Master Gestão Estratégica em UX Design

28/04/2020

4 semestres

Home Pós-Graduação

Master Gestão Estratégica em UX Design

Coordenador

Thais Campas

Course Attendees

Still no participant

Descontos para ex-alunos

Descontos para ex-alunos

Desconto especial para ex-alunos concluintes ESPM, mais informações, consulte nossa Central de Relacionamento.

(11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Sistema de Avaliação das Disciplinas

Sistema de Avaliação das Disciplinas

Ao término de cada disciplina ficará disponível ao aluno a prova presencial, seguindo as orientações disponíveis no ambiente de cada disciplina. Os alunos poderão realizar as provas nas seguintes localidades:

  • Em quaisquer campi ESPM (São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul)
  • Em local e data a serem informados nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Recife e Salvador

 

As provas presenciais serão realizadas aos sábados, em data e horário previamente informados. Para realização da prova presencial o aluno precisará se inscrever em uma das datas disponíveis no calendário de provas. Nas cidades onde há Campi ESPM haverá periodicidade mensal para oferta de datas de provas presenciais; nas demais cidades, as provas ocorrerão em março, junho, setembro e dezembro.

 

A prova presencial não precisa ser realizada logo após o término de cada disciplina. O aluno pode, se preferir, acumular disciplinas e realizar uma quantidade maior de provas presenciais em uma única data.

 

A aprovação em cada disciplina é obtida com nota final mínima de 7,0 (sete) e caso o estudante não ultrapasse o limite de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas estabelecido por disciplina. Por se tratar de um curso a distância, considera-se falta a não publicação das atividades da disciplina (e não o comparecimento nas webconferências – aulas ao vivo), conforme informações detalhadas no ambiente virtual de aprendizagem.

Trabalho De Conclusão De Curso

Trabalho De Conclusão De Curso

O TCC será desenvolvido com a tutoria do professor Mentor desde o início do curso, mas, assim que concluídos os créditos de disciplinas, o aluno ingressará oficialmente no período do TCC. Durante esse período se dedicará exclusivamente ao desenho final de seu projeto.

 

Ao final do processo o projeto precisará ser submetido à avaliação por meio de uma banca examinadora.

Eventos Presenciais

Eventos Presenciais

Provas Presenciais:

 

Campus Álvaro Alvim

Rua Álvaro Alvim, 123 — Vila Mariana — São Paulo - SP

 

Campus Joaquim Távora

Rua Joaquim Távora, 1240 — Vila Mariana — São Paulo – SP

 

Campus ESPM Rio

Rua do Rosário, 90 — Centro – Rio de Janeiro — RJ

 

Campus ESPM Sul

Rua Guilherme Schell, 350 — Santo Antônio - Porto Alegre — RS

 

Além das unidades ESPM, as provas também serão realizadas nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Recife e Salvador, em instalações de parceiros já contratados nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

 

O endereço de realização das provas e respectivas datas é disponível no ambiente virtual de aprendizagem.

Rede Temática ESPM

Rede Temática ESPM

Ao final de cada semestre, durante um sábado, ocorrerá em um campus, em São Paulo, um encontro envolvendo todos os estudantes dos cursos de pós-graduação da modalidade semipresencial.

O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.

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Uma abordagem contemporânea e estratégica

O programa apresenta uma abordagem contemporânea e estratégica de User Experience Design, tanto teórica como prática, preparando profissionais em momento e oportunidade de ascensão a cargos de gestão e liderança em UX Design, Negócios Digitais (startups e scaleups), Gestão de Produtos e Experiência do Cliente, Marketing & Comunicação Digital. Conteúdo e atividades são focados no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos fundamentais de UX Design - o entendimento e mapeamento detalhados do ecossistema do usuário e do negócio bem como a visão/tratamento LEAN da experiência do usuário/consumidor a partir de plataformas e ambientes digitais. Ao longo de todo o programa, partimos da visão estratégica e da perspectiva da Transformação Ágil e Digital nos negócios, para então apresentarmos as táticas correspondentes, as ferramentas de gestão e as métricas para otimização dos resultados em diferentes momentos do ciclo de vida do produto e em seus respectivos mercados.

Objetivo do curso

Com o objetivo de aprimorar a visão estratégica das práticas em UX Design, bem como a abordagem LEAN na gestão de produtos digitais, o programa se baseia em uma metodologia que cobra dos participantes a elaboração e aplicação de ações estratégicas no meio digital. Em um ambiente colaborativo, os participantes planejarão ações e um projeto de conclusão de curso, que deverá ser desenvolvido ao longo do programa.

A INOVAÇÃO E O RECONHECIMENTO DA ESPM NO FORMATO E NO TEMPO QUE VOCÊ PRECISA, ONDE VOCÊ ESTIVER

Os programas de Educação a Distância (EAD) oferecem conteúdo com a excelência de ensino da ESPM para você poder escolher onde e quando aprender: você pode assistir a todas as aulas ao vivo, interagindo com os professores em tempo real, ou, se preferir, também pode assistir às aulas depois gravadas, no dia e horário que mais se adequem à sua rotina, quantas vezes desejar até o final do seu curso.

