Master Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios - ESPM São Paulo
Master Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios

30/09/2020

3 semestres

Home Pós-Graduação

Master Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios

Coordenador

José Claudio Pinheiro

Course Attendees

Still no participant

Descontos para ex-alunos

Descontos para ex-alunos

Desconto especial para ex-alunos concluintes ESPM, mais informações, consulte nossa Central de Relacionamento.

(11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Cancelamento ou adiamento do curso – Pós São Paulo

Cancelamento ou adiamento do curso – Pós São Paulo

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

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O principal fator tecnológico que está transformando a humanidade é a Inteligência Artificial.

A evolução tecnológica está transformando o mundo, mudando também comportamentos, hábitos, organizações sociais e, consequentemente, as relações de negócios. Da mesma forma, o Marketing também passa por mudanças para melhor se comunicar com o público.

Com o volume de dados crescendo imensamente a cada dia, a Inteligência artificial torna possível analisar esse imenso volume de dados (Big Data) e conhecer melhor nossos clientes, criando melhores ofertas e prevendo demandas.

Com essas plataformas, podemos entregar a mensagem certa à pessoa certa, no momento certo. Isso tem permitido que grandes empresas e novíssimas startups avancem rápida e competitivamente no mercado.

Neste contexto, aprender sobre inteligência artificial é como aprender sobre o idioma do futuro, adaptando-se à tecnologia que estará presente em tudo e que será parte de todas as profissões.

Apresentando exemplos de negócios ligados aos tópicos essenciais do marketing e gestão e oferecendo uma visão prática e estratégica sobre a Inteligência Artificial (IA), o curso Master em Inteligência Artificial Aplicada aos Negócios prepara profissionais para usar a tecnologia de forma fácil e eficiente na área de negócios.

Objetivo do curso

Desenvolver analistas e gestores para atuar na era da Inteligência Artificial e Big Data utilizando o marketing analítico, visão estratégica e conhecimento técnico para planejar ações criativas e inovadoras de marketing baseada em decisões estruturadas e com recursos de máquinas de aprendizado. A grade curricular consolida conhecimentos de marketing e ciência de dados e inteligência artificial em uma visão contemporânea, adequada ao comportamento e aos desafios da sociedade atual.

Para quem se destina?

O curso é dirigido para pessoas focadas em aprender sobre o tema de inteligência artificial e sobre o desenvolvimento de estratégias e táticas neste mercado, que queiram aprender e aprimorar seus aspectos técnicos, de tecnologia, marketing e negociais. Abrangendo desde analistas até gestores que estejam interessados em aprofundar seus conhecimentos no universo da inteligência artificial, marketing digital e da big data, de forma aplicada e pratica. Eis alguns perfis:

  • Analistas e profissionais de marketing, administração ou empreendedores
  • Gestores e líderes de equipes de Marketing, Inteligência de Negócio, BI ou Tecnologia, TI.
  • Analistas de negócios seniores, coordenadores e líderes, com potencial para assumir cargos gerenciais ligados a gestão e relacionamento de clientes,  marketing, administração e negócios.
  • Consultores e autônomos atuantes na área e que desejam se aprimorar para atender startups, empresas de médio e grande porte em processos ligados ao uso do Big Data e a análise de informação.
  • Especialistas em marketing digital.
  • Coordenadores e Gerentes de diversos segmentos de negócio.
  • Funcionários de back-office, em empresas, agências de publicidade e comunicação.
  • Funcionários públicos interessados em modernização e aumento de eficiência por meio da tecnologia.
  • Estudantes interessados na aplicação de inteligência artificial nos diversos setores da sociedade
  • Futurista e interessados nas profissões do futuro baseadas no uso de inteligência artificial.

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 420 horas, composto das seguintes trilhas:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA

FUNDAMENTAÇÃO E ALINHAMENTO

CIÊNCIA DE DADOS E MÁQUINAS DE APRENDIZAGEM

DIGITAL MARKETING

INTEGRAÇÃO

NIVELAMENTO

Esta disciplina apresenta os fundamentos da área de tecnologia de informação para e enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica.

Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios.

Enfoca a importância da tecnologia como instrumentos de suporte para o emprego de técnicas e teorias extraídas de muitos campos nas áreas de matemática, estatística, ciência da informação e ciência da computação, etc. e que hoje caracterizam o campo da moderna ciência de dados.

Propõe a abordagem analíticas quantitativa para estruturação e solução de problemas mercadológicos. Para tanto, enfoca o emprego de múltiplas técnicas de análise quantitativa utilizadas na gestão empresarial moderna.

