Master em Comunicação Empresarial Transmídia

29/04/2020

4 semestres

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Master em Comunicação Empresarial Transmídia

Coordenador

Renato Avanzi

Course Attendees

Still no participant

Descontos para ex-alunos

Descontos para ex-alunos

Desconto especial para ex-alunos concluintes ESPM, mais informações, consulte nossa Central de Relacionamento.

(11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Sistema de Avaliação das Disciplinas

Sistema de Avaliação das Disciplinas

Ao término de cada disciplina ficará disponível ao aluno a prova presencial, seguindo as orientações disponíveis no ambiente de cada disciplina. Os alunos poderão realizar as provas nas seguintes localidades:

  • Em quaisquer campi ESPM (São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul)
  • Em local e data a serem informados nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Recife e Salvador

 

As provas presenciais serão realizadas aos sábados, em data e horário previamente informados. Para realização da prova presencial o aluno precisará se inscrever em uma das datas disponíveis no calendário de provas. Nas cidades onde há Campi ESPM haverá periodicidade mensal para oferta de datas de provas presenciais; nas demais cidades, as provas ocorrerão em março, junho, setembro e dezembro.

 

A prova presencial não precisa ser realizada logo após o término de cada disciplina. O aluno pode, se preferir, acumular disciplinas e realizar uma quantidade maior de provas presenciais em uma única data.

 

A aprovação em cada disciplina é obtida com nota final mínima de 7,0 (sete) e caso o estudante não ultrapasse o limite de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas estabelecido por disciplina. Por se tratar de um curso a distância, considera-se falta a não publicação das atividades da disciplina (e não o comparecimento nas webconferências – aulas ao vivo), conforme informações detalhadas no ambiente virtual de aprendizagem.

Trabalho De Conclusão De Curso

Trabalho De Conclusão De Curso

O TCC será desenvolvido com a tutoria do professor Mentor desde o início do curso, mas, assim que concluídos os créditos de disciplinas, o aluno ingressará oficialmente no período do TCC. Durante esse período se dedicará exclusivamente ao desenho final de seu projeto.

 

Ao final do processo o projeto precisará ser submetido à avaliação por meio de uma banca examinadora.

Eventos Presenciais

Eventos Presenciais

Provas Presenciais:

 

Campus Álvaro Alvim

Rua Álvaro Alvim, 123 — Vila Mariana — São Paulo - SP

 

Campus Joaquim Távora

Rua Joaquim Távora, 1240 — Vila Mariana — São Paulo – SP

 

Campus ESPM Rio

Rua do Rosário, 90 — Centro – Rio de Janeiro — RJ

 

Campus ESPM Sul

Rua Guilherme Schell, 350 — Santo Antônio - Porto Alegre — RS

 

Além das unidades ESPM, as provas também serão realizadas nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Recife e Salvador, em instalações de parceiros já contratados nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

 

O endereço de realização das provas e respectivas datas é disponível no ambiente virtual de aprendizagem.

Rede Temática ESPM

Rede Temática ESPM

Ao final de cada semestre, durante um sábado, ocorrerá em um campus, em São Paulo, um encontro envolvendo todos os estudantes dos cursos de pós-graduação da modalidade semipresencial.

O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.

Comentários curso

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Objetivo do curso

Ao longo deste Master, os estudantes serão preparados para:

 

  • Avaliar cenários e planejar ações integradas de comunicação e marketing, conhecendo as características psicológicas de cada público prioritário para conseguir disseminar em todos eles os conceitos esseciais da marca e gerar percepção de valor agregado
  • Compreender o alcance das mídias digitais para poder utilizá-las de forma mais eficaz, empregando a técnica COPE – Create Once Publish Everywhere para otimizar os resultados também nos demais meios off-line, criando uma empresa com imagem e discursos únicos
  • Praticar modelos de estímulo à criatividade, utilizando metodologias para criar alternativas diferenciadas de comunicação com o mercado que reúnam, ao mesmo tempo, eficácia com investimento equacionado para a produção dos resultados esperados.

