Master em Negócios Cleantech – Sustentabilidade com Resultados

30/04/2020

4 semestres

Home Pós-Graduação

Master em Negócios Cleantech – Sustentabilidade com Resultados

Coordenador

Paulo Henrique Borges Borba

Course Attendees

Still no participant

Descontos para ex-alunos

Descontos para ex-alunos

Desconto especial para ex-alunos concluintes ESPM, mais informações, consulte nossa Central de Relacionamento.

(11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Sistema de Avaliação das Disciplinas

Sistema de Avaliação das Disciplinas

Ao término de cada disciplina ficará disponível ao aluno a prova presencial, seguindo as orientações disponíveis no ambiente de cada disciplina. Os alunos poderão realizar as provas nas seguintes localidades:

  • Em quaisquer campi ESPM (São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul)
  • Em local e data a serem informados nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Recife e Salvador

 

As provas presenciais serão realizadas aos sábados, em data e horário previamente informados. Para realização da prova presencial o aluno precisará se inscrever em uma das datas disponíveis no calendário de provas. Nas cidades onde há Campi ESPM haverá periodicidade mensal para oferta de datas de provas presenciais; nas demais cidades, as provas ocorrerão em março, junho, setembro e dezembro.

 

A prova presencial não precisa ser realizada logo após o término de cada disciplina. O aluno pode, se preferir, acumular disciplinas e realizar uma quantidade maior de provas presenciais em uma única data.

 

A aprovação em cada disciplina é obtida com nota final mínima de 7,0 (sete) e caso o estudante não ultrapasse o limite de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas estabelecido por disciplina. Por se tratar de um curso a distância, considera-se falta a não publicação das atividades da disciplina (e não o comparecimento nas webconferências – aulas ao vivo), conforme informações detalhadas no ambiente virtual de aprendizagem.

Trabalho De Conclusão De Curso

Trabalho De Conclusão De Curso

O TCC será desenvolvido com a tutoria do professor Mentor desde o início do curso, mas, assim que concluídos os créditos de disciplinas, o aluno ingressará oficialmente no período do TCC. Durante esse período se dedicará exclusivamente ao desenho final de seu projeto.

 

Ao final do processo o projeto precisará ser submetido à avaliação por meio de uma banca examinadora.

Eventos Presenciais

Eventos Presenciais

Provas Presenciais:

 

Campus Álvaro Alvim

Rua Álvaro Alvim, 123 — Vila Mariana — São Paulo - SP

 

Campus Joaquim Távora

Rua Joaquim Távora, 1240 — Vila Mariana — São Paulo – SP

 

Campus ESPM Rio

Rua do Rosário, 90 — Centro – Rio de Janeiro — RJ

 

Campus ESPM Sul

Rua Guilherme Schell, 350 — Santo Antônio - Porto Alegre — RS

 

Além das unidades ESPM, as provas também serão realizadas nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Recife e Salvador, em instalações de parceiros já contratados nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

 

O endereço de realização das provas e respectivas datas é disponível no ambiente virtual de aprendizagem.

Rede Temática ESPM

Rede Temática ESPM

Ao final de cada semestre, durante um sábado, ocorrerá em um campus, em São Paulo, um encontro envolvendo todos os estudantes dos cursos de pós-graduação da modalidade semipresencial.

O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.

Comentários curso

Ainda não há comentários

O benefício das escolhas sustentáveis pela grande maioria dos indivíduos e instituições

O programa apresenta uma visão contemporânea, tanto teórica como prática, que irá capacitar profissionais neste recente e fascinante campo de pesquisa que são as ciências do consumo consciente, da sustentabilidade e das mudanças climáticas. O consumo consciente e sustentável, ao promover uma aproximação frutífera da Economia com outros campos do conhecimento, como a Psicologia, Marketing, Agricultura, Big Data, TIC, Mudanças Climáticas, Sustentabilidade, Ética, Ecologia, entre outras ciências sociais, traz o benefício de sistematizar e concentrar em uma única área elementos fundamentais sobre como devemos fazer escolhas sustentáveis pela grande maioria dos indivíduos e instituições.

