Master em Economia Comportamental

29/04/2020

4 semestres

Home Pós-Graduação

Master em Economia Comportamental

Responsável Acadêmica

Danielle Soares

Course Attendees

Still no participant

Descontos para ex-alunos

Descontos para ex-alunos

Desconto especial para ex-alunos concluintes ESPM, mais informações, consulte nossa Central de Relacionamento.

(11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Sistema de Avaliação das Disciplinas

Sistema de Avaliação das Disciplinas

Ao término de cada disciplina ficará disponível ao aluno a prova presencial, seguindo as orientações disponíveis no ambiente de cada disciplina. Os alunos poderão realizar as provas nas seguintes localidades:

  • Em quaisquer campi ESPM (São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul)
  • Em local e data a serem informados nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Recife e Salvador

 

As provas presenciais serão realizadas aos sábados, em data e horário previamente informados. Para realização da prova presencial o aluno precisará se inscrever em uma das datas disponíveis no calendário de provas. Nas cidades onde há Campi ESPM haverá periodicidade mensal para oferta de datas de provas presenciais; nas demais cidades, as provas ocorrerão em março, junho, setembro e dezembro.

 

A prova presencial não precisa ser realizada logo após o término de cada disciplina. O aluno pode, se preferir, acumular disciplinas e realizar uma quantidade maior de provas presenciais em uma única data.

 

A aprovação em cada disciplina é obtida com nota final mínima de 7,0 (sete) e caso o estudante não ultrapasse o limite de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas estabelecido por disciplina. Por se tratar de um curso a distância, considera-se falta a não publicação das atividades da disciplina (e não o comparecimento nas webconferências – aulas ao vivo), conforme informações detalhadas no ambiente virtual de aprendizagem.

Trabalho De Conclusão De Curso

Trabalho De Conclusão De Curso

O TCC será desenvolvido com a tutoria do professor Mentor desde o início do curso, mas, assim que concluídos os créditos de disciplinas, o aluno ingressará oficialmente no período do TCC. Durante esse período se dedicará exclusivamente ao desenho final de seu projeto.

 

Ao final do processo o projeto precisará ser submetido à avaliação por meio de uma banca examinadora.

Eventos Presenciais

Eventos Presenciais

Provas Presenciais:

 

Campus Álvaro Alvim

Rua Álvaro Alvim, 123 — Vila Mariana — São Paulo - SP

 

Campus Joaquim Távora

Rua Joaquim Távora, 1240 — Vila Mariana — São Paulo – SP

 

Campus ESPM Rio

Rua do Rosário, 90 — Centro – Rio de Janeiro — RJ

 

Campus ESPM Sul

Rua Guilherme Schell, 350 — Santo Antônio - Porto Alegre — RS

 

Além das unidades ESPM, as provas também serão realizadas nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Recife e Salvador, em instalações de parceiros já contratados nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

 

O endereço de realização das provas e respectivas datas é disponível no ambiente virtual de aprendizagem.

Rede Temática ESPM

Rede Temática ESPM

Ao final de cada semestre, durante um sábado, ocorrerá em um campus, em São Paulo, um encontro envolvendo todos os estudantes dos cursos de pós-graduação da modalidade semipresencial.

O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.

Comentários curso

Ainda não há comentários

A Economia Comportamental, ao promover uma aproximação frutífera da Economia com outros campos do conhecimento, como a Psicologia, Marketing, Neurociência e outras ciências sociais, traz o benefício de sistematizar e concentrar em uma única área elementos fundamentais sobre como fazemos escolhas e vieses frequentes apresentados pela grande maioria dos indivíduos e instituições. Mostrará aplicações práticas para áreas de marketing, negócios e finanças com base em diversos estudos empíricos conduzidos nos últimos anos. Seus estudos têm incentivado fortemente a cultura de testar e aprender nas instituições, usando fundamentalmente como ferramenta a metodologia experimental.

