Master em Economia Comportamental - ESPM
Master em Economia Comportamental

28/04/2021

4 semestres

Home Pós-Graduação

Master em Economia Comportamental

Responsável Acadêmica

Danielle Soares

Course Attendees

Still no participant

Descontos para ex-alunos

Descontos para ex-alunos

Desconto especial para ex-alunos concluintes ESPM, mais informações, consulte nossa Central de Relacionamento.

(11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Cancelamento ou adiamento do curso Pós EAD

Cancelamento ou adiamento do curso Pós EAD

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis, após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis, após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Trabalho De Conclusão De Curso

Trabalho De Conclusão De Curso

O TCC será desenvolvido com a tutoria do professor Mentor desde o início do curso, mas, assim que concluídos os créditos de disciplinas, o aluno ingressará oficialmente no período do TCC. Durante esse período se dedicará exclusivamente ao desenho final de seu projeto.

 

Ao final do processo o projeto precisará ser submetido à avaliação por meio de uma banca examinadora.

Sistema de Avaliação das Disciplinas

Sistema de Avaliação das Disciplinas

A aprovação em cada disciplina é obtida com nota final mínima de 7,0 (sete) e caso o estudante não ultrapasse o limite de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas estabelecido por disciplina. Por se tratar de um curso a distância, considera-se falta a não publicação das atividades da disciplina ( e não o comparecimento nas webconferências – aulas ao vivo ), conforme informações detalhadas no ambiente virtual de aprendizagem.

Rede Temática ESPM

Rede Temática ESPM

Ao final de cada semestre, durante um sábado, ocorrerá em um campus, em São Paulo, um encontro envolvendo todos os estudantes dos cursos de pós-graduação da modalidade semipresencial.

O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.

Comentários curso

Ainda não há comentários

A Economia Comportamental, ao promover uma aproximação frutífera da Economia com outros campos do conhecimento, como a Psicologia, Marketing, Neurociência e outras ciências sociais, traz o benefício de sistematizar e concentrar em uma única área elementos fundamentais sobre como fazemos escolhas e vieses frequentes apresentados pela grande maioria dos indivíduos e instituições. Mostrará aplicações práticas para áreas de marketing, negócios e finanças com base em diversos estudos empíricos conduzidos nos últimos anos. Seus estudos têm incentivado fortemente a cultura de testar e aprender nas instituições, usando fundamentalmente como ferramenta a metodologia experimental.

No programa você vai conhecer como as pessoas pensam e como é possível alterar o contexto decisório para provocar impacto nas decisões. O curso fornece as ferramentas necessárias para identificar oportunidades de intervenção, desenhá-las e testa-las de forma rigorosa para obter evidência que permita melhorar a tomada de decisão e criar valor para consumidores e organizações.

Além disso, será uma ótima alternativa para preparar profissionais e pesquisadores que estejam planejando candidaturas para cursos de mestrado ou doutorado no exterior na área de ciências comportamentais e experimentais, bem como aqueles que queiram entrar para uma ampla gama de carreiras, nas quais a Economia Comportamental é cada vez mais importante

Objetivo do curso

O curso fornecerá uma sólida base teórica em Economia Comportamental, capacitando os participantes a utilizarem os conceitos e principais ferramentas neste campo de pesquisa em empresas, agências de publicidade, bancos, consultoria, entre outros.

O objetivo deste curso é também subsidiar futuros gestores, consultores e analistas nas tendências subjacentes às decisões psicológicas feitas por clientes, colaboradores, concorrentes, e eles mesmos, com ênfase em como incorporar esses insights sobre negócios, marketing, liderança e estratégias.

1º Pós-Graduação em Economia Comportamental do Brasil

Para quem se destina?

  • Analistas seniores, coordenadores e líderes, com potencial para assumir cargos gerenciais.
  • Consultores e autônomos atuantes na área e que desejam se aprimorar para atender a empresas de médio e grande porte.
  • Empresas, agências de publicidade e comunicação que necessitam capacitar sua liderança.
  • Coordenadores e gerentes de diversos segmentos de negócio.

Pré-requisito

Inglês instrumental

O que você irá aprender

As disciplinas do curso são apoiadas por aulas por web conferência em tempo real, conduzidas por professores com larga experiência profissional e acadêmica no respectivo tema, textos e indicações bibliográficas atuais. Dinâmicas, cases e análises críticas são partes integrantes das atividades ao longo do curso, favorecendo um aprendizado participativo.

O curso conta uma disciplina integradora cujo objetivo é a disponibilização de um canal de comunicação com a coordenação do curso. Por esta disciplina é realizada a aula inaugural e apresentações de convidados da coordenação do curso.

Nas indicações bibliográficas estão incluídos textos em inglês, requerendo dos participantes inglês instrumental.

