Master em Ciências do Consumo Aplicadas

13/03/2019 ou 14/03/2019

3 semestres

Home Pós-Graduação

Master em Ciências do Consumo Aplicadas

Coordenador

Sergio Lage de Carvalho

Course Attendees

Still no participant

Descontos para ex-alunos

Descontos para ex-alunos

Desconto especial para ex-alunos concluintes ESPM, mais informações, consulte nossa Central de Relacionamento.

(11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

  • RG, CPF ou CNH (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

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Analisar o modo como o indivíduo consumidor troca recursos por bens e serviços

Entender e monitorar dados e informações de mercado e consumo, as dinâmicas culturais e comportamentais e os principais vetores e motivadores que influenciam nas decisões de compra e consumo dos novos consumidores, gerar e acionar insights para criar e validar propostas de valor mais customer centric é um diferencial estratégico de negócios adotadas pelas empresas e marcas para alcançar sucesso e manter sua relevância. Nessa perspectiva, as organizações precisam considerar que a sociedade e o mercado destes novos tempos são caracterizadas por uma maior oferta de bens, serviços e experiências e também por um consumidor mais exigente e ativo, cujo comportamento de compra e consumo precisa ser avaliado com base não apenas nas suas necessidades econômicas e utilitárias, mas por fatores neurobiológicos, psicológicos e culturais e por forças simbólicas e demandas experenciais.

No intuito de formar profissionais capacitados para atuar e crescer no mercado atual, a ESPM elaborou o curso Master em Ciências do Consumo Aplicadas. Trata-se de um curso lato sensu, cuja proposta é a de analisar e antever como diferentes consumidores e segmentos de mercado se comportam e pensam, e investigar as motivações e benefícios de valor que os levam a comprar e consumir, mas também a resignificar e refuncionalizar produtos e marcas nas suas experiências de consumo.

O curso é pioneiro na área de cultura e comportamento e mercado e consumo, pois emprega, integra as diversas ciências do comportamento humano: as ciências sociais, a psicologia e a semiótica da cultura, aliados aos estudos recentes da biologia, da economia comportamental e das neurociências, passando pelos estudos da sociometria digital, pelas novas técnicas e métodos de pesquisa e ideação com base na experiência dos usuários e pelos estudos do do comportamento e experiência digital, incorporando as abordagens da inteligência estratégica, do CRM e Big Data e das práticas e valores do customer centricity. Uma interação e combinação que contribui para uma melhor compreensão das peculiaridades das condutas de diferentes grupos e segmentos de públicos nesta nova realidade (pós) digital.

O curso se apóia sobre dois grandes pilares que dialogam e se interseccionam. O pilar das disciplinas que tem um foco maior nos aspectos do Comportamental Humano baseado nas Ciências Aplicadas ao Consumo e o pilar mais aplicado e estratégico das disciplinas de Pesquisa, Inteligência e Planejamento, visando explorar não apenas o conhecimento mais profundo e crítico de comportamento de pessoas, públicos e consumidores na atualidade, mas a aplicação prática nas estratégias de negócios, acompanhando as demandas do mercado, das empresas e consultorias especializadas.

Objetivo do curso

Compreender e entender as novas práticas dentro da jornada de compra e as sessões de consumo de produtos e serviços: da descoberta ao processo de pesquisa, análise e aquisição, entendendo a experiência, o consumo e descarte. Acompanhar, entender e antever mudanças e tendências de mercado, de consumo e nos estilos de vida e nos comportamentos de compra na era omnichannel. Discutir o impacto da micro-segmentação nas estratégias de marketing e comunicação, conhecer as novas técnicas e métodos de pesquisa centradas na experiência do usuário, entender os diversos drivers político-econômicos, sócio-demográficos, psico-biológicos, culturais, ambientais e tecnológicos que agem e impactam o comportamento de compra e consumo nos dias de hoje, para a aplicação desse conhecimento na criação de propostas de valor mais inovadoras e customer centric, na construção e (re)posicionamento de marcas, na proposição e validação estratégica e na tomada de decisões de comunicação e marketing dentro dos mais diversos segmentos de negócios.

