MBA em Estratégias e Ciências do Consumo

29/4/2020

4 semestres

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MBA em Estratégias e Ciências do Consumo

Coordenador

Eduardo França

Course Attendees

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Cancelamento de matrícula

Cancelamento de matrícula

O cancelamento de matrícula é possível, entretanto, implica a perda dos créditos já cursados. Para efetivar o cancelamento de matrícula, o estudante deve preencher um requerimento na Secretaria de Estudantes da Pós-­‐Graduação.

Quando ocorre o cancelamento de matrícula, os boletos bancários para pagamento são suspensos a partir do mês seguinte. Podem ocorrer duas situações distintas:

O estudante pagou um valor superior ao serviço prestado:

  • Antes do início das aulas: Se o cancelamento for solicitado antes do início das aulas, realizaremos a retenção de 20% referente ao valor que corresponde a 1ª mensalidade/matrícula, independentemente da opção de pagamento (à vista ou parcelado);
  • Após o início das aulas: Se o cancelamento for solicitado após o início das aulas, realizaremos o cálculo de serviço prestado. Em caso de pagamento à vista, serão retidos 20% do montante do

O estudante pagou um valor inferior ao serviço prestado:

  • A Área Financeira, com base em informações acadêmicas fornecidas pela Secretaria da Pós-­‐Graduação, efetuará o cálculo do valor recebido a menos e faturará mensalmente tantas parcelas adicionais quantas forem necessárias para cobrir o valor não pago. O valor dessas parcelas adicionais será, no máximo, o valor mensal previsto no contrato.

Política de descontos

Política de descontos

Para alunos e ex-alunos de Graduação e Pós-Graduação da ESPM. Desconto de 20% em qualquer forma de pagamento.

Observação: É considerado ex-aluno quem concluiu um dos cursos acima e não tem nenhuma pendência financeira. Descontos não cumulativos a outros que possam ser concedidos.

Matrículas on-line e presencial

Matrículas on-line e presencial

1º etapa: 06/8 a 25/8/2018
Vencimento do boleto: 31/8/2018


2º etapa: 10/9 a 25/9/2018
Vencimento do boleto: 28/09/2018


3º etapa: matriculas após o dia 25/9 somente presencial

Matrícula online

Para realizar a matrícula (pela web) todos os candidatos deverão, obrigatoriamente, fazer o download dos seguintes documentos no portal da ESPM:

  • Contrato de prestação de serviços educacionais;
  • Requerimento de matrícula;
  • Boleto bancário;
  • Declaração de autenticidade dos documentos encaminhados e
  • Termo de aceite do contrato de matrícula.

Para as matrículas via web os candidatos deverão fazer o upload dos documentos a seguir, um a um, para o documento correspondente, separados individualmente com extensão PDF. Qualquer outro tipo de extensão não será considerado pelo sistema. Os candidatos deverão aguardar a validação da ESPM através do e-mail de acordo com o calendário das matrículas.

Os candidatos que desejarem realizar a matrícula pela web não deverão fazer o agendamento e farão, após o download dos documentos da ESPM, o upload dos documentos pessoais para matrícula.

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Curriculum Vitae
  • Foto
  • Histórico Escolar da Graduação
  • Diploma da Graduação (Caso não tenha o Diploma, o candidato poderá apresentar a declaração de conclusão de curso superior original) com data de colação de grau.  Esse documento é provisório, devendo ser substituído pelo Diploma de conclusão de curso (frente e verso);

* No caso de diplomas internacionais, é necessária sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº8, de 04/10/2007, do CNE – Conselho Nacional de Educação, disponível em http://portal.mec.gov.br/

Matrícula Presencial

Os candidatos que optarem por fazer a matrícula presencial deverão apresentar todos os documentos a seguir na forma original no dia e horário que escolheu no agendamento. No ato da matrícula ou farão a assinatura do contrato.

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Objetivo do curso

Preparar o estudante para a atuação na área de gestão estratégica em ciências do consumo, promovendo habilidades de negócios e análises que possam ser transferidas para o setor. O curso é voltado para a capacitação de profissionais e empreendedores, através da compreensão fundamental dos setores-chave do varejo e consumo. Além de habilidades de negócios, os alunos desenvolvem competências em áreas como a organização, mapeamento, análise, pensamento crítico e comunicação.

Para a certificação, os alunos deverão explorar os desafios enfrentados na gestão de projetos em Ciências do Consumo.

