Pós-graduação em Inteligência Artificial Aplicada Ao Marketing

12/03/2020

3 semestres

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Pós-graduação em Inteligência Artificial Aplicada Ao Marketing

Coordenador

Claudio Pinheiro

Course Attendees

Still no participant

Descontos para ex-alunos

Descontos para ex-alunos

Desconto especial para ex-alunos concluintes ESPM, mais informações, consulte nossa Central de Relacionamento.

(11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

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Hoje em dia o campo de aplicação da inteligência artificial abrange diversas áreas ligadas à interação humana. Inclusive a área de marketing e negócios. Os profissionais de marketing têm a capacidade de ter uma visão abrangente e em tempo real da jornada do comprador. Isto ocorre porque, como consumidores, nossas ações podem ser rastreadas, registradas e agregadas a um grau sem precedentes. Aplicações abertas permitem integrações com o clique de um botão, conectando bancos de dados e dispositivos. Plataformas de comunicação sofisticadas e conteúdo contextual tornam realmente possível entregar a mensagem certa, à pessoa certa, no momento certo. O marketing passa por mudanças, as técnicas usadas no passado já não apresentam a mesma efetividade. Assim, os fundamentos da área precisam ser adaptados ao novo contexto dominado por tecnologias e métodos ligados às áreas de tecnologia e ciência de dados, entre elas o cada vez mais dominante campo de estudos de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Incorporar os avanços desta revolução às estratégias de marketing para obter melhores resultados é o desafio imposto aos gestores na atualidade. E como forma de atender à nova demanda, o curso Pós Graduação em Inteligência Artificial Aplicada ao Marketing contempla os tópicos essenciais do marketing e oferece visão estratégica sobre essas novas técnicas.

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Em parceria com a IBM

O diferencial deste curso vem, de um lado, do fato de que Marketing e Tecnologia terem se tornado objetos de integração obrigatória em estratégias de condução de negócios e no desenvolvimento e comercialização de novos produtos. E, por outro lado, da exploração de uma reputada expertise das duas empresas dentro de áreas específicas, a saber, a IBM em inteligência artificial tecnologia, inovação e Data Science e a ESPM em marketing, comunicação e criatividade. A parceria apropria-se do capital social desenvolvido há anos entre as duas empresas por meio de diversas outras ações de parceria que envolveram deste o suporte em eventos, passando pela ajuda na elaboração de cursos, na indicação de professores para as grades de cursos da ESPM e, agora, no lançamento de cursos conjuntos de pós-graduação. Com caráter bastante prático e envolvendo o uso sistemático de diversas soluções de ponta da IBM, e com uma forte contextualização de aplicação no ambiente de marketing, cria-se um ambiente de integração voltado para o binômio Marketing-Tecnologia por meio da construção de um ambiente e de uma cultura de marketing com forte viés.

Objetivo do curso

Desenvolver gestores para atuar na era do marketing analítico, com visão estratégica e conhecimento técnico para planejar ações criativas e inovadoras de marketing baseada em decisões estruturadas. A grade curricular consolida conhecimentos de marketing e ciência de dados e inteligência artificial em uma visão contemporânea, adequada ao comportamento da sociedade atual.

Para quem se destina?

Dirigido a gestores e profissionais de marketing e tecnologia da informação, com mais de 2 anos de experiência profissional, que estejam interessados em aprofundar seus conhecimentos no universo da gestão e do marketing e ciência de dados aplicada. Indicado para profissionais em fase de crescimento ou reconhecimento profissional

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 390 horas, composto das seguintes trilhas:

NIVELAMENTO

DATA SCIENCE E MACHINE LEARNING

DIGITAL MARKETING

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA

INTEGRAÇÃO

NIVELAMENTO

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos fundamentais de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

DATA SCIENCE E MACHINE LEARNING

Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica. Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios. Enfoca a importância da tecnologia como instrumentos de suporte para o emprego de técnicas e teorias extraídas de muitos campos nas áreas de matemática, estatística, ciência da informação e ciência da computação, etc. e que hoje caracterizam o campo da moderna ciência de dados.

Propõe a abordagem analíticas quantitativa para estruturação e solução de problemas mercadológicos. Para tanto, enfoca o emprego de múltiplas técnicas de análise quantitativa utilizadas na gestão empresarial moderna. Trata de tópicos como inferência estatística, modelos probabilísticos de previsão e auxílio à tomada de decisões. Permitir ao aluno a obtenção de conhecimentos essenciais na área de modelagem quantitativa, para utilização nas demais disciplinas. Os tópicos incluem modelagem estatística de dados, noções de modelagem e resolução de problemas em planilha eletrônica e softwares de computação científica.

Apresentar os principais recursos atuais de captura e análise de dados em larga escala, tais como Hadoop, Spark e bancos de dados NoSQL. Mostrar as técnicas de integração com sistemas tradicionais do tipo banco de dados relacional e as principais arquiteturas utilizadas na implementação de data lakes. A disciplina conclui com um exemplo completo de operação Map-Reduce, essencial para análises em larga escala realizadas via web. Apresentar ao aluno aplicações típicas lideradas por Chief Marketing Technologists em diversos mercados verticais, envolvendo dados estruturados e não estruturados no apoio à tomada de decisão. Envolver o aluno em estudos de casos em que a construção de cenários de decisão é fundamental. Discutir a essência da mudança ou adaptação de paradigma de decisão que projetos não convencionais envolvendo Big Data trazem para os profissionais de marketing.

