Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental – CEDS
SOBRE o CEDS
Na ESPM as atividades socioambientais são realizadas há décadas
O CEDS nasceu em 2016 com a missão de Desenvolver e disseminar conhecimento acadêmico e cidadão por meio de pesquisas, projetos e atividades práticas dentro de temas socioambientais, que promovam uma real transformação na sociedade.
Sua principal função é comunicar e alinhavar as várias ações realizadas, relacionadas aos seguintes temas:
- Negócios sociais e de impacto social
- Idadismo
- Finanças sociais
- Empreendedorismo social
- Gestão ambiental
- Terceiro Setor (ONGs, fundações, institutos etc.)
- Investimento social privado
- Responsabilidade socioambiental
- Sistema B
- Sustentabilidade
- Voluntariado
A ESPM sempre acompanha as tendências, os movimentos globais e as mudanças geracionais, e o Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS) nasceu sob essa premissa, aliada aos valores e à missão da ESPM.
É também uma resposta ao chamado da Agenda 2030, das Nações Unidas, à Declaração dos Direitos Humanos, seguindo também as diretrizes e normas do Ministério da Educação do Brasil.
O CEDS tem por visão ser referência nacional dentre as IES sobre assuntos socioambientais, contribuindo na construção de um mundo melhor e mais sustentável.
Promovemos conhecimento junto à comunidade ESPM sobre o desenvolvimento socioambiental, aproximando estudantes e docentes desta temática, em sua conexão com o mercado e a academia. Por meio de parcerias com instituições e empresas, desenvolvemos ações de divulgação e pesquisas de tendências, com temas atuais e inexplorados, gerando mais conhecimento para a sociedade.
Essas pesquisas são realizadas juntamente com outras áreas da ESPM, como a pós-graduação stricto sensu e o CAEPM (Centro de Altos Estudos da ESPM), assim como outras instituições externas à organização, como o Social Business Centre. É feito também o acompanhamento dos trabalhos de conclusão de curso da graduação e pós-graduação que possuem temáticas ligadas ao CEDS.
Por meio do CEDS e de outras entidades, como a ESPM Social e a Incubadora de Negócios da ESPM, os estudantes conseguem ter uma experiência “hands on” e vivenciar a realidade do mercado ligada ao desenvolvimento socioambiental. Essa vivência é fundamental para entender o tema de forma holística, complementando as disciplinas ligadas ao tema já inseridas nas grades obrigatórias de quase todos os cursos de graduação da ESPM.
Venha ser um parceiro do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental!
Criativa Idade
O Criativa Idade é um curso intergeracional, realizado pela ESPM no Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS). O programa apresenta vivências teórico-práticas e oferece interação e protagonismo dentro dos mais variados temas.
Grupo de Pesquisa Social (GPS)
O Grupo de Pesquisa Social (GPS) é um projeto do CEDS, com a realização da ESPM Social. Nele, são desenvolvidas pesquisas qualitativas e quantitativas de impacto socioambiental, publicadas em formato de artigos acadêmicos, no Depositório CEDS, ou postagens nas redes sociais. Esses artigos formam uma base de conteúdo atualizada sobre o tema, que fica disponível para toda a sociedade.
+SUST
A ESPM +SUST é um projeto do CEDS, com a realização em parceria da ESPM Social voltada para a consciência sustentável e ambiental da faculdade: a ESPM +Sustentável. Conscientizando os alunos e funcionários sobre questões ambientais, a +SUST produz conteúdos semanais nas suas redes sociais e acaba fomentando eventos, ações e projetos acerca do assunto sustentabilidade.
Fórum de Marketing Relacionado à Causa
O Fórum de Marketing Relacionado à Causa é um evento anual, que já conta com mais de 4 edições realizado em parceria entre a ESPM, o Instituto Ayrton Senna, Ipsos e Cause. Tem como propósito promover a discussão sobre o protagonismo das empresas, organizações não governamentais (ONGs) e consumidores frente às causas sociais e fomentar ideias inspiradoras. Dentro do CEDS, os alunos ajudam na realização de pesquisas e referências de benchmark para acrescentar ao desenvolvimento de ideias e projetos.
