Professora da ESPM-Rio leva Prêmio Adelmo Genro Filho de melhor tese de pesquisa sobre jornalismo no Brasil
Home Jornalismo

Professora da ESPM leva Prêmio Adelmo Genro Filho de melhor tese de pesquisa sobre jornalismo no Brasil

Professora da ESPM leva Prêmio Adelmo Genro Filho de melhor tese de pesquisa sobre jornalismo no Brasil

Professora Adriana Barsotti leva prêmio com a tese “Primeira página: do grito no papel ao silêncio no jornalismo de rede”.

Adriana Barsotti, professora de Produção de Textos Jornalísticos da ESPM-Rio, recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho, da SBP Jor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – na categoria Doutorado, com a tese “Primeira página: do grito no papel ao silêncio no jornalismo em rede. ”

 

O estudo retrata dois momentos do jornalismo. O primeiro período entre 1875 e 1925, início da primeira página dedicada às manchetes, mostra a influência dos periódicos importantes da época, como Gazeta de Notícias, O Paiz, Jornal do Brasil, Correio do Povo e O Estado de S.Paulo, na sociedade que apesar do grande número de analfabetos, os jornais eram lidos em voz alta e debatidos nas ruas e nos transportes públicos. A segunda parte traz o cenário atual em que as home pages perdem relevância à medida que a navegação migra para as redes sociais e Google. A população se informa por meio de links compartilhados e mecanismos de busca e nesses ambientes são os algoritmos que fazem a seleção do que será exibido aos usuários.

 

Adriana pesquisou 446 capas de jornais antigas, analisou o nível de incidência entre os conteúdos publicados pelos jornais O Globo, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo em suas primeiras páginas impressas e em suas redes sociais, e entrevistou 28 jornalistas que já editaram primeira página e/ou editam home pages, entre eles Ricardo Boechat, Luiz Erlanger, Ricaro Noblat e Jânio de Freitas.

 

A entrega do prêmio será realizada no dia 7 de novembro, às 19h, no Universidade Anhembi Morumbi (Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia, São Paulo).

Sobre Adriana Barsotti

Adriana Barsotti é professora de graduação e pós-graduação da ESPM-Rio e mestre e doutora em Comunicação Social pela PUC-Rio. Autora do livro “Jornalista em mutação: do cão de guarda ao mobilizador de audiência”. Durante a carreira recebeu alguns prêmios da área, entre eles o Prêmio Esso de Jornalismo com a reportagem “A história secreta da guerrilha do Araguaia”. Acumula passagens pelas redações do O Globo, O Estado de S. Paulo, Istoé Dinheiro e foi editora-assistente da coluna Ricardo Boechat.

Translate