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 480 horas, composto das seguintes disciplinas:

NIVELAMENTO

CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

PESQUISA E INTELIGÊNCIA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

INTEGRAÇÃO

NIVELAMENTO

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

CIÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

Vivemos na era cognitiva, representada pela transformação contínua das referências sociais, tecnológicas e econômicas. Nesta nova era, para se construir estratégias de negócio vencedoras, é indispensável a rápida e contínua percepção destes movimentos de mercado, alcançada quando o olhar dos profissionais é educado com novos parâmetros e habilidades. O neuromarketing integrado com a inteligência cognitiva representa este novo olhar, pois subverte as tradicionais doutrinas estabelecidas pelo marketing e a comunicação e possui fundamentos em: metodologias disruptivas para entendimento de estímulos não estruturados; experiência do consumidor como ser biológico e psíquico, em que variáveis fisiológicas e mentais influenciam e alicerçam seus comportamentos de compra e relacionamento com marcas; interações humanas, a cognição faz com que as percepções individuais em relação a um objeto físico ou abstrato (produtos ou marcas) se ampliem com o passar do tempo, exigindo que a inteligência organizacional seja estruturada como a inteligência humana. Com o auxilio desta ciência, as empresas conseguirão construir conexões profundas e duradouras com os seus públicos por meio do entendimento das suas tomadas de decisão, proporcionando insights assertivos para que as áreas de marketing e comercial viabilizem ações efetivas com seus clientes.

Explora temas voltados para melhor compreensão da sociedade de consumo do século XXI, bem como suas origens históricas; o contraste entre a sociedade e a cultura do consumo; o consumo como distinção e como dádiva; a dimensão simbólica do mercado. A disciplina pretende fornecer instrumentos teóricos e metodológicos que possibilitem aos estudantes o entendimento, a reflexão e a formação de pensamento crítico e bem fundamentado acerca dos conceitos de sociedade de consumo, consumo e as idéias a eles relacionadas. A base conceitual para o entendimento dos conceitos será dada pela antropologia cultural, ciência que entende o consumo como um processo social presente em toda sociedade humana.

Como teoria das linguagens por excelência, a semiótica é a um só tempo corpo teórico e aparato metodológico que, aplicados ao universo da comunicação e do consumo, demarcam uma perspectiva privilegiada para a compreensão dos fenômenos típicos desses campos na contemporaneidade. A disciplina visa investigar o modo como as pessoas captam, selecionam, organizam e interpretam sensações físicas a partir de seus limiares de percepção. A natureza sígnica da comunicação, a essência simbólica das marcas e concepção mediadora do consumo ganham complexidade, profundidade e rigor metodológico quando observadas pelo prisma da semiótica - sobretudo quando em interface transdisciplinar com princípios da sociologia, da antropologia, da psicologia e da filosofia.

Enfoca temas relevantes para a compreensão do comportamento de compra do indivíduo consumidor, tais como: processos de construção da memorização, aprendizagem e formação de hábitos de consumo de produtos, marcas e serviços; sistemas motivacionais; necessidades e desejos do consumidor e sua adequação a comunicação e ao marketing; consumo, personalidade, auto-expressão e autoconceito: marcas e produtos como extensão do eu; hereditariedade versus ambiente; teorias da personalidade.

Você já parou para observar o varejo e seus produtos por meio do olhar do shopper? O que exatamente os seres humanos fazem na loja? Shoppology é a ciência que estuda os hábitos e atitudes da pessoa durante a sua jornada de compra, para então transformar este conhecimento em planos de ação de sucesso. O entendimento do comportamento de compra e dos processos decisórios envolvidos auxilia na criação Insights que devem direcionar as estratégias de marketing tanto da indústria como do varejo. O segredo do sucesso em loja é se tornar relevante para o shopper, por isso, está disciplina auxiliará.

A disciplina visa capacitar o estudante a identificar diferença entre a economia clássica, neoclássica e a economia comportamental, compreender as principais variáveis e pressupostos determinantes do comportamento econômico das pessoas e grupos enquanto consumidores e investidores, desenvolvendo estratégias individuais e para as organizações. Analisar o comportamento econômico, observação da economia como ciência social e a influência dos insights psicológicos e influências sociais e ambientais nos processos de tomada de decisão. Ao final da disciplina o aluno deverá identificar principais vieses comportamentais e sua influência no processo de tomada de decisão e no comportamento econômico de consumidores e investidores, diferenciar crenças e valores observados como fatores de influência no processo de decisão e avaliar as atitudes relacionadas as etapas da tomada de decisão. Aprenderá a identificar heurísticas, vieses e nudges que poderão influenciar os processos de escolhas dos agentes econômicos.

PESQUISA E INTELIGÊNCIA

A disciplina visa apresenta os principais conceitos e modelos sobre a inteligência competitiva, pensamento estratégico, posicionamento estratégico, hierarquia tomada de decisões, sistema de informações de marketing, tomada de decisão em marketing, inteligência de marketing, análise de informações internas, pesquisa de marketing, análise da concorrência. Ao final desta disciplina os alunos estarão capacitados a entender o contexto competitivo contemporâneo, a necessidade das organizações de compreenderem os movimentos do mercado e principalmente dos seus competidores e clientes, além de entenderem as limitações das ferramentas de gestão tradicionais e a importância de um novo modelo de métricas como componente estratégico. Conhecerem a natureza das informações necessárias para suportar os processos de formulação estratégica e de definição das principais decisões de marketing das organizações. Serem capazes de identificar problemas de negócio e problemas de pesquisa, bem como transformá-los em briefings de pesquisa.