 

Em um ambiente de colaboração constante, professores e estudantes compartilharão conhecimentos para serem empregados imediatamente nas empresas e para desenvolverem o Projeto de Conclusão Aplicado, baseado em uma situação real cujo planejamento de comunicação e marketing serão desenvolvidos com base em todos os conteúdos vistos em todas as matérias.

A INOVAÇÃO E O RECONHECIMENTO DA ESPM NO FORMATO E NO TEMPO QUE VOCÊ PRECISA, ONDE VOCÊ ESTIVER

Os programas de Educação a Distância (EAD) oferecem conteúdo com a excelência de ensino da ESPM para você poder escolher onde e quando aprender: você pode assistir a todas as aulas ao vivo, interagindo com os professores em tempo real, ou, se preferir, também pode assistir às aulas depois gravadas, no dia e horário que mais se adequem à sua rotina, quantas vezes desejar até o final do seu curso.

POR QUE ESCOLHER O EAD DA ESPM?

  • Somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados.
  • Durante as aulas, os alunos podem interagir com o professor pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real.
  • Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso.
  • Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para revisão ou consulta. Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina, para que você possa conhecer seus acertos e oportunidades de melhoria.

Os programas EAD da ESPM utilizam os recursos da plataforma Canvas, construindo um ambiente digital de estudo e aprendizagem moderno e intuitivo.

O que você irá aprender

As disciplinas serão conduzidas por professores com experiência profissional e acadêmica nos respectivos temas, que apresentarão os conteúdos ao vivo por web conferência, gerando grande interação entre professores e estudantes com a discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes.

Apresentar a estrutura geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e as características do trabalho final. Apresentar as novas competências dos CCO – Chief Communications Officer: gestores da comunicação e guardiões da imagem das organizações.

Em um mundo de pessoas hiperconectadas, é preciso focar nas necessidades e expectativas dos públicos prioritários para desenvolver um plano de comunicação integrada que contribua efetivamente para o atingimento dos objetivos do negócio.

Conhecer as ferramentas e os meios digitais é importante, mas não é suficiente para se destacar em mercados de extrema competitividade. É necessário definir as melhores alternativas para impactar o maior número de pessoas, com o menor montante de investimento.

Esta disciplina vai mostrar todas as etapas para a elaboração de um planejamento completo, começando pelo conhecimento dos objetivos do negócio em sintonia com os objetivos de comunicação e marketing, passando pela definição dos stakeholders, perfil dos públicos, pontos de contato, guidelines de orientação de campanhas, ações de comunicação, cronograma, budget e mensuração de resultados.

A matéria tem por objetivo mostrar ao estudante a lógica do pensamento estratégico para a elaboração de um plano integrado, de tal forma que ele esteja preparado para planejar em qualquer tipo de empresa e negócio, quer seja indústria, comércio, serviços, agribusiness ou terceiro setor.

Após cursar esta disciplina o participante estará apto a utilizar todas as demais matérias que mostrarão alternativas online e off-line para compor o Planejamento da Comunicação Integrada de Marketing

Existe muitos meios digitais que podem ser utilizados para alavancar as comunicações das empresas com seus diversos públicos.

Discutir as tendências das mídias sociais permite um pensamento estratégico que orienta as escolhas de caminhos a serem seguidos para os investimentos em comunicação institucional e mercadológica.

Esta disciplina aborda maneiras para se chegar à liderança comunicacional no mundo V.U.C.A. (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity), tanto por meio da utilização otimizada das mídias sociais digitais de forma orgânica ou impulsionada, quanto apresentando as ferramentas digitais mais recomendadas para engajar diversos públicos.

Entre elas, o estudante vai conhecer alternativas de gamefication, treinamentos EaD e mídias sociais corporativas fechadas no âmbito da TI da empresa.

Diferenciação é a palavra-chave de qualquer processo de comunicação com o mercado. Para se destacar entre a concorrência é preciso ser mais criativo, nem sempre fazendo algo que ninguém jamais fez, mas pelo menos fazendo de uma maneira inusitada o que já é conhecido.

Este é o foco desta disciplina: compartilhar técnicas para que o estudante consiga dar asas à sua imaginação, mesmo quando imagina que não possui o dom da criatividade.