No programa você vai conhecer como as pessoas pensam e como é possível alterar o contexto decisório para provocar impacto nas decisões. O curso fornece as ferramentas necessárias para identificar oportunidades de intervenção, desenhá-las e testa-las de forma rigorosa para obter evidência que permita melhorar a tomada de decisão e criar valor para consumidores e organizações.

Além disso, será uma ótima alternativa para preparar profissionais e pesquisadores que estejam planejando candidaturas para cursos de mestrado ou doutorado no exterior na área de ciências comportamentais e experimentais, bem como aqueles que queiram entrar para uma ampla gama de carreiras, nas quais a Economia Comportamental é cada vez mais importante.

Objetivo do curso

O curso fornecerá uma sólida base teórica em Economia Comportamental, capacitando os participantes a utilizarem os conceitos e principais ferramentas neste campo de pesquisa em empresas, agências de publicidade, bancos, consultoria, entre outros.

O objetivo deste curso é também subsidiar futuros gestores, consultores e analistas nas tendências subjacentes às decisões psicológicas feitas por clientes, colaboradores, concorrentes, e eles mesmos, com ênfase em como incorporar esses insights sobre negócios, marketing, liderança e estratégias.

A INOVAÇÃO E O RECONHECIMENTO DA ESPM NO FORMATO E NO TEMPO QUE VOCÊ PRECISA, ONDE VOCÊ ESTIVER

Os programas de Educação a Distância (EAD) oferecem conteúdo com a excelência de ensino da ESPM para você poder escolher onde e quando aprender: você pode assistir a todas as aulas ao vivo, interagindo com os professores em tempo real, ou, se preferir, também pode assistir às aulas depois gravadas, no dia e horário que mais se adequem à sua rotina, quantas vezes desejar até o final do seu curso.

POR QUE ESCOLHER O EAD DA ESPM?

  • Somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados.
  • Durante as aulas, os alunos podem interagir com o professor pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real.
  • Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso.
  • Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para revisão ou consulta. Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina, para que você possa conhecer seus acertos e oportunidades de melhoria.

Os programas EAD da ESPM utilizam os recursos da plataforma Canvas, construindo um ambiente digital de estudo e aprendizagem moderno e intuitivo.

O que você irá aprender

As disciplinas do curso são apoiadas por aulas por web conferência em tempo real, conduzidas por professores com larga experiência profissional e acadêmica no respectivo tema, textos e indicações bibliográficas atuais. Dinâmicas, cases e análises críticas são partes integrantes das atividades ao longo do curso, favorecendo um aprendizado participativo.

O curso conta uma disciplina integradora cujo objetivo é a disponibilização de um canal de comunicação com a coordenação do curso. Por esta disciplina é realizada a aula inaugural e apresentações de convidados da coordenação do curso.

Nas indicações bibliográficas estão incluídos textos em inglês, requerendo dos participantes inglês instrumental.

Eixos do curso

Comunicação e Consumo

Processo Decisório: Liderança e Gestão

Economia e Finanças

Métodos de Pesquisa

Comunicação e Consumo

Conhecer os principais conceitos de marketing e planejamento estratégico, os métodos de análise e inteligência de ambiente e mercado e as ferramentas estratégicas de marketing e as novas práticas do marketing Customer Centric.

Esta disciplina se concentra em vários aspectos do comportamento do consumidor e como fatores emocionais, sociais, econômicos e contextuais afetam o momento da decisão. São estudados casos práticos e passo a passo sobre como aplicar os conceitos e ferramenta da Economia Comportamental aos tópicos de marketing, e-commerce e finanças.

