Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM)
A ESPM é Excelência na CAPES
Produção intelectual do programa
Grupos de Pesquisa
Através dos grupos de pesquisa, é possível consultar as investigações realizadas pelos professores e alunos do PPGCOM-ESPM sobre Comunicação e Consumo.
Deslocar
Interculturalidade, Cidadania, Comunicação e Consumo
Líder
Denise Cogo
História, Comunicação e Consumo
Interculturalidade, Cidadania, Comunicação e Consumo
Líder
Eliza Casadei
História, Comunicação e Consumo é um grupo de pesquisa cujos membros têm como objeto de estudo comum a pesquisa das relações entre as políticas de visibilidade e os imaginários de consumo através de suas estruturações narrativas, estéticas e retóricas sob uma perspectiva histórica. Assim, o objetivo do presente grupo de pesquisa é esquematizar aspectos de uma história das visualidades do consumo em diferentes produtos midiáticos a partir do mapeamento de elementos estéticos utilizados em cada época histórica. A partir de uma metodologia que combina a análise retórica e narrativa dos elementos de composição (tanto imagéticos quanto textuais) mais comumente utilizados em cada tempo histórico em diferentes produtos midiáticos, bem como a mudança que tais elementos sofreram ao longo do tempo, o objetivo do presente grupo de pesquisa é investigar como certas estilísticas mediaram determinados imaginários de consumo em diferentes períodos, ligados a campos discursivos relacionados a projetos de felicidade, de futuro e de bem viver.
GRUSCCO
Subjetividade, Comunicação e Consumo
Líder
Gisela Castro
Este grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da ESPM, São Paulo, iniciou suas atividades em março de 2015. Dentre seus objetivos está a consolidação de parcerias nacionais e internacionais que viabilizem a participação deste grupo junto a editais públicos de fomento à pesquisa. Enquanto se dedicam a leituras e discussões sobre temáticas relacionadas aos diversos modos de imbricação da comunicação e do consumo na produção de subjetividades no contemporâneo, seus pesquisadores promovem reflexões que visam constituir o arcabouço teórico-conceitual que alicerça seus projetos individuais de pesquisa – nos quais se incluem três doutorados, quatro mestrados e um projeto final de Graduação em andamento – bem como outras produções elaboradas conjuntamente em caráter colaborativo.
Comunicação, Consumo e Arte
Líder
João Carrascoza
Nas últimas décadas, a concepção de consumo – para muitos apenas um ato de aquisição de mercadorias – se ampliou a partir das reflexões de estudiosos de distintas áreas, como antropólogos (Canclini, McCracken, Douglas e Isherwood), sociólogos (Slater, Silverstone, Bourdieu) e teóricos culturais (Williams, Hall), além de pesquisadores de comunicação, entre outros.
GPECC
Ética, Comunicação e Consumo
Líder
Luiz Peres-Neto
Somos um grupo de pesquisa das ciências da comunicação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (SP).
O GPECC visa o estudo de questões éticas que permeiam o fenômeno do consumo a partir do campo da comunicação. Estruturado a partir de uma perspectiva multidisciplinar, este grupo de pesquisa pretende problematizar as questões éticas em suas vertentes teleológicas, deontológicas e da alteridade presentes nas práticas de consumo.
Assume-se que o campo da comunicação oferece um locus privilegiado para tal estudo uma vez que os processos e meios de comunicação são parte indissociável da contemporaneidade.
Comunicação,Educação e Consumo: As Interfaces na Teleficção
Líder
Maria Aparecida Baccega
Este grupo objetiva tratar da incorporação das reflexões sobre comunicação/consumo às conquistas teórico-práticas do campo comunicação/educação.