 

Trata de tópicos como inferência estatística, modelos probabilísticos de previsão e auxílio à tomada de decisões. Permitir ao aluno a obtenção de conhecimentos essenciais na área de modelagem quantitativa, para utilização nas demais disciplinas.

Os tópicos incluem modelagem estatística de dados, noções de modelagem e resolução de problemas em planilha eletrônica e softwares de computação científica.

São apresentados os conceitos BI e sua aplicação prática com o desenvolvimento em aula de painéis/dashboards em plataformas de BI.

CIÊNCIA DE DADOS E MÁQUINAS DE APRENDIZAGEM

Apresentar ao aluno os elementos básicos de modelagem com ciência de dados e inteligência artificial, as principais formas de abordagem, as tarefas analíticas e como criar modelos e usar algoritmos de forma fácil, intuitiva e sem linguagem de programação. A disciplina é focada em prática, ministrada em laboratório/clusters de notebooks, onde são utilizadas plataformas gratuitas na nuvem e softwares de ciência de dados.

Os participantes aprendem na prática a usar algoritmos e a criar modelos de:

  • Segmentação de Clientes,
  • Estimação de Impacto de investimentos em marketing
  • Classificação de Clientes
  • Recomendação – Cesta de produtos (Next best offer)
  • Previsão de Vendas e de Demanda
  • Análise de textos e Análise expandida de sentimentos

Complementarmente são apresentadas as aplicações típicas lideradas por Chief Marketing Technologists em diversos mercados verticais, envolvendo dados estruturados e não estruturados no apoio à tomada de decisão utilizando cases, bases de dados e materiais de Harvard e da Columbia University de forma intensa, exigindo participação e dedicação!

O campo da inteligência artificial (IA) estuda basicamente como reproduzir o comportamento humano inteligente em um computador. Busca-se a concepção de sistemas que possam aprender, planejar e resolver problemas de forma autônoma.

A disciplina abordará os principais fundamentos de IA por meio da plataforma Watson tais como resolução de problemas, reconhecimento de padrões, compreensão de linguagem natural, visão computacional, programação automática e aprendizado de máquina. Serão abordados também tópicos envolvendo aprendizado profunda de máquina.

A disciplina é bem prática e ministradas em laboratório/cluster de notebooks por meio de experimentações dirigidas em plataformas na nuvem. Os participantes aprender a criar na nuvem, um assistente virtual (Watson Assistant) que pode ser customizado para suas demandas de interação com clientes.

Compreender o contexto dos dados oriundos de fenômenos ocorridos no espaço geográfico. Identificar problemas e situações de gestão e decisão em que há componentes de natureza espacial em que as ferramentas de inteligência geográfica podem ser utilizadas.

Usar ferramentas de exploração e análise geográfica para geocodificar, organizar, descrever e representar dados geográficos de maneira a transformá-los em informações úteis para a tomada de decisão.

Incorporar dados geográficos oriundos de fontes secundárias às aplicações e bases de dados já existentes nas empresas. Conceituar a evolução e o estado-da-arte do marketing geográfico no contexto dos bancos de dados geográficos, cloud computing e Geo Big Data.

Nesta disciplina são apresentados os princípios de modelagem utilizando linguagens populares de modelagem por máquinas de aprendizagem (Python e R). Serão utilizadas plataformas gratuitas, locais ou na nuvem, para prática da construção dos modelos de marketing e de negócios.

A realidade de mercado dos cientistas de dados é apresentada de forma prática, permitindo a pessoas sem prática em programação aprenderem via material passo a passo, como extrair resultados de seus dados.

DIGITAL MARKETING

A disciplina visa auxiliar os alunos a alcançar, dentro da perspectiva de novos negócios, o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Isto é feito por meio de uma abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e BMG.

Busca-se fazer com que o aluno não só conheça, mas vivencie estes conceitos, mas se torne um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam (ou superem) as expectativas de seus clientes.

Dominar o conceito de tendências/trends e a abordagem de pesquisa e inovação em Consumer Insights. Saber utilizar as ferramentas de identificação e análise de tendências. Conduzir projetos de Consumer Insights a fim de gerar inspiração e inovação nos negócios. Saber aplicar de modo prático e lucrativo nos negócios os insights e inspirações com base em estudos comportamentais.

Novas ferramentas de pesquisa (etnografia, netnografia, imersão, home visit, observação, curadoria de conteúdo, co-criação). Tipologias com base em drivers e nova segmentação do consumidor no contexto do Big Data.

