Fabro Steibel dá dicas de como reconhecer uma fake news
Home Digital

Fabro Steibel dá dicas de como reconhecer uma fake news

Professor da ESPM-Rio esteve no programa Encontro com Fátima Bernardes, alertando sobre os riscos da propagação deste tipo de informação.

Fabro Steibel, professor do curso de Publicidade e Propaganda, esteve no programa da Fátima Bernardes, no dia 08 de agosto, comentando exemplos de notícias falsas e alertando a sociedade sobre os riscos da propagação deste tipo de informação, que pode contribuir para o aumento do sentimento de insegurança e até gerar violência contra grupos. De acordo com Fabro, uma entre quatro pessoas repassam notícias falsas mesmo sabendo que não são verdadeiras.

 

O programa mostrou alguns exemplos de fake news em áudios, vídeos, postagens em redes sociais com fotos manipuladas e entrevistou algumas pessoas a respeito do assunto. Para o especialista, a notícia falsa tende a ser sensacionalista e extremada. “Ou ela é boa demais ou muito ruim e aí as pessoas acabam compartilhando por muito amor ou por muito medo”.

 

Ele alertou também para os pedidos de ajuda financeira, depósitos em conta corrente, inseridos em um contexto de solidariedade, e para as solicitações de preenchimento de questionários com números de documentos, endereços, e-mail, pois os dados pessoais podem ser vendidos para terceiros. Quando o conteúdo passa a ser duvidoso, sem uma fonte oficial mencionada ou com informações muito genéricas, Fabro sugere, além de não repassar, avisar a pessoa de quem recebeu que pode se tratar de uma notícia falsa.

 

O programa completo você assiste aqui.

Translate