Estudantes de pós-graduação da ESPM vencem desafio da ABAcademy e visitam a sede da FCA Fiat em Detroit
Home Marketing

Estudantes de pós-graduação da ESPM vencem desafio da ABAcademy e visitam a sede da FCA Fiat em Detroit

No início de 2018, o programa ABAcademy ESPM Fiat, proposto pela FCA Fiat, lançou um desafio de marketing aos nossos estudantes de pós-graduação. 

O briefing, desenvolvido pela FIAT, destacava os desafios do segmento AB hatch (automóveis de entrada) diante do crescimento da quantidade de players no mercado e das mudanças de comportamento do consumidor. Confrontados com essa realidade, os estudantes foram convidados a desenvolver planos de marketing que ajudassem a responder quais estratégias deveriam ser adotadas para aumentar a participação da montadora neste segmento.

Os quatro talentos ESPM que conquistaram a 1ª colocação: Guilherme dos Santos (Gerente de Contas da JMV Technology); Carolina de Vasconcellos (Analista de Comunicação da HPE Autos – Mitsubishi e Suzuki); Clarissa Viana (Analista de Comunicação do SENAI – SP); Vanessa Lacroce (Coordenadora de Relações Públicas da Anfavea).

De 15 a 18 de janeiro, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar momento de aprendizado e inspiração ao lado de profissionais da FIAT e alguns de seus parceiros. A viagem se iniciou com uma reapresentação do plano de marketing vencedor, debatendo as possibilidades de sua execução, e uma conversa sobre o cenário atual do mercado automobilístico no Brasil e o papel do profissional de marketing nesse contexto.

Jantar de recepção com João Ciaco (Diretor de Brand Marketing, Comunicação e Sustentabilidade Latam da FCA FIAT e Conselheiro ABA); Abel Reis (Presidente do Grupo DAN); Ernane Melo (VP de Operações da DCODE)
Visita ao salão do automóvel de Detroit, o Naias Auto Show 2019, um dos mais tradicionais dos EUA, guiado por Arne Hull (Experiential Marketing Manager da FCA US).
Ativações da FCA no salão do automóvel de Detroit, Naias Auto Show 2019

A visitação se estendeu aos bastidores da produção dos carros da FCA para o salão do automóvel, passando pela oficina onde os carros são montados, pintados e finalizados especificamente para a apresentação no evento.

Visita à sede da FCA em Detroit, prédio que abriga suas marcas Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Professional, Jeep, Lancia, Maserati e Ram.

“Tinha uma expectativa em relação à visita ao prédio da FCE, mas ela foi realmente superada. Visitamos não apenas a sede, mas também agências e parceiros da empresa, players essenciais para colocar de pé todo o espetáculo do Auto Show e a comunicação da empresa durante o resto do ano. ”

Carolina Vasconcellos

Encontro na agência A George P Johnson, focada em marketing de experiência, responsável pela execução das ativações da FCA no salão do automóvel.

“Para mim, que trabalho no setor automobilístico, não há como mensurar a importância desta experiência.”

Vanessa Lacroce

No terceiro e último dia do prêmio, os estudantes visitaram o Product Design Office, setor da empresa responsável por imaginar novos automóveis de acordo com as demandas do mercado e elaborar os protótipos, e a agência de comunicação da FCA, a Union Adworks.

Reunião de encerramento com Arne Hull, que apresentou seu projeto de incentivo aos funcionários, que propõe estimulá-los ao trabalho de excelência por meio da aproximação com os carros que fabricam. O profissional ressaltou a visão do trabalho em conjunto e espírito de equipe, atitudes que hoje permeiam o ambiente de produção nas fábricas da FCA.

Finalizada a agenda do prêmio ABAcademy ESPM FIAT, foram latentes os resultados positivos, inspirações e novos conhecimentos alcançados pelos estudantes da ESPM, no âmbito acadêmico e profissional.

“O projeto ABAcademy, desde a execução do trabalho, que envolveu muita pesquisa e imersão, até a conquista do prêmio e a consequente experiência internacional, foi muito gratificante.”

Clarissa Viana

Diante ao sucesso da primeira edição, a ABA já confirmou a realização do desafio 2019, agora com patrocínio da Pepsico, e promete uma experiência tão inspiradora quanto a que viveram os quatro estudantes, que deixaram Detroit com grandes aprendizados na bagagem.

Se você é estudante da Pós-graduação ESPM, essa pode ser a sua oportunidade de ser o(a) próximo(a) a viver essa experiência!

 

(Confira a matéria na íntegra)