Pós-Graduação em Big Data e Inteligência Artificial em Marketing

27/09/2019

4 semestres

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Pós-graduação em Big Data e Inteligência Artificial em Marketing

Coordenador

José Anibal Ferreira

Course Attendees

Still no participant

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

Para efetivar a matricula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:

  • RG e CPF;
  • Currículo;
  • 01 foto 3x4;
  • Histórico Escolar de graduação;
  • Diploma do Curso Superior*, com carga-horária mínima de 1600 horas e reconhecido pelo MEC. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela Instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma;

*No caso de diplomas internacionais é necessária sua tradução juramentada, consularizado pelo Brasil no país de origem, e revalidação de acordo com a Resolução nº 8 de 04/10/2007 do CNE (Conselho Nacional de Educação), disponível no portal.mec.gov.br.

Cancelamento do curso

Cancelamento do curso

O curso poderá ser cancelado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início. Neste caso, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

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Visão estratégica sobre novas técnicas

Hoje em dia o campo de aplicação da inteligência artificial abrange diversas áreas ligadas à interação humana. Inclusive a área de marketing e negócios.

Os profissionais de marketing têm a capacidade de ter uma visão abrangente e em tempo real da jornada do comprador. Isto ocorre porque, como consumidores, nossas ações podem ser rastreadas, registradas e agregadas a um grau sem precedentes. Aplicações abertas permitem integrações com o clique de um botão, conectando bancos de dados e dispositivos. Plataformas de comunicação sofisticadas e conteúdo contextual tornam realmente possível entregar a mensagem certa, à pessoa certa, no momento certo. Trabalhar com dados de registros de vendas, de redes sociais, de geolocalização, de modelos comportAGamentais de previsão, consumer insights, torna-se cada menos incomum para as empresas. Modelos tradicionais de previsão tendem a se tornar lentos se considerarmos volumes muitíssimo grandes de dados.

E é aí que o conceito de Big Data surge como nova grande força nas organizações. A pergunta que se busca responder é como analisar de forma coerente e rápida informações em tempo real e em quantidade não controlada, influenciando de forma estratégicas a tomada de decisão das empresas? Volume, Variedade, Velocidade e Veracidade definem as dimensões básicas do Big Data. Para trabalhar nestas dimensões há a necessidade de organizarmos as informações para podermos efetivamente analisá-las de forma razoável e factível. Conhecer em essência as técnicas analíticas que envolvem a manipulação de grandes conjuntos de dados, é tarefa dos novos gestores.

O marketing passa por mudanças, as técnicas usadas no passado já não apresentam a mesma efetividade. Assim, os fundamentos da área precisam ser adaptados ao novo contexto dominado por tecnologias e métodos ligados às áreas de tecnologia e ciência de dados, entre elas o cada vez mais dominante campo de estudos de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Incorporar os avanços desta revolução às estratégias de marketing para obter melhores resultados é o desafio imposto aos gestores na atualidade.

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Em colaboração com a IBM

O diferencial deste curso vem, de um lado, do fato de que Marketing e Tecnologia terem se tornado objetos de integração obrigatória em estratégias de condução de negócios e no desenvolvimento e comercialização de novos produtos. E, por outro lado, da exploração de uma reputada expertise das duas empresas dentro de áreas específicas, a saber, a IBM em inteligência artificial tecnologia, inovação e Data Science e a ESPM em marketing, comunicação e criatividade. A parceria apropria-se do capital social desenvolvido há anos entre as duas empresas por meio de diversas outras ações de parceria que envolveram deste o suporte em eventos, passando pela ajuda na elaboração de cursos, na indicação de professores para as grades de cursos da ESPM e, agora, no lançamento de cursos conjuntos de pós-graduação. Com caráter bastante prático e envolvendo o uso sistemático de diversas soluções de ponta da IBM, e com uma forte contextualização de aplicação no ambiente de marketing, cria-se um ambiente de integração voltado para o binômio Marketing-Tecnologia por meio da construção de um ambiente e de uma cultura de marketing com forte viés.

