Pós-graduação em Inovação, Design e Estratégia

13/03/2019 ou 14/03/2019

3 semestres

Home Pós-Graduação

Pós-Graduação em Inovação, Design e Estratégia

Coordenador

Caio Casseb

Course Attendees

Still no participant

Descontos para ex-alunos

Descontos para ex-alunos

Desconto especial para ex-alunos concluintes ESPM, mais informações, consulte nossa Central de Relacionamento.

(11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

  • RG, CPF ou CNH (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Comentários curso

Ainda não há comentários

Equilíbrio entre fundamentos teóricos, estudos de caso e práticas de mercado

O atual contexto econômico, global e complexo é caracterizado por uma transformação constante nos padrões de produção e gestão da informação, produtos, serviços e experiências. Neste cenário, é premissa que líderes desenvolvam habilidades para inovação.

O curso proporciona a preparação de gestores para atuar nesse novo contexto em transformação, por meio do equilíbrio entre fundamentos teóricos, estudos de caso e práticas de mercado.

A curso de Pós-Graduação em Inovação, Design e Estratégia visa a capacitação na criação, no gerenciamento e na implementação de projetos com foco em design e inovação. A sinergia entre um profundo entendimento das pessoas, a estruturação de modelos de negócio consistentes e a viabilidade tecnológica permitem a construção de uma vantagem competitiva efetiva e sustentável.

A grade de disciplinas engloba os principais conceitos, metodologias e estratégias, visando ampliar a capacidade analítica, desenvolver a criatividade e o espírito inovador, melhorar a habilidade de comunicação e incentivar o trabalho em equipe e o comportamento ético.

Objetivo do curso

Os objetivos do curso consistem em: abordar os principais fundamentos de inovação e do design, com base nas práticas de mercado, para uma eficiente tomada de decisão. Explorar novas técnicas de implementação e análise permitindo o desenvolvimento de atitude empreendedora. Despertar visão crítica sobre estratégias e modelos de negócio, estimulando o desenvolvimento de atitudes gerenciais compatíveis com as práticas do mercado, a ética e a responsabilidade social e empresarial

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 390 horas, composto das seguintes disciplinas:

NIVELAMENTO

PENSAMENTO

IMPLEMENTAÇÃO

APROFUNDAMENTO

INTEGRAÇÃO

NIVELAMENTO

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao estudante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

PENSAMENTO

  • De ‘problem-solving’ a ‘problem-finding’: a evolução do Design como de uma disciplina voltada à estética de produtos à uma abordagem que fomenta inovação e a identificação de novas oportunidades de soluções centradas no usuário.
  • Possibilitar a compreensão da abordagem metodológica do Design Thinking e suas aplicações em diversas indústrias e segmentos. Introdução das ferramentas, estabelecendo um entendimento das etapas, agentes e protocolos apropriados.
  • Preparar o aluno para explorar um pensamento integrativo, que busca equilibrar o raciocínio lógico e criatividade, com o objetivo de decodificar os anseios (conscientes e subconscientes) das pessoas para atender suas necessidades, tecnologicamente possíveis e economicamente viáveis.
  • Permitir o conhecimento das possibilidades que o futuro irá ofertar, os impactos na sociedade, nas pessoas, no ambiente de negócios.
  • Apresentar o que é tendência nas tecnologias para construção de negócios exponenciais como inteligência artificial, robótica, machine learning, IOF entre outras.
  • Explorar de que forma as principais tendências podem ser utilizadas como insumos e inspiração para um processo de inovação.
  • Abordar aspectos da cultura empreendedora, em que a capacidade de transformar ideias em realidade permite a geração de oportunidades, individuais ou coletivas, para organizações ou comunidades.
  • Discutir possibilidades de empreendedorismo como carreira, para concepção e a implementação de novos negócios, envolvendo fatores e cases de sucesso e liderança empreendedora.
  • Explorar a mentalidade empreendedora dentro das organizações (intra-empreendedorismo), fundamental para todas as empresas, independente do porte, segmento ou tempo de mercado. Reflete sobre os fatores de sucesso de novos empreendimentos dentro de empresas já existentes.
  • Apresentar um panorama do empreendedorismo no Brasil, incluindo as opções de funding, os programas e aceleradoras existentes.
  • Apresentar conceitos, modelos e técnicas associados à inovação, com base em uma perspectiva estratégica, voltada à geração de valor e à obtenção de vantagens competitivas efetivas e sustentáveis.
  • Abordar tópicos como processos de inovação incremental e disruptiva, metodologias, open innovation, inovações na cadeia de valor e cultura de inovação.
  • Discutir técnicas e processos para o estímulo, direcionamento e aplicação prática de processos criativos.

