MBA Executivo em Marketing

14/03/2019

4 semestres

Home Pós-Graduação

MBA Executivo em Marketing

Coordenador

Alexandre Salvador

Course Attendees

Still no participant

Descontos para ex-alunos

Descontos para ex-alunos

Desconto especial para ex-alunos concluintes ESPM, mais informações, consulte nossa Central de Relacionamento.

(11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

  • RG, CPF ou CNH (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

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Buscar soluções para sua organização em ambientes complexos e em transformação.

O curso MBA Executivo em Marketing visa a capacitar gestores experientes para atuar nas áreas de marketing e estratégia e gerar maiores resultados para suas organizações de diferentes portes e setores. Trata-se de um curso de pós-graduação que leva os profissionais de destaque a compreender melhor as tendências, analisar cenários e buscar soluções para sua organização, em ambientes complexos e em transformação.

 

O curso foi elaborado para profissionais que desejem se transformar em gestores autônomos, dinâmicos e capazes de inspirar e influenciar suas equipes de forma positiva.

A grade de disciplinas contém temas essenciais para a formação em gestão de negócios e engloba os principais aspectos mercadológicos, com o intuito de aguçar a criatividade e o espírito inovador, ampliar a capacidade analítica, melhorar a habilidade de comunicação e incentivar o trabalho em equipe e o comportamento ético.

 

O MBA Executivo em Marketing se propõe a apoiar a formação de profissionais transformadores, capazes de questionar o status quo e liderar as mudanças organizacionais necessárias, considerando tanto aspectos técnicos como comportamentais.

Objetivo do curso

Os objetivos consistem em discutir conceitos inovadores da gestão empresarial empreendedora com ênfase na área de marketing, para formar um profissional com capacidade de liderar e aplicar conhecimento em cenários adversos, que esteja apto a lidar com situações desafiadoras e tomar decisões mais assertivas. Os objetivos incluem o desenvolvimento de atitude empreendedora e o despertar de uma visão crítica sobre gestão de marketing e de negócios, estimulando o desenvolvimento de atitudes gerenciais compatíveis com a filosofia de foco no mercado e a ética e responsabilidade empresarial.

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 580 horas, composto das seguintes disciplinas:

CONTEXTO

NIVELAMENTO

ESTRATÉGIA

GESTÃO

INTEGRAÇÃO

NIVELAMENTO

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Busca uma conscientização sobre a necessidade de uma visão humanista da sociedade de consumo contemporânea. Apresenta os conceitos de sociedade, consumo, cultura e antropologia. Capacita na aplicação de métodos sensíveis de investigação, como etnografia e a netnografia. 

Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica. Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios. Tópicos abordados: Introdução e Conceituação de TI; Papéis dos Sistemas de Informação no negócio; A evolução dos Sistemas Integrados; Sistemas de Gestão Empresarial – ERP; Sistemas de Gestão da Cadeia de Suprimentos – SCM; Sistemas de Relacionamento com o Cliente – CRM; Infraestrutura e terceirização; O Ciclo de Criação e Desenvolvimento de Sistemas; Data Science aplicada à Negócios; Big Data e Computação Cognitiva; Convergências Tecnológicas; Novas Plataformas Digitais.

Aborda, com base em uma perspectiva gerencial e em impactos nos negócios, os seguintes tópicos com relação à microeconomia: introdução à economia, análise do comportamento do consumidor, análise do comportamento da firma, análise das estruturas de mercado e das organizações. Trata também dos seguintes tópicos relativos à macroeconomia: principais variáveis envolvidas (taxa de juros, câmbio, salários, impostos, índices de preços, consumo, gastos do governo, importações, exportações e investimentos), desenvolvimento econômico e análises de cenários conjunturais.

A disciplina trata das técnicas e das ferramentas de pesquisa para o estudo do comportamento do consumidor, as etapas de um processo de pesquisa, a tipologia de pesquisa de mercado (qualitativa e quantitativa), a definição do target e o papel do filtro. Técnicas e tipos de pesquisa qualitativa (individual e discussão em grupo), procedimentos de recrutamento e escolha de amostra em pesquisa qualitativa, elaboração de roteiro. Fundamentos da pesquisa quantitativa, universo e amostra, elaboração de questionário e análise. Adequação do projeto de pesquisa ao padrão de ação definido em briefing. Apresenta inovação na área de pesquisa de marketing.

ESTRATÉGIA, PLANEJAMENTO E INSPIRAÇÃO

Apresenta os principais conceitos, modelos e alternativas das estratégias de competição e crescimento de negócios, baseados em análise estratégica adequada. Possibilita a assimilação e ordenação do conhecimento sobre o processo de planejamento, enfocando a definição do negócio em relação aos diversos ambientes num contexto globalizado.

Propõe o estudo dos fundamentos estratégicos relacionados à administração da produção e das operações. Aborda aspectos como sistemas de manufatura, desenvolvimento integrado de produtos, decisões que envolvem tecnologias (de informação, de produção e de produto), Supply Chain Management, Lean Manufacturing - Lean Thinking, gestão das restrições e mapeamento do fluxo de valor.

