Master em Pesquisa de Mercado e Consumer Insights - ESPM
Master em Pesquisa de Mercado e Consumer Insights

30/09

3 semestres

Home Pós-Graduação

Master em Pesquisa de Mercado e Consumer Insights

Coordenador

Sergio Lage Teixeira de Carvalho

Course Attendees

Still no participant

Descontos para ex-alunos

Descontos para ex-alunos

Desconto especial para ex-alunos concluintes ESPM, mais informações, consulte nossa Central de Relacionamento.

(11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Cancelamento ou adiamento do curso Pós EAD

Cancelamento ou adiamento do curso Pós EAD

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis, após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis, após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Trabalho De Conclusão De Curso

Trabalho De Conclusão De Curso

O TCC será desenvolvido com a tutoria do professor Mentor desde o início do curso, mas, assim que concluídos os créditos de disciplinas, o aluno ingressará oficialmente no período do TCC. Durante esse período se dedicará exclusivamente ao desenho final de seu projeto.

 

Ao final do processo o projeto precisará ser submetido à avaliação por meio de uma banca examinadora.

Sistema de Avaliação das Disciplinas

Sistema de Avaliação das Disciplinas

A aprovação em cada disciplina é obtida com nota final mínima de 7,0 (sete) e caso o estudante não ultrapasse o limite de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas estabelecido por disciplina. Por se tratar de um curso a distância, considera-se falta a não publicação das atividades da disciplina ( e não o comparecimento nas webconferências – aulas ao vivo ), conforme informações detalhadas no ambiente virtual de aprendizagem.

Rede Temática ESPM

Rede Temática ESPM

Ao final de cada semestre, durante um sábado, ocorrerá em um campus, em São Paulo, um encontro envolvendo todos os estudantes dos cursos de pós-graduação da modalidade semipresencial.

O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.

Comentários curso

Ainda não há comentários

A proposta deste novo Master é formar profissionais para atuar na área de pesquisa de e inteligência de mercado, profissionais aptos a entender melhor as mudanças e tendências no comportamento dos mercados e dos consumidores e a formular estratégias com base em dados e insisght de valor, acompanhando e antevendo novas tendências de compra e consumo e formular ações segundo a filosofia do customer centricity

Hoje não temos a oferta de cursos de pós-graduação que proporcionem a formação e capacitação, especialização e atualização de profissionais para este novo mercado da pesquisa de mercado e para os postos de CMI dentro dos institutos de pesquisa, das agências e consultorias e das grandes empresas.

Em uma era que precisamos entender as constante transformações em curso que afetam as economias e os negócios, o mercado e o consumo, as audiências e os consumidores, é fundamental capacitar melhor estes profissionais para ajudar as empresas a tomar melhores decisões com base na pesquisa, cruzamento, análise e interpretação mais profunda dos dados e do monitoramento e acompanhamento dos dinâmicos e mais instáveis cenários sociais e culturais.

As empresas têm valorizado cada vez mais e buscam profissionais com esta visão 360. Caminhamos cada vez mais em busca de profissionais e empreendedores criativos e de perfil estratégico que tenham a capacidade de sentir e perceber o que está por vir. Profissionais visionários e vigilantes sempre dispostos a investigar, acompanhar, com senso crítico da realidade e que possam gerar inteligência e insights para as demais áreas. Para isso é preciso fortalecer sua capacidade de compreensão analítica dos fenômenos que governam, a cultura e o comportamento humano, com intuição aguçada e espírito investigativo e reflexivo, ‘antenados’ e sensíveis aos insights das pessoas e atento observadores do cotidiano

A era do conhecimento evidenciou a importância da coleta e análise de informações e dados, e tornou cada vez mais urgente acompanhar os cenários e tendências culturais e de mercado em constante transição. As empresas anseiam por novas métodos e técnicas de investigação de mercado, por profissionais mais capacitados a realizar e usar a pesquisa para extrair insights valiosos e acionáveis para se manter relevante junto a um novo mercado consumidor mais dinâmico e complexo.

