Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em
Comunicação e Práticas dE Consumo
PPGCOM
Produção intelectual do programa
Projetos
PROJETOS COM FINANCIAMENTOS INTERNACIONAIS À PESQUISA:
Diálogo Brasil-España para la innovación docente en comunicación inclusiva: diagnóstico y propuestas de actuación a partir de la investigación acción
DOCENTES: Denise Cogo (ESPM), Gabriela Almeida (ESPM) e Amparo Huertas (UAB)
VIGÊNCIA: 2021-2023
FINANCIAMENTO: Fundo de Solidariedade da Universidade Autônoma de Barcelona
VIGÊNCIA: 2021-2023
FINANCIAMENTO: Fundo de Solidariedade da Universidade Autônoma de Barcelona
Decolonizing film festival research in a post-pandemic world - sediado pela University of Regina (Canadá), em parceria com o PPGCOM ESPM e a University of London (SOAS)
DOCENTE: Gabriela Almeida (ESPM)
VIGÊNCIA: de 1/4/2022 a 30/4/2024
FINANCIAMENTO: Social Sciences and Humanities Research Council of Canada (SSHRC) New Frontiers in Research Fund
VIGÊNCIA: de 1/4/2022 a 30/4/2024
FINANCIAMENTO: Social Sciences and Humanities Research Council of Canada (SSHRC) New Frontiers in Research Fund
Ativismos juvenis urbanos: questões estéticas, migratórias, raciais e de gênero
DOCENTE: Rose de Melo Rocha
VIGÊNCIA: 2020-2023
APOIO: CLACSO - o projeto de pesquisa integra, em parceria com a PUC-SP, a rede internacional de pesquisa constituída com o GT Infancias y juventudes, no âmbito da CLACSO (Conferencia Latinoamericana de Ciencias Sociales).
VIGÊNCIA: 2020-2023
APOIO: CLACSO - o projeto de pesquisa integra, em parceria com a PUC-SP, a rede internacional de pesquisa constituída com o GT Infancias y juventudes, no âmbito da CLACSO (Conferencia Latinoamericana de Ciencias Sociales).
PROJETOS COM FINANCIAMENTOS NACIONAIS À PESQUISA:
Mídias, ação coletiva e cidadania de imigrantes internacionais na cidade de São Paulo no contexto da mobilidade Sul-Sul
DOCENTE: Denise Cogo
VIGÊNCIA: de 1/3/2020 a 28/2/2024
FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1C
VIGÊNCIA: de 1/3/2020 a 28/2/2024
FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1C
Convocações ao consumo masculino nas práticas midiáticas: entre as articulações afetivas do consumo e os modelos de virilidade mediados
DOCENTE: Eliza Bachega Casadei
VIGÊNCIA: de 1/9/2019 a 30/12/2022
FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2
VIGÊNCIA: de 1/9/2019 a 30/12/2022
FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2
Politização dos objetos: redistribuições simbólicas e discursivas dos bens nas práticas midiáticas
DOCENTE: Eliza Bachega Casadei
VIGÊNCIA: de 1/1/2023 a 30/12/2025
FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2
VIGÊNCIA: de 1/1/2023 a 30/12/2025
FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2
Memórias do trauma em mulheres migrantes transnacionais: a experiência do jogo de tabuleiros para enfrentamento de violências de gênero.
DOCENTE: Mônica Nunes
VIGÊNCIA: 2024-2026
FINANCIAMENTO: CNPq – Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 – UNIVERSAL (Processo nº 406689/2023-7)
VIGÊNCIA: 2024-2026
FINANCIAMENTO: CNPq – Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 – UNIVERSAL (Processo nº 406689/2023-7)
Memórias do futuro, códigos e consumos: teatralidades steams, textos e espaços
DOCENTE: Mônica Nunes
VIGÊNCIA: de 8/10/2019 a 1/2/2024
FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2
VIGÊNCIA: de 8/10/2019 a 1/2/2024
FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2
Artivismo musical de gênero em São Paulo: dinâmicas de comunicação, contextos de consumo, políticas de apresentação e audiovisibilidade em um pop encarnado e translocal
DOCENTE: Rose de Melo Rocha
VIGÊNCIA: de 1/1/2019 a 30/12/2021
FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2
VIGÊNCIA: de 1/1/2019 a 30/12/2021
FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2
Culturas juvenis transfronteiriças e redes LGBTQIA+ em São Paulo: experimentalismo audiovisual, circuitos afetuais e produção de inteligibilidade nas gramáticas dissidentes de Linn da Quebrada e Jup do Bairro
DOCENTE: Rose de Melo Rocha
VIGÊNCIA: de 1/1/2022 a 30/12/2024
FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2
VIGÊNCIA: de 1/1/2022 a 30/12/2024
FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2
Discursos midiáticos e biopolíticas do consumo: produção de verdade e modos de subjetivação para a gestão da vida
DOCENTE: Tânia Hoff
VIGÊNCIA: de 1/9/2019 a 1/9/2022
VIGÊNCIA: de 1/9/2019 a 1/9/2022
Biopolíticas e constituição do sujeito contemporâneo: produção de subjetividades no contexto das democracias neoliberais
DOCENTE: Tânia Hoff
VIGÊNCIA: de 1/1/2023 a 30/12/2025
FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2, Edital Universal
VIGÊNCIA: de 1/1/2023 a 30/12/2025
FINANCIAMENTO: Bolsa Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2, Edital Universal
OUTROS PROJETOS DE PESQUISA
Alfabetização midiática e algorítmica: consumo audiovisual em plataformas digitais e competências para cidadania
DOCENTE: Egle Spinelli
VIGÊNCIA: de 1/9/2019 a 1/9/2022
VIGÊNCIA: de 1/9/2019 a 1/9/2022
Alfabetização midiática e algorítmica: consumo audiovisual em plataformas digitais e competências para cidadania
DOCENTE: Egle Spinelli
VIGÊNCIA: de 1/9/2022 a 1/10/2025
VIGÊNCIA: de 1/9/2022 a 1/10/2025
Cinema radical: o audiovisual em contextos de disputas e a crise como prática fílmica
DOCENTE: Gabriela Almeida
VIGÊNCIA: de 1/11/2019 a 1/11/2022
VIGÊNCIA: de 1/11/2019 a 1/11/2022
Que lugar para o debate estético na esfera pública?: cultura, economia da atenção e interdições nas mídias
DOCENTE: Gabriela Almeida
VIGÊNCIA: de 1/9/2022 a 1/10/2025
VIGÊNCIA: de 1/9/2022 a 1/10/2025
Comunicação, consumo e longevidade: as velhices na mídia e a modulação dos significados do longeviver nas lógicas de consumo
DOCENTE: Gisela Castro
VIGÊNCIA: de 13/9/2019 a 13/9/2023
VIGÊNCIA: de 13/9/2019 a 13/9/2023
A(O)s avós nas cenas midiáticas do contemporâneo: afetividade, estigma, resistência
DOCENTE: Gisela Castro
VIGÊNCIA: de 13/9/2023 a 13/9/2025
VIGÊNCIA: de 13/9/2023 a 13/9/2025
Publicidade e literatura: novos estudos sobre a lírica do consumo
DOCENTE: João Carrascoza
VIGÊNCIA: de 7/10/2019 a 7/10/2022
VIGÊNCIA: de 7/10/2019 a 7/10/2022
Hamlet e a Coca-Cola: a cultura publicitária vista pelo universo literário
DOCENTE: João Carrascoza
VIGÊNCIA: de 1/9/2022 a 1/10/2025
VIGÊNCIA: de 1/9/2022 a 1/10/2025
Processos identitários na sociedade midiatizada: relações sociais, práticas de consumo e atribuições de sentido
DOCENTE: Márcia Tondato
VIGÊNCIA: de 1/9/2019 a 1/9/2022
VIGÊNCIA: de 1/9/2019 a 1/9/2022
Comunicação e consumo: atribuições de sentido e processos identitários emergentes nos espaços de consumo de artigos de segunda mão
DOCENTE: Márcia Tondato
VIGÊNCIA: de 1/9/2022 a 1/10/2025
VIGÊNCIA: de 1/9/2022 a 1/10/2025
Extensão e OUTRAS AçÕES
Em diálogo com as pesquisas realizadas pelos integrantes dos grupos de pesquisa, os projetos de inserção social têm colaborado para aprofundar e, ao mesmo tempo, ampliar a inserção social, econômica e cultural do conhecimento produzido pelo PPGCOM-ESPM, em seis projetos principais:
Memorial do Consumo
É um museu virtual que tem como objetivo a construção de um espaço de interface entre as pesquisas realizadas no âmbito do PPGCOM-ESPM e a sociedade mais ampla, de forma a tornar o conhecimento ali produzido acessível à comunidade externa. Trata-se de um acervo digital voltado ao mapeamento, exploração e análise de narrativas memorialísticas e afetivas sobre o consumo, com produção regular de conteúdo inédito.
Cátedra Maria Aparecida Baccega de Comunicação, Educação e Consumo
Foi criada em 2017 com o objetivo de dar visibilidade à necessidade da educação para os meios. Assim, desenvolve cursos voltados aos professores–formadores e multiplicadores das redes particular e estadual e divulga material educativo sobre o uso dos meios em mídia digital, com acesso livre, para a população em geral.
Cátedra Memória – Instituto Cultural ESPM
Tem como objetivo organizar e catalogar centenas de peças publicitárias, radiofônicas, televisivas, revistas, folhetos, entre outros materiais únicos de grande interesse para pesquisadores da comunicação e disponibilizá-los para o público externo.
