MBA em Estratégias e Ciências do Consumo

30/4/2019

4 semestres

Home Pós-Graduação

MBA em Estratégias e Ciências do Consumo

Coordenador

Eduardo França

Course Attendees

Still no participant

Cancelamento de matrícula

Cancelamento de matrícula

O cancelamento de matrícula é possível, entretanto, implica a perda dos créditos já cursados. Para efetivar o cancelamento de matrícula, o estudante deve preencher um requerimento na Secretaria de Estudantes da Pós-­‐Graduação.

Quando ocorre o cancelamento de matrícula, os boletos bancários para pagamento são suspensos a partir do mês seguinte. Podem ocorrer duas situações distintas:

O estudante pagou um valor superior ao serviço prestado:

  • Antes do início das aulas: Se o cancelamento for solicitado antes do início das aulas, realizaremos a retenção de 20% referente ao valor que corresponde a 1ª mensalidade/matrícula, independentemente da opção de pagamento (à vista ou parcelado);
  • Após o início das aulas: Se o cancelamento for solicitado após o início das aulas, realizaremos o cálculo de serviço prestado. Em caso de pagamento à vista, serão retidos 20% do montante do

O estudante pagou um valor inferior ao serviço prestado:

  • A Área Financeira, com base em informações acadêmicas fornecidas pela Secretaria da Pós-­‐Graduação, efetuará o cálculo do valor recebido a menos e faturará mensalmente tantas parcelas adicionais quantas forem necessárias para cobrir o valor não pago. O valor dessas parcelas adicionais será, no máximo, o valor mensal previsto no contrato.

Política de descontos

Política de descontos

Para alunos e ex-alunos de Graduação e Pós-Graduação da ESPM. Desconto de 20% em qualquer forma de pagamento.

Observação: É considerado ex-aluno quem concluiu um dos cursos acima e não tem nenhuma pendência financeira. Descontos não cumulativos a outros que possam ser concedidos.

Matrículas on-line e presencial

Matrículas on-line e presencial

1º etapa: 06/8 a 25/8/2018
Vencimento do boleto: 31/8/2018


2º etapa: 10/9 a 25/9/2018
Vencimento do boleto: 28/09/2018


3º etapa: matriculas após o dia 25/9 somente presencial

Matrícula online

Para realizar a matrícula (pela web) todos os candidatos deverão, obrigatoriamente, fazer o download dos seguintes documentos no portal da ESPM:

  • Contrato de prestação de serviços educacionais;
  • Requerimento de matrícula;
  • Boleto bancário;
  • Declaração de autenticidade dos documentos encaminhados e
  • Termo de aceite do contrato de matrícula.

Para as matrículas via web os candidatos deverão fazer o upload dos documentos a seguir, um a um, para o documento correspondente, separados individualmente com extensão PDF. Qualquer outro tipo de extensão não será considerado pelo sistema. Os candidatos deverão aguardar a validação da ESPM através do e-mail de acordo com o calendário das matrículas.

Os candidatos que desejarem realizar a matrícula pela web não deverão fazer o agendamento e farão, após o download dos documentos da ESPM, o upload dos documentos pessoais para matrícula.

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Curriculum Vitae
  • Foto
  • Histórico Escolar da Graduação
  • Diploma da Graduação (Caso não tenha o Diploma, o candidato poderá apresentar a declaração de conclusão de curso superior original) com data de colação de grau.  Esse documento é provisório, devendo ser substituído pelo Diploma de conclusão de curso (frente e verso);

* No caso de diplomas internacionais, é necessária sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº8, de 04/10/2007, do CNE – Conselho Nacional de Educação, disponível em http://portal.mec.gov.br/

Matrícula Presencial

Os candidatos que optarem por fazer a matrícula presencial deverão apresentar todos os documentos a seguir na forma original no dia e horário que escolheu no agendamento. No ato da matrícula ou farão a assinatura do contrato.

Comentários curso

Ainda não há comentários

Estudo do consumo

O programa visa o desenvolvimento de profissionais na área de gestão estratégica com ênfase nas ciências do consumo, promovendo análises e habilidades que possam ser transferidas para o negócio. É o estudo do consumo, do seu impacto no funcionamento da sociedade e das relações que nela se estabelecem.

Objetivo do curso

Preparar o estudante para a atuação na área de gestão estratégica em ciências do consumo, promovendo habilidades de negócios e análises que possam ser transferidas para o setor. O curso é voltado para a capacitação de profissionais e empreendedores, através da compreensão fundamental dos setores-chave do varejo e consumo. Além de habilidades de negócios, os alunos desenvolvem competências em áreas como a organização, mapeamento, análise, pensamento crítico e comunicação.

Para a certificação, os alunos deverão explorar os desafios enfrentados na gestão de projetos em Ciências do Consumo.