Em um ambiente colaborativo, estudantes e professores discutirão as novas abordagens e técnicas na área de inteligência de mercado e consumer insights. A importância de rapidamente transformar e interpretar este grande volume de dados e informações em insights acionáveis e conhecimento estratégico para diagnosticar problemas e oportunidades, para acompanhar em tempo real e antever novos cenários, a compreender a complexa jornada de consumo de mídia e do intrincado processo de decisão de compra que deverão ser tematizados e desenvolvidos ao longo do curso.

A internet e as redes sociais surgem como um novo meio para gerar conversas e interações e praticar a escuta ativa, um ambiente novo para a coleta de informações e insights de valor em tempo real. Por um lado, as abordagens de social listening e social media insights e os softwares de analytics facilitam na obtenção, análise e interpretação de dados, gerando insights de consumidores que tem orientado as decisões de marketing e as validações de novas propostas de valor. Por outro lado, na internet, cada vez mais podemos realizar pesquisas e painéis, e os pesquisadores e analistas podem ter acesso a milhares de participantes dispostos a responder questionários e entrevistas, e através de técnicas de microanálise nas redes e comunidades online, praticando a netnografia, pesquisadores podem ouvir e entender em maior profundidade histórias e experiências, dores e anseios de seus consumidores e potenciais clientes.

Este novo Master da ESPM foi pensado para entender esta enorme gama de empresas e profissionais que querem conhecer melhor sobre as novas e diversas abordagens e ferramentas, técnicas e métodos utilizados hoje pelas áreas de pesquisa e investigação de mercado e de pesquisa com usuários e audiências. Trata-se de um máster com uma ênfase em pesquisa de mercado e em análise do comportamento do consumidor e do mercado e no planejamento de estratégias de marketing que se antecipem as tendências e novos cenários de consumo e mercado, temas que estão desafiando cada vez mais as empresas nesta nova era.

O curso visa discutir, conforme o candidato pode ver na grade das disciplinas, temas e métodos diversos no campo da pesquisa, análise e interpretação de dados, capacitando os profissionais a fazer diagnósticos empresariais, análises preditivas de mercado e entender melhor a nova economia e o comportamento destes novos consumidores.

O diferencial deste curso é ver como podemos utilizar técnicas de pesquisa da neurociência, da semiótica e da antropologia cultural, a técnicas de design thinking e design de serviços e UR, ferramentas de exploração de big data e dados não estruturados e a utilização de ferramentas estatísticas para segmentação da base,  previsão de comportamento, gestão da jornada e ciclo de vida do cliente.

Objetivo do curso

O curso tem como um dos objetivos atualizar e capacitar os profissionais de pesquisa e inteligência de mercado, analistas e profissionais de planejamento estratégico a melhor utilizar os diversos métodos e técnicas da investigação de mercado e a entender as dinâmicas e hábitos de consumo.

Capacitar o estudante no uso dos métodos e técnicas atuais de pesquisa de dados para geração de insights de consumidores e desenvolver conhecimento analítico para entendimento do comportamento dos novos consumidores.

Capacitar a análise, diagnóstico e prognóstico empresarial e formar profissionais capacitados a trabalhar na área de inteligência de mercado, nas áreas de CMI das empresas e especialistas nas tendências mais recentes de pesquisa de mercado e pesquisa em UX, com skills mais humanos e uma visão de mercado e consumo mais profunda e uma visão e capacidade estratégica maior para acompanhar e prever as novas práticas de consumo e as mudanças de cenários mercadológicos.

Gerenciar dados e captar insights sobre o consumidor e o mercado de forma estratégica, subsidiando tomadas de decisão em ambientes de negócios cada vez mais dinâmicos e complexos, gerando vantagem inovadora para a empresa

Apresentar as diferentes técnicas e ferramentas de uso de dados e geração de insights: visualização, análise, identificação de padrões, geração de recomendações aplicáveis para contribuir na melhoria contínua do negócio

Percorrer trilhas e integrar uma gama de disciplinas fundamentais para capacitar os profissionais de pesquisa e planejamento nas área de business inteligence, consumer e market insights, nos novos métodos de pesquisa de mercado e da pesquisa aplicada. Um curso que habilita e especializa profissionais que estudam e analisam as novas práticas, hábitos e atitudes dos consumidores

Para quem se destina?