Comitê de Direitos Humanos
Visa fomentar a atuação da ESPM na promoção dos direitos humanos e promover a divulgação das atividades desenvolvidas pela Instituição.
Plataforma de Mídias de Imigrantes de São Paulo
Desenvolvido em parceria com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo que reúne um acervo de mídias produzidas e/ou dirigidas a migrantes internacionais de diferentes nacionalidades em São Paulo a partir do ano de 1990. O projeto contou com recursos do Edital de Ciências Humanas e Sociais do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A Plataforma, cujo desenvolvimento se iniciou em 2015 e mantém ativa até o presente, conta com atualização permanente e está disponível para consulta pública.
Migracine (Observatório de Cinema e Migrações Transnacionais)
Criado em 2020, o projeto tem o objetivo de possibilitar, ampliar e atualizar, de modo permanente, o acesso a dados de obras audiovisuais sobre migrações transnacionais, em diferentes formatos, linguagens e gêneros narrativos. O Migracine pode ser acessado em http://www.observatoriomigracine.com e acompanhado no @observatoriomigracine.
Livros publicados por Docentes e Discentes
CARRASCOZA, João (org.). Laboratório do sensível: comunicação, consumo e arte. Porto Alegres: Sulina, 2016. |
COGO, Denise. ROCHA, Rose. HOFF, Tânia (org.). O que é consumo – Comunicação, dinâmicas produtivas e produção de subjetividades. Porto Alegres: Sulina, 2016. |
NUNES, Mônica Rebecca Ferrari (org.). Cosplay, Steampunk e Medievalismo: memória e consumo nas teatralidades juvenis. Porto Alegres: Sulina, 2016. |
PERES-NETO, Luiz (org.). Éticas em rede: políticas de privacidade e moralidades pública. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016. |
HOFF, Tânia (org.). Corpos discursivos: dos regimes de visibilidade às biossociabilidades do consumo. Recife: Editora UFPE, 2016. |
BACCEGA, Maria Aparecida (org.). Estudos de comunicação e análise do discurso: teoria e prática. São Paulo: Intermeios, 2015. |
NUNES, Mônica Rebecca Ferrari (org.). Cena cosplay: comunicação, consumo, memória nas cenas juvenis. Porto Alegre: Sulina, 2015. |
ROCHA, Rose & PERES NETO, Luiz (orgs). Memória, comunicação e consumo: vestígios e prospecções. Porto Alegre: Sulina, 2015. |
CARRASCOZA, João Luís Anzanello. Estratégias criativas da publicidade: Consumo e narrativa publicitária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014. |
OROFINO, Isabel Rodrigues & ROCHA, Rose. Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para educação do futuro. Porto Alegre: Sulina, 2014. |
BACCEGA, Maria Aparecida e TONDATO, Marcia Perencin (orgs.). A telenovela nas relações comunicação e consumo: diálogos Brasil e Portugal. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. |
OROFINO, Isabel Rodrigues & BACCEGA, Maria Aparecida (orgs.). Consumindo e vivendo a vida: telenovela, consumo e seus discursos. São Paulo: Intermeios, 2013. |
BACCEGA, Maria Aparecida (org.). Comunicación y culturas del consumo. Sevilla: Comunicación Social/Fapesp, 2012. |
ROCHA, Rose & CASAQUI, Vander (orgs). Estéticas midiáticas e narrativas do consumo. Porto Alegre: Sulina, 2012. |
ROCHA, Rose & CARRASCOZA, João (orgs). Consumo midiático e culturas da convergência. São Paulo: Miró Editorial, 2011. |
BACCEGA, Maria Aparecida (org.). Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Atlas, 2009. |
BARROS Filho, Clóvis & CASTRO, Gisela (orgs). Comunicação e práticas de consumo. São Paulo: Saraiva, 2007. |
E-Books publicados por Docentes e Discentes
BACCEGA, Maria Aparecida (Org.). Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Atlas, 2012 (e-book versão espanhol) |
ROCHA, Rose; MITRAUD, Francisco & TEIXEIRA, Marcelo (orgs). Perspectivas teóricas em comunicação e consumo: continuando o debate. São Paulo: ESPM, 2011. (e-book). Clique aqui |
BACCEGA, Maria Aparecida & CASTRO, Gisela (orgs). Comunicação e consumo nas culturas locais e global. São Paulo: RSPress, 2010. (e-book). clique aqui |
CASTRO, Gisela & TONDATO, Márcia Perencin (orgs). Caleidoscópio midiático: o consumo pelo prisma da comunicação. São Paulo: RSPress, 2010. (e-book). clique aqui |
CASTRO, Gisela & BUDAG, Fernanda Elouise (orgs.). Comunicação e consumo: primeiros ensaios. São Paulo: RSPress, 2010. (e-book). clique aqui |