Serão mostradas e aprofundadas inúmeras formas para desenvolver um processo criativo como, por exemplo, o Design Thinking, o Brainstorming, o World Café, o modelo SCAMPER, o Mind Map, o método Sinéctico e a busca de referências criativas.

O objetivo é desenvolver um modelo criativo baseado nas necessidades da empresa e nas expectativas dos públicos, de tal forma que as ações de comunicação e marketing ganhem contornos de ineditismo com foco em resultados concretos.

A construção da imagem institucional e o estreitamento das relações emocionais do público com as organizações passa pela formulação de storytelling.

Todos têm uma relação muito próxima com histórias de todas as naturezas. Desde que nascemos somos envolvidos por narrativas que começam a ser contadas por nossos pais, depois na escola, pelos amigos e pelas instituições com as quais nos relacionamos.

A vida das empresas deve ser contada interna e externamente para gerar um envolvimento com a marca empregadora e com os produtos e serviços que são consumidos.

Um registro das histórias da organização, desde o heroísmo empreendedor do seu fundador, até as realizações de seus mais destacados colaboradores pode engajar os atuais funcionários nas páginas que ainda precisam ser escritas.

Da mesma forma, boas histórias conectam o mercado com a marca e criam laços de aproximação difíceis de serem quebrados.

Mostrar as técnicas para construir storytelling corporativo é o objetivo desta disciplina.

Mais do que nunca, a sociedade exige uma postura ética e responsável das organizações com as quais se relacionam. Apenas a produção de bons produtos e serviços, sozinhos, deixou de ser suficiente para manter clientes fieis e funcionários engajados.

As empresas precisam atuar de forma sustentável em todos os sentidos, tanto na sua atividade interna, quanto na cadeia de produção de matérias primas, no transporte e nas revendas.

Esta matéria vai aprofundar o tema, mostrando os caminhos para comunicar online e off-line as atividades responsáveis da empresa, apresentando formas de gerir a diversidade, implantar uma política de compliance para toda a organização, divulgar as ações de sustentabilidade e otimizar as relações éticas com a sociedade de modo geral.

Fazem parte deste conteúdo curricular as discussões e as alternativas mais adequadas para equacionar as questões de gênero, a inibição dos assédios morais e sexuais, a inclusão de pessoas com necessidades especiais e o aproveitamento de profissionais da terceira idade.

Decorrente da imagem institucional, a reputação de uma empresa é construída ao longo do tempo, como resultado das suas ações, valores praticados e efetivas contribuições à sociedade.

Para muitas empresas a reputação constitui a maior parte do valor da marca no mercado, superando seus ativos tangíveis e sua geração de caixa.

Isto porque uma reputação bem construída é capaz de superar crises de várias naturezas (tema de uma disciplina específica deste curso), permitindo que a marca se reconstrua diante dos olhos do mercado, amparada por um passado respeitável.

Esta matéria mostrará como deve ser construída a imagem corporativa de uma organização, alinhando os seus discursos institucionais para que ela tenha uma imagem única ao longo do tempo, empregando elementos constitutivos de uma identidade de marca.

Serão apresentadas formas para desenvolver e aproveitar as relações com influenciadores, além de metodologias para estudar a imagem atual da empresa e planejar a imagem pretendida.

Eventos permitem uma relação mais próxima com os públicos de interesse, criando condições para o desenvolvimento de uma abordagem mais informal, ao mesmo tempo que proporciona experiências únicas.

Nesta disciplina serão aprofundadas as inúmeras maneiras de inserir a empresa no contexto dos eventos, tanto de cunho institucional, quanto mercadológico.

Serão mostradas alternativas para desenvolver eventos proprietários, participar de forma diferenciada de eventos de terceiros, patrocinar eventos importantes ou gravitar no entorno deles para fixar a marca sem investir vultosas somas de dinheiro.

Como exemplos, serão abordadas as experiências com a marca em espaços online e offline, os open houses, os eventos realizados no universo digital, a tendência das ações sustentáveis como decorações recicláveis e geração de energia pelo visitante, entre muitos outros.