O conceito de marketing cognitivo aborda o uso de insights e de inteligência artificial em novas formas de ampliar a totalidade da experiência do cliente, criando momentos singulares e coesos ao longo da jornada do cliente que são adaptados às necessidades de cada pessoa.

A disciplina foca, por meio de discussões e estudos de caso, as novas maneiras de explorar como a inteligência artificial pode trazer maior precisão às campanhas e à personalização das interações com o cliente.

Serão abordados temas como o uso de inteligência artificial na obtenção de insights, na automação de campanhas de marketing e na personalização em tempo real da jornada do cliente.

Em tempos de inovação e transformação digital nas organizações, liderança (tangível ou intangível, direta ou indireta, em qualquer formato) torna-se cada vez mais um tema central para o sucesso profissional de qualquer executivo ou empreendedor. Nesse cenário, tratar das novas formas e formatos não hierárquicos do trabalho, valorizando a co-criação e a troca contínua, surge como uma condição sine-quo-non.

Pensando ainda na liderança como elemento central da cultura e no impacto da cultura em todo processo de transformação e busca por “maturidade” digital por que passam todos os setores da economia, a proposta desta disciplina é uma ementa atual, efetiva e que engaja o aluno, preparando-o definitivamente para ser um líder não só de equipes, mas de projetos e um influenciador decisivo nesse processo de mudanças cada vez mais real e necessário.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA

Esta disciplina aborda a administração de banco de dados como uma disciplina de gestão de negócios, abordando práticas e procedimentos comuns para vários tipos de empresas e tecnologias de gestão de banco de dados. Questões importantes no funcionamento diário e planejamento de longo prazo da administração de bancos de dados são examinados em profundidade. Apresenta ao aluno as principais técnicas de modelagem e captura de dados em ambientes corporativos (bancos de dados relacionais) e via web (informações pouco ou não estruturadas). Linguagem de consultas estruturadas a banco de dados (SQL). Modelos informacionais. BI.

Discutir a essência da mudança ou adaptação de paradigma de decisão que projetos não convencionais envolvendo Big Data trazem para os profissionais de marketing.

Apresentar os principais recursos atuais de captura e análise de dados em larga escala, tais como Hadoop, Spark e bancos de dados NoSQL. Mostrar as técnicas de integração com sistemas tradicionais do tipo banco de dados relacional e as principais arquiteturas utilizadas na implementação de data lakes.

A disciplina apresentar os conceitos Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning, além de discutir as aplicações da Inteligência Artificial no mercado – com viés em Marketing. São utilizados softwares open source e ambientes na IBM Cloud para prática e criação de modelos utilizando os conceitos de Perceptron(Neurônio Artificial) e Redes Neurais Artificiais.

Será demonstrada a aplicação de Visão Computacional no mercado – com viés em Marketing, além de entender os conceitos de Convolução e Redes  Neurais Convolucionais; e por fim, serão desenvolvidos diversos modelos inclusive de reconhecimento facial utilizando-se de técnicas de Deep Learning para classificação facial para análise de sentimentos em imagens, utilizando-se de técnicas de Machine Learning com linguagem Python.

O curso apresenta de forma prática como a implementar a Inteligência Artificial de forma prática e aplicada para os negócios. Procura-se incentivar os alunos a pensar em problemas de negócios a partir da perspectiva da IA. Será visto o plano de fundo dos algoritmos mais comuns tais como sistemas para prever pontuações, classes, clusters e reconhecer padrões a partir de dados. Nesta disciplina aprofundamos o conhecimento de algoritmos, ambientes e linguagens (Python) em aplicações de negócios.

Serão examinados casos que a AI produziram resultados observáveis em diferentes empresas com relevantes resultados de negócios. Serão apresentados conceitos de AIops, de modelagem com algoritmos genéticos na prática

INTEGRAÇÃO

Elaborar um projeto aplicado de planejamento, gestão e/ou análise de informação no contexto do marketing, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

No total de horas estão inclusas 15h que é a estimativa mínima das atividades extraclasse para a elaboração do Projeto de Conclusão Aplicado.

O trabalho de conclusão de curso é em grupo e a apresentação será em uma das unidades da ESPM: São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Quando acontece?

As aulas por web conferência serão ministradas ao vivo às segundas e quartas-feiras, a partir de 29/09/2020das 19h30 às 21h30, e possibilitam uma interação mais eficaz e em tempo real entre os alunos e o professor. Caso não tenha disponibilidade para participar da web conferência no horário determinado, o estudante pode acessar a gravação da aula posteriormente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As aulas ficam disponíveis na plataforma até o encerramento do curso.

