MBA em Economia Comportamental

25/09/2018

4 semestres

Home Pós-Graduação

MBA em Economia Comportamental

Coordenador

Flavia Ávila

Course Attendees

Still no participant

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis, após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis, após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Requisitos mínimos do sistema

Requisitos mínimos do sistema

Requisitos mínimos para acesso ao curso são de responsabilidade do aluno.

O curso será realizado pela internet, em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e somente poderá ser acessado por meio de um computador, inclusive notebook e tablet IOS.

Os cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância ESPM requerem a disponibilidade de som e placa de vídeo. Para as aulas agendadas por web conferência, também será necessário microfone.

O interessado em adquirir o curso deverá possuir equipamento com as seguintes configurações:

  • Processador 2.0 GHz ou superior.
  • Memória RAM 1Gb para Windows Vista ou superior.
  • Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board.
  • Monitor 800 x 600 pixels.

Requisitos gerais:

  • Velocidade de Banda: 2Mbps.
  • Acesso aos endereços http://www.youtube.com/ e http://vimeo.com/ desbloqueados em Firewalls e redes corporativas.
  • Permitir Cookies.

Comentários curso

Ainda não há comentários

O primeiro programa de MBA nesta área no Brasil

O programa apresenta uma visão contemporânea, tanto teórica como prática, que irá capacitar profissionais neste recente e fascinante campo de pesquisa que são as ciências comportamentais. Foi o primeiro programa de MBA nesta área no Brasil.

A Economia Comportamental, ao promover uma aproximação frutífera da Economia com outros campos do conhecimento, como a Psicologia, Marketing, Neurociência, entre outras ciências sociais, traz o benefício de sistematizar e concentrar em uma única área elementos fundamentais sobre como fazemos escolhas e vieses frequentes apresentados pela grande maioria dos indivíduos e instituições.

Objetivo do curso

O curso fornecerá uma base teórica sólida em Economia Comportamental capacitando os participantes a utilizarem os conceitos e principais ferramentas neste campo de pesquisa em empresas, agências de publicidade, consultoria, entre outros. O objetivo deste curso é também subsidiar futuros gestores, consultores e analistas nas tendências subjacentes às decisões psicológicas feitas por clientes, concorrentes, colegas e eles mesmos, com ênfase em como incorporar esses insights sobre negócios, marketing e estratégias.

Além disso, será uma ótima alternativa para preparar profissionais e pesquisadores que estejam planejando candidaturas para cursos de mestrado ou doutorado no exterior na área de ciências comportamentais e experimentais, bem como aqueles que queiram entrar para uma ampla gama de carreiras, nas quais a Economia Comportamental é cada vez mais importante.

O que você irá aprender

Ao longo do programa, serão discutidos os elementos centrais da economia comportamental, fatores psicológicos e sociais que influenciam o comportamento econômico e as evidências empíricas que motivaram a ascensão da área tanto na academia, quanto nos setores público e privado em todo mundo. Para isso, mostrará aplicações práticas para áreas de marketing, negócios e finanças com base em diversos estudos empíricos conduzidos nos últimos anos. Seus estudos têm incentivado fortemente a cultura de testar e aprender nas instituições, usando fundamentalmente como ferramenta a metodologia experimental.

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentar o contexto e os retornos que seus estudos tem gerado tanto no Brasil como no exterior.

Este módulo fornece uma visão ampla e aplicada dos principais conceitos e ferramentas das ciências comportamentais e diferentes formas de entender e investigar a tomada de decisão por essa perspectiva.

Este módulo fornece uma introdução crítica simplificada à microeconomia, macroeconomia e finanças para aqueles sem formação econômica. Este módulo também dá uma visão geral de como comportamento econômico difere do que se assume nas teorias tradicionais.

Compreender conceitos fundamentais na área de marketing, os quais são imprescindíveis no desdobramento em outras disciplinas do curso.

Visão geral das diferentes ferramentas que podem ser utilizadas para observar o comportamento humano sob condições controladas com foco na metodologia experimental e diferentes tipos de experimentos. Este módulo irá mostrar como e por que os experimentos são utilizados na área e como desenhar seus próprios experimentos permitindo que você desenvolva habilidades para avaliar criticamente projetos experimentais e resultados. Abordará também modelos integrativos e discutirá a necessidade de uma mudança de cultura das empresas e organizações, já bastante consolidada internacionalmente, que valoriza a ideia de testar, aprender, re-testar, criar e só depois implementar.

Conhecer os principais conceitos de marketing e planejamento estratégico, os métodos de análise e inteligência de ambiente e mercado e as ferramentas estratégicas de marketing e as novas práticas do marketing Customer Centric.

Este módulo dará uma visão ampla das diferentes áreas de pesquisa da economia comportamental, seus principais estudos e fontes de informação. O módulo também abrangerá conceitos básicos de análise de dados para interpretar resultados de seus estudos forma simplificada e capacitar o aluno para uma visão crítica e aplicada da área que será imprescindível no desdobramento em outras disciplinas do curso.

Este módulo estuda o processo de escolha em psicologia e economia. Entender quando e por que as pessoas se desviam do modelo econômico padrão. Heurísticas e enviesamentos. Teoria perspectiva. Alternativas aos modelos de escolha intertemporal vigentes.

Aprofundar os conceitos referentes ao fator humano no contexto atual, visando ao autoconhecimento e à transformação em um gestor de pessoas e de mudanças. Adquirir informações para influenciar, desenvolver, comprometer pessoas e construir equipes, refletindo sobre a conduta e o comportamento dos indivíduos na organização, fazendo paralelos com estudos das Ciências Comportamentais.