Objetivo do curso

Desenvolver gestores para atuar na era do marketing analítico, com visão estratégica e conhecimento técnico para planejar ações criativas e inovadoras de marketing baseada em decisões estruturadas. A grade curricular consolida conhecimentos de marketing e Big Data e inteligência artificial em uma visão contemporânea, adequada ao comportamento da sociedade atual.

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 390 horas, composto das seguintes disciplinas:

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A disciplina visa a facilitar a aquisição e a ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica. Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios. Entender as idiossincrasias e interfaces das áreas de Tecnologia da Informação e Marketing nas corporações. Apresentar os principais conceitos envolvendo Data Warehouse, sua arquitetura, estilos de modelagem e utilização. Apresentar o conceito de sistemas integrados de gestão. Apresentar os conceitos de ERP, SCM, Cloud.

O objetivo é abordar os conceitos, a evolução e a relevância do marketing e da comunicação com ênfase nos mercados digitais. Trata da comunicação integrada de marketing no planejamento de comunicação e quais seus efeitos em mercados competitivos e saturados de ações de comunicação, como acontece na atualidade. Apresenta o mix de ferramentas de comunicação - incluindo as formas tradicionais (off-line) bem como as formas mais contemporâneas (online) - explorando suas características, funções e aplicações dentro do processo de comunicação.

A disciplina visa auxiliar os alunos a alcançar, dentro da perspectiva de novos negócios, o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Isto é feito por meio de uma abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e BMG. Busca-se fazer com que o aluno não só conheça mas vivencie estes conceitos, mas se torne um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam (ou superem) as expectativas de seus clientes.

Apresenta os principais conceitos e técnicas associados à gerência de projetos utilizados pelo PMI na gestão empresarial moderna, proporcionando uma visão realista da função do gerente de projeto, destacando o processo e a importância para o mercado, assim como sua adaptabilidade às empresas e ao potencial de alavancagem dos negócios. Aborda também o papel crescente das metodologias ágeis, como o Scrum, no gerenciamento de projetos dentro das empresas inovadoras e de tecnologia.

Propõe a abordagem analíticas quantitativa para estruturação e solução de problemas mercadológicos. Fornece noções de modelagem e resolução de problemas em planilha eletrônica e softwares de computação científica enfocando o emprego de múltiplas técnicas de análise quantitativa utilizadas na gestão empresarial moderna. Trata de tópicos tais como inferência estatística e modelos básicos de previsão e visualização de dados.

O campo da inteligência artificial (IA) estuda basicamente como reproduzir o comportamento humano inteligente em um computador. Busca-se a concepção de sistemas que possam aprender, planejar e resolver problemas de forma autônoma. A disciplina abordará os principais fundamentos de IA tais como resolução de problemas, reconhecimento de padrões, compreensão de linguagem natural, visão computacional, programação automática e aprendizado de máquina. Serão abordados também tópicos envolvendo aprendizado profunda de máquina (Deep Learning) por meio de experimentações dirigidas.

Apresenta o conceito de tendências/trends e a abordagem de pesquisa e inovação em Consumer Insights. O aluno será levado a saber utilizar as ferramentas de identificação e análise de tendências, conduzir projetos de Consumer Insights a fim de gerar inspiração e inovação nos negócios e por fim aplicar de modo prático e lucrativo nos negócios os insights e inspirações com base em estudos comportamentais. Novas ferramentas de pesquisa (etnografia, netnografia, imersão, home visit, observação, curadoria de conteúdo, co-criação). Tipologias com base em drivers e nova segmentação do consumidor no contexto do Big Data.

Desenvolve e aprofunda o conhecimento do aluno sobre o tema CRM (Customer Relationship Management), levando-o a compreender o atual foco da competição das empresas na disputa pela lealdade de seus clientes. Portanto, são discutidas as modernas estratégias de relacionamento e de alternativas como forma de criar diferenciais para atrair e, principalmente, manter clientes. Trata de questões referentes às modernas plataformas digitais e analíticas de CRM. Mercado; Plataformas de CRM.