Segunda-feira

19h30 às 21h30

Quarta-feira

19h30 às 21h30

As provas presenciais nas unidades que não pertencem a ESPM poderão ser realizadas nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

EVENTOS

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POR QUE ESCOLHER O LIVE EAD DA ESPM E COMEÇAR A SUA PÓS AINDA EM 2020?

Sabemos que o momento é de dúvida, então preparamos experiências exclusivas e condições de pagamento especiais para ajudar você a dar o próximo passo na sua carreira ainda neste ano, sem comprometer a sua segurança nem a sua saúde financeira.

COMO SÃO AS AVALIAÇÕES NO LIVE EAD ESPM?

AVALIAÇÕES E NOTA FINAL EM CADA DISCIPLINA

A nota final de cada disciplina é obtida através da realização das atividades propostas por seu respectivo professor. Essas atividades serão entregues online, pelo ambiente virtual de aprendizagem, o Canvas.  

Para conseguir a aprovação em cada disciplina, o estudante deve, ao final do período, obter uma nota final mínima de 7,0 (sete) e não ultrapassar o limite estabelecido de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas por disciplina. No Live EAD da ESPM, são considerados falta a não publicação das atividades da disciplina.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) OU PROJETO DE CONCLUSÃO APLICADA (PCA)

Ao final do curso, o estudante deve realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou um Projeto de Conclusão Aplicada (PCA), a depender do modelo pedagógico estabelecido por cada curso. Este trabalho será submetido a uma banca examinadora composta pelo coordenador e alguns professores do curso em questão. 

 Para isso, é necessário o comparecimento do estudante em uma das unidades da ESPM, em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Planos de Pagamento

Matrícula

R$ 698,00

+

1x R$ 14.850,00

Matrícula

R$ 698,00

+

11x R$ 1.305,82

+

1x R$ 1.312,07

Matrícula

R$ 698,00

+

17x R$ 895,72

+

1x R$ 911,87

Matrícula

R$ 698,00

+

23x R$ 691,01

+

1x R$ 717,65

Matrícula

R$ 698,00

+

29x R$ 569,14

+

1x R$ 586,31

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA COM ATÉ 1 MÊS DE ANTECEDÊNCIA AO INÍCIO DO CURSO

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

SIMULADOR DE MENSALIDADES 2020

Exclusivamente neste 2º semestre, estamos propondo um novo plano de pagamento para que você não precise adiar sua pós-graduação. A partir de sua 1ª mensalidade e até dezembro de 2020, você pagará apenas metade do valor mensal.

A outra metade de cada parcela será diluída nas próximas mensalidades e você terá mais 6 (seis) meses, após o fim do curso, para quitar o valor total de seu contrato. Com esse plano, mesmo a partir de janeiro de 2021, o valor de suas mensalidades passa a ser menor do que o normal.

Ainda ficou com dúvida?

Insira no simulador o valor da mensalidade e quantidade de parcelas do curso que você deseja fazer e descubra se esse novo plano de pagamento faz sentido para o seu bolso.

Plano Atual
Mês de início do curso
Valor da matrícula
Valor da mensalidade
Quantidade de parcelas
Total Plano Atual

SE INTERESSOU E QUER APROVEITAR O NOVO PLANO DE PAGAMENTO?

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato.

 

Essa é apenas uma simulação e o cálculo das parcelas é aproximado, portanto, pode haver pequenas variações no valor do contrato final.

Seu nome (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Nome do curso (obrigatório)

Unidade (obrigatório)

Deixe aqui a sua dúvida

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional.

3. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula online.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Seguro educacional gratuito

Garantia de permanência no curso

Na ESPM, você tem mais tranquilidade para seguir seus estudos. O Seguro Educacional é um benefício gratuito para todos os estudantes ESPM e uma parceria da escola com a Bradesco Vida e Previdência, garantindo a continuidade do curso, caso aconteça alguma eventualidade que impossibilite o pagamento das mensalidades, além de oferecer assistência 24h para acidentes. Assim, você não se preocupa e mantêm o foco no seu futuro profissional.

Live EAD

Educação a distância

MBA/Master

Período: Noturno

Aulas: segunda e quarta

Até 30x de R$ 569,14*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 30/09/2020

Taxa de Inscrição: R$ 100,00

Inscrições até: 22/09/2020

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