O curso é direcionado ã todos os profissionais que querem se especializar e crescer profissionalmente nas áreas de inteligência estratégica, pesquisa, análise e planejamento de marketing, tendências e consumer insights, UX reserch e branding. Aos profissionais das mais diversas áreas que atuam diretamente com investigação e conhecimento estratégico sobre o mercado e os diversos segmentos de consumidores. Aos analistas e estrategistas que estejam preocupados em elaborar estratégias customer centric, de comunicação e publicidade, design e desenvolvimento de produto, análise e planejamento estratégico com base nos estudos e métodos de investigação e CMI. Aos profissionais que visam se capacitar, se atualizar e ampliar seus conhecimentos sobre a área de pesquisa de mercado e UXR - user research, nos estudos de pesquisa de comportamento e tendências sócio-culturais. Aos demais profissionais interessados no estudo do comportamento e experiências sociais e da aplicação das disciplinas e técnicas analíticas ao ambiente de negócios. Aos profissionais de empresas, agências de comunicação que necessitam capacitar suas equipes na área de pesquisa e planejamento. Coordenadores e gerentes de diversos segmentos de negócio ligados as áreas de CMI e relacionamento e gerenciamento da base de clientes.

A INOVAÇÃO E O RECONHECIMENTO DA ESPM

NO FORMATO E NO TEMPO QUE VOCÊ PRECISA,

ONDE VOCÊ ESTIVER

Os programas de Educação a Distância (EAD) oferecem conteúdo com a excelência de ensino da ESPM para você poder escolher onde e quando aprender: você pode assistir a todas as aulas ao vivo, interagindo com os professores em tempo real, ou, se preferir, também pode assistir às aulas depois, no dia e horário que mais se adequem à sua rotina.

Por que escolher o EAD da ESPM?

AULAS AO VIVO

Somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados.

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA

Os professores da ESPM, assim como nos nossos cursos presenciais, possuem experiência acadêmica e também no ambiente executivo.

INTERAÇÃO COM O PROFESSOR

Durante as aulas, os alunos podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ativando sua câmera e seu microfone.

CUSTOMIZE SEUS HORÁRIOS

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

TODAS AS AULAS SÃO GRAVADAS

Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para revisão ou consulta do estudante até o final do curso.

AVALIAÇÕES DIRETAMENTE COM PROFESSORES

Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina, e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.

EAD com proximidade entre os professores e a turma?

A ESPM tem.

Os programas EAD da ESPM utilizam os recursos da plataforma Canvas, construindo um ambiente digital de estudo e aprendizagem moderno e intuitivo.

O que você irá aprender

As disciplinas serão conduzidas por professores com experiência profissional e acadêmica nos respectivos temas, que apresentarão os conteúdos ao vivo por web conferência, gerando grande interação entre professores e estudantes com a discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes.

Disciplina Integradora

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e apresentação da turma e da grade do curso. Ambiente permanente para diálogo entre coordenação e alunos.

Disciplinas

Este curso oferecerá aos alunos os conhecimentos necessários para obter, analisar e interpretar dados, gerando insights de consumidores que orientem as decisões da empresa. Serão apresentados os conceitos de comportamento do consumidor, elencando as variáveis e estudos relevantes para entendimento do cliente. Por meio deste curso os alunos aprenderão como criar insights sobre os consumidores passando pelos processos de entendimento do problema, obtenção dos dados, exploração de Big Data e dados não estruturados, utilização de ferramentas estatísticas para segmentação da base e previsão de comportamento de cliente, gestão da jornada e ciclo de vida do cliente, definição de estratégias e campanhas de marketing. Ao final do curso, os alunos estarão aptos para desenhar processos que viabilizam o conhecimento dos diversos segmentos de consumidores, entregando as mensagens certas, no tempo certo, com melhor retorno para seus clientes e desenhando estratégias que melhorem a experiência do consumidor com sua marca.