A economia comportamental considera as maneiras com as quais consumidores se comportam em diferentes situações. Este módulo se concentra em vários aspectos do comportamento do consumidor e como fatores emocionais, sociais, econômicos e contextuais realmente afetam o momento de decisão. Há ainda cases práticos e passo a passo sobre como aplicar os conceitos e ferramenta da Economia Comportamental aos tópicos de marketing, e-commerce e finanças.

Este módulo analisará o processo de consumo do indivíduo e os mecanismos conscientes e inconscientes que influenciam no processo de consumir, poupar e se endividar. Verá ainda alternativas aos modelos de escolha intertemporal vigentes. Abordará o papel do viés do presente, autocontrole, impaciência no consumo e o valor relativo que as pessoas atribuem a retornos em diferentes pontos no tempo.

Possibilitar a aquisição e a ordenação dos conceitos fundamentais de finanças relacionados à gestão comercial. Processo decisório em decisões que envolvem custos, risco e incerteza. Heurísticas e desvios sistemáticos em processos de gestão financeira em negócios. Modelos de start-ups, investidores e formas de gestão.

Identificar os principais vieses cognitivos e falácias que originam erros em processos decisórios de negócios, bem como os elementos de contexto que potencializam estes erros; inferir as implicações práticas dos vieses estudados para o contexto profissional e de negócios; e avaliar e selecionar as alternativas mais viáveis e eficientes para a melhoria de processos decisórios individuais e coletivos.

Preferências Sociais é uma área da Economia Comportamental voltada a ampliar as variáveis que são tomadas como determinantes dos comportamentos humanos e investigar o impacto dos outros nas nossas decisões. Discutirá comportamentos como normais sociais, reciprocidade, altruísmo, prova social, entre outros.

O conceito de nudge e arquitetura de escolha tem ganhado grande destaque no mundo todo e já é considerado uma das principais ferramentas na Economia Comportamental. Esse módulo visa capacitar os profissionais para desenhar, testar e implementar nudges nos mais diversos setores. Um nudge é qualquer aspecto da arquitetura de escolha que altera o comportamento das pessoas de um modo previsível sem proibir quaisquer opções nem alterar significativamente seus incentivos econômicos.

Finanças Comportamentais é um campo de conhecimento voltado ao estudo das escolhas dos investidores financeiros, a partir de observações empíricas e de pressupostos psicologicamente realistas. Trata-se de uma área “irmã” da Economia Comportamental, no sentido de que ambas compartilham muitos pressupostos, mas com enfoques diferentes. Finanças Comportamentais enfoca um conjunto mais exclusivo de temas: as decisões dos investidores financeiros e os fluxos de dinheiro resultantes.

Integração e aplicação de metodologias de análise de dados a nível individual e geral para aprofundamento das análises em Economia Comportamental.

Abordará a importância e impacto do uso da Economia Comportamental e seus experimentos para criação de ações de impacto na área de Sustentabilidade e Consumo Consciente. Inferir as implicações de conceitos-chave como o da preferência intertemporal para o bem-estar coletivo, individual e mundial.

Abordagem contemporânea da visão de bem-estar e felicidade com base nos estudos na Economia Comportamental. Compreender as estratégias para criação de experimentos que testem produtos e intervenções mais eficazes com foco no aumento do bem-estar individual e global. Definir o conceito de felicidade à luz dos ensinamentos da economia comportamental, e criticar suas limitações; desenhar ações práticas para maximização da felicidade individual.

O módulo neurociência e neuroeconomia explorará a forma como o cérebro toma decisões. Nos últimos anos, avanços significativos neste novo campo interdisciplinar produziram insights sobre como diferentes áreas do cérebro, moléculas específicas e padrões de atividade neural podem determinar as escolhas que fazemos. Neste módulo, os alunos irão explorar uma gama de assuntos, desde os processos simples através do qual o cérebro aprende, sobre os riscos e recompensas para os mecanismos neurais mais complexos e a tomada de decisão social e moral.

Saber identificar oportunidades na área das Ciências Comportamentais e transformá-las em um negócio a partir da criação de empresas ou novos produtos e serviços. Ferramentas e metodologias úteis ao empreendedor e o cenário de empreendedorismo no Brasil.

Elaborar um projeto de planejamento de comunicação, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação. Neste total de horas estão inclusas 15 horas de atividades extraclasse para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso.

Quando acontece?

As aulas por web conferência serão ministradas às terças e quintas, a partir de 25/9/2018, e estarão disponíveis para consulta no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Para quem se destina?

  • Analistas seniores, coordenadores e líderes, com potencial para assumir cargos gerenciais.
  • Consultores e autônomos atuantes na área e que desejam se aprimorar para atender a empresas de médio e grande porte.
  • Empresas, agências de publicidade e comunicação que necessitam capacitar sua liderança.
  • Coordenadores e gerentes de diversos segmentos de negócio

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Educação a Distância ESPM

Além das unidades tradicionais ESPM, você poderá realizar suas provas presenciais nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Recife e Salvador

Escolha onde realizar suas provas

São Paulo - ESPM - Unidades

São Paulo

ESPM Rio Unidades

Rio de Janeiro

ESPM Sul Unidades

Porto Alegre

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional.

3. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula online.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 698,00
  • R$ 698,00
  • R$ 698,00
  • R$ 698,00
  • R$ 698,00
  • Parcelas
  • 1 x R$16.258,98
  • 11 x R$1.422,71 + 1 x R$1.429,59
  • 17 x R$973,37 + 1 x R$990,85
  • 23 x R$749,00 + 1 x R$777,78
  • 26 x R$674,92 + 1 x R$693,15
ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

Etiquetas :

Educação a distância

MBA/Master

Aulas: terças e quintas-feiras ao vivo por webconferência

Até 27x de R$ 674,92*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 25/09/2018

Taxa de Inscrição : R$ 100,00

Inscrições até : 14/09/2018