POR QUE ESCOLHER O EAD DA ESPM?

  • Somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados.
  • Durante as aulas, os alunos podem interagir com o professor pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real.
  • Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso.
  • Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para revisão ou consulta. Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina, para que você possa conhecer seus acertos e oportunidades de melhoria.

Os programas EAD da ESPM utilizam os recursos da plataforma Canvas, construindo um ambiente digital de estudo e aprendizagem moderno e intuitivo.

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 495 horas, composto das seguintes disciplinas:

Núcleo de Gestão

Conhecer a metodologia LEAN e seus artefatos (CANVAS). Proporcionar uma visão abrangente de sua utilização nos fluxos de projetos digitais. Conhecer a filosofia e principais protocolos em Design Thinking para desenvolvimento e gestão de produtos. Como LEAN e Design Thinking podem impulsionar a inovação apesar e para além de ambientes e ecossistemas convencionais.

Conhecer conceitos de Fluxo de Caixa, DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), a visão financeira da operação de marketing e vendas. As aplicações dos conceitos de Payback, Break Even, CAC (Customer Acquision Cost) e LTV (Life Time Value), ROI (Return on Investment). Conceitos e gestão de performance. Estimular o uso da linguagem financeira básica nas atividades de gestão empresarial e relacionamento com investidores.

Conhecer o processo de liderança em equipes, o papel do líder como inspirador, facilitador e evangelista em UX e ciclos de inovação. Gestão de Produto X Gestão de Recursos em projetos ágeis (LEAN). Alinhamento da gestão de pessoas à estratégia de negócios. Desenvolver a capacidade de negociação, liderança e motivação para a gestão de demandas conflitantes da equipe e pessoas. Gestão de competências e perfis multidisciplinares. A implementação de indicadores de performance, avaliação de resultados e comunicação de feedbacks.

Saber identificar oportunidades, e transformá-las em um negócio lucrativo a partir da criação de empresas ou novos produtos e serviços. Ferramentas e metodologias úteis ao empreendedor e o cenário de empreendedorismo no Brasil. Políticas e sistema de apoio ao empreendedorismo. Técnicas de negociação, análise de ambientes regulatórios e valuation.

Núcleo Estratégico

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentar o contexto e os números do mercado digital, com foco em UX Design, tanto no Brasil como no exterior.

Proporcionar a compreensão da fundamentação teórica e metodológica do campo de conhecimento e atuação em User Experience (UX), e dos tópicos relevantes em estratégias de UX convergentes com o planejamento de marketing e comunicação. Identificar quais são os ecossistemas principais: do usuário e do negócio, e como ambos podem afetar a entrega de valor ao usuário/consumidor. Entender as entregas “enxutas” de UXD, além de tópicos estratégicos para a transformação digital como user onboarding e designops.

Proporcionar a compreensão dos fundamentos da transformação ágil (baseado no pensamento LEAN e no mínimo produto viável), e dos tópicos relevantes de um plano de marketing com foco em metodologias ágeis de gestão e produção. Identificar e conhecer o processo de transformação digital nas empresas e organizações de todos os segmentos e setores, a partir da maturidade da entrega de valor aos clientes e da utilização apropriada da tecnologia SaaS.

Compreender como os fatores culturais influenciam o comportamento do consumidor/usuário, e como o estudo antropológico auxilia no entendimento das subculturas de consumo. A Etnografia Convencional e Digital (Netnografia), como método para a pesquisa de contextos de uso e mapeamento da experiência e jornada do usuário em ambientes digitais.

Conceitos e propostas de definição para o escopo metodológico e prático da Arquitetura da Informação, como parte da atuação e job description dos profissionais envolvidos em Comunicação Digital. Ferramentas de diagnóstico como Card Sorting e Diagrama de Afinidades. Conhecer as principais metodologias, ferramentas e entregáveis de Arquitetura da Informação: matrizes de escopo e funcionalidades, rotulações e técnicas de navegação e wireframing. Compreender como a Arquitetura da Informação torna tangível a estratégia de negócios e viabiliza a gestão do ciclo de vida de produtos e serviços digitais.

Apresentar os conceitos de consistência e transparência de canais em planejamento de comunicação e marketing, viabilizando o “diálogo omnichannel” em canais convencionais e digitais, fundamental para a maturidade da transformação digital. Como implementar o Planejamento de Comunicação e Marketing Integrado, dento do conceito Omnichannel, através de estratégias envolvendo UXD.

Apresentar o conceito de “dashboard” para ferramentas e ambientes de T.I., com abordagem contemporânea e em integração com canais tradicionais. Arquitetura SaaS como base para o Omnichannel. Compreender novas tecnologias em Data Science. Refletir sobre a automação de plataformas e implementação de “bots” e A.I. Mostrar as novas tendências em UX, CX, tecnologia, comunicação e ambientes digitais. Integração de SaaS e IoT (internet das coisas).