A disciplina tem o objetivo falar dos fundamentos da nova pesquisa de mercado, ressaltando sua importância para as iniciativas e tomadas de decisões dentro das empresas. A disciplina tem como objetivo apresentar algumas das técnicas e ferramentas avançadas da pesquisa de mercado para a gestão do conhecimento e auxílio no processo de tomada de decisão nas organizações. A disciplina objetiva discutir o planejamento e estruturação de diferentes projetos de pesquisa quantitativa e qualitativa. A disciplina além de discutir os principais fundamentos da pesquisa de mercado hoje, também visa discutir e detalhar os tipos de pesquisa: exploratória, causal e descritiva; as etapas de realização de uma pesquisa de mercado. A disciplina apresenta seus principais métodos e avança para apresentar novas abordagens: pesquisas observacionais e etnográficas, abordagens de pesquisa online e a integração destas com big data, bots e machine learning, em projetos que buscam compreender o comportamento do consumidor em sua jornada.

Como nascem as tendências e como elas se propagam nas dinâmicas sociais? Quem são os trend creators e qual papel os influencers possuem nessa difusão? Em outras palavras, como e de onde nascem novos sinais do espírito do tempo (zeitgeist)? Como eles se espalham entre as pessoas de diferentes grupos sociais? Quanto tempo os comportamentos emergentes merecem ser monitorados pelas empresas dos mais diversos segmentos? Qual a diferença entre onda e tendência e quando os dois conceitos podem estar conectados? Como perceber, identificar, monitorar e analisar as manifestações de uma tendência?

Essas questões serão abordadas no curso, que também terá uma breve introdução sobre as características da sociedade contemporânea que explicam porque o consumidor se tornou tão complexo, e porque o estudo das tendências de comportamento e consumo se tornou essencial para empresas dos mais diferentes segmentos, sobretudo para aquelas voltadas para a inovação. No entanto, o foco principal da disciplina é discutir os métodos de pesquisa usados para identificar e analisar as tendências de comportamento e consumo, com ênfase para o monitoramento midiático e a pesquisa com olhar etnográfico.

A pesquisa em design é uma atividade essencial para a inovação, devendo continuamente desafiar o status quo, provocar novos insights e gerar conhecimento para o desenvolvimento de produtos e serviços disruptivos. A disciplina Design Research tem como objetivo, portanto, o aprendizado de habilidades relacionadas à pesquisa contextualizada em projetos de design visando à inovação a partir da conceituação teórica, do exercício prático e do estudo de casos. Abordará métodos, técnicas e ferramentas de pesquisa utilizados nas diversas etapas do processo projetual, desde a formulação do problema inicial até a identificação de insights que nortearão o desenvolvimento de produtos e serviços, na primeira fase do duplo diamante; a pesquisa realizada na etapa de desenvolvimento, isto é, na segunda fase do duplo diamante, por meio do uso de imagens, protótipos, modelos físicos e/ou digitais, para captar a percepção de potenciais usuários de produtos que ainda não existem; e a pesquisa realizada após o lançamento ou com produtos e serviços existentes.

A disciplina abrange conteúdos relacionados ao processo da pesquisa, a etapa de planejamento, da seleção de amostras, e definição do contexto da pesquisa; as técnicas de coletas de dados: desk e field research, abordagens etnográficas, participativas e não-participativas; técnicas para visualização de dados, síntese e análise dos resultados; a geração de insights a partir dos dados; e a ética relacionada à pesquisa.

No curso, o aluno desenvolverá competências de empatia e curiosidade para compreender o quê, como e porque as pessoas realizam determinadas ações em relação a produtos e serviços, visando compreender e analisar o comportamento humano para identificar o que as pessoas precisam e querem, de modo a produzir conhecimentos transdisciplinares e heterogêneos que buscam a melhoria de projetos de produtos e serviços.