Objetivo do curso

Pretende-se que os futuros gestores, consultores e analistas adquiram uma clara compreensão das questões colocadas pelo desafio da sustentabilidade; uma capacidade de discutir criticamente os limites e as potencialidades de diversas abordagens à sustentabilidade; uma compreensão dos trade offs e complementaridades entre as diversas dimensões da sustentabilidade (econômica, ambiental e social); uma capacidade de discussão crítica dos critérios de decisão em matéria de sustentabilidade; consciência clara dos desafios institucionais à implementação do desenvolvimento sustentável como princípio organizador das decisões públicas, empresariais, territoriais e de consumo, bem como das metodologias disponíveis para lidar com estes desafios.

A INOVAÇÃO E O RECONHECIMENTO DA ESPM NO FORMATO E NO TEMPO QUE VOCÊ PRECISA, ONDE VOCÊ ESTIVER

Os programas de Educação a Distância (EAD) oferecem conteúdo com a excelência de ensino da ESPM para você poder escolher onde e quando aprender: você pode assistir a todas as aulas ao vivo, interagindo com os professores em tempo real, ou, se preferir, também pode assistir às aulas depois gravadas, no dia e horário que mais se adequem à sua rotina, quantas vezes desejar até o final do seu curso.

POR QUE ESCOLHER O EAD DA ESPM?

  • Somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados.
  • Durante as aulas, os alunos podem interagir com o professor pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real.
  • Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso.
  • Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para revisão ou consulta. Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina, para que você possa conhecer seus acertos e oportunidades de melhoria.

Os programas EAD da ESPM utilizam os recursos da plataforma Canvas, construindo um ambiente digital de estudo e aprendizagem moderno e intuitivo.

O que você irá aprender

Ao longo do programa, serão discutidos os elementos centrais da economia com desenvolvimento sustentável e consumo consciente, fatores psicológicos e sociais que influenciam o comportamento econômico e as evidências empíricas que motivaram a ascensão dessa área tanto na academia, quanto nos setores público e privado em todo mundo. Entre os diversos tópicos, destacam-se:

  • O que é desenvolvimento sustentável? Escala e sustentabilidade de uma economia. Instituições, políticas públicas e pegada ecológica. Desenvolvimento como liberdade. Dilema do crescimento.
  • Abordagens da sustentabilidade. Eficiência e sustentabilidade. Substituição de capital natural por capital artificial. Decoupling e seus mitos. 
  • Dimensões da sustentabilidade: econômica, ambiental e social. Conflitos e complementaridades entre dimensões.
  • Critérios de decisão em matéria de sustentabilidade. Falha de mercado, intervenção pública e métodos de decisão: análises do impacto, custo-benefício e multicritério. Risco e incerteza. 
  • Ecossistemas e bem-estar humano. Sustentabilidade e serviços dos ecossistemas. Produção, valoração e valorização dos serviços. 
  • Integração do desenvolvimento sustentável nas políticas públicas e privadas. 
  • Governança do desenvolvimento sustentável no longo prazo; sua integração nas políticas setoriais, gestão dos territórios e empresas e decisões dos consumidores.

 

O curso possui carga horária de 420 horas, composto das seguintes disciplinas:

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final.

Compreender o conceito de tendências/trends e a abordagem de pesquisa e inovação em Consumer Insights. Saber utilizar as ferramentas de identificação e análise de tendências. Compreender os consumidores como seres humanos complexos, plurais e diversos. Saber aplicar de modo prático e lucrativo nos negócios os insights tendo como base os estudos comportamentais.  Planejar projetos de Consumer Insights com o objetivo de gerar inspiração, inovação e otimização nos negócios.

O Comportamento Econômico estuda a forma como a conduta econômica pode moldar a nossa compreensão do cérebro e assim servir de guia para modelos inovadores de economia. Este módulo se concentra na Economia Comportamental, nos aspetos cognitivos das decisões financeiras, na irracionalidade humana com o mercado financeiro e dentro de um contexto e um comportamento econômico. O módulo também traz aplicações da Economia Comportamental.

A Psicologia das Finanças Pessoais estuda a importância do conceito de competência financeira. Em linhas gerais, adquirir competência em finanças pessoais passa não só por saber o que fazer, mas também desenvolver habilidades e atitudes para que esse conhecimento se expresse na prática. Desta forma, este módulo se concentra na psicologia e no contexto financeiro atual, na autorregulação, na poupança e o comportamento, nas decisões financeiras pessoais, na psicologia e o crédito, no fenômeno do endividamento excessivo e na introdução ao Coaching Financeiro.

