Design

8 semestres

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Design

Coordenador

Luciano Tardin

Course Attendees

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Fixas

1º Semestre

1º Semestre

Fixas

Projeto I - Inicial
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Linguagem Visual / Cinética
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Escultura (Técnicas de Animação) 
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Expressão Escrita I
Créditos: 4
Hora/aula: 72

Arte e Design 
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Módulo de Atividades - Núcleo Básico Representação

Desenho Livre / Anatomia 
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Desenho Técnico / Geometria 
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Representação Digital
Créditos: 4
Hora/aula: 72

Fixas

2º Semestre

2º Semestre

Fixas

Projeto II - Lúdico
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Fundamentos de Gráfica 
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Estilos e Técnica de Animação I
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Fotografia
Créditos: 4
Hora/aula: 72


História do Design
Créditos: 4
Hora/aula: 72

Módulo de Atividades - Cor e Percepção

Teoria e Aplicação da cor
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Semiótica
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Percepção
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Ilustração e Pintura Digital
Créditos: 2
Hora/aula: 36

Fixas

3º Semestre

3º Semestre

Fixas

Projeto III - Cultura e Informação em Ambientes
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Fundamentos de Marketing 
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Tipografia I
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Ergodesign I
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Produção Gráfica
Créditos: 2
Hora/aula: 36

Ambientes Virtuais em 3D
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Módulo de Atividades - Computação Gráfica

Computação Gráfica Editorial
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Análise Vetorial ( Flash)
Créditos: 2
Hora/aula: 36


WEB
Créditos: 4
Hora/aula: 72

Fixas

4º Semestre

4º Semestre

Fixas

Projeto IV - Identidade Virtual
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Viabilidade Econômica de Projetos 
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Branding -Marketing e Design
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Ergodesign II
Créditos: 2
Hora/aula: 36

Expressão Escrita II / Roteiro
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Imagem em Movimento ( Vídeo-Cinema)
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Módulo de Atividades - Imagem e Movimento

Animação em 3D
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Edição de Vídeo 
Créditos: 2
Hora/aula: 36


História em Quadrinhos/ Storyboard / Int. Animatic 
Créditos: 4
Hora/aula: 72

Fixas

5º Semestre

5º Semestre

Fixas

Marketing de Serviços
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Estágio Supervisionado I
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Linha de Formação - Comunicação Visual 

Projeto V - Embalagem 
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Materiais e Processos 
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Moda, Cultura e Estamparia  
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Antropologia Visual
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Módulo de Atividades - Gráfica 

Tipografia II
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Criação de Fontes 
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Projeto Editorial
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Linha de Formação - Animação

Projeto V - Advergames, Storytelling e Transmídia 
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Estilos e Técnicas de Animação II
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Concept Art 
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Animatic I 
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Módulo de Atividades - Personagens

Modelagem de Personagem 
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Esculturas Digitais 
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Estrutura de Personagem ( Rigging) 
Créditos: 2
Hora/aula: 36

Fixas

6º Semestre

6º Semestre

Fixas

Projeto VI - Sistemas Informacionais
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Motions Graphics
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Análise Estética 
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Estágio Supervisionado II
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Linha de Formação - Comunicação Visual

Oficina Gráfica 
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Prototipagem 3D
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Ecodesign
Créditos: 2
Hora/aula: 36

Design de Superfície
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Merchandising
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Linha de Formação - Animação

Captura de Movimento ( Motion Capture)
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Visualização e Animação Interativa
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Animatic II
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Produção de Som  
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Efeitos  Visuais 
Créditos: 2
Hora/aula: 36

Fixas

7º Semestre

7º Semestre

Fixas

PGD I
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Orçamento de Projeto e Produto
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Plano de Marketing para Design
Créditos: 4
Hora/aula: 72

Gestão em Design
Créditos: 4
Hora/aula: 72


Tópicos Especiais em Design 
Créditos: 2
Hora/aula: 36


Direitos Autorais, Patrocínios e Contratos
Créditos: 2
Hora/aula: 36

Fixas

8º Semestre

8º Semestre

Fixas

PGD II
Créditos: 4
Hora/aula: 72

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O curso de Design da ESPM possui duas linhas de formação: Comunicação Visual e Animação. Sabe o que isso significa? Que você vai aprender a ser o profissional que o Mercado quer.

Ele oferece ao estudante uma sólida formação em projeto e planejamento, em áreas conhecidas do design gráfico visual, especialmente marcas e sistemas de identidade visual, embalagem, segmento editorial (projetos de livros, revistas e jornais), sinalização ambiental e meios digitais (cinema, vídeo, plataformas web e 3D) ou em projetos de animação, como filmes autorais, empresariais, advergames e e-learning por meio de diversas técnicas.

COMUNICAÇÃO VISUAL

ANIMAÇÃO

Essas práticas relacionam-se com criação, planejamento e gestão de design. Dessa forma, o curso proporciona a formação ampla e necessária para a atuação num mercado que pede um profissional empreendedor e capacitado a criar e gerenciar projetos criativamente.

Quem se forma na ESPM tem capacidade para atuar em escritórios de design e arquitetura, agências de propaganda, empresas nacionais e multinacionais, além de ser capaz de empreender uma iniciativa própria.