A disciplina tem como objetivo sensibilizar os alunos da importância das reações implícitas do consumidor aos estímulos de marketing. Inspirar a utilização das neurociências e a inteligência cognitiva para prever e direcionar comportamentos e atitudes de consumo. Provocar reflexões sobre como as neurociências estão sendo utilizadas pelas empresas, sobre oportunidades e desafios para aumento de performance e redução do custo com comunicação. 

Permitir ao aluno entender que o ser humano adquire comportamentos cujas raízes são processos fisiológicos e psíquicos analisando seus comportamentos de consumo e interações no mercado, Compreender as diferentes técnicas de neurociências utilizadas em pesquisas mercadológicas comparando suas principais características com os métodos tradicionais de pesquisa. Analisar e criticar assertivamente as técnicas neurocientíficas utilizadas nas pesquisas de mercado e suas interpretações refletindo sobre a capacidade das neurociências em prever e direcionar comportamentos de consumo

A disciplina analisa os conceitos e tipos de Amostragem (probabilisticos, não probabilisticos, amostragem por cota, amostragens online, riscos de coleta, quando e como pensar em amostras eficientes), como funcionam diferentes tipos de surveys em diferentes meios. Definições de estatísticas básicas, Medidas de tendência central e variabilidade; médias, mediana, moda; medidas de posição; coeficiente de variação, medidas de assimetria ou curtose; coeficientes de correlação; coeficientes de determinação; conceito de probabilidade; intervalo de confiança; hipóteses estatísticas; nível de significância; provas de independência; análise de variância; comparações múltiplas. Analisar os diversos tipos de testes estatísticos: tipos de escalas e indicadores estatísticos; atribuição de pontos em escalas. Conhecer e aplicar a análise multivariada de dados: associação fatorial; correlação; correspondência; forças e fraquezas. Relação: odds ratio; jaccard; regressão múltipla linear; segmentação (fatorial; cluster; discriminante. A disciplina visa também discutir: banco de dados via SPSS (trabalhando com um banco de dados real); Pricing e PSM: Westendorp x método socrástico; introdução a conjoint (estudo de caso): do planejamento à execução; analise de series temporais: observações principais sobre estudos com medições contínuas (tracking, painel, etc…); os conceitos de Market Mix Modelling e ROI

A disciplina levar o aluno a compreender e aplicar os fundamentos do pensamento do marketing customer centric e do marketing culture centric  e  os conceitos e análises da antropologia do consumo. A disciplina visa capacitar o aluno a ver consumidores como seres humanos complexos, plurais e diversos. Entender como elas pensam, sentem, se comportam e organizam suas vidas dentro de um contexto cada vez mais dinâmico. Permitir o uso eficaz das metodologias de pesquisa do campo antropológico para captação, interpretação e acionamento de insights e tendências culturais e comportamentais nas estratégias e ações de comunicação e marketing, fundamentadas pelo olhar e pela metodologia antropológica. Como observar e compreender a complexidade do comportamento humano e o impacto das dinâmicas culturais e das tendências de estilos de vida emergentes no mindset, atitudes e práticas de consumo das pessoas. Entender como as marcas podem gerar insights e conexões necessárias e relevantes para melhor conversar e interagir com seus públicos de interesse. Consolidar uma postura mais humanista na forma de abordar mercado e consumidores. Mais do que administrar mercados, entender consumidores como pessoas. Os profissionais de marketing precisam saber da importância de agir como intermediários culturais e simbólicos: acompanhando, mapeando e interpretando os novos códigos e expressões culturais que regem a vida contemporânea