Processo Decisório: liderança e gestão

Este eixo temático visa apresentar e discutir as forças sutis que conduzem as escolhas das pessoas, quando decidem individualmente ou o fazem em forma coletiva. As disciplinas que o integram, apresentam os principais fundamentos teóricos das ciências comportamentais e como eles podem ser usados para construir soluções de problemas habituais. Serão discutidos os vieses presentes no processo decisório em organizações complexas, a natureza comportamental da liderança, e os motivadores por trás das decisões individuais em relação com o bem-estar individual.

Esta disciplina visa fornecer uma visão ampla e aplicada dos principais conceitos e ferramentas das ciências comportamentais e, por esta perspectiva, as diferentes formas de entender e investigar a tomada de decisão. Também apresenta a estrutura e funcionamento geral do curso e o funcionamento do ambiente de aula.

Identificar os principais vieses cognitivos, falácias que originam erros em processos decisórios de negócios, elementos de contexto que potencializam estes erros, implicações práticas dos vieses estudados para o contexto profissional e de negócios, avaliar e selecionar as alternativas mais viáveis e eficientes para a melhoria de processos decisórios individuais e coletivos.

Abordagem contemporânea da visão de bem-estar subjetivo e felicidade com base nos estudos na Economia Comportamental. Compreender as estratégias para criação de experimentos que testem produtos e intervenções mais eficazes com foco no aumento do bem-estar individual e global. Análise crítica e desenho de ações práticas para maximização da felicidade individual.

Desde um olhar sobre as nossas decisões quando interagimos com o outro, a disciplina visa se aprofundar nos conceitos referentes ao fator humano nas organizações e na tomada de decisão individual. Na disciplina são estudados os principais vieses nos processos de seleção de pessoal e desenhos de planos de remuneração nas organizações e as chaves para criar lideranças transformadoras na gestão de pessoas. Também serão abordados aspectos relacionados ao impacto dos outros nas nossas decisões de consumo e a origem do altruísmo e reciprocidade. Discutirá comportamentos como normais, sociais, reciprocidade, prova social, entre outros.

Comunicação e Consumo

O eixo temático é centrado no individuo, com foco na comunicação e no consumidor, apresentando os modelos que permitem entender e antecipar as decisões. As disciplinas que o integram aprofundam na psicologia por trás das escolhas e a respectiva dependência do contexto. São estudadas as técnicas de arquitetura de opções que permitem criar “nudges” moldando as decisões dos indivíduos e com base nas neurociências, é discutido o processo biológico que é ativado nas escolhas individuais.

Conhecer os principais conceitos de marketing, planejamento estratégico, métodos de análise de ambiente, ferramentas estratégicas de marketing e as novas práticas do Marketing Customer Centric.

Esta disciplina se concentra em vários aspectos do comportamento do shopper e do consumidor e como fatores emocionais, sociais, econômicos e contextuais afetam o momento de decisão. Ela aprofunda, através de casos práticos, como aplicar os conceitos e ferramentas da economia comportamental aos tópicos de marketing e negócios e explora como comportamentos de compras e de consumo podem ser alterados, incluindo hábitos e crenças.

Os avanços da neurociência têm aberto possibilidade de compreensão sobre as bases biológicas da tomada de decisão e como estímulos de marketing podem influenciar o comportamento de consumo e compra. Nesta disciplina, os estudantes serão expostos a conhecimentos, dinâmicas e exercícios sobre as bases da neurobiologia do comportamento de consumo, compra e escolha. A disciplina trará conhecimento de como o cérebro processa estímulos sensoriais e desenvolve a percepção, quais fatores são mais importantes para produção de respostas emocionais que conduzirão a um maior processamento de memórias e o funcionamento das bases neurobiológicas da atenção. Também serão abordados temas envolvendo a influência social e cognitiva na tomada de decisão e como as técnicas de neurociência estão sendo utilizadas para entendimento do consumidor.

O conceito de nudge e arquitetura de escolha tem ganhado grande destaque no mundo todo e já é considerado uma das principais ferramentas na Economia Comportamental. Esse módulo visa capacitar os profissionais para desenhar, testar e implementar nudges nos mais diversos setores. Um nudge é qualquer aspecto da arquitetura de escolha que altera o comportamento das pessoas de um modo previsível sem proibir quaisquer opções nem alterar significativamente seus incentivos econômicos.

Economia e Finanças

O eixo temático integra a visão comportamental nas escolhas econômicas individuais, discutindo o paradigma de homo economicus racional e reconhecendo os decisores como personas. Os modelos de escolha racional são discutidos tanto desde uma perspectiva micro como macroeconômica e são enriquecidos com os insights comportamentais e os vieses estudados na literatura. Um ponto de destaque são as discussões dos tópicos relacionados a finanças comportamentais e o impacto do relaxamento dos supostos de racionalidade econômica. O eixo também apresenta a obrigatória discussão do impacto da sustentabilidade no desenvolvimento econômico, a relevância da ética na decisão individual e na aplicação das ciências comportamentais.