O estudante também pode estagiar no StudioD, escritório-modelo de design da Escola, onde terá o seu primeiro contato com o mercado e poderá criar projetos gráficos para clientes reais.

Poderá também desenvolver projetos experimentais de animação no Studio64 e de games no DING. Todas essas atividades são realizadas sob a orientação de um professor.

Além disso, o curso da ESPM se distingue dos demais cursos da área por oferecer ao estudante uma visão de negócios, que amplia sua formação em projetos e a especialização técnica específica, em mais de 3.400 horas-aula.

Infraestrutura de ponta

Laboratórios de última geração, professores inspiradores e parcerias com grandes empresas.

Mercado de Trabalho

O mercado quer um profissional diferenciado. Igual ao curso.

O profissional formado em Design com foco em Comunicação Visual pode trabalhar em escritórios de design, agências ou até empreender iniciativas próprias.

Ele terá uma formação em projeto e planejamento, e poderá atuar em áreas conhecidas do design gráfico-visual, especialmente marcas e sistemas de identidade visual, como embalagem, segmento editorial (projetos de livros, revistas, jornais), sinalização ambiental e meios digitais (cinema, vídeo e plataformas web).

Aquele que se formar em Animação, poderá planejar e criar animações, utilizando técnicas como 2D, 3D e stopmotion, para diversas finalidades, como cinema, televisão, publicidade, games, internet, etc. Ele poderá ainda produzir curtas e longas metragens, além de criar vinhetas e aberturas de programas e séries.

Bolsas de Estudos

Programas de bolsas, benefícios e créditos da ESPM

Temos várias opções para você estudar aqui na ESPM.

Programas de Intercâmbio

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Os estudantes de graduação da ESPM podem cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Escolha onde estudar

Argentina • Canadá • Chile • Colômbia • Espanha • Estados Unidos • França • Inglaterra • Itália • México • Portugal.

Agências Experimentais

Abacus

Abacus

O Abacus surgiu como uma iniciativa dos alunos do curso de Administração. Objetivo do Abacus é ampliar a discussão na ESPM sobre finanças e métodos numéricos, não só focando no desempenho acadêmico, mas, também, no crescimento pessoal e profissional dos alunos.

Atletica Rio

Atlética

Tem como principal objetivo promover a prática esportiva dos alunos, através de eventos internos e externos.

Bolsas

Cineclube

É um espaço aberto para o estudante da ESPM ver, discutir e pensar o cinema. Além da diversão e da ficção, pretende ser um lugar para refletir sobre a realidade e, também, dar oportunidade de acesso às diversas cinematografias, com suas diferentes propostas estéticas e narrativas.

Cinestesia

Cinestesia

Produtora júnior de audiovisual da ESPM-Rio. Sinestesia (psicologia) condição neurológica em que o estímulo de um dos sentidos provoca percepção em outro; (linguística) figura de linguagem que relaciona planos sensoriais diferentes. Trocando o S pelo C, unimos sinestesia com cinema, criando o Cinestesia. Um grupo de alunos em constante movimento que moldam e são moldados em planos sensoriais diversos.

Darc

DARC

Tem o objetivo de integrar os alunos, ser a ponte entre a Direção da ESPM Rio e os seus estudantes e promover eventos acadêmicos e sociais

Agência de Jornalismo ESPM

DING

Estuda games e produtos interativos em seus diálogos com áreas de marketing, empreendedorismo e design, com uma visão crítica acentuada, além de propor e desenvolver projetos lúdicos.

ESPM JR

ESPM Jr.

Consultoria Júnior de Marketing com a missão de transformar o futuro dos seus clientes através de projetos com excelência em Marketing dentre eles: Projetos de Pesquisa, Plano de Comunicação e Análise de Mercado.

ESPM Social

ESPM Social

Uma entidade sem fins lucrativos, pela qual os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos nas aulas para desenvolvimento de projetos de consultoria à ONGs.

Observatório de Economia Criativa ESPM

Híbrida

Tem o objetivo de conectar os núcleos discentes da ESPM num modelo de mídia híbrido hipermidiático, onde convivem texto escrito, fotografia, imagem em movimento e áudio.

Origem

Origem Comunicação

É a agência-escola da ESPM, onde é possível ter a primeira experiência nas áreas de atendimento, planejamento, direção de arte e redação.

Portal Jornalismo

Portal de Jornalismo

Núcleo que busca promover um ambiente para a prática dos estudante de Jornalismo, a partir da produção e edição de reportagens.

Observatório de Economia Criativa ESPM

Studio 64

Tem o objetivo de promover um ambiente para a prática e desenvolvimento de projetos de Animação.

StudioD

StudioD

É o Núcleo de Design Gráfico da ESPM que proporciona um ambiente para a prática e desenvolvimento de projetos da área para cliente reais.

Vogal

Vogal

Responsável pelo estímulo e aperfeiçoamento da criatividade, da competência comunicativa e da leitura crítica dos estudantes em Língua Portuguesa.

Renovação do Reconhecimento pela Portaria nº 266, de 03/04/2017, publicada no Diário Oficial da União em 04/04/2017.

Etiquetas :

Rio de Janeiro

Graduação

Mensalidade : R$ 2.803,00

Data da Prova : 30/07/2018

Inscrição para o Vestibular : R$ 120,00

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