Também os eventos internos para colaboradores e suas famílias, terceirizados e contratados receberão especial atenção, por fazerem parte das estratégias de manutenção de um bom clima para o aumento da produtividade do trabalho.

Não importa o tamanho da empresa – micro, pequena, média ou grande – ou se ela é organizada ou desorganizada. Todas as instituições estão sujeitas a vivenciarem uma crise de imagem no mercado. As que souberem enfrentar bem a situação sobrevivem e seguem em frente superando o momento difícil. As que não souberem, desaparecerão.

Nesta matéria serão mostradas as características de um bom Plano Preventivo contra as crises (Crisis Response Plan - CRP) e como implantá-lo na empresa como forma ideal de não vivenciar consequências desastrosas para a imagem corporativa.

Serão discutidas, também, as ações que devem ser adotadas quando uma crise já se instaurou: respostas imediatas, atitudes para gerar empatia com o público, utilização das mídias sociais, atendimento à imprensa, monitoramento das notícias e atividades posteriores à crise para recuperar a imagem abalada.

O estudante vai aprender a lidar e tirar proveito das crises geradas no mundo das Fake News.

Pessoas adotam comportamentos com ou sem qualidade. É preciso acompanhar se as atitudes dos públicos vêm acompanhadas do nível de qualidade esperado pela empresa.

Isto vale tanto para funcionários, quanto para clientes, imprensa, distribuidores, franqueados, concessionários e outros públicos.

A mensuração qualitativa é o foco desta disciplina, que abordará os principais métodos de pesquisa utilizados no mercado, preparando o estudante para realizá-la com a equipe da empresa ou para saber cobrar resultados efetivos de um instituto de pesquisa contratado.

Serão discutidas, entre outras, as metodologias de Investigação Apreciativa, de Focus Group, de Cliente ou Funcionário Oculto e as alternativas digitais disponíveis, tanto gratuitas, quanto pagas.

“Show me the money”. Esta é uma das expressões mais repetidas por executivos de empresas, especialmente em tempos de dificuldades econômicas no mercado.

Com razão, todos querem saber se o orçamento investido em comunicação e marketing, quer seja em ação online ou off-line, trazem retorno financeiro para o negócio.

É preciso provar que o dinheiro será ou foi bem aplicado e que, de fato, contribuiu para fortalecer a imagem institucional e para vender produtos e serviços.

Nesta disciplina, além de mensurar os resultados quantitativos tangíveis ou intangíveis de todas as ações de comunicação e marketing, o estudante vai aprender a utilizar os dados para preparar futuros Planos Estratégicos, otimizar recursos humanos, materiais e financeiros, corrigir os rumos de uma campanha e gerenciar dados de forma estratégica.

No mundo digital a mensuração quantitativa conta com inúmeras ferramentas que serão mostradas no curso, mas elas sozinhas não agregam inteligência à leitura dos números. A matéria vai preparar os participantes para realizarem análises, selecionarem os melhores indicadores, definirem as métricas e calcularem o ROI – Return on Investiment, mesmo das ações institucionais não-tangíveis.

A comunicação interna é uma necessidade de todas as empresas para manterem seus funcionários bem informados sobre tudo o que aconteceu e o que deverá acontecer no ambiente da empresa. Mas só isso não basta para estimular nos colaboradores os comportamentos mais adequados para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

É necessário implementar campanhas de endomarketing que estimulem a todos a perseguirem objetivos comuns da organização, criando motivações corporativas para que cada um dê o máximo da sua capacidade produtiva e criativa.

A abordagem desta matéria é focada nas duas formas de ação conjugadas: planejamento, criação e implementação do endomarketing estratégico, ao lado do uso complementar da comunicação interna para fixação dos conceitos essenciais.

As alternativas vistas no módulo “Universo Digital das Comunicações” serão resgatadas neste módulo, desta vez sob o aspecto dos conteúdos mais recomendados para modificar comportamentos, aproximar gestores das equipes e manter os colaboradores motivados para o permanente empreendedorismo corporativo.

O estudante aprenderá a criar fluxos horizontais de comunicação para envolver o público interno na busca de soluções, com empoderamento e descentralização do poder hierárquico concentrador.