Possibilitar a aquisição e a ordenação dos conceitos fundamentais de finanças relacionados à gestão comercial. Processo decisório em decisões que envolvem custos, risco e incerteza. Heurísticas e desvios sistemáticos em processos de gestão financeira em negócios. Modelos de start-ups, investidores e formas de gestão.

Finanças Comportamentais é um campo de conhecimento voltado ao estudo das escolhas dos investidores financeiros, a partir de observações empíricas e de pressupostos psicologicamente realistas. Enfoca as decisões dos investidores financeiros e os fluxos de dinheiro resultantes. O módulo também fornece uma introdução crítica simplificada à microeconomia, macroeconomia e finanças para aqueles sem formação econômica.

Esta disciplina estuda o processo de escolha em psicologia e economia. Entender quando e por que as pessoas se desviam do modelo econômico padrão. São discutidas as heurísticas, enviesamentos e é apresentada a Teoria da Perspectiva. O módulo analisará o processo de consumo do indivíduo e os mecanismos conscientes e inconscientes que influenciam no processo de consumir, poupar e se endividar. Abordará ainda alternativas aos modelos de escolha intertemporal vigentes, o viés do presente, autocontrole, impaciência no consumo e o valor relativo que as pessoas atribuem a retornos em diferentes pontos no tempo

Abordará a importância e impacto do uso da Economia Comportamental e seus experimentos para criação de ações de impacto na área de Sustentabilidade, Consumo Consciente e Comunicação, promovendo uma discussão ética fundamental na aplicação das ferramentas comportamentais. Na disciplina serão inferidas as implicações de conceitos-chave como o da preferência intertemporal para o bem-estar individual, coletivo e mundial.

Métodos de Pesquisa

O curso inclui três disciplinas de metodologias quantitativas e experimentais que tem o propósito de desenvolver as competências para criar e avaliar intervenções. O propósito é fornecer as ferramentas práticas para que os estudantes possam criar e avaliar ações provando evidencia causal com rigor científico.

Esta disciplina dará uma visão ampla das diferentes áreas de pesquisa da economia comportamental, seus principais estudos e fontes de informação. Também abrangerá conceitos básicos de análise de dados para interpretar resultados dos seus estudos de forma simplificada.

Visão geral das diferentes ferramentas que podem ser utilizadas para observar o comportamento humano sob condições controladas com foco na metodologia experimental e diferentes tipos de experimentos. Esta disciplina irá mostrar como e por que os experimentos são utilizados na área e como desenhar seus próprios experimentos permitindo o desenvolvimento de habilidades para avaliar criticamente projetos experimentais e resultados. Abordará também modelos integrativos e discutirá a necessidade de uma mudança de cultura das empresas e organizações, já bastante consolidada internacionalmente, que valoriza a ideia de criar, testar, aprender, “retestar” e só depois implementar.

Integração e aplicação de metodologias de análise de dados a nível individual e geral para aprofundamento da interpretação dos dados em ciências comportamentais.

TCC

Os estudantes devem optar por uma das seguintes modalidades do Projeto de Conclusão Aplicado: (a) pesquisa original: o aluno deve realizar uma pesquisa aplicada em ciências comportamentais, ou (b) replicação de uma pesquisa: o aluno deve escolher uma pesquisa dentre as propostas sugeridas pelos professores.

  • Pesquisa Original

Este projeto de pesquisa envolve a sugestão de um artigo escolhido pelo grupo, que deverá passar pela aprovação dos professores. Após isso, contará com o monitoramento de um orientador, atuando como facilitador para seu desenvolvimento.

  • Replicação de uma Pesquisa

O propósito do trabalho é verificar o poder da generalização das conclusões do trabalho original podendo variar o sujeito de estudo, mas mantendo a metodologia experimental. É esperado que o estudante discuta e integre contribuições de outros autores no campo.

Quando acontece?

As aulas por web conferência serão ministradas ao vivo às segundas e quartas-feiras, a partir de 28/04/2021das 19h30 às 21h30, e possibilitam uma interação mais eficaz e em tempo real entre os alunos e o professor. Caso não tenha disponibilidade para participar da web conferência no horário determinado, o estudante pode acessar a gravação da aula posteriormente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As aulas ficam disponíveis na plataforma até o encerramento do curso.

