MBA Gestão Estratégica em UX Design

25/04/2019

4 semestres

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MBA em Gestão Estratégica em UX Design

Coordenador

Thais Campas

Course Attendees

Still no participant

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis, após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis, após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Requisitos mínimos do sistema

Requisitos mínimos do sistema

Requisitos mínimos para acesso ao curso são de responsabilidade do aluno.

O curso será realizado pela internet, em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e somente poderá ser acessado por meio de um computador, inclusive notebook e tablet IOS.

Os cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância ESPM requerem a disponibilidade de som e placa de vídeo. Para as aulas agendadas por web conferência, também será necessário microfone.

O interessado em adquirir o curso deverá possuir equipamento com as seguintes configurações:

  • Processador 2.0 GHz ou superior.
  • Memória RAM 1Gb para Windows Vista ou superior.
  • Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board.
  • Monitor 800 x 600 pixels.

Requisitos gerais:

  • Velocidade de Banda: 2Mbps.
  • Acesso aos endereços http://www.youtube.com/ e http://vimeo.com/ desbloqueados em Firewalls e redes corporativas.
  • Permitir Cookies.

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Uma abordagem contemporânea e estratégica

O programa apresenta uma abordagem contemporânea e estratégica, tanto teórica como prática, que prepara profissionais, executivos e consultores no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos fundamentais de gestão e liderança em projetos digitais, com foco em UX Design. Compreende o entendimento e mapeamento detalhados do ecossistema do usuário e do negócio e a visão/tratamento LEAN da experiência do usuário/consumidor a partir de plataformas e ambientes digitais.

Objetivo do curso

Aprimorar a visão estratégica das práticas em UX Design, bem como a abordagem LEAN na gestão de produtos digitais. O programa se baseia em uma metodologia que cobra dos participantes a elaboração e aplicação de ações estratégicas no meio digital. Em um ambiente colaborativo, os participantes planejarão ações e um projeto de conclusão de curso, que deverá ser desenvolvido a partir do conteúdo aprendido ao longo do curso.

O que você irá aprender

Ao longo de todo o programa, partimos da visão estratégica, para então apresentarmos as táticas correspondentes, as ferramentas de gestão e as métricas para otimização dos resultados em diferentes momentos do ciclo de vida do produto e em seus respectivos mercados.

 

O curso possui carga horária de 495 horas, composto das seguintes disciplinas:

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentar o contexto e os números do mercado digital, com foco em UX Design, tanto no Brasil como no exterior.

Proporcionar a compreensão da fundamentação teórica e metodológica do campo de conhecimento e atuação em User Experience (UX), e dos tópicos relevantes em estratégias de UX convergentes com o planejamento de marketing e comunicação. Identificar quais são os ecossistemas principais: do usuário e do negócio, e como ambos podem afetar a entrega de valor ao usuário/consumidor.

Proporcionar a compreensão dos fundamentos do marketing ágil (baseado no pensamento LEAN e no mínimo produto viável), e dos tópicos relevantes de um plano de marketing com foco em metodologias ágeis de gestão e produção. Identificar quais são os fatores críticos dos negócios digitais de uma organização que podem impactar diferencialmente a obtenção dos resultados esperados.

Compreender a metodologia LEAN e seus artefatos (CANVAS). Proporcionar uma visão abrangente de sua utilização nos fluxos de projetos digitais. Compreender a filosofia e principais protocolos em Design Thinking para desenvolvimento e gestão de produtos. Como LEAN e Design Thinking podem impulsionar a inovação para além de ambientes e ecossistemas convencionais.

Conhecer conceitos de Fluxo de Caixa, DRE (Demostrativo de Resultado do Exercício), a visão financeira da operação de marketing e vendas. As aplicações dos conceitos de Payback, Break Even, CAC (Customer Acquision Cost) e LTV (Life Time Value), ROI (Return on Investment). Conceitos e gestão de performance. Estimular o uso da linguagem financeira básica nas atividades de gestão empresarial e relacionamento com investidores.