Núcleo Operacional

Conhecer os conceitos, as técnicas e ferramentas de segmentação de mercado, parâmetros que levam à formação de comunidades com base convergência de crenças e atitudes. Construção de Buyer Personas com base em perfil de consumo e convergência de modelos mentais. Aplicação e utilização de Buyer Personas em estratégias de negócios digitais.

Compreender as estratégias de Gamificação e suas diversas possibilidades de implementações em plataformas digitais. Mostrar como a Gamificação pode ser utilizada como ferramenta de Engajamento em conjunto com outras técnicas e métodos de construção da experiência do usuário. Mostrar, de forma reversa e concomitante, qual é o papel de UX em estratégias de Gamificação e Engajamento.

Conhecer as etapas de planejamento dos principais fluxos e demais fluxos auxiliares de interação em plataformas digitais. O que são micro momentos, como mapeá-los. O que são as microinterações ou touchpoints, como são projetadas e implementadas ao longo do ciclo de vida do produto. Touchpoints como gatilhos de inovação e diferencial estratégico em plataformas digitais.

Princípios e técnicas de prototipação e implementação de estratégias de informação visual e interação. Especificação de telas e fluxos, consolidação da navegação e apresentação da informação. Aplicação de princípios da Gestalt e impactos da atomização do design. Modelos Mentais e Conceituais no Design de Interação.

Apresentar os conceitos e princípios universais de Usabilidade como uma medida de qualidade na utilização das interfaces digitais. As normas ISO e as heurísticas de Nielsen, a engenharia de usabilidade, análise heurística e protocolos de usabilidade como think aloud e eyetracking. Apresentar o processo de Quality Assurance (QA) em processos de homologação. Apresentar as metodologias de usabilidade como ferramentas de diagnóstico estratégico para além da validação de interfaces.

UX como estratégia de branding – a marca a partir da experiência. Arquitetura da Informação e consistência de marca. Métricas de audiência e UX. Métricas de Conversão e UX. Design System como tendência e ferramenta de fortalecimento das marcas. Compreender as táticas e técnicas de arquitetura da informação que podem auxiliar e potencializar o marketing digital (SEO e SEM). Analisar as interfaces e estratégias de mídia digital de acordo com parâmetros da experiência do usuário. Entender a experiência do usuário em mídias sociais. Entender as estratégias de “Call to Action” dentro da perspectiva de UX.

Elaborar um planejamento estratégico digital centrado na experiência do usuário, para um negócio, produto ou serviço, através da aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto será desenvolvido em etapas ao longo de todo o curso e terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

Quando acontece?

As aulas por web conferência serão ministradas ao vivo às terças e quintas-feiras, a partir de 28/04/2020, das 19h30 às 21h30, e possibilitam uma interação mais eficaz e em tempo real entre os alunos e o professor. Caso não tenha disponibilidade para participar da web conferência no horário determinado, o estudante pode acessar a gravação da aula posteriormente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As aulas ficam disponíveis na plataforma até o encerramento do curso.

terças-feiras

19h30 às 21h30

quinta-feira

19h30 às 21h30

As provas presenciais nas unidades que não pertencem a ESPM serão realizadas nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

Para quem se destina?

Profissionais que atuam ou têm como objetivo de carreira a atuação como líder, consultor, especialista ou coordenador da área de Design, UX, CX ou gestor de produtos digitais em empresas e organizações de qualquer porte, incluindo startups, ou ainda como consultor independente em negócios digitais. O curso também oferece uma nova perspectiva para profissionais de setores tradicionais.

Pré-requisitos

Necessário inglês técnico.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Educação a Distância ESPM

Além das unidades tradicionais ESPM, você poderá realizar suas provas presenciais nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Recife e Salvador (as provas nestas localidades serão realizadas nos meses de março, junho, setembro e dezembro)

Escolha onde realizar suas provas

São Paulo - ESPM - Unidades

São Paulo

ESPM Rio Unidades

Rio de Janeiro

ESPM Sul Unidades

Porto Alegre

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional.

3. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula online.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 698,00
  • Parcelas
  • 1X R$ 16.633,00
  • 11X R$ 1.462,60 + 1X R$ 1.469,68
  • 17X R$ 1.003,27 + 1X R$ 1.021,30
  • 23X R$ 773,98 + 1X R$ 803,76
  • 29X R$ 637,48 + 1X R$ 656,57
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DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA ATÉ 31/03/2020

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

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Educação a distância

Educação a distância

MBA/Master

Período: Noturno

Aulas: terças e quintas-feiras ao vivo por webconferência

Até 30x de R$ 637,48*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 28/04/2020

Taxa de Inscrição: R$ 100,00

Inscrições até: 21/04/2020

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