A Ciência das Mudanças Climáticas estuda todos os atores e as forças que contribuem para a mudança do clima na Terra e ainda os consequentes impactos dessa mudança. Desta forma, esse módulo se concentra em apresentar noções básicas sobre o sistema climático, a dinâmica da atmosfera e dos oceanos, o forçamento radiativo, o efeito estufa, o ciclo do carbono, a história do clima da Terra, e ainda, conhecimentos sobre projeções do clima futuro à escala global e regional.

Esse módulo se concentra em apresentar os conceitos teóricos e práticos do desenvolvimento sustentável, tais como: a escala e a sustentabilidade de uma economia, as políticas públicas, a pegada ecológica e o paradoxo do crescimento sustentável. E ainda abordar os seguintes aspectos: eficiência que contribui na sustentabilidade, o capital natural pelo capital artificial, dimensões da sustentabilidade (econômica, ambiental e social), ecossistemas e bem-estar humano, integração do desenvolvimento sustentável nas políticas públicas e privadas, gestão dos territórios e empresas e decisões dos consumidores.

Nesse módulo o objetivo é estudar uma transformação ética exclusivamente humanista para um novo modelo ético que incorpore o valor da sustentabilidade. Desta forma, esse módulo se concentra em apresentar o árduo processo de criação das políticas de sustentabilidade, destacando o papel do Status Quo e dos grupos ideologicamente motivados. O módulo visa apresentar estudos de caso que evidenciam como realizar e monitorar os tratados internacionais e seus respectivos acordos.

A essência da economia circular está no uso dos recursos. Logo, nesse modelo econômico, o propósito maior está em empregar a menor quantidade possível de insumos, associado a um maior tempo de uso e a uma maior agregação de valor aos materiais. Desta forma, esse módulo concentra a atenção aos processos de reutilização, reciclagem, remanufatura e redirecionamento que estão no cerne do desenvolvimento sustentável.

Esse módulo consiste em mostrar a relação intrínseca entre energia e mudanças climáticas dentro dos domínios das energias renováveis e da eficiência energética. Desta forma, esse módulo se concentra em apresentar: conceitos e cálculos em energia e emissões de gases com efeito de estufa, modelação de sistemas energéticos, tecnologias de conversão, eficiência energética, mitigação climática e mecanismos de promoção de economias de baixo carbono.

A ciência da sustentabilidade estuda todos os atores e as forças que contribuem para o desenvolvimento sustentável.  Desta forma, esse módulo se concentra em apresentar: responsabilidade histórica e direito ao desenvolvimento, uso sustentável de recursos naturais, os argumentos dos limites ao crescimento, sustentabilidade integral, adaptação ou mitigação, modelos urbanos e desafios de sustentabilidade.

A tecnologia limpa inclui reciclagem, energia renovável, tecnologia da informação, transporte verde, motores elétricos, química verde, iluminação, Greywater e muitos outros aparelhos que agora são mais eficientes em termos energéticos. Desta forma, esse módulo se concentra em apresentar tecnologias para criar eletricidade e combustíveis com uma pegada ambiental menor e minimizar a poluição, modelos de edifícios verdes, transportes e infraestruturas mais eficientes em termos de energia e ambientalmente benignos.

Esse módulo consiste em aprofundar o conhecimento sobre os fundamentos e ferramentas da abordagem econômica das interações entre o sistema ambiental e o sistema econômico. Desta forma, compreender as potencialidades e as limitações da economia do ambiente e da regulação de mercados. Este módulo se concentra no funcionamento dos mercados: equilíbrio e eficiência; nas falhas de mercado e a necessidade de políticas públicas e de regulação de mercados, nos instrumentos de política de ambiente, na avaliação custo-benefício, na avaliação de sustentabilidade.