Compreender como os fatores culturais influenciam o comportamento do consumidor/usuário, e como o estudo antropológico auxilia no entendimento das subculturas de consumo. A Etnografia Convencional e Digital (Netnografia), como método para a pesquisa de contextos de uso e mapeamento da experiência e jornada do usuário em ambientes digitais.

Conhecer os conceitos, as técnicas e ferramentas de segmentação de mercado, parâmetros que levam à formação de comunidades com base convergência de crenças e atitudes. Construção de Buyer Personas com base em perfil de consumo e convergência de modelos mentais. Aplicação e utilização de Buyer Personas em estratégias de negócios digitais.

Compreender os conceitos e propostas de definição para o escopo metodológico e prático da Arquitetura da Informação, como parte da atuação e job description dos profissionais envolvidos em Comunicação Digital. Ferramentas de diagnóstico como Card Sorting e Diagrama de Afinidades. Conhecer as principais metodologias, ferramentas e entregáveis de Arquitetura da Informação: matrizes de escopo e funcionalidades, rotulações e técnicas de navegação e prototipação. Compreender como a Arquitetura da Informação torna tangível a estratégia de negócios e viabiliza a gestão do ciclo de vida de produtos e serviços digitais.

Apresentar os conceitos de consistência e transparência em comunicação e sua aplicação. Conceitos de Arquitetura da Informação que auxiliam e viabilizam o diálogo omnichannel em canais convencionais e digitais. Como implementar o omnichannel através de estratégias de UX.

Compreender as estratégias de Gamificação e suas diversas possibilidades de implementações em plataformas digitais. Mostrar como a Gamificação pode ser utilizada como ferramenta de Engajamento em conjunto com outras técnicas e métodos de construção da experiência do usuário. Mostrar, de forma reversa e concomitante, qual é o papel de UX em estratégias de Gamificação e Engajamento.

Compreender as etapas de planejamento dos principais fluxos e demais fluxos auxiliares de interação em plataformas digitais. O que são micro momentos, como mapeá-los. O que são as microinterações ou touchpoints, como são projetadas e implementadas ao longo do ciclo de vida do produto. Touchpoints como gatilhos de inovação e diferencial estratégico em plataformas digitais.

Compreender o processo de liderança em equipes, o papel do líder como inspirador, facilitador e evangelista em UX e ciclos de inovação. Gestão de Produto X Gestão de Recursos em projetos ágeis (LEAN). Alinhamento da gestão de pessoas à estratégia de negócios. Desenvolver a capacidade de negociação, liderança e motivação para a gestão de demandas conflitantes da equipe e pessoas. Gestão de competências e perfis multidisciplinares. A implementação de indicadores de performance, avaliação de resultados e comunicação de feedbacks.

Técnicas de wireframing, prototipação e implementação de estratégias de interação e navegação. Redação para ambientes digitais e convergência de conteúdos, serviços, comunicação interpessoal e entretenimento. Consistência da navegação e da apresentação da informação. Aplicação de princípios da Gestalt e impactos da responsividade das interfaces.

Compreender os conceitos e princípios universais de usabilidade como uma medida de qualidade na utilização das interfaces digitais. As normas ISO e as heurísticas de Nielsen, a engenharia de usabilidade, análise heurística e protocolos de usabilidade como think aloud e eyetracking. Apresentar o processo de Quality Assurance (QA) em processos de homologação. Apresentar as metodologias de usabilidade como ferramentas de diagnóstico estratégico para além da validação de interfaces.

Proporcionar uma visão estratégica de UX em convergência, incremento e complementação para estratégias de SEO - marketing para buscadores. Compreender as táticas e técnicas de arquitetura da informação que podem auxiliar e potencializar o marketing digital. Analisar as interfaces e ambientes de mídia digital e social de acordo com parâmetros da experiência do usuário. Entender a experiência do usuário em mídias sociais. Entender as estratégias de “Call to Action” dentro da perspectiva de UX.