A área de social analytics compreende um novo campo de atuação impulsionado pela oferta ampliada de dados sociais, demográficos e comportamentais resultante de fenômenos e tecnologias como internet, mídias sociais e big data. Através da coleta, processamento, análise e visualização de traços e rastros textuais, visuais e métricos em plataformas digitais, os negócios foram transformados pelo estudo real-time de desejos, características, behavioral targeting, padrões e reações do público. No contexto do mercado da comunicação, as técnicas de social analytics tornam-se essenciais para o profissional contemporâneo. A disciplina busca apresentar aos alunos conceitos, ferramentas, técnicas e detalhes sobre o mercado criado em torno da área de social analytics com ênfase nas interfaces com o consumo. O curso visa discutir: ciências de dados e sociometria, análise de redes e plataformas digitais, métodos digitais mistos quanti e quali, etnografia digital, mineração de dados online e social media insights, monitoramento e social listening, inteligência artificial, processamento de linguagem natural e reconhecimento de imagens.

A disciplina tem como propósito expor ao aluno conceitos, abordagens e técnicas de pesquisa para gerar soluções assertivas, inovadoras e realmente aderentes às necessidades dos usuários e consumidores com base nas técnicas de investigação e análise de small data & thick data. Além de aulas expositivas, os alunos serão provocados a consolidar o conhecimento teórico com atividades práticas, com enfoque na conceituação de uma solução para um problema real. A disciplina discutirá conceitos e ferramentas como: experiência do consumidor, design centrado no usuário, técnicas de pesquisa quanti e qualitativa, shadowing, entrevistas semiestruturadas, cliente oculto, um dia na vida, caderno de sensibilização, sessão generativa, teste de usabilidade, card sorting, jogo de imagens, análise & síntese, cartões de insights, diagrama de afinidades, critérios norteadores, personas e jornada do consumidor.  Ideação: brainstorm (reverso), cocriação, cardápio de idéias, matriz de priorização, prototipagem rápida. Ao final, após apresentação do processo, diagnóstico da pesquisa e da idéia prototipada, faz-se o plano de lançamento usando a metodologia ágil.

A disciplina visa discutir a importância do Big Data e as aplicações de negócios com uso de máquinas de aprendizagem e inteligência artificial.  Serão apresentados os principais conceitos e técnicas associados a manipulação e análise do conceito de Big Data para sua aplicação em negócios, bem como os seus constantes desenvolvimentos. Para isto, serão apresentados os princípios de como explorar o conteúdo do BD utilizando metodologias de mercado, técnicas analíticas e máquinas de aprendizagem. 

Serão apresentados conteúdo, conhecimentos e habilidades permitam e motivem ao aluno a avaliar oportunidades e ameaças advindas do Big Data e com isto tome decisões mais conscientes e apropriadas quando relacionadas ao tema, sendo capaz também de vislumbrar possibilidades de surgimento de novos negócios a partir do uso do Big Data e AI. Os principais tópicos a serem desenvolvidos durante a disciplina são: exploração do Big Data via analise de dados e business intelligence, uso do BD para entender e segmentar clientes e para realizar analise comportamental de clientes e empresas, explorar o BD e AI para criar modelos de recomendação baseados no comportamento dos usuários e clientes, previsão de volume de vendas com base no BD, extração de insights a partir de dados não estruturados e o impacto do machine learning sobre a experiência do cliente e os resultados do negócio.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Contempla o estudo de temas como: subculturas e identidade social; classe social: medida, estratificação e componentes; influência da classe social nas decisões de compra; origem étnica, identidade racial e estratégias de marketing; estilos de vida, marcas e identidades de grupos; semelhanças e diferenças de segmentos de consumidores, com base em características biológicas, psicológicas, econômicas e sociais; raízes da psicografia e dos critérios e variáveis de segmentação comportamental. Identificação dos drivers de mudança e os ciclos de adoção e apropriação de tendências e as ferramentas e técnicas de investigação, acompanhamento, diagnóstico e forecasting comportamental.