Os avanços da neurociência têm aberto possibilidade de compreensão sobre as bases biológicas da tomada de decisão e como estímulos de marketing podem influenciar o comportamento de consumo e compra. Nesta disciplina, os estudantes serão expostos a conhecimentos, dinâmicas e exercícios sobre as bases da neurobiologia do comportamento de consumo, compra e escolha. A disciplina trará conhecimento de como o cérebro processa estímulos sensoriais e desenvolve a percepção, quais fatores são mais importantes para produção de respostas emocionais que conduzirão a um maior processamento de memórias e o funcionamento das bases neurobiológicas da atenção. Também serão abordados temas envolvendo a influência social e cognitiva na tomada de decisão e como as técnicas de neurociência estão sendo utilizadas para entendimento do consumidor.

O conceito de nudge e arquitetura de escolha tem ganhado grande destaque no mundo todo e já é considerado uma das principais ferramentas na Economia Comportamental. Esse módulo visa capacitar os profissionais para desenhar, testar e implementar nudges nos mais diversos setores. Um nudge é qualquer aspecto da arquitetura de escolha que altera o comportamento das pessoas de um modo previsível sem proibir quaisquer opções nem alterar significativamente seus incentivos econômicos.

Economia e Finanças

Possibilitar a aquisição e a ordenação dos conceitos fundamentais de finanças relacionados à gestão comercial. Processo decisório em decisões que envolvem custos, risco e incerteza. Heurísticas e desvios sistemáticos em processos de gestão financeira em negócios. Modelos de start-ups, investidores e formas de gestão.

Finanças Comportamentais é um campo de conhecimento voltado ao estudo das escolhas dos investidores financeiros, a partir de observações empíricas e de pressupostos psicologicamente realistas. Enfoca as decisões dos investidores financeiros e os fluxos de dinheiro resultantes. O módulo também fornece uma introdução crítica simplificada à microeconomia, macroeconomia e finanças para aqueles sem formação econômica.

Esta disciplina estuda o processo de escolha em psicologia e economia. Entender quando e por que as pessoas se desviam do modelo econômico padrão. São discutidas as heurísticas, enviesamentos e é apresentada a Teoria da Perspectiva. O módulo analisará o processo de consumo do indivíduo e os mecanismos conscientes e inconscientes que influenciam no processo de consumir, poupar e se endividar. Abordará ainda alternativas aos modelos de escolha intertemporal vigentes, o viés do presente, autocontrole, impaciência no consumo e o valor relativo que as pessoas atribuem a retornos em diferentes pontos no tempo.

Abordará a importância e impacto do uso da Economia Comportamental e seus experimentos para criação de ações de impacto na área de Sustentabilidade, Consumo Consciente e Comunicação, promovendo uma discussão ética fundamental na aplicação das ferramentas comportamentais. Na disciplina serão inferidas as implicações de conceitos-chave como o da preferência intertemporal para o bem-estar individual, coletivo e mundial.

Métodos de Pesquisa

Esta disciplina dará uma visão ampla das diferentes áreas de pesquisa da economia comportamental, seus principais estudos e fontes de informação. Também abrangerá conceitos básicos de análise de dados para interpretar resultados dos seus estudos de forma simplificada.

Visão geral das diferentes ferramentas que podem ser utilizadas para observar o comportamento humano sob condições controladas com foco na metodologia experimental e diferentes tipos de experimentos. Esta disciplina irá mostrar como e por que os experimentos são utilizados na área e como desenhar seus próprios experimentos permitindo o desenvolvimento de habilidades para avaliar criticamente projetos experimentais e resultados. Abordará também modelos integrativos e discutirá a necessidade de uma mudança de cultura das empresas e organizações, já bastante consolidada internacionalmente, que valoriza a ideia de criar, testar, aprender, “re-testar” e só depois implementar.

Integração e aplicação de metodologias de análise de dados a nível individual e geral para aprofundamento da interpretação dos dados em ciências comportamentais.

Abordará a importância e impacto do uso da Economia Comportamental e seus experimentos para criação de ações de impacto na área de Sustentabilidade, Consumo Consciente e Comunicação, promovendo uma discussão ética fundamental na aplicação das ferramentas comportamentais. Na disciplina serão inferidas as implicações de conceitos-chave como o da preferência intertemporal para o bem-estar individual, coletivo e mundial.