Os cientistas comportamentais com base nos estudos das ciências sociais e comportamentais, da inteligência e da psicologia cognitiva e dos estudos das neurociências aplicadas, especialistas de formação e com um olhar mais sensível as mudanças de comportamento de compra e consumo. A disciplina visa utilizar do conhecimento interdisciplinar destas áreas para buscar entender mais profundamente como e por quê as pessoas pensam, sentem e se comportam, analisar suas diversas motivações de compra e consumo e as novas demandas e expectativas de valor. Ao entender como organizam suas vidas e suas tarefas diárias, suas motivações de compra e suas práticas de consumo, podemos propor novos modelos de negócios e uma gestão da inovação mais centrada em benefícios de maior relevância para estes consumidores. A disciplina visa utilizar estes diversos olhares e abordagens das ciências comportamentais para rastrear e captar as constantes mudanças nas necessidades, demandas e expectativas de valor das pessoas e os impactos que trazem a indústria e ao mercado

A disciplina tem o objetivo falar dos fundamentos da nova pesquisa de mercado, ressaltando sua importância para as iniciativas e tomadas de decisões dentro das empresas. A disciplina tem como objetivo apresentar algumas das técnicas e ferramentas avançadas da pesquisa de mercado para a gestão do conhecimento e auxílio no processo de tomada de decisão nas organizações. A disciplina objetiva discutir o planejamento e estruturação de diferentes projetos de pesquisa quantitativa e qualitativa. A disciplina além de discutir os principais fundamentos da pesquisa de mercado hoje, também visa discutir e detalhar os tipos de pesquisa: exploratória, causal e descritiva; as etapas de realização de uma pesquisa de mercado. A disciplina apresenta seus principais métodos e avança para apresentar novas abordagens: pesquisas observacionais e etnográficas, abordagens de pesquisa online e a integração destas com big data, bots e machine learning, em projetos que buscam compreender o comportamento do consumidor em sua jornada.

Definição de Data mining e principais frameworks e processos de mineração; Tarefas correlacionadas ao trabalho de Data Mining (descrição, estimação, predição, classificação e agrupamento); Tipos de dados: estruturados versus não estruturados, quantitativos versus qualitativos; Os principais data levels (nominal, ordinal, interval e ratio) e o impacto no processo de mineração e extração de insights; Fontes de dados para mineração (bases de dados transacionais e históricas, CRM, redes sociais e etc.); Uso de ferramentas e tecnologia de data mining; Curadoria e Governança de Dados; Privacidade e conformidade com LGPD; Social Listening: definição, processos e melhores práticas; Tecnologias e ferramentas de Social Listening; SNA (social Network Analysis); Análise de sentimentos; Principais tipos de projetos envolvendo Social listening: imagem de marca, análise de reputação, experiência de compra e satisfação, análise de tendências; Como Inteligência Artificial/Machine Learning podem incrementar os trabalhos de Social Listening; Onde não usar Social Listening: principais erros e limitação impostas pelas redes sociais.

Esta disciplina visa capacitar o aluno a saber solicitar e analisar um estudo de teste mercadológico de conceito e de produto ou a ter os princípios mais importantes para realizar o teste de conceito e de produto. Nas aulas discutiremos: o que é um conceito e como escrever um bom conceito; as principais métricas de avaliação: o que usar como referência para saber se o conceito foi bem avaliado (ou não): quando realizar um teste de conceito; teste de produto: principais métricas de avaliação; os principais cuidados com os produtos a serem testados; solicitação e armazenamento; estudos de alimentos: preparação, consumo e descarte; implante e avaliação pós uso: duas fases de um projeto; quais assistências são necessárias para a realização de um teste de produto; quais produtos e/ou categorias não podem ser testados; análises estatística aplicáveis a teste de produto

Ter um posicionamento forte e claro, e conseguir de maneira efetiva traduzi-lo nos diversos pontos de contato com o consumidor, são alguns dos fatores-chave (e desafiadores) para o sucesso de uma marca. Desta forma, esta disciplina tem como objetivos trazer uma compreensão do impacto da imagem de marca e da comunicação na construção do Equity, e tratar principalmente sobre a importância da pesquisa de mercado na definição, desenvolvimento e monitoramento de estratégias de saúde de marca, e sobre métodos de avaliação e otimização de materiais de comunicação (como conceito criativo, vídeos, etc) como ferramentas para elevar ROI. Para isto, passaremos pelos principais tipos, métodos e ferramentas de avaliação de marca e comunicação como: - Definições gerais de tipo de pesquisa (como qualitativa e quantitativa); - Pesquisas de estudos de saúde, posicionamento e equity de marca, e avaliação de comunicação; - Principais ferramentas disponíveis como neurociência, whatsapp, geolocalização, chatbox, etc...