PodCEDS
Este podcast traz conversas descontraídas sobre impactos positivos por meio da sustentabilidade, com líderes e gestores de negócios de impacto social, ONGs, empresas e startups que acreditam no impacto por meio do desenvolvimento socioambiental. As conversas abordam como os convidados realizaram transformações e resolveram problemas em suas áreas de atuação para inspirar pessoas a criar um mundo mais sustentável.
Diálogos CEDS
Diálogos CEDS são eventos mensais que propõem um diálogo entre palestrantes convidados e o público sobre determinados temas acerca da sustentabilidade, negócios sociais, diversidade, terceiro setor, entre outros, para promover a discussão e a disseminação de temas relevantes para contribuir para organizações, profissionais e uma sociedade cada vez mais consciente.
Depositório
O Depositório CEDS é um portal que divulga semanalmente artigos, livros e pesquisas sobre o universo da sustentabilidade, sendo um local de confiança e aprendizado sobre o tema para alunos e funcionários da ESPM. Em parceria com a Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (Abraps), o Depositório reúne todas essas informações no link: http://depositorioceds.espm.br.
ESG Stakeholders
ESG Stakeholders - Environmental, Social and Governance (em português: Ambiental, Social e de Governança) é um projeto do CEDS responsável pela consultoria de marketing ligada ao desenvolvimento socioambiental (ESG) de empresas e/ou serviços com seus parceiros/apoiadores. Promovendo medidas de sustentabilidade para investimentos e negócios através de documentos, reports e apresentações, relacionando as esferas ambiental, social e de governança e sua relação com stakeholders.
Núcleo de negócios e empreendedorismo de impacto
É um hub que facilita, apoia e suporta os projetos e atividades de negócios e empreendedorismos de impacto socioambiental da ESPM, com seus principais parceiros internos: Global Links, Garagem e Incubadora Base.
> Garagem
O Garagem é realizado através de uma parceria do curso de design da professora Gisela Schulzinger junto com o CEDS. Trata-se de um espaço de trabalho colaborativo criado com o objetivo de ensinar os estudantes as metodologias de inovação e Design Thinking, deixando-os explorar estas metodologias através do desenvolvimento de projetos reais de impacto positivo.
Terra 2030
O projeto Terra 2030 trata-se de um hub de tecnologias sociais (uso de tecnologia para meios sustentáveis) que busca encontrar soluções alinhadas à Agenda 2030 da ONU (um plano de ação global que reúne 17 objetivos e 169 metas de desenvolvimento sustentável) através de uma parceria desenvolvida entre: Fiocruz, o Fundo de População das Nações Unidas, com projetos de intervenção no território e realização de um fórum anual para discutir soluções sustentáveis de desenvolvimento das cidades e territórios.
Quintas do Clima
O projeto Terra 2030 trata-se de um hub de tecnologias sociais (uso de tecnologia para meios sustentáveis) que busca encontrar soluções alinhadas à Agenda 2030 da ONU (um plano de ação global que reúne 17 objetivos e 169 metas de desenvolvimento sustentável) através de uma parceria desenvolvida entre: Fiocruz, o Fundo de População das Nações Unidas, com projetos de intervenção no território e realização de um fórum anual para discutir soluções sustentáveis de desenvolvimento das cidades e territórios.
Pacto Global da ONU
Em 2021, a ESPM foi aprovada no processo de homologação e signatária do Pacto Global da ONU e no primeiro semestre de 2022, a equipe do CEDS redigiu um relatório completo sobre todos os feitos da ESPM em relação ao pacto global da ONU. A ESPM agora faz parte de um grupo que está de acordo com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ajudando nas relações internacionais, acreditações e perante o MEC.
Relatórios
Conheça um pouco mais através dos Relatórios de Atividades do CEDS
Acompanhe as notícias do CEDS.
Equipe
Coordenação
Marcus Nakagawa
Guilherme Costa