Para quem se destina?

Indicado para profissionais e empreendedores que necessitam de habilidades e ferramentas para a atuação nos setores de gestão e varejo, para os principais segmentos de consumo como: mercado de luxo, consumo popular, megaeventos, moda e beleza. O curso é voltado para os profissionais que precisam mapear e analisar os hábitos e práticas de consumo para a tomada de decisão.

Pré-requisitos

Para se candidatar ao programa de MBA em Estratégias e Ciências do Consumo, o candidato deve ter diploma de graduação e habilidade para leitura na língua inglesa.

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 408 horas, composto das seguintes disciplinas:

GESTÃO ESTRATÉGICA

Apresentação direcionada aos estudantes entrantes para integração e apresentação do funcionamento da unidade, proposta pedagógica e metodológica, além dos setores e sistemas disponibilizados. O seminário tem a participação de professores e coordenadores.

Os principais conceitos de marketing dentro de uma visão contemporânea e adequada ao mundo dos negócios. A análise ambiental (tendências, consumidor/comprador e concorrência) para a partir dela serem desenvolvidas estratégias de marketing (segmentação, posicionamento e marketing mix).

A liderança a partir da inteligência emocional para desenvolver ambientes seguros onde os colaboradores se sentem confortáveis para assumir riscos calculados, sugerir ideias e expressar opiniões. A capacidade de entender e gerenciar as próprias emoções e as das pessoas ao redor. O desenvolvimento de conexão emocional saudável orientada para os resultados.

A perspectiva dos modelos de negócio e do ambiente empresarial, para aperfeiçoar o nível de compreensão dos estudantes quanto ao contexto em que se situam as empresas e as relações transacionais. Análise dos aspectos internacionais e nacionais para a construção de cenários e modelos de negócio, com a identificação das ameaças e oportunidades derivadas desse contexto e da capacitação interna da empresa em termos de potencialidades e fragilidades.

O ambiente de marketing no contexto digital para o desenvolvimento e implementação de estratégias de negócios.  Orientação para as práticas no desenvolvimento e implantação de ações voltadas para os resultados.

CIÊNCIAS APLICADAS AO CONSUMO

As principais correntes teóricas sociais e a importância do “olhar antropológico” e dos valores socioculturais que permeiam as práticas e representações do consumo na contemporaneidade.

Aplicação do conceito de tendências/trends e das ferramentas de identificação e análise para a formulação de consumer insights. Ferramentas de pesquisa: etnografia, netnografia, imersão, home visit, observação, curadoria de conteúdo e co-criação. Tipologias com base em drives e nova segmentação do consumidor no contexto do Big Data.

A evolução e as diferenças entre os modelos de gestão de canais. A gestão omnichannel e os desafios oferecidos pela nova maneira de comprar e vender. Os modos de interação no desenvolvimento de estratégias entre varejistas e consumidores na contemporaneidade. O entendimento dos conceitos de shopper e buyer. A transformação do ponto de venda em ponto de experiência.

A neurociência aplicada aos métodos de pesquisa de mercado para permitir uma investigação direta, implícita e científica sobre as reais intenções de consumo. Introdução de conceitos sobre as bases neurobiológicas do comportamento, que permitem um maior aprofundamento no estudo do comportamento do consumidor.

O Código de Defesa do Consumidor. Os direitos previstos na lei e as práticas comerciais relacionadas ao direito e à defesa do consumidor. As relações consumeristas, práticas abusivas, hipóteses cabíveis de dano moral, prazo de garantia, fato e vício dos produtos e serviços.

MÉTODOS E MODELOS DE ANÁLISE

Os principais recursos de captura e análise de dados em larga escala como: Hadoop, Spark e bancos de dados NoSQL. As técnicas de integração com sistemas tradicionais do tipo banco de dados relacional e as principais arquiteturas utilizadas na implementação de data lakes.

O ambiente de Business Intelligence e Data Warehouse. As idiossincrasias e interfaces das áreas de tecnologia da informação e marketing nas corporações, sob a perspectiva tradicional e de big data.

As aplicações típicas lideradas por Chief Marketing Technologists em diversos mercados verticais, envolvendo dados estruturados e não estruturados no apoio à tomada de decisão. Exploração e análise geográfica para geocodificar, organizar, descrever e representar dados geográficos de maneira a transformá-lo em informações úteis para a tomada de decisão.