Diante de um cenário macroeconômico tão desafiador, para ter sucesso na conversão de vendas é fundamental ter uma estratégia focada no entendimento do shopper. A tecnologia propiciou um novo olhar para esse momento da compra e trouxe   nuances ainda não desenvolvidas: já não somos mais somente conectados, estamos buscando uma interação omnichannel; as compras deixaram de ser reativas e se tornaram interativas; o advento do e-commerce potencializou drivers de compra relacionados à comodidade, amplitude de sortimento e bom custo x benefício. 

Esta disciplina busca uma exploração de temas relevantes sobre os shoppers que possam interessar para profissionais da indústria e também do varejo. Assim, os principais assuntos abordados serão: Quali e Quanti: diferenças e aplicações no entendimento do shopper; 5W: Who, Where, When, What and Why; Jornada de Compra; Triggers & Barriers: como identificar e criar planos de ação para alavancar o business; Árvore de decisão; Pesquisa in store: quando, como e porque; Tecnologia aplicada: sensores, virtual reality e comunidade online; Material de PDV: efetividade e aplicação; Técnicas de pesquisa de satisfação aplicada ao varejo

Há muito que o CMI- Consumer and Market Insights - precisa considerar para garantir que os KPIs que viram caso de sucesso estejam refletindo a realidade. O objetivo da disciplina é capacitar os profissionais sobre as formas disponíveis para mensuração de audiências. Após uma introdução das metodologias de mensuração das mídias tradicionais, o curso vai abordar a disrupção que acontece hoje com as métricas de audiência. A disciplina também tem como objetivo a conscientização sobre os riscos impostos aos negócios por diferenças metodológicas e como mitigá-los, com o esquema proposto: definições e usos (tráfego, conteúdo e anúncios); métricas off(definição, oferta e limitações); métricas on( origem, definições, oferta e limitações); métricas em mídias sociais; influenciadores; realidade cross-media: tendências e diretrizes MRC; diferenças entre mensuração e atribuição.

Há vários indicadores baseados na interação do cliente que deixa uma opinião após alguma interação dentro da jornada do cliente. Tratam-se de pesquisas de satisfação de cliente, uma abordagem  que cresceu de forma intensa e estruturada nos últimos anos, a partir da nova percepção das empresas acerca da relação da experiência do cliente. A disciplina quer discutir a importância destas pesquisas para as equipes de relacionamento, suporte e experiência do cliente. Um dos principais indicadores de referência global para mensurar a lealdade do cliente que traz a metrificação do índice de recomendação de uma marca, trazendo insumos ricos para experiência e satisfação do cliente é o NPS. Mas a disciplina visa analisar como usar os diversos tipos de ratings CSAT e o CES, outros importantes tracking de satisfação para medir o sucesso do negócios, a saúde e reputação da marca e ouvir a voz do consumidor nos canais próprios e nas redes sociais

TCC

Elaborar um projeto, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação. No total de horas estão incluídas 45h de atividades extraclasse para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso.

EVENTOS

img-seta-peq

POR QUE ESCOLHER O LIVE EAD DA ESPM E COMEÇAR A SUA PÓS AINDA EM 2020?

Sabemos que o momento é de dúvida, então preparamos experiências exclusivas e condições de pagamento especiais para ajudar você a dar o próximo passo na sua carreira ainda neste ano, sem comprometer a sua segurança nem a sua saúde financeira.

Quando acontece?