Processo Decisório: liderança e gestão

Esta disciplina visa fornecer uma visão ampla e aplicada dos principais conceitos e ferramentas das ciências comportamentais e, por esta perspectiva, as diferentes formas de entender e investigar a tomada de decisão. Também apresenta a estrutura e funcionamento geral do curso e o funcionamento do ambiente de aula.

Identificar os principais vieses cognitivos, falácias que originam erros em processos decisórios de negócios, elementos de contexto que potencializam estes erros, implicações práticas dos vieses estudados para o contexto profissional e de negócios, avaliar e selecionar as alternativas mais viáveis e eficientes para a melhoria de processos decisórios individuais e coletivos.

Abordagem contemporânea da visão de bem-estar subjetivo e felicidade com base nos estudos na Economia Comportamental. Compreender as estratégias para criação de experimentos que testem produtos e intervenções mais eficazes com foco no aumento do bem-estar individual e global. Análise crítica e desenho de ações práticas para maximização da felicidade individual.

Desde um olhar sobre as nossas decisões quando interagimos com o outro, a disciplina visa se aprofundar nos conceitos referentes ao fator humano nas organizações e na tomada de decisão individual. Na disciplina são estudados os principais vieses nos processos de seleção de pessoal e desenhos de planos de remuneração nas organizações e as chaves para criar lideranças transformadoras na gestão de pessoas. Também serão abordados aspectos relacionados ao impacto dos outros nas nossas decisões de consumo e a origem do altruísmo e reciprocidade. Discutirá comportamentos como normais, sociais, reciprocidade, prova social, entre outros.

Quando acontece?

Todas as disciplinas possuem aulas por web conferência com o professor-tutor para que o estudante possa interagir diretamente e esclarecer dúvidas. Essas aulas serão conduzidas ao vivo, no horário das 19h30, permanecendo gravadas no ambiente virtual de aprendizagem para que o estudante possa assisti-la mais de uma vez ou, no caso de estar impossibilitado de assistir ao vivo, possa assistir a gravação.

Segunda-feira

19h30 às 21h30

Quarta-feira

19h30 às 21h30

As provas presenciais nas unidades que não pertencem a ESPM serão realizadas nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

Para quem se destina?

Profissionais responsáveis por áreas de gestão de relacionamento, projetos que envolvam mudança cultural, desenvolvimento de equipes internas e clientes.
Formandos nas áreas de economia e administração terão maior alinhamento com as disciplinas e proposta do curso.

Pré-requisitos

Necessário inglês instrumental.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Educação a Distância ESPM

Além das unidades tradicionais ESPM, você poderá realizar suas provas presenciais nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Recife e Salvador (as provas nestas localidades serão realizadas nos meses de março, junho, setembro e dezembro)

Escolha onde realizar suas provas

São Paulo - ESPM - Unidades

São Paulo

ESPM Rio Unidades

Rio de Janeiro

ESPM Sul Unidades

Porto Alegre

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional.

3. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula online.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 698,00
  • Parcelas
  • 1X R$ 20.405,00
  • 11X R$ 1.794,29 + 1X R$ 1.802,92
  • 17X R$ 1.230,79 + 1X R$ 1.252,90
  • 23X R$ 949,50 + 1X R$ 986,08
  • 29X R$ 782,04 + 1X R$ 805,65
ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA COM ATÉ 1 MÊS DE ANTECEDÊNCIA AO INÍCIO DO CURSO

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

Etiquetas :

Educação a distância

Educação a distância

MBA/Master

Período: Noturno

Aulas: segundas e quartas-feiras ao vivo por webconferência

Até 30x de R$ 782,04*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 29/04/2020

Taxa de Inscrição: R$ 100,00

Inscrições até: 29/04/2020

Translate