Esse módulo consiste em mostrar e analisar a situação atual e as tendências dos fundos bi e multilaterais, governamentais e privados tradicionalmente usados para financiar projetos de desenvolvimento sustentável. Apresenta igualmente as novas e inovadoras formas de captação de recursos que estão sendo utilizadas para o financiamento do consumo sustentável. São destacadas também as principais dificuldades dos demandantes para acesso aos fundos ambientais e as estratégias e os mecanismos de mobilização para captação dos recursos. Por fim, deverão ser indicadas as capacidades organizacionais e profissionais necessárias à viabilização do acesso aos diferentes fundos e fontes de recursos para financiamento de projetos de consumo sustentável.

Conhecer o ambiente de negócios, o processo de análise da concorrência e as estratégias empresariais. Proporcionar uma visão abrangente dos componentes da estratégia do marketing e a sua importância nas organizações. O processo de desenvolvimento, seleção, implementação e gestão de resultados do plano de marketing.

Enfoca os fundamentos de planejamento financeiro. Conhecer os processos gerenciais de tomada de decisão, no que tange aos resultados financeiros do negócio, por meio do entendimento da inter-relação entre o desempenho financeiro e os planos de ação previstos ou em curso. Contempla os fundamentos da leitura e interpretação dos principais demonstrativos financeiros.

Aplicar o processo de alinhamento da gestão de pessoas à estratégia de negócios. Desenvolver a capacidade de negociação, liderança e motivação para a gestão de demandas conflitantes da equipe e pessoas. Desenvolver processos e reconhecer as competências para o desenvolvimento de equipes eficazes. A implementação de indicadores de performance, avaliação de resultados e comunicação de feedbacks.

Compreender a metodologia LEAN e seus artefatos (CANVAS). Proporcionar uma visão abrangente de sua utilização nos fluxos de projetos. Compreender a filosofia e principais protocolos em Design Thinking para desenvolvimento e gestão de produtos. Como LEAN e Design Thinking podem impulsionar a inovação para além de ambientes e ecossistemas convencionais.

Elaborar um projeto que gere um negócio CleanTech. Ou seja, projetos de startups verdes, que concretizem soluções com desenvolvimento sustentável ou que enderecem algum problema associado às mudanças climáticas. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

No total de horas estão inclusas 30h que é a estimativa mínima das atividades extraclasse para a elaboração do TCC.

O trabalho de conclusão de curso é em grupo e a apresentação será realizada em uma das unidades da ESPM: São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Quando acontece?

As aulas por web conferência serão ministradas ao vivo às terças e quintas-feiras, a partir de 30/04/2020 , das 19h30 às 21h30, e possibilitam uma interação mais eficaz e em tempo real entre os alunos e o professor. Caso não tenha disponibilidade para participar da web conferência no horário determinado, o estudante pode acessar a gravação da aula posteriormente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As aulas ficam disponíveis na plataforma até o encerramento do curso.

Terça-feira

19h30 às 21h30

Quinta-feira

19h30 às 21h30

As provas presenciais nas unidades que não pertencem a ESPM serão realizadas nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

Para quem se destina?

  • Empreendedores com interesse na criação de um negócio cleantech;
  • Empregados em empresas privadas com valorização da sustentabilidade;
  • Empregados em empresas que desenvolvem negócios e produtos com sustentáveis.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Educação a Distância ESPM

Além das unidades tradicionais ESPM, você poderá realizar suas provas presenciais nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Recife e Salvador (as provas nestas localidades serão realizadas nos meses de março, junho, setembro e dezembro)

Escolha onde realizar suas provas

São Paulo - ESPM - Unidades

São Paulo

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

ESPM Sul Unidades

Porto Alegre

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional.

3. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula online.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 698,00
  • Parcelas
  • 1X R$ 15.652,00
  • 11X R$ 1.376,34 + 1X R$ 1.382,97
  • 17X R$ 944,10 + 1X R$ 961,03
  • 23X R$ 728,33 + 1X R$ 756,39
  • 29X R$ 599,88 + 1X R$ 617,90
ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA ATÉ 31/03/2020

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

Etiquetas :

Paulo Henrique Borges Borba

Professor - PhD Candidate in Climate Change
VER PERFIL

Educação a distância

Educação a distância

MBA/Master

Período: Noturno

Aulas: terças e quintas-feiras ao vivo por webconferência

Até 30x de R$ 599,88*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 30/04/2020

Taxa de Inscrição: R$ 100,00

Inscrições até: 21/04/2020

Translate