Apresentar conceitos de UX e construção de ambientes digitais como “dashboards” para ferramentas e ambientes de CRM, com abordagem contemporânea e em integração com canais tradicionais. O CRM e o confronto com o Omnichannel. Compreender como as novas tecnologias em CRM impactam na experiência do usuário. Refletir sobre a automação de plataformas e implementação de “bots”.

UX como estratégia de branding – a marca a partir da experiência. O foco na utilidade e entrega de valor efetiva – mínima e agregada - de produtos e serviços digitais. Arquitetura da Informação e consistência de marca. Métricas de audiência e UX. Métricas de Conversão e UX. Aplicações e limitações do teste AB.

Saber identificar oportunidades, e transformá-las em um negócio lucrativo a partir da criação de empresas ou novos produtos e serviços. Ferramentas e metodologias úteis ao empreendedor e o cenário de empreendedorismo no Brasil. Políticas e sistema de apoio ao empreendedorismo.

Comunicação Interativa, Iterativa e Incremental X Comunicação Convencional – diferenças e convergências. A prevalência do conteúdo, a utilidade da informação e as novas estratégias de marketing com foco em UX. Marketing de Conteúdo, o Funil de Vendas e a conversão.

Mostrar as novas tendências em UX, CX, tecnologia, comunicação e ambientes digitais. Os novos modelos de negócio e as oportunidades de mercado. O ecossistema de startups, incubadoras e aceleradoras.

Elaborar um planejamento estratégico digital centrado na experiência do usuário, para um negócio, produto ou serviço, através da aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso, com o monitoramento de um orientador que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

Quando acontece?

As aulas por web conferência serão ministradas às terças e quintas-feiras, a partir de 25/4/2019, das 19h30 às 21h30 e estarão disponíveis para consulta no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Terça-feira

19h30 às 21h30

Quinta-feira

19h30 às 21h30

Para quem se destina?

  • Analista seniores, coordenadores e líderes, com potencial para assumir cargos gerenciais.
  • Consultores e autônomos atuantes na área e que desejam se aprimorar para atender startups, empresas de médio e grande porte.
  • Empresas de design e comunicação, agências convencionais de publicidade e comunicação, bem como agências digitais que necessitam de uma capacitação diferencial para sua liderança.
  • Coordenadores e Gerentes de diversos segmentos de negócio.

Pré-requisito: Atuar como líder, consultor, especialista ou coordenador da área de Design, UX, CX ou gestor de produtos digitais em empresas e organizações de qualquer porte, incluindo startups, ou como consultor independente em negócios digitais. O curso também oferece uma nova perspectiva para profissionais de setores tradicionais. Necessário inglês instrumental.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Educação a Distância ESPM

Além das unidades tradicionais ESPM, você poderá realizar suas provas presenciais nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Recife e Salvador

Escolha onde realizar suas provas

São Paulo - ESPM - Unidades

São Paulo

ESPM Rio Unidades

Rio de Janeiro

ESPM Sul Unidades

Porto Alegre

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional.

3. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula online.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 698,00
  • R$ 698,00
  • R$ 698,00
  • R$ 698,00
  • R$ 698,00
  • Parcelas
  • 1 x R$15.652,00
  • 11 x R$1.376,34 + 1 x R$1.382,97
  • 17 x R$944,10 + 1 x R$961,03
  • 23 x R$728,33 + 1 x R$756,39
  • 26 x R$657,12 + 1 x R$674,93
ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA ATÉ O ÚLTIMO DIA DO MÊS ANTERIOR AO INÍCIO DO CURSO

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

Pagamento da primeira parcela em junho de 2019

Etiquetas :

Educação a distância

Educação a distância

MBA/Master

Aulas: terças e quintas-feiras ao vivo por webconferência

Até 27x de R$ 657,12*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 25/04/2019

Taxa de Inscrição: R$ 100,00

Inscrições até: 15/04/2019