CICO
Comunicação, Consumo e Identidades Socioculturais
Líder
Marcia Perencin Tondato
Os estudos desenvolvidos no GP Comunicação, consumo e identidades socioculturais – CiCO partem da reflexão sobre a intersecção comunicação-consumo pensada no contexto da constituição das identidades no âmbito da interação social no ambiente urbano e relações com o universo midiático. O interesse é buscar respostas a partir da cultura com ênfase no simbólico e no imaginário socioculturais. Avaliar a significação das ações, objetos e expressões em relação a contextos e processos historicamente específicos e socialmente estruturados dentro dos quais, e por meio dos quais, são produzidas, transmitidas e recebidas as formas simbólicas, fundamentando as descobertas na relação com a vida na metrópole da modernidade tardia, onde a velocidade, a fragmentação e a (in)visibilidade são a tônica. Em contextos em que o trabalhador é transformado em consumidor de necessidades básicas, de novas mercadorias e de ideias-mercadorias, para oque os meios de comunicação têm cada vez mais função primordial, em cenários caraterizados pelo uso dos bens de consumo na especificação das relações sociais, exigindo que o consumo seja trabalhado além dos limites das práticas comerciais, ampliado para dimensões de inserção cidadã e diferenciação social.
Juvenália
Culturas Juvenis: Comunicação, Política e Consumo
Líder
Rose de Melo Rocha
O Grupo, recém-constituído (março de 2015), objetiva elaborar, em médio prazo, projeto temático coletivo, capaz de agregar as diferentes competências e áreas de atuação de seus vários integrantes e nos colocar em condição de competir junto a editais públicos de fomento à pesquisa. Atualmente, seus pesquisadores desenvolvem os seguintes projetos individuais: uma bolsa produtividade em pesquisa do CNPq, dois pós-doutorados (Fapesp e Capes), dois doutorados (Prosup) e um mestrado (Prosup) em andamento.
MNEMON
Memória, Comunicação e Consumo
Líder
Mônica Rebeca Nunes
A cada conquista técnica, a memória se expandiu para além do corpo humano esgarçando os frágeis limites entre natureza e cultura. A passagem da memória oral às memórias geradas pelas produções escritas, impressas, audiovisuais e digitais instaurou modos específicos de registrar, codificar, conservar, lembrar, transmitir e produzir memórias, demonstrando seu caráter processual e comunicativo.
Comunicação, Discursos e Biopolíticas do Consumo
Líder
Tânia Hoff
O Grupo “Comunicação, discursos e biopolíticas do consumo”, certificado pelo CNPq no início de 2015, coordenado pela Profa. Dra. Tânia Hoff, é composto por: um bacharel, quatro mestrandos (três bolsas CAPES Taxa e uma Institucional), dois mestres, três doutorandos (duas bolsas CAPES Integral e uma Institucional) e dois pós-doutorandos.
Sense
Comunicação, consumo, imagem e experiência
Coordenação
Gabriela Machado Ramos de Almeida
O grupo se dedicado à compreensão das relações entre imagem, consumo e experiência que originam sensibilidades e afetos compartilhados em cenários de disputas nos âmbitos da cidadania e da visibilidade.
Projetos
Os professores do PPGCOM-ESPM desenvolvem diversos projetos pesquisas, cujos principais estão listados abaixo:
Para informações sobre outras pesquisas desenvolvidas pelo corpo docente, consulte o currículo Lattes dos professores.
Questões éticas das políticas de privacidade digital: liberdade de expressão e práticas de vigilância analisadas a partir do campo da comunicação e do consumo
O real imaginado e o real construído: relações dialógicas entre mundos diegéticos da ficção seriada televisiva e processos de recepção da supersérie ‘Onde nascem os fortes’
Representações de cotidiano e sentidos de educação e consumo: um estudo da narrativa e da recepção de uma produção de teleficção brasileira
Memórias do futuro, códigos e consumos: teatralidades steams, textos e espaços
Artivismo musical de gêneroem São Paulo: dinâmicas de comunicação, contextos de consumo, políticas de apresentação e audiovisibilidade em um pop encarnado e translocal
Convocações midiáticas para a gestão do corpo: da biopolítica às biossociabilidades do consumo
OUTRAS AçÕES
Projetos de extensão
Memorial do Consumo
Ética de Bolso
Cátedra Comunicação, Educação e Consumo
A cátedra Comunicação, Educação e Consumo (feita em parceria com o Instituto Palavra Aberta) foi criada em 2017 com objetivo dar visibilidade para a necessidade da educação para os meios. Para isso, desenvolve cursos para professores–formadores e multiplicadores das redes particular e estadual e divulga material educativo sobre o uso dos meios em mídia digital, com acesso livre, para a população em geral. Já a Cátedra “Memória – Instituto Cultural ESPM” tem como objetivo organizar e catalogar centenas de peças publicitárias, radiofônicas, televisivas, revistas, folhetos, entre outros materiais únicos de grande interesse para pesquisadores da comunicação e disponibilizá-los para o público externo.