Pretende-se apresentar ao aluno aplicações típicas lideradas por Chief Marketing Technologists em diversos mercados verticais, envolvendo dados estruturados e não estruturados no apoio à tomada de decisão. Envolver o aluno em estudos de casos em que a construção de cenários de decisão é fundamental. Discutir a essência da mudança ou adaptação de paradigma de decisão que projetos não convencionais envolvendo bancos de dados e Big Data trazem para os profissionais de marketing. Apresentar os principais recursos atuais de captura e análise de dados em larga escala, tais como Hadoop, Spark e bancos NoSQL.

O curso apresenta de forma prática como a IA é aplicada para os negócios. Procura-se incentivar os alunos a pensar em problemas de negócios a partir da perspectiva da IA. Será visto o plano de fundo dos algoritmos mais comuns tais como sistemas para prever pontuações, classes, clusters e reconhecer padrões a partir de dados. Será visto como a IA está sendo aplicada para atendimento do cliente, das vendas e do marketing. Serão examinados casos que a AI produziram resultados observáveis em diferentes industrias e negócios.

Este curso fornece uma introdução à análise quantitativa avançada e inteligência artificial em marketing. Serão estudadas várias ferramentas para gerar percepções de marketing a partir de dados empíricos em áreas como segmentação, posicionamento, comportamento e satisfação do consumir, análise de tempo de vida do cliente, escolha do cliente e decisões de produto e preço por meio de estudos analíticos. Este será um curso baseado na abordagem aplicada com o uso de diversas ferramentas, softwares e técnicas.

Elaborar um projeto aplicado de planejamento, gestão e/ou análise de informação no contexto do marketing, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Quando acontece?

Sextas-feiras e Sábados

Florianópolis

NOTURNO (SEXTAS-FEIRAS) E INTEGRAL (SÁBADOS)

18h40 às 22h (sextas-feiras) e 8h30 às 17h30 (sábados)

Início das aulas: 27/09/2019

Para quem se destina?

Dirigido a gestores e profissionais de marketing e tecnologia da informação, que estejam interessados em aprofundar seus conhecimentos no universo da gestão e do marketing e ciência de dados aplicada. Indicado para profissionais em fase de crescimento ou reconhecimento profissional.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line.

2. AGENDAMENTO DA ENTREVISTA

Entraremos em contato para agendar a sua entrevista com o coordenador do curso.

3. ENTREVISTA PRESENCIAL

A entrevista é uma etapa essencial do processo seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão e ainda poderá tirar as suas últimas dúvidas.

4. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar a matrícula, online ou presencialmente.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 900,00
  • Parcelas
  • 1X R$ 30.343,00
  • 16X R$ 1.929,71 + 1X R$ 1.942,76
  • 22X R$ 1.466,01 + 1X R$ 1.526,88
  • 24X R$ 1.364,14 + 1X R$ 1.364,03
  • 35X R$ 995,05 + 1X R$ 1.095,61
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DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA ATÉ 13/09/2019

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada, Férias e Anual de Fotografia da ESPM

O boleto da mensalidade será enviado todos os meses via Correios.

*Pagamento do valor da matrícula no cartão de débito, ou no crédito ou via boleto.

Crédito e Financiamento

Programas de créditos e financiamento da ESPM

Temos várias opções para você estudar aqui.

Aula aberta do curso DB Lab – Pós para Empreendedores em Negócios Digitais

15/8/2019 às 19h

Convidamos você para participar do primeiro evento da nova unidade ESPM Tech Florianópolis. Uma oportunidade exclusiva para conhecer a proposta do campus e assistir uma aula aberta ao público, com Pedro Waengertner, cofundador da ACE.

HUB Cassol Centerlar

Rodovia José Carlos Daux, 2945, Saco Grande
Florianópolis, SC
88030-000

O endereço poderá ser alterado a critério da ESPM mediante aviso prévio.

Florianópolis

Presencial

Especialização

Período: Noturno

Aulas: sextas-feiras e sábados

Até 36x de R$ 995,05*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 27/09/2019