Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA)

A ESPM é Excelência na CAPES

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TUMELERO, C. ; SBRAGIA, R. ; BORINI, F. M. ; FRANCO, E. . The role of networks in technological capability: a technology-based companies perspective. Journal of Global Entrepreneurship Research, v. 8, p. 1-19, 2018.

Produção Técnica de Destaque

  • 47 apresentações de trabalhos em conferências, congressos ou outros eventos
  • 11 cursos de curta duração oferecidos
  • 5 materiais didáticos ou instrucionais desenvolvidos
  • Editoria das revistas acadêmicas
    • Innovation & Management Review (RAI: Revista de Administração e Inovação) – prof. Felipe Borini
    • Internext – prof Ilan Avrichir
  • 17 atividades de organização de eventos
  • Lideranças em comitês importantes da área como:
    • Representante do Brasil no Comitê executivo do European Marketing Academy – prof Vivian Iara Strehlau
    • Coordenador da Divisão ESO – XLII ENANPAD 2018 – prof Mario Ogasavara
    • Líder da área Teoria, epistemologia e métodos de pesquisa em marketing do EMA (Anpad) – 2018 – prof. Eduardo Spers
    • Coordenadora do Tema Marketing e Gestão do XXI SEMEAD  – Prof Thelma Rocha
  • 22 entrevistas em programas de rádio ou TV
  • 4 relatórios de pesquisa
  • Inúmeros pareceres para artigos submetidos à revistas nacionais e estrangeiras, congressos e outros tipos de eventos, para projetos de pesquisa para obtenção de recursos estaduais e federais, dentre outros tipos de avaliação de trabalhos.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.