pesquisa, como órgãos governamentais e empresas.
Mestrado profissional: voltado para o mercado de trabalho, com foco prático e aplicado. Prepara os estudantes para resolver problemas e inovar em suas áreas, sendo ideal para quem busca crescer profissionalmente ou assumir cargos de liderança.
Ambos conferem o título de mestre, mas com abordagens e metas de aprendizado diferentes, cabendo ao estudante escolher com base em seus objetivos profissionais.
Não, o título é o mesmo para ambos. Tanto o mestrado acadêmico quanto o profissional conferem o grau de mestre, mas têm enfoques e objetivos de aprendizado diferentes. A escolha entre eles depende dos objetivos de carreira e das aspirações de cada estudante
No MPCC, você desenvolve uma pesquisa científica com aplicação prática. Os mestres formados podem seguir tanto na carreira acadêmica, lecionando em universidades ou avançando para o doutorado, quanto na carreira executiva, usando ferramentas científicas para diagnosticar e resolver problemas em empresas, especialmente nas áreas de negócios, marketing e relações com consumidores. Esse conhecimento prático é valioso para empresas que buscam uma vantagem competitiva no mercado.
No PPGA, você estuda temas e pesquisas voltados às necessidades de organizações nacionais e internacionais que buscam crescimento e sustentabilidade. O programa prepara profissionais para desenvolver estratégias sólidas, mesmo em tempos de grandes mudanças. Tanto mestres quanto doutores formados por esse programa geralmente atuam na carreira acadêmica.
O PPGCOM conecta a comunicação aos estudos do consumo, entendendo o consumo como um reflexo das relações sociais e os meios de comunicação como mediadores das culturas de consumo. O programa investiga como as culturas midiáticas e os símbolos do consumo se relacionam, com foco na análise crítica da sociedade de consumo, culturas midiáticas e digitais, e narrativas sobre o consumo. Isso inclui o estudo de teorias clássicas e abordagens contemporâneas. O objetivo é formar professores e pesquisadores qualificados para liderar atividades de pesquisa, ensino e orientação na área de comunicação, tanto no Brasil quanto no exterior. Mestres e doutores desse programa podem atuar na academia, além de colaborar com ONGs, empresas privadas e setores da sociedade civil.
1) Bolsas de Pesquisa (agências de fomento): disponíveis para os mestrados e doutorados do PPGA e PPGCOM. Essas bolsas são financiadas pela CAPES para ajudar a custear as pesquisas. O EPAP é responsável pelo controle dessas bolsas:
OBSERVAÇÃO!
As bolsas só começam a valer a partir da segunda mensalidade, então, é necessário pagar a matrícula e a primeira mensalidade.
2) Descontos sobre mensalidade:
NOTA!
Caso opte por um desconto, o aluno não poderá solicitar outra bolsa, pois elas não são cumulativas.
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM. O desconto não é acumulativo.
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM. O desconto não é acumulativo.
PROSUP Integral
Isenção de mensalidade após o período de sua implementação e recebimento de apoio.
PROSUP Taxa
Auxílio para custeio das taxas escolares (mensalidades).
FAPESP
Não há cota liberada, dependendo da aprovação de aplicação individual da solicitação de bolsa de estudo, com anuência do orientador.
Bolsas concedidas pela própria Instituição, por meio de avaliação da Comissão de Bolsas, e contemplam isenção total ou parcial da mensalidade.
As bolsas de estudos da CAPES e institucional serão implementadas a partir do mês de março. Com isso, o aluno que for contemplado com a bolsa deve estar ciente do pagamento da matrícula e da mensalidade do mês de fevereiro. A renovação da bolsa estará condicionada ao desempenho obtido e requisitos exigidos pelo bolsista na Avaliação Semestral e Anual do Discente.
No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br
O serviço de VAN* da ESPM ocorre de segunda a sexta-feira, na saída do Metrô Ana Rosa – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal.
Horários:
Das 6h30 às 13h30
Das 14h30 às 17h
Das 18h às 23h30
Rua Joaquim Távora, 1.240 – Vila Mariana, São Paulo/SP
Central de Relacionamento Pós-Graduação
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
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