CRIAÇÃO

  • Apresentar uma visão evolutiva dos modelos estratégicos e de gestão, enfatizando as correlações da cadeia de valor para os acionistas e clientes
  • Explorar novos modelos de negócio, incorporando soluções tecnológicas e digitais, que apresentam impacto para diversas indústrias em muitos segmentos.
  • Ampliar o conhecimento e a habilidade do aluno, quanto à seleção e aplicação das estratégias competitivas, para garantir às diferencial competitivo duradouro e sustentável.
  • Capacitar o aluno a utilizar a ferramenta Business Model Generation para a concepção da proposta de valor.
  • Expor os fundamentos e a evolução da marca no processo mercadológico, explorando os aspectos relevantes à sua gestão, tais como brand equity; identidade e posicionamento de marca; elementos, arquitetura e extensão de marcas.
  • Criar condições voltadas ao desenvolvimento de programas para construção e manutenção do significado e valor da marca, transformando-a em vantagem competitiva à organização.
  • Aprofundar conhecimento no papel de desenvolvimento de marcas vencedores para fundamentar a inovação de novos produtos, serviço e negócios em geral.
  • Entender as novas dinâmicas, técnicas e estratégias de marketing, no que diz respeito a criação, lançamento de manutenção de produtos digitais.
  • Capacitar o aluno a desenvolver estratégias de negócios direcionada a crescimento exponencial (growth marketing).
  • Discutir as principais diferenças e similaridades do marketing tradicional e do growth marketing.
  • Apresentar os conceitos de usabilidade, design de interação, experiência do usuário (UX), os quais determinam o comportamento e as respostas das interações entre usuário e sistemas.  
  • Construir a experiência do usuário em um projeto de design digital, através  da criação de personas, definição de cenários para priorização de requisitos, construção de protótipos de baixa-média fidelidade e aplicação dos padrões e princípios de design para definição da estrutura de interface e interações.

IMPLEMENTAÇÃO

  • Oferecer subsídios para discutir questões relacionadas ao trabalho em equipe refletindo sobre os comportamentos adequados no atual mundo dos negócios, discutindo sobre as modernas formas de trabalho e ampliando a capacidade de perceber e lidar com as várias dimensões do comportamento organizacional.
  • Possibilitar o aluno a atuar no universo corporativo e/ ou de empreendedorismo como um gestor proativo e responsável, que valoriza o fator humano como condição essencial para maximização dos resultados no mundo dos negócios.
  • Discutir a evolução histórica das metodologias de desenvolvimento e implementação de projetos.
  • Explorar técnicas de modelos ágeis de projetos e suas aplicações em projetos de inovação: SCRUM, Agile, Lean Start-up, Sprints.