É importante que os profissionais da área de marketing saibam avaliar as novas oportunidades e escolher o investimento necessário para aproveitá-las, bem como quantificar o valor de produtos, clientes e canais de distribuição, com diversas alternativas de preço e investimento em comunicação. Esta disciplina destaca as principais métricas de marketing, garantindo a compreensão de como são construídas e utilizadas na tomada de decisão. Discute as decisões de precificação, considerações sobre precificação e suas consequências no P&L. Serão destacados os conceitos de análise de investimentos, e seu impacto no resultado financeiro das organizações através do entendimento das demonstrações de resultado das organizações.

Expõe os fundamentos e a evolução da marca no processo mercadológico, explorando os aspectos relevantes à sua gestão, tais como: brand equity; identidade e posicionamento de marca; elementos, arquitetura e extensão de marcas. Aborda peculiaridades da gestão de marcas globais, incluindo o alinhamento entre região e operação e a influências da marca país de origem.

A disciplina apresenta, a partir de uma perspectiva estratégica, os principais e mais recentes conceitos, modelos e técnicas da gestão da inovação, utilizados pela gestão empresarial contemporânea. Busca propiciar um nível adequado de entendimento do papel que a inovação pode desempenhar em empresas, com relação à aquisição de vantagens competitivas sustentáveis, por meio da criação de produtos e serviços inteiramente novos e do aperfeiçoamento de produtos e serviços existentes.  O aborda as 3 principais componentes da inovação: (i) relação com estratégia e negócio, (ii) a ideação e (iii) o processo.

Propõe a abordagem quantitativa para a estruturação e solução de problemas mercadológicos. Para tanto, enfoca o emprego de múltiplas técnicas de análises quantitativas utilizadas na gestão empresarial moderna. Trata de tópicos como inferência estatística, modelos probabilísticos de previsão e de auxílio à tomada de decisão em marketing.

GESTÃO, EXECUÇÃO E TRANSPIRAÇÃO

Apresenta os principais conceitos e modelos sobre a liderança com o objetivo de facilitar o processo de formação de líderes dentro de uma visão atual, discutindo sobre as modernas formas de liderar e motivar equipes, discorrendo sobre as competências necessárias para lidar com os negócios, com pessoas e competências de autogestão, oferecendo ao estudante subsídios para analisar os vínculos estabelecidos entre os líderes, as equipes e os indivíduos.

A força comercial pode representar um grande diferencial competitivo para as empresas na acirrada disputa pelo mercado. A prospecção, o planejamento, a apresentação até o fechamento da venda seguem um rigoroso alinhamento de informações que precisam ser trabalhadas para a maximização dos resultados. A disciplina tem por objetivo apresentar e alinhar as questões estratégicas e táticas, necessárias para o melhor desempenho do processo de vendas e canais. Seu conteúdo aborda as tendências atuais nesse universo, ressaltando-se as características da área e as estratégias que podem gerar diferenciais competitivos para a organização (incluindo e.commerce e a visão omnichannel), bem como e sua interação com as estratégias de marketing e as ferramentas que permitem um estreitamento da relação com o cliente e consequente alavancagem nas vendas.

O objetivo é abordar os conceitos, a evolução e a relevância da comunicação integrada de marketing no planejamento de comunicação e quais seus efeitos em mercados competitivos e saturados de ações de comunicação, como acontece na atualidade.

Apresentar o mix de ferramentas de comunicação - incluindo as formas tradicionais (off-line) bem como as formas mais contemporâneas (online) - explorando suas características, funções e aplicações dentro do processo de comunicação. Explorar o uso integrado das diferentes formas de comunicação no planejamento de comunicação com o mercado. Discute o estudo do uso de dispositivos digitais portáteis como ferramenta mercadológica. Engloba as tendências futuras de marketing nos ambientes digitais. Tópicos abordados: Conceito de Comunicação Integrada de Marketing; Imagem X Lealdade; Decisões sobre o Mix de Comunicação Integrada; Plataformas para utilização da CIM; Pontos de contato na comunicação; Gerenciamento da comunicação de massa; Desafios do ambiente digital; Modelo MPPC; Conceitos de Mídia Programática; características e aplicações do SMS (Short Message Service) e do MMS (Multimedia Message Service) na telefonia móvel, banda larga e transmissão de dados.

A disciplina apresenta os conceitos de Governança Corporativa nas organizações enfatizando a proteção de uma reputação empresarial através da gestão estratégica do ambiente de riscos e compliance às principais normas e regras que regem o ambiente de negócio. Esta abordagem integra  os conceitos de ética e de responsabilidade social nas organizações e sustentabilidade empresarial,  com o intuito de promover uma mudança de comportamento nos tomadores de decisão que contribua positivamente para o aprimoramento do relacionamento entre acionistas, funcionários, clientes, consumidores e fornecedores,  e para o desenvolvimento sustentável das organizações e comunidades através da gestão sustentável da cadeia de suprimentos e de indicadores de sustentabilidade empresarial.