Aulas expositivas e discursivas com utilização de recursos audiovisuais como suporte, trabalhos individuais e/ou em pequenos grupos, exposição de vídeos, elaboração de projetos, textos e seminários e estudo de casos-problema para o desenvolvimento prático, com a participação de profissionais dos principais segmentos de consumo contemporâneo. Encontros extras interdisciplinares, com palestras e atividades integradas.

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 408 horas, composto das seguintes disciplinas:

GESTÃO ESTRATÉGICA

Apresentar uma perspectiva dos modelos de negócio e ambiente empresarial, para aperfeiçoar o nível de compreensão dos estudantes quanto ao contexto onde se situam as empresas e as suas relações com os diversos ambientes com as quais transaciona. O curso irá examinar aspectos internacionais e nacionais para a construção de cenários e modelos de negócio, com a identificação das ameaças e oportunidades derivadas desse contexto e da capacitação interna da empresa em termos de potencialidades e fragilidades.

Apresentar as habilidades para gerir pessoas, definindo o perfil dos profissionais da equipe, bem como critérios e técnicas de seleção, avaliação e desenvolvimento, possibilitando a retenção dos talentos. Desenvolver habilidades pessoais em comunicação, planejamento e liderança.

Apresentar os conceitos básicos de administração mercadológica. Estimular a compreensão da evolução do conceito de marketing. Entender os conceitos centrais, como: necessidades, desejos e demandas, mercado-alvo, posicionamento, segmentação e processos de compra. Ao final da disciplina, o aluno estará apto a realizar análises básicas do marco e microambiente nos quais o objeto de estudo está inserido

CIÊNCIAS APLICADAS AO CONSUMO

Debater as principais correntes teóricas sociais do Consumo, bem como discutir a importância do “olhar antropológico” e dos valores socioculturais que permeiam as práticas e representações do consumo na contemporaneidade.

Dominar o conceito de tendências/trends e a abordagem de pesquisa e inovação em Consumer Insights. Saber utilizar as ferramentas de identificação e análise de tendências. Conduzir projetos de Consumer Insights a fim de gerar inspiração e inovação nos negócios. Saber aplicar de modo prático e lucrativo nos negócios os insights e inspirações com base em estudos comportamentais. Ferramentas de pesquisa: etnografia, netnografia, imersão, home visit, observação, curadoria de conteúdo e co-criação. Tipologias com base em drives e nova segmentação do consumidor no contexto do Big Data.

Proporcionar as bases para o entendimento do shopper e seu comportamento de compra. Ampliar a visão estratégica sobre os aspectos que incluem a atuação dos produtos no seu ambiente, bem como desenvolver um olhar aprimorado para a busca de shopper insights, fazendo com que o participante do curso consiga utilizar na prática ações de marketing. Discutir as estratégias de merchandising e suas diferentes aplicações, no ponto de venda: tipos de peças (variedade de formatos, materiais e tecnologias), inovações. A combinação do merchandising com atividades promocionais.

Compreender como a neurociência revolucionará os métodos de pesquisa de mercado ao permitir uma investigação direta, implícita e científica sobre as reais intenções de consumo. Introduzir conceitos sobre as bases neurobiológicas do comportamento, permitindo um maior aprofundamento no estudo do comportamento do consumidor.

MÉTODOS E MODELOS DE ANÁLISE

Apresentar os principais recursos atuais de captura e análise de dados em larga escala, tais como Hadoop, Spark e bancos de dados NoSQL. Mostrar as técnicas de integração com sistemas tradicionais do tipo banco de dados relacional e as principais arquiteturas utilizadas na implementação de data lakes. A disciplina conclui com um exemplo completo de operação Map-Reduce, essencial para análises em larga escala realizadas via web.

Conhecer um típico ambiente de Business Intelligence. Conceituar Data Warehouse. Entender as idiossincrasias e interfaces das áreas de Tecnologia da Informação e Marketing nas corporações, sob a perspectiva tradicional e de Big Data. Criar situações práticas baseadas em estudos de casos para capacitar o aluno a definir uma Arquitetura de Data Warehouse utilizando seus principais componentes. Apresentar os principais conceitos envolvendo Data Warehouse, sua arquitetura, estilos de modelagem e utilização visando aumentar o nível de maturidade no tratamento de informações nas empresas, proporcionando a compreensão e uso das tecnologias Big Data e DW. Capacitar o aluno a tomar decisões, de maneira isolada ou em grupo na fase de concepção da Arquitetura de um Data Warehouse tendo clara compreensão do processo de Data Warehousing e OLAP.