DOMÍNIO CONEXO

A jornada do consumidor. Técnicas de inbound marketing que variam da criação de conteúdo à promoção social, conversão e criação de leads. Qualificação, tráfego, vendas e retenção - o funil de conversão.

Os valores simbólicos e morais que norteiam o consumo de produtos e marcas premium. Exposição das especificidades e diferenças das práticas de consumo das elites brasileiras e estrangeiras (EUA, UE, Ásia). A apropriam de conceitos como uniqueness, exclusividade e personalité para a aproximação de marcas e consumidores.

Os valores simbólicos, morais e éticos das camadas populares no que tange ao consumo de bens e serviços. O conceito da chamada “nova classe média” e suas controvérsias. As singularidades das práticas de consumo das camadas populares brasileiras, tendo em vista, a relação entre produtos, espaços e pessoas.

Os processos e o comportamento dos consumidores online e como eles tomam as decisões de compra. O planejamento, implementação e medição da estratégia de marketing e comunicação, em plataformas digitais, para alcançar os objetivos de negócios.

Duas disciplinas de 24h ou três disciplinas de 16h.*

*O participante escolherá dentre as disciplinas regulares oferecidas por qualquer dos programas de Pós-Graduação “Lato Sensu” da ESPM-RJ. Nosso objetivo é facultar ao aluno a escolha de duas disciplinas que atendam seu interesse específico, customizando seu programa.  As eletivas podem ser escolhidas independentemente da turma, dia ou horário.

PROJETO FINAL

Aplicação dos conceitos e ferramentas apresentadas ao longo do curso, em caso real ou simulação, com o objetivo de construir um projeto, na área do consumo. Análise crítica, capacidade de compreensão do cenário, planejamento e gestão de projetos.

Metodologia

Aulas expositivas e discursivas com utilização de recursos audiovisuais como suporte, trabalhos individuais e/ou em pequenos grupos, exposição de vídeos, elaboração de projetos, textos e seminários e estudo de casos-problema para o desenvolvimento prático, com a participação de profissionais dos principais segmentos de consumo contemporâneo. Encontros extras interdisciplinares, com palestras e atividades integradas.

Quando acontece?

segundas e quartas-feiras

ESPM Rio

NOTURNO

19h às 21h40

Início das aulas: 29/4/2020

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Apoio ao Desenvolvimento Profissional

Oferecemos serviços que auxiliam o gerenciamento da sua carreira, como o Ciclo de Palestras, workshops, atendimento individual para orientação profissional através do PAPO e o Canal ESPM, com divulgação de oportunidades de emprego.

CICLO DE PALESTRAS E WORKSHOPS

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. AGENDAMENTO DA ENTREVISTA

Entraremos em contato para agendar a sua entrevista com o coordenador do curso.

3. ENTREVISTA PRESENCIAL

A entrevista é uma etapa essencial do processo seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão e ainda poderá tirar as suas últimas dúvidas.

4. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar a matrícula, online ou presencialmente.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 1.819,00
  • Parcelas
  • 1X R$ 27.416,00
  • 10X R$ 2.617,94 + 1X R$ 2.620,83
  • 16X R$ 1.743,56 + 1X R$ 1.755,40
  • 22X R$ 1.324,60 + 1X R$ 1.379,44
  • 28X R$ 1.080,33 + 1X R$ 1.155,80
  • 34X R$ 920,71 + 1X R$ 1.001,38
ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA ATÉ 20/03/2020

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

*Pagamento do valor da matrícula no cartão de débito ou no crédito

Quer saber mais sobre esse curso e suas condições especiais de pagamento?

Preencha o formulário ao lado e, em breve, eu mesmo entrarei em contato com você para esclarecê-las.

Eduardo França, coordenador do curso.




Assunto:


Crédito e Financiamento

Programas de créditos e financiamento da ESPM

Temos várias opções para você estudar aqui na ESPM.

Rua do Rosário, 90, Centro

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

20041-002

Tour Virtual

O endereço poderá ser alterado a critério da ESPM mediante aviso prévio.

Etiquetas :

Rio de Janeiro

Presencial

MBA/Master

Período: Noturno

Aulas: segundas e quartas-feiras

Até 35x de R$ 920,71*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 29/4/2020

Taxa de Inscrição: R$ 100,00

Inscrições até: 27/04/2020

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