Em ritmo acelerado, mudanças organizacionais têm sido demandas frequentes no ambiente de negócios contemporâneo e global. Novas práticas e processos, criação/extinção de áreas, alterações na gestão, fusões, enfim, pontuais ou estruturais, as mudanças são necessárias para a sobrevivência e crescimento das Organizações. Neste contexto, esta disciplina visa compreender o contexto de transformação das organizações, as abordagens, técnicas e ferramentas propostas para a elaboração de um plano de gestão das mudanças considerando as dimensões: liderança, cultura, visão futura, comprometimento, organizacional e processos.

Apresentar estratégias de aplicação de métricas e web analytics para marketing e negócios digitais. O foco está no trabalho estratégico de planejar a medição, analisar, identificar padrões e gerar recomendações úteis e aplicáveis, com o objetivo de otimizar projetos, ações, campanhas e, enfim, contribuir para a melhoria contínua do negócio. Tópicos abordados: Introdução a web analytics e otimização de resultados. Análise de comportamento, origem, perfil e fidelização – conceitos e relatórios. Business performance e conversão - landing pages, funis, branding, engajamento e vendas. Análise de campanhas de marketing - search, display, varejo, adNetworks, behavioral targeting, social mídia, pesquisas, painéis e campanhas off-line. Links Patrocinados x SEO; Ferramentas de pesquisa de palavras-chave; Links Patrocinados – Google Adwords; Estruturação de campanhas; Rede de Pesquisa e Display; SEO – Search Engine Optimization; Indicadores Técnicos e de Performance; Planejamento de Search Engine Marketing; Google Analytics.

INTEGRAÇÃO

Busca a sistematização e integração do aprendizado por meio de sua aplicação prática na realização de um plano de marketing ou plano de negócio de uma corporação real. Contempla o aprendizado e a aplicação dos conceitos, das metodologias e dos instrumentos para a gestão estratégica de negócios, com base na elaboração do plano estratégico de uma organização. Fornece, por fim, a orientação e a supervisão necessárias à produção de um plano estratégico, considerando a aplicação dos referenciais conceituais, metodológicos e instrumentais aprendidos ao longo do curso para a prática da gestão dos negócios.

 

Para a elaboração do TCC, o estudante conta com aulas preparatórias, orientações presenciais, atividades em período extraclasse e bancas de professores que avaliarão sua produção.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Quando acontece?

Terças e Quintas-feiras

ESPM Joaquim Távora

NOTURNO

19h30 às 22h30

Início das aulas: 14/03/2019

Para quem se destina?

Dirigido a profissionais com mais de 5 anos de experiência em cargos de gestão, das mais diversas áreas de formação, que desejam continuar evoluindo na carreira por meio do desenvolvimento de competências gerenciais na administração de negócios e nos principais conceitos contemporâneos de marketing. Indicado para profissionais em fase de consolidação ou reconhecimento profissional.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Apoio ao Desenvolvimento Profissional

Temos um centro de apoio ao desenvolvimento profissional e de carreira dos estudantes da Pós-graduação. Oferecemos serviços que auxiliam o gerenciamento da sua carreira, como: Ciclo de Palestras; Workshops; Atendimento Individual para Orientação Profissional com orientadores especialistas em carreiras; Mentoring com Professores e o Canal ESPM com divulgação de oportunidades de emprego em parceria com o Michael Page, a Robert Half, Vagas.com e Love Mondays.

CICLO DE PALESTRAS E WORKSHOPS

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

MENTORING COM PROFESSORES

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação, currículo profissional e prova de qualificação (Português, Métodos Quantitativos, Raciocínio Logico e Inglês). Nesta etapa, será agendada a entrevista presencial.

3. ENTREVISTA PRESENCIAL

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão.

4. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula, diretamente na unidade*.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • Parcelas
  • 1 x R$53.916,81
  • 17 x R$3.252,15 + 1 x R$3.310,71
  • 23 x R$2.508,90 + 1 x R$2.605,43
  • 29 x R$2.066,42 + 1 x R$2.128,51
  • 35 x R$1.768,11 + 1 x R$1.946,99
ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA COM ATÉ 1 MÊS DE ANTECEDÊNCIA AO INÍCIO DO CURSO

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

O boleto será enviado todos os meses via Correios, com vencimento no dia 8, e estará disponível também online. Primeira parcela: abril/2019.

*Pagamento do valor da matrícula no cartão de débito ou no crédito

Crédito e Financiamento

Programas de créditos e financiamento da ESPM

Temos várias opções para você estudar aqui na ESPM.

R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

MBA Executivo

Aulas: terças e quintas-feiras

Até 36x de R$ 1.768,11*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 14/03/2019

Taxa de Inscrição: R$ 100,00

Inscrições até: 03/03/2019