Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em

Comunicação e Práticas dE Consumo

PPGCOM

Mestrado e Doutorado

Corpo Docente

sao mestrado prof eliza bachega
Eliza Bachega Casadei
Coordenadora do curso
Professores do curso
sao mestrado prof denise cogo

Denise Cogo

Bolsista Produtividade do CNPq Nível 1C

Professora Eliza Bachega Casadei

Eliza Bachega Casadei

Bolsista Produtividade do CNPq Nível 2

Mônica Rebecca Ferrari Nunes

Monica Rebecca Ferrari Nunes

Bolsista Produtividade do CNPq Nível 2

sao mestrado prof rose melo rocha

Rose de Melo Rocha

Bolsista Produtividade do CNPq Nível 2

Professora Tânia Márcia Cezar Hoff

Tânia Márcia Cezar Hoff

Bolsista Produtividade do CNPq Nível 2

PROJETOS

DOCENTES: Denise Cogo (ESPM), Gabriela Almeida (ESPM) e Amparo Huertas (UAB)

TÍTULO: Diálogo Brasil-España para la innovación docente en comunicación inclusiva: diagnóstico y propuestas de actuación a partir de la investigación acción.

VIGÊNCIA: 2021-2023

FINANCIAMENTO: Fundo de Solidariedade da Universidade Autônoma de Barcelona


DOCENTE:
Gabriela Almeida (ESPM)

TÍTULO: Decolonizing film festival research in a post-pandemic world – sediado pela University of Regina (Canadá), em parceria com o PPGCOM ESPM e a University of London (SOAS).

VIGÊNCIA: de 1/4/2022 a 30/4/2024

FINANCIAMENTO: Social Sciences and Humanities Research Council of Canada (SSHRC) New Frontiers in Research Fund


DOCENTE:
Denise Cogo

TÍTULO: Mídias, ação coletiva e cidadania de imigrantes internacionais na cidade de São Paulo no contexto da mobilidade Sul-Sul.

VIGÊNCIA: de 1/3/2020 a 28/2/2024

FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1C


DOCENTE:
Egle Spinelli

TÍTULO: Alfabetização midiática e algorítmica: consumo audiovisual em plataformas digitais e competências para cidadania.

VIGÊNCIA: de 1/9/2022 a 1/10/2025


DOCENTE:
Eliza Bachega Casadei

TÍTULO: Politização dos objetos: redistribuições simbólicas e discursivas dos bens nas práticas midiáticas.

VIGÊNCIA: de 1/2/2023 a 30/12/2025

FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2


DOCENTE:
Gabriela Almeida

TÍTULO: Que lugar para o debate estético na esfera pública?: cultura, economia da atenção e interdições nas mídias.

VIGÊNCIA: de 1/9/2022 a 1/10/2025


DOCENTE:
Gisela Castro

TÍTULO: A(O)s avós nas cenas midiáticas do contemporâneo: afetividade, estigma, resistência.

VIGÊNCIA: de 13/9/2023 a 13/9/2025


DOCENTE:
João Carrascoza

TÍTULO: Hamlet e a Coca-Cola: a cultura publicitária vista pelo universo literário.

VIGÊNCIA: de 1/9/2022 a 1/10/2025


DOCENTE:
Márcia Tondato

TÍTULO: Comunicação e consumo: atribuições de sentido e processos identitários emergentes nos espaços de consumo de artigos de segunda mão.

VIGÊNCIA: 01/09/2022 a 01/10/2025


DOCENTE:
Mônica Nunes

TÍTULO: Memórias do futuro, códigos e consumos: teatralidades steams, textos e espaços.

VIGÊNCIA: de 8/10/2019 a 1/2/2024

FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2


DOCENTE:
Rose de Melo Rocha

TÍTULO: Culturas juvenis transfronteiriças e redes LGBTQIA+ em São Paulo: experimentalismo audiovisual, circuitos afetuais e produção de inteligibilidade nas gramáticas dissidentes de Linn da Quebrada e Jup do Bairro.

VIGÊNCIA: de 1/1/2022 a 30/12/2024

FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2


DOCENTE:
Tânia Hoff

TÍTULO: Biopolíticas e constituição do sujeito contemporâneo: produção de subjetividades no contexto das democracias neoliberais.

VIGÊNCIA: de 1/1/2023 a 30/12/2025

FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2

Professores visitantes internacionais

Silvia Lago Martinez – Universidade de Buenos Aires (2021)

Isabel Ferin Cunha – Universidade de Coimbra (2021)

Ana Cristina Suzina – Loughborough University London (2020)

Amparo Huertas Bailén – Universidade Autônoma de Barcelona (2019)

Jessica Retis – California State University Northridge (2017)

Doris Vizcarronto – Universidade de Porto Rico (2017)

Joseph Dean Straubhaar – University of Texas at Austin (2017)

Isabel Ferin Cunha – Universidade de Coimbra (2016)

Liderança docente em associações científicas

Profa. Dra. Gisela Castro:

  • Secretária-geral da Compós (Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação) – 2017-2019.

Profa. Dra. Denise Cogo:

  • Conselho Consultivo da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicação em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã (ABPCOM) – 2019 – até o momento.

Profa. Dra. Mônica Nunes:

  • Vice-Coordenadora do GT de Memória da Compós (Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação) – 2019 – até o momento.

Profa. Dra. Gabriela Almeida:

  • Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), na gestão 2019-2021 e Coordenadora do GP Estéticas, Políticas do corpo e Gêneros da Intercom desde 2018, até o momento.

Prof. Dr. João Carrascoza:

  • Diretor Consultivo da Associação Brasileira de Pesquisadores de Publicidade e Propaganda – 2018 – até o momento.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.