As aulas por web conferência serão ministradas ao vivo às segundas e quartas-feiras, a partir de 29/09/2020das 19h30 às 21h30, e possibilitam uma interação mais eficaz e em tempo real entre os alunos e o professor. Caso não tenha disponibilidade para participar da web conferência no horário determinado, o estudante pode acessar a gravação da aula posteriormente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As aulas ficam disponíveis na plataforma até o encerramento do curso.

Terça-feira

19h30 às 21h30

Quinta-feira

19h30 às 21h30

COMO SÃO AS AVALIAÇÕES NO LIVE EAD ESPM?

AVALIAÇÕES E NOTA FINAL EM CADA DISCIPLINA

A nota final de cada disciplina é obtida através da realização das atividades propostas por seu respectivo professor. Essas atividades serão entregues online, pelo ambiente virtual de aprendizagem, o Canvas.  

Para conseguir a aprovação em cada disciplina, o estudante deve, ao final do período, obter uma nota final mínima de 7,0 (sete) e não ultrapassar o limite estabelecido de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas por disciplina. No Live EAD da ESPM, são considerados falta a não publicação das atividades da disciplina.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) OU PROJETO DE CONCLUSÃO APLICADA (PCA)

Ao final do curso, o estudante deve realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou um Projeto de Conclusão Aplicada (PCA), a depender do modelo pedagógico estabelecido por cada curso. Este trabalho será submetido a uma banca examinadora composta pelo coordenador e alguns professores do curso em questão. 

 Para isso, é necessário o comparecimento do estudante em uma das unidades da ESPM, em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Planos de Pagamento

Matrícula

R$ 698,00

+

1x R$ 14.850,00

Matrícula

R$ 698,00

+

11x R$ 1.305,82

+

1x R$ 1.312,07

Matrícula

R$ 698,00

+

17x R$ 895,72

+

1x R$ 911,87

Matrícula

R$ 698,00

+

23x R$ 691,01

+

1x R$ 717,65

Matrícula

R$ 698,00

+

29x R$ 569,14

+

1x R$ 586,31

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA ATÉ 21/09/2020

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

SIMULADOR DE MENSALIDADES 2020

Exclusivamente neste 2º semestre, estamos propondo um novo plano de pagamento para que você não precise adiar sua pós-graduação. A partir de sua 1ª mensalidade e até dezembro de 2020, você pagará apenas metade do valor mensal.

A outra metade de cada parcela será diluída nas próximas mensalidades e você terá mais 6 (seis) meses, após o fim do curso, para quitar o valor total de seu contrato. Com esse plano, mesmo a partir de janeiro de 2021, o valor de suas mensalidades passa a ser menor do que o normal.

Ainda ficou com dúvida?

Insira no simulador o valor da mensalidade e quantidade de parcelas do curso que você deseja fazer e descubra se esse novo plano de pagamento faz sentido para o seu bolso.

Plano Atual
Mês de início do curso
Valor da matrícula
Valor da mensalidade
Quantidade de parcelas
Total Plano Atual

SE INTERESSOU E QUER APROVEITAR O NOVO PLANO DE PAGAMENTO?

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato.

 

Essa é apenas uma simulação e o cálculo das parcelas é aproximado, portanto, pode haver pequenas variações no valor do contrato final.

Seu nome (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Nome do curso (obrigatório)

Unidade (obrigatório)

Deixe aqui a sua dúvida

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional.

3. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula online.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Seguro educacional gratuito

Garantia de permanência no curso

Na ESPM, você tem mais tranquilidade para seguir seus estudos. O Seguro Educacional é um benefício gratuito para todos os estudantes ESPM e uma parceria da escola com a Bradesco Vida e Previdência, garantindo a continuidade do curso, caso aconteça alguma eventualidade que impossibilite o pagamento das mensalidades, além de oferecer assistência 24h para acidentes. Assim, você não se preocupa e mantêm o foco no seu futuro profissional.

Etiquetas :

Live EAD

Educação a distância

MBA/Master

Período: Noturno

Aulas: terças e quintas-feiras ao vivo por webconferência

Até 30x de R$ 569,14*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 30/09

Taxa de Inscrição: R$ 100,00

Translate