Um dos grandes desafios atuais das organizações é manter a harmonia produtiva na convivência das gerações mais antigas com as novas, minimizando o choque de culturas e comportamentos.

As duas visões do trabalho são indispensáveis para o crescimento dos negócios: a experiência de quem conhece o mercado há anos e a inovação de quem nasceu conectado a um mundo líquido e digital.

Como lidar e integrar as diferentes gerações – X, Y e Baby Boomeres – é o foco principal desta disciplina, que vai além, abordando, por exemplo, as diferenças multiculturais de expatriados nas empresas internacionalizadas.

Serão vistas as características psicológicas que devem ser levadas em consideração para administrar e reduzir conflitos, gerando atrativos no clima interno para diminuir o turn over e ampliar o pertencimento e o engajamento de todos.

O elo entre as gerações e diferentes perfis será tratado por meio da gestão de uma comunicação integradora que promove relacionamentos mais maduros e assertivos.

A existência da empresa sempre está condicionada às relações com seus clientes. Uma boa estratégia de comunicação deve prever ações para os três momentos de interação com seus consumidores: pré-venda (geração de conhecimento e conquista), venda (consideração e preferência) e pós-venda (relacionamento para futuras compras).

Neste módulo o estudante será levado a percorrer toda a cadeia de ações para o envolvimento dos clientes, tais como as campanhas para ampliar a visibilidade do produto, propaganda, campanhas conjugadas com parceiros, promoções no PDV, programas de fidelidade, envolvimento com relações públicas, entre outras possibilidades.

Os meios online e off-line, conjugados, serão vistos dentro do conjunto de alternativas para conquistar e reter clientes que verdadeiramente se identifiquem com a marca, seus produtos e serviços.

A imprensa sempre foi considerada o 4º poder por sua influência na formação da opinião pública. Atualmente os meios impressos e eletrônicos perderam um pouco da sua força para os meios digitais. Mas a mídia jornalística continua influenciando atitudes e percepções.

A maneira como se relacionar com a imprensa de forma positiva, obtendo espaços editoriais gratuitos que divulguem a marca institucionalmente é o objetivo desta matéria.

Serão vistas maneiras de estruturar uma assessoria de imprensa ativa em busca de divulgações constantes, conquistando matérias estratégicas em veículos de real interesse para os objetivos do negócio.

A atuação receptiva, reagindo às solicitações de jornalistas também será discutida, ao lado das maneiras para transformar a empresa e seus executivos em fontes de informações.

Como elaborar um media training, como utilizar os influencers digitais e como ser notícia nos veículos digitais é mais um conteúdo importante que o estudante aprenderá neste módulo.

Empresas de capital aberto precisam se comunicar com seus acionistas por força de imposições da lei. No entanto, quer sejam sociedades anônimas ou organizações de capital fechado, ambas necessitam obter créditos e financiamentos, tanto para a expansão dos negócios, quanto para aumentar seu capital de giro.

Nesta disciplina serão vistas formas para se aproximar de acionistas, além de conquistar novos investidores no mundo virtual ou presencial, promovendo a comunicação legal ao lado da institucional para satisfazer as necessidades de segurança e perspectivas de futuro dos agentes do mercado.

A conquista da confiança dos analistas de mercado será discutida como ponto de partida para a elevação do valor intangível da marca e da avaliação tangível do empreendimento.

Em paralelo, serão tratadas questões de relacionamentos com o mercado financeiro dos bancos e demais fontes de empréstimos, inclusive o fortalecimento pontual da imagem corporativa da empresa para sua valorização e consequente venda.

Muitas vezes o lobby é confundido no Brasil como uma atividade ilícita promovida por empresas que não têm um comportamento ético. No entanto, o lobby é um instrumento da democracia, na medida em que todos os representantes da sociedade civil podem interagir com os poderes públicos e demonstrarem seus pontos de vista em favor ou contra uma proposta de mudança social.

Em apoio à atividade do lobista, a comunicação assume um papel importante de ajuda no convencimento de parlamentares e da opinião pública sobre as ideias defendidas pela organização.

