Consolidação de uma Proposta Inovadora
Home Inovação

Consolidação de uma Proposta Inovadora – 10 anos de RI

10 anos do curso de RI da ESPM-Sul.

Com o mundo cada vez mais conectado e exigente, preparar os profissionais que nele atuam se torna um grande desafio para as instituições de ensino. 

Desta forma, essas instituições vem buscando interpretar as mudanças para formar cidadãos que entendam o processo de globalização. 

Foi a partir da necessidade de haver capacitação para este mundo que surgiu o Curso de Relações Internacionais (RI) na ESPM.

 

Implementado no ano de 2007 nas três unidades (Rio, São Paulo e Porto Alegre), a formação em Relações Internacionais avançou ao unificar o conceito clássico de formação para a diplomacia com o ensino nas áreas de marketing e negócios.

Desde o início do Curso, Sergio Wollmann exerce a função de diretor. “Nós fomos o primeiro curso de RI a oferecer o ensino de marketing e negócios na graduação, o que é um diferencial da ESPM”. A partir de sua experiência, ele organiza o corpo docente a fim de proporcionar aos alunos o entendimento do mundo globalizado no aspecto mercadológico e também nas relações sociais.

Em 10 anos de RI, a ESPM-Sul já colocou 368 Internacionalistas no mercado de trabalho. Todos vivenciaram a experiência de integração de áreas nos oito diferentes eixos que servem como referência na grade curricular: Relações Internacionais; Marketing; Ciências Humanas e Sociais; Negócios Internacionais; Economia; Direito; Idiomas; TCC e Estágio.

Para completar a consistência da formação, os professores são profissionais que atuam no mercado de trabalho e, com isso, apresentam experiência prática e acadêmica.

Uma das professoras que atua desde 2007, Ana Simão, iniciou como docente nas disciplinas de Introdução ao RI e Ciência Política. Ela salienta que todas as formações têm importância, seja para preparar aquele aluno que deseja atuar na academia, na diplomacia ou em negócios. Isto fica mais evidente quando se observa a nota do Curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). “Por mais que o Enade tenha como foco os conteúdos tradicionais do RI, os estudantes da ESPM, que encontram aqui um currículo mais voltado aos negócios, conseguem ter bons resultados na avaliação”, constata Wollmann.

Clique aqui e veja a matéria na íntegra
Translate