APROFUNDAMENTO

  • Propiciar ao aluno a oportunidade de desenvolver e exercitar as competências necessárias para pensar, planejar e executar em prol do desenvolvimento de negócios data oriented.
  • Explorar e trabalhar análise de dados e programas de inteligência de competitiva que utilizem novas tecnologias e novas formas de processamento de informações.
  • Permitir a compreensão da importância do alinhamento estratégico nas organizações com as premissas conceituais dos modelos de inteligência competitiva e de Business Intelligence.
  • Explorar as origens históricas da moderna sociedade de consumo e as redes de significados culturais que existem por trás das trocas do consumo de produtos.
  • Definir os fatores que influenciam o comportamento de compra, a classificação de consumidores pelos critérios de valor e estilo de vida, tendências do comportamento na sociedade contemporânea e o processo de decisão de compra dos consumidores.
  • Discutir o papel do entendimento de mercado/pessoas, a tipologia e as etapas de um processo de pesquisa. Apresentar e discutir exemplos práticos da aplicação do conhecimento neuro científico para à pesquisa de marketing.
  • Expor as frequentes estratégicas utilizadas em gestão de mudanças no contexto coorporativo.
  • Explorar as ferramentas para a gestão de mudanças centradas no usuário.
  • Apresentar o conceito de gamification (mecânica de jogos) como ferramenta para gestão de mudanças e aumento de engajamento.

APROFUNDAMENTO

INTEGRAÇÃO

  • Consiste na elaboração supervisionada de um plano de negócio, considerando-se a aplicação prática de referenciais teóricos e técnicas abordadas ao longo do curso.
  • Para elaboração do TCC, o aluno conta com aulas preparatórias, orientações presenciais, atividades em período extraclasse e bancas de professores que avaliarão sua produção.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Quando acontece?

Segundas e Quartas-feiras

ESPM Joaquim Távora

NOTURNO

19h30 às 22h30

Início das aulas: 13/03/2019

Terças e Quintas-feiras

ESPM Joaquim Távora

NOTURNO

19h30 às 22h30

Início das aulas: 14/03/2019

Para quem se destina?

O curso é dirigido a profissionais com mais de 3 anos de experiência e que trabalham com projetos de inovação ou desejam empreender ou ingressar na área. Indicado para profissionais em fase de crescimento profissional.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Apoio ao Desenvolvimento Profissional

Temos um centro de apoio ao desenvolvimento profissional e de carreira dos estudantes da Pós-graduação. Oferecemos serviços que auxiliam o gerenciamento da sua carreira, como: Ciclo de Palestras; Workshops; Atendimento Individual para Orientação Profissional com orientadores especialistas em carreiras; Mentoring com Professores e o Canal ESPM com divulgação de oportunidades de emprego em parceria com o Michael Page, a Robert Half, o Vagas.com e Love Mondays.

CICLO DE PALESTRAS E WORKSHOPS

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

MENTORING COM PROFESSORES

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional. Nesta etapa, será agendada a entrevista presencial.

3. ENTREVISTA PRESENCIAL

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão.

4. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula, diretamente na unidade*.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • Parcelas
  • 1 x R$37.745,00
  • 17 x R$2.276,70 + 1 x R$2.317,70
  • 23 x R$1.756,38 + 1 x R$1.823,97
  • 29 x R$1.446,62 + 1 x R$1.490,03
  • 35 x R$1.237,79 + 1 x R$1.362,76
ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA COM ATÉ 1 MÊS DE ANTECEDÊNCIA AO INÍCIO DO CURSO

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

O boleto será enviado todos os meses via Correios, com vencimento no dia 8, e estará disponível também online. Primeira parcela: abril/2019.

*Pagamento do valor da matrícula no cartão de débito ou no crédito

Crédito e Financiamento

Programas de créditos e financiamento da ESPM

Temos várias opções para você estudar aqui na ESPM.

Experience Day

9/2/2019 às 9h30

Venha nos visitar, tirar suas dúvidas sobre a Pós-Graduação e MBA, conversar com os coordenadores e conhecer o nosso portfólio de cursos

R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013
Rua Gomes de Carvalho, 1195, Vila Olímpia

São Paulo - São Paulo

04547-004

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

Especialização

Aulas: segundas e quartas ou terças e quintas-feiras

Até 36x de R$ 1.237,79*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 13/03/2019 ou 14/03/2019

Taxa de Inscrição: R$ 100,00

Inscrições até: 03/03/2019