No decorrer desta matéria o estudante conhecerá ações de comunicação para a defesa dos interesses empresariais, por exemplo em processos de audiências públicas, além de atividades para manter o estreito relacionamento com parlamentares e os poderes executivos.

O uso das mídias sociais e dos canais digitais será visto como alternativa para a disseminação de ideias em apoio aos interesses corporativos.

Os canais de distribuição, próprios da empresa ou terceirizados, representam a marca diante dos consumidores. Por isso, é necessário que eles sejam preparados para assumirem a postura mais adequada frente ao mercado, com o necessário engajamento aos valores e estratégias corporativas.

Esta disciplina trata de alternativas para manter um bom relacionamento com canais de distribuição e PDVs, tanto para as situações de rotina, quanto para o desenvolvimento de campanhas de incentivos de vendas, envolvendo premiações ou apenas reconhecimentos.

As mais diversas formas de promoções conjugadas com o PDV serão discutidas, visando ampliar o repertório do estudante para uma aproximação produtiva e rentável com todo o trade, a fim de assegurar que a marca será respeitada e o retorno financeiro será ampliado.

Elaborar um projeto com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação. No total estão incluídas 22h30 de atividades extraclasse para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso.

Quando acontece?

As aulas por web conferência serão ministradas ao vivo às segundas e quartas-feiras, a partir de 29/04/2020das 19h30 às 21h30, e possibilitam uma interação mais eficaz e em tempo real entre os alunos e o professor. Caso não tenha disponibilidade para participar da web conferência no horário determinado, o estudante pode acessar a gravação da aula posteriormente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As aulas ficam disponíveis na plataforma até o encerramento do curso.

Segunda-feira

19h30 às 21h30

Quarta-feira

19h30 às 21h30

As provas presenciais nas unidades que não pertencem a ESPM poderão ser realizadas nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

Para quem se destina?

  • Profissionais dedicados à construção da imagem institucional e de marca de produtos, que zelam pela reputação das empresas e pelos seus relacionamentos com os mais diversos stakeholders
  • Profissionais de comunicação e marketing que lidam com as mídias digitais e coordenam os processos online e off-line de interação da empresa com o mercado
  • Responsáveis pela gestão de equipes, recursos humanos, atração, desenvolvimento e retenção de talentos internos que precisam lidar com os desafios de aproximar diferentes gerações para formar times multidisciplinares e multiculturais de alto desempenho
  • Profissionais responsáveis pela publicidade, marketing institucional e mercadológico, relações públicas, imprensa, gestão de crises, relações institucionais com os mais diversos públicos, planejamento, criação, implantação e mensuração de resultados de ações de comunicação integrada e estratégica
  • Empreendedores, consultores, gestores de empresas familiares e profissionais liberais que atuam em seus próprios negócios
  • Empresas, agências de publicidade e de comunicação, assessorias e consultorias que necessitam capacitar suas equipes na área de planejamento, avaliação de cenários, criação e gestão de relacionamentos com públicos.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Educação a Distância ESPM

Além das unidades tradicionais ESPM, você poderá realizar suas provas presenciais nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Recife e Salvador (as provas nestas localidades serão realizadas nos meses de março, junho, setembro e dezembro)

Escolha onde realizar suas provas

São Paulo - ESPM - Unidades

São Paulo

ESPM Rio Unidades

Rio de Janeiro

ESPM Sul Unidades

Porto Alegre

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional.

3. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula online.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 698,00
  • Parcelas
  • 1X R$ 17.287,00
  • 11X R$ 1.520,11 + 1X R$ 1.527,45
  • 17X R$ 1.042,72 + 1X R$ 1.061,42
  • 23X R$ 804,41 + 1X R$ 835,42
  • 29X R$ 662,54 + 1X R$ 682,54
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DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA ATÉ 31/03/2020

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

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Educação a distância

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MBA/Master

Período: Noturno

Aulas: segundas e quartas-feiras ao vivo por webconferência

Até 30x de R$ 662,54*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 29/04/2020

Taxa de Inscrição: R$ 100,00

Inscrições até: 21/04/2020

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