Segundas-feiras

19h30 às 21h30

Quartas -feiras

19h30 às 21h30

Planos de Pagamento

Matrícula

R$ 698,00

+

1x R$ 20.405,00

Matrícula

R$ 698,00

+

11x R$ 1.794,29

+

1x R$ 1.802,92

Matrícula

R$ 698,00

+

17x R$ 1.230,79

+

1x R$ 1.252,90

Matrícula

R$ 698,00

+

23x R$ 949,50

+

1x R$ 986,08

Matrícula

R$ 698,00

+

29x R$ 782,04

+

1x R$ 805,65

Matrícula

R$ 698,00

+

35x R$ 669,15

+

1x R$ 736,75

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA COM ATÉ 1 MÊS DE ANTECEDÊNCIA AO INÍCIO DO CURSO

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

img-seta-peq

MUITO MAIS QUE UMA PÓS

Conheça os benefícios que só a ESPM tem

A INOVAÇÃO E O RECONHECIMENTO DA ESPM

NO FORMATO E NO TEMPO QUE VOCÊ PRECISA,

ONDE VOCÊ ESTIVER

Os programas de Educação a Distância (EAD) oferecem conteúdo com a excelência de ensino da ESPM para você poder escolher onde e quando aprender: você pode assistir a todas as aulas ao vivo, interagindo com os professores em tempo real, ou, se preferir, também pode assistir às aulas depois, no dia e horário que mais se adequem à sua rotina.

Por que escolher o EAD da ESPM?

AULAS AO VIVO

Somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados.

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA

Os professores da ESPM, assim como nos nossos cursos presenciais, possuem experiência acadêmica e também no ambiente executivo.

INTERAÇÃO COM O PROFESSOR

Durante as aulas, os alunos podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ativando sua câmera e seu microfone.

CUSTOMIZE SEUS HORÁRIOS

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

TODAS AS AULAS SÃO GRAVADAS

Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para revisão ou consulta do estudante até o final do curso.

AVALIAÇÕES DIRETAMENTE COM PROFESSORES

Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina, e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.

EAD com proximidade entre os professores e a turma?

A ESPM tem.

Os programas EAD da ESPM utilizam os recursos da plataforma Canvas, construindo um ambiente digital de estudo e aprendizagem moderno e intuitivo.

Como são as avaliações no live EAD ESPM?

Avaliações e nota final em cada disciplina

A nota final de cada disciplina é obtida através da realização das atividades propostas por seu respectivo professor. Essas atividades serão entregues online, pelo ambiente virtual de aprendizagem, o Canvas.  

Para conseguir a aprovação em cada disciplina, o estudante deve, ao final do período, obter uma nota final mínima de 7,0 (sete) e não ultrapassar o limite estabelecido de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas por disciplina. No Live EAD da ESPM, são considerados falta a não publicação das atividades da disciplina.

Projeto de Conclusão Aplicado (PCA) ou Projeto Integrativo Multidisciplinar (PIM)

Ao final do curso, o estudante deve realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou um Projeto de Conclusão Aplicada (PCA), a depender do modelo pedagógico estabelecido por cada curso. Este trabalho será submetido a uma banca examinadora composta pelo coordenador e alguns professores do curso em questão. 

 Para isso, é necessário o comparecimento do estudante em uma das unidades da ESPM, em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional. Nesta etapa, será agendada a entrevista.

3. ENTREVISTA ON-LINE

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão.

4. MATRÍCULA

"Aprovados podem efetivar a matrícula on-line"

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Eventos EAD

15/03 a 15/04 – Live de Apresentação dos Cursos Live EAD e Blended Learning

Local: ONLINE
Horário: das 14h às 22h
Evento gratuito

SAIBA MAIS

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Programa de Liderança Pessoal e Gestão de Carreiras

Além de contar com atendimentos individuais de psicólogos e orientadores de carreira, o programa proporciona bate-papos com convidados especiais.

Seguro educacional gratuito

Garantia de permanência no curso

Na ESPM, você tem mais tranquilidade para seguir seus estudos. O Seguro Educacional é um benefício gratuito para todos os estudantes ESPM e uma parceria da escola com a Bradesco Vida e Previdência, garantindo a continuidade do curso, caso aconteça alguma eventualidade que impossibilite o pagamento das mensalidades, além de oferecer assistência 24h para acidentes. Assim, você não se preocupa e mantêm o foco no seu futuro profissional.

IMPORTANTE

A ESPM, comprometida com a prevenção do Coronavírus (COVID-19) e diante do risco de sua expansão, tomou a decisão de suspender as aulas presenciais dos cursos com início previsto até o final do mês de março. As aulas desses cursos serão realizadas a distância, via webconferência. Os matriculados nesses programas receberão um e-mail com orientações específicas para o acesso às aulas online.

Etiquetas :

Live EAD

Educação a distância

MBA/Master

Período: Noturno

Aulas: segundas e quartas -feiras ao vivo por webconferência

Até 36x de R$ 669,15*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 28/04/2021

Taxa de Inscrição: R$ 100,00

Inscrições até: 22/04/2021

Translate