Plataforma de Mídias de Imigrantes de São Paulo
Cooperação Nacional e Internacional
Revista Comunicação, Mídia e Consumo
Comitê de Direitos Humanos
Livros publicados por Docentes e Discentes
CARRASCOZA, João (org.). Laboratório do sensível: comunicação, consumo e arte. Porto Alegres: Sulina, 2016. |
COGO, Denise. ROCHA, Rose. HOFF, Tânia (org.). O que é consumo – Comunicação, dinâmicas produtivas e produção de subjetividades. Porto Alegres: Sulina, 2016. |
NUNES, Mônica Rebecca Ferrari (org.). Cosplay, Steampunk e Medievalismo: memória e consumo nas teatralidades juvenis. Porto Alegres: Sulina, 2016. |
PERES-NETO, Luiz (org.). Éticas em rede: políticas de privacidade e moralidades pública. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016. |
HOFF, Tânia (org.). Corpos discursivos: dos regimes de visibilidade às biossociabilidades do consumo. Recife: Editora UFPE, 2016. |
BACCEGA, Maria Aparecida (org.). Estudos de comunicação e análise do discurso: teoria e prática. São Paulo: Intermeios, 2015. |
NUNES, Mônica Rebecca Ferrari (org.). Cena cosplay: comunicação, consumo, memória nas cenas juvenis. Porto Alegre: Sulina, 2015. |
ROCHA, Rose & PERES NETO, Luiz (orgs). Memória, comunicação e consumo: vestígios e prospecções. Porto Alegre: Sulina, 2015. |
CARRASCOZA, João Luís Anzanello. Estratégias criativas da publicidade: Consumo e narrativa publicitária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014. |
OROFINO, Isabel Rodrigues & ROCHA, Rose. Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para educação do futuro. Porto Alegre: Sulina, 2014. |
BACCEGA, Maria Aparecida e TONDATO, Marcia Perencin (orgs.). A telenovela nas relações comunicação e consumo: diálogos Brasil e Portugal. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. |
OROFINO, Isabel Rodrigues & BACCEGA, Maria Aparecida (orgs.). Consumindo e vivendo a vida: telenovela, consumo e seus discursos. São Paulo: Intermeios, 2013. |
BACCEGA, Maria Aparecida (org.). Comunicación y culturas del consumo. Sevilla: Comunicación Social/Fapesp, 2012. |
ROCHA, Rose & CASAQUI, Vander (orgs). Estéticas midiáticas e narrativas do consumo. Porto Alegre: Sulina, 2012. |
ROCHA, Rose & CARRASCOZA, João (orgs). Consumo midiático e culturas da convergência. São Paulo: Miró Editorial, 2011. |
BACCEGA, Maria Aparecida (org.). Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Atlas, 2009. |
BARROS Filho, Clóvis & CASTRO, Gisela (orgs). Comunicação e práticas de consumo. São Paulo: Saraiva, 2007. |
E-Books publicados por Docentes e Discentes
BACCEGA, Maria Aparecida (Org.). Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Atlas, 2012 (e-book versão espanhol) |
ROCHA, Rose; MITRAUD, Francisco & TEIXEIRA, Marcelo (orgs). Perspectivas teóricas em comunicação e consumo: continuando o debate. São Paulo: ESPM, 2011. (e-book). Clique aqui |
BACCEGA, Maria Aparecida & CASTRO, Gisela (orgs). Comunicação e consumo nas culturas locais e global. São Paulo: RSPress, 2010. (e-book). clique aqui |
CASTRO, Gisela & TONDATO, Márcia Perencin (orgs). Caleidoscópio midiático: o consumo pelo prisma da comunicação. São Paulo: RSPress, 2010. (e-book). clique aqui |
CASTRO, Gisela & BUDAG, Fernanda Elouise (orgs.). Comunicação e consumo: primeiros ensaios. São Paulo: RSPress, 2010. (e-book). clique aqui |