Entender o momento atual da gestão do relacionamento, sua evolução e a importância na construção de relacionamentos duradouros com os clientes. Discutindo os conceitos de customer centricity e customer experience; a evolução do CRM em um cenário de Big Data, Mobile, AR, Assistentes de Voz e Internet of Things; introdução ao framework de CRM. Compreender estrategicamente os benefícios da fidelização de clientes e os fatores que influenciam diretamente o seu resultado (framework de CRM): lealdade X fidelidade; a qualidade e o desenvolvimento de competências pré e pós-venda; a satisfação, confiança e comprometimento (advocacia). Capacitar o aluno a diferenciar estratégias, elementos e como desenvolver programas de relacionamento e fidelidade em sua empresa como estratégia de vendas e retenção de clientes; modelos de desenvolvimento de programas de relacionamento; régua de relacionamento; ciclo de vida do cliente e lifetime value. Distinguir as principais ferramentas de CRM existentes e suas aplicações: ferramentas de data mining e machine learning, sales force automation e services; campaign management; social CRM e engines de personalização.

Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital. Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na web, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de comunicação, conteúdo e marketing. Trata de temas como o impacto das novas tecnologias e mídias no comportamento do consumidor, a microsegmentação e a construção de personas dos públicos de interesse e as análises do mindset e das jornadas de compra e consumo dos novos shoppers e clientes omnichannel, o estudo dos perfis tecnográficos e dos comportamentos de consumo de mídia e conteúdo, as estratégias de marca para atrair, interagir e melhor com estes usuários e consumidores neste novo ambiente multiplataforma.

INTEGRAÇÃO

Consiste na elaboração supervisionada de proposta de projeto mercadológico viável e factível, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso. Trata-se de uma recomendação aos moldes de uma proposta de consultoria para uma empresa, amparada em tendência já anunciada que mereça ser investigada, aspecto mercadológico sobre o qual se necessitam informações relacionadas ao consumo, manifestação de comportamento que implique em uma situação de consumo ou um serviço a ser oferecido. O trabalho terá monitoramento de um orientador — o qual funcionará como facilitador para seu desenvolvimento — e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Quando acontece?

Segundas e Quartas-feiras

ESPM Joaquim Távora

NOTURNO

19h30 às 22h30

Início das aulas: 13/03/2019

Terças e Quintas-feiras

ESPM Vila Olímpia

NOTURNO

19h30 às 22h30

Início das aulas: 14/03/2019

Para quem se destina?

O curso é destinado a profissionais com mais de 3 anos de experiência, graduados nas diversas áreas do conhecimento que buscam ampliação do conhecimento e capacitação técnica e gerencial para ascensão e aceleração na carreira, adquirindo novas competências na área de comportamento do consumidor e das mudanças que caracterizam a sociedade atual. Indicado para profissionais em fase de crescimento ou consolidação profissional.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Apoio ao Desenvolvimento Profissional

Temos um centro de apoio ao desenvolvimento profissional e de carreira dos estudantes da Pós-graduação. Oferecemos serviços que auxiliam o gerenciamento da sua carreira, como: Ciclo de Palestras; Workshops; Atendimento Individual para Orientação Profissional com orientadores especialistas em carreiras; Mentoring com Professores e o Canal ESPM com divulgação de oportunidades de emprego em parceria com o Michael Page, a Robert Half, o Vagas.com e Love Mondays.

CICLO DE PALESTRAS E WORKSHOPS

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

MENTORING COM PROFESSORES

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional. Nesta etapa, será agendada a entrevista presencial.

3. ENTREVISTA PRESENCIAL

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão.

4. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula, diretamente na unidade*.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • Parcelas
  • 1 x R$44.253,00
  • 17 x R$2.669,25 + 1 x R$2.717,30
  • 23 x R$2.059,22 + 1 x R$2.138,35
  • 29 x R$1.696,04 + 1 x R$1.747,12
  • 35 x R$1.451,21 + 1 x R$1.597,73
ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA COM ATÉ 1 MÊS DE ANTECEDÊNCIA AO INÍCIO DO CURSO

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

O boleto será enviado todos os meses via Correios, com vencimento no dia 8, e estará disponível também online. Primeira parcela: abril/2019.

*Pagamento do valor da matrícula no cartão de débito ou no crédito

Crédito e Financiamento

Programas de créditos e financiamento da ESPM

Temos várias opções para você estudar aqui na ESPM.

R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013
Rua Bento de Andrade, 700 - Jardim Paulista

São Paulo - São Paulo

04503-011

São Paulo - Joaquim Távora ou Itaim

Presencial

MBA/Master

Aulas: segundas e quartas ou terças e quintas-feiras

Até 36x de R$ 1.451,21*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 13/03/2019 ou 14/03/2019

Taxa de Inscrição: R$ 100,00

Inscrições até: 03/03/2019