Hoje em dia o campo de aplicação da inteligência artificial abrange diversas áreas ligadas à interação humana. Inclusive a área de marketing e negócios.
Os profissionais de marketing têm a capacidade de ter uma visão abrangente e em tempo real da jornada do comprador. Isto ocorre porque, como consumidores, nossas ações podem ser rastreadas, registradas e agregadas a um grau sem precedentes. Aplicações abertas permitem integrações com o clique de um botão, conectando bancos de dados e dispositivos. Plataformas de comunicação sofisticadas e conteúdo contextual tornam realmente possível entregar a mensagem certa, à pessoa certa, no momento certo. Trabalhar com dados de registros de vendas, de redes sociais, de geolocalização, de modelos comportAGamentais de previsão, consumer insights, torna-se cada menos incomum para as empresas. Modelos tradicionais de previsão tendem a se tornar lentos se considerarmos volumes muitíssimo grandes de dados.
E é aí que o conceito de Big Data surge como nova grande força nas organizações. A pergunta que se busca responder é como analisar de forma coerente e rápida informações em tempo real e em quantidade não controlada, influenciando de forma estratégicas a tomada de decisão das empresas? Volume, Variedade, Velocidade e Veracidade definem as dimensões básicas do Big Data. Para trabalhar nestas dimensões há a necessidade de organizarmos as informações para podermos efetivamente analisá-las de forma razoável e factível. Conhecer em essência as técnicas analíticas que envolvem a manipulação de grandes conjuntos de dados, é tarefa dos novos gestores.
O marketing passa por mudanças, as técnicas usadas no passado já não apresentam a mesma efetividade. Assim, os fundamentos da área precisam ser adaptados ao novo contexto dominado por tecnologias e métodos ligados às áreas de tecnologia e ciência de dados, entre elas o cada vez mais dominante campo de estudos de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Incorporar os avanços desta revolução às estratégias de marketing para obter melhores resultados é o desafio imposto aos gestores na atualidade.