Compreender o contexto dos dados oriundos de fenômenos ocorridos no espaço geográfico. Identificar problemas e situações de gestão e decisão em que há componentes de natureza espacial em que as ferramentas de inteligência geográfica podem ser utilizadas. Usar ferramentas de exploração e análise geográfica para geocodificar, organizar, descrever e representar dados geográficos de maneira a transformá-lo em informações úteis para a tomada de decisão. Incorporar dados geográficos oriundos de fontes secundárias às aplicações e bases de dados já existentes nas empresas. Conceituar a evolução e o estado-da-arte do marketing geográfico no contexto dos bancos de dados geográficos, cloud computing e Geo Big Data.

Apresentar ao estudante aplicações típicas lideradas por Chief Marketing Technologists em diversos mercados verticais, envolvendo dados estruturados e não estruturados no apoio à tomada de decisão. Envolver o aluno em estudos de casos em que a construção de cenários de decisão é fundamental. Discutir a essência da mudança ou adaptação de paradigma de decisão que projetos não convencionais envolvendo Big Data trazem para os profissionais de marketing.

DOMÍNIO CONEXO

Mapear os valores simbólicos e morais que norteiam o consumo de produtos e marcas premium. Expor as especificidades e diferenças das práticas de consumo das elites brasileiras (paulistana, carioca, brasiliense) e estrangeiras (EUA, UE, Ásia). Discutir como as marcas se apropriam de conceitos como uniqueness, exclusividade e personalité para se aproximar dos consumidores.

Mapear valores simbólicos, morais e éticos das camadas populares no que tange ao consumo de bens e serviços. Discutir o conceito da chamada “nova classe média” e suas controvérsias. Apresentar as singularidades das práticas de consumo das camadas populares brasileiras, tendo em vista, a relação entre produtos, espaços e pessoas. Apresentar aos alunos os preceitos básicos da metodologia clássica da antropologia: etnografia e observação participante.

A disciplina abordará elementos que possibilitem o participante a gerar briefing, entender e interpretar os resultados de uma pesquisa em relação ao comportamento de compra do consumidor, Métodos e técnicas de pesquisa também serão abordados nesse conteúdo.

PROJETO FINAL

Aplicar as ferramentas apresentadas ao longo do curso, em caso real ou simulação, com o objetivo de construir um projeto, na área do entretenimento. Aplicar as habilidades adquiridas através do programa, demonstrando análise crítica, capacidade de compreensão do cenário e planejamento e gestão de projetos.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Quando acontece?

Terças e Quintas-feiras

ESPM Rio

NOTURNO

19h às 21h40

Início das aulas: 30/4/2019

Para quem se destina?

Indicado para profissionais e empreendedores que necessitam de habilidades e ferramentas para a atuação nos setores de gestão e varejo, para os principais segmentos de consumo como: mercado de luxo, consumo popular, megaeventos, moda e beleza. O curso é voltado para os profissionais que precisam mapear e analisar os hábitos e práticas de consumo para a tomada de decisão.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Apoio ao Desenvolvimento Profissional

Oferecemos serviços que auxiliam o gerenciamento da sua carreira, como o Ciclo de Palestras, workshops, atendimento individual para orientação profissional através do PAPO e o Canal ESPM, com divulgação de oportunidades de emprego.

CICLO DE PALESTRAS E WORKSHOPS

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. AGENDAMENTO DA ENTREVISTA

Entraremos em contato para agendar a sua entrevista com o coordenador do curso.

3. ENTREVISTA PRESENCIAL

A entrevista é uma etapa essencial do processo seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão e ainda poderá tirar as suas últimas dúvidas.

4. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar a matrícula, online ou presencialmente.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 1.700,40
  • R$ 1.700,40
  • R$ 1.700,40
  • R$ 1.700,40
  • R$ 1.700,40
  • R$ 1.700,40
  • Parcelas
  • 1 x R$25.622,05
  • 10 x R$2.446,64 + 1 x R$2.449,31
  • 16 x R$1.629,47 + 1 x R$1.640,55
  • 22 x R$1.237,92 + 1 x R$1.289,30
  • 28 x R$1.009,64 + 1 x R$1.080,15
  • 34 x R$860,46 + 1 x R$935,98
ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA ATÉ 6/4/2019

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

*Pagamento do valor da matrícula no cartão de débito ou no crédito

Quer saber mais sobre esse curso e suas condições especiais de pagamento?

Preencha o formulário ao lado e, em breve, eu mesmo entrarei em contato com você para esclarecê-las.

Eduardo França, coordenador do curso.




Assunto:


Crédito e Financiamento

Programas de créditos e financiamento da ESPM

Temos várias opções para você estudar aqui na ESPM.

Rua do Rosário, 90, Centro

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

20041-002

Tour Virtual

Etiquetas :

Rio de Janeiro

Presencial

MBA/Master

Aulas: terças e quintas-feiras

Até 35x de R$ 860,46*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 30/4/2019

Taxa de Inscrição: R$ 100,00

Inscrições até: 25/4/2019