Esta disciplina aborda a administração de banco de dados como uma disciplina de gestão de negócios, abordando práticas e procedimentos comuns para vários tipos de empresas e tecnologias de gestão de banco de dados. Questões importantes no funcionamento diário e planejamento de longo prazo da administração de bancos de dados são examinados em profundidade. Apresenta ao aluno as principais técnicas de modelagem e captura de dados em ambientes corporativos (bancos de dados relacionais) e via web (informações pouco ou não estruturadas). Linguagem de consultas estruturadas a banco de dados (SQL). Modelos informacionais. BI.

DIGITAL MARKETING

Dominar o conceito de tendências/trends e a abordagem de pesquisa e inovação em Consumer Insights. Saber utilizar as ferramentas de identificação e análise de tendências. Conduzir projetos de Consumer Insights a fim de gerar inspiração e inovação nos negócios. Saber aplicar de modo prático e lucrativo nos negócios os insights e inspirações com base em estudos comportamentais. Novas ferramentas de pesquisa (etnografia, netnografia, imersão, home visit, observação, curadoria de conteúdo, co-criação). Tipologias com base em drivers e nova segmentação do consumidor no contexto do Big Data.

O conceito de marketing cognitivo aborda o uso de insights e de inteligência artificial em novas formas de ampliar a totalidade da experiência do cliente, criando momentos singulares e coesos ao longo da jornada do cliente que são adaptados às necessidades de cada pessoa. A disciplina foca, por meio de discussões e estudos de caso, as novas maneiras de explorar como a inteligência artificial pode trazer maior precisão às campanhas e à personalização das interações com o cliente. Serão abordados temas como o uso de inteligência artificial na obtenção de insights, na automação de campanhas de marketing e na personalização em tempo real da jornada do cliente.

Em tempos de inovação e transformação digital nas organizações, liderança (tangível ou intangível, direta ou indireta, em qualquer formato) torna-se cada vez mais um tema central para o sucesso profissional de qualquer executivo ou empreendedor. Nesse cenário, tratar das novas formas e formatos não hierárquicos do trabalho, valorizando a co-criação e a troca contínua, surge como uma condição sine-quo-non. Pensando ainda na liderança como elemento central da cultura e no impacto da cultura em todo processo de transformação e busca por “maturidade” digital por que passam todos os setores da economia, a proposta desta disciplina é uma ementa atual, efetiva e que engaja o aluno, preparando-o definitivamente para ser um líder não só de equipes, mas de projetos e um influenciador decisivo nesse processo de mudanças cada vez mais real e necessário.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA

A disciplina visa auxiliar os alunos a alcançar, dentro da perspectiva de novos negócios, o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Isto é feito por meio de uma abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e BMG. Busca-se fazer com que o aluno não só conheça mas vivencie estes conceitos, mas se torne um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam (ou superem) as expectativas de seus clientes.

A disciplina visa auxiliar os alunos a alcançar, dentro da perspectiva de novos negócios, o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Isto é feito por meio de uma abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e BMG. Busca-se fazer com que o aluno não só conheça mas vivencie estes conceitos, mas se torne um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam (ou superem) as expectativas de seus clientes.

A disciplina apresentar o conceitos Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning, além de discutir as aplicações da Inteligência Artificial no mercado – com viés em Marketing. São utilizados softwares open source e ambientes na IBM Cloud para prática e criação de modelos utilizando os conceitos de Perceptron(Neurônio Artificial) e Redes Neurais Artificiais. Será demonstrada a aplicação de Visão Computacional no mercado – com viés em Marketing, além de entender os conceitos de Convolução e Redes  Neurais Convolucionais; e por fim, serão desenvolvidos diversos modelos inclusive de reconhecimento facial utilizando-se de técnicas de Deep Learning para classificação facial para análise de sentimentos em imagens, utilizando-se de técnicas de Machine Learning com linguagem Python.

O curso apresenta de forma prática como a IA é aplicada para os negócios. Procura-se incentivar os alunos a pensar em problemas de negócios a partir da perspectiva da IA. Será visto o plano de fundo dos algoritmos mais comuns tais como sistemas para prever pontuações, classes, clusters e reconhecer padrões a partir de dados. Será visto como a IA está sendo aplicada para atendimento do cliente, das vendas e do marketing. Serão examinados casos que a AI produziram resultados observáveis em diferentes industrias e negócios.

INTEGRAÇÃO

Elaborar um projeto aplicado de planejamento, gestão e/ou análise de informação no contexto do marketing, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 1.300,00
  • Parcelas
  • 1X R$ 39.255,00
  • 17X R$ 2.367,78 + 1X R$ 2.410,42
  • 23X R$ 1.826,65 + 1X R$ 1.896,81
  • 29X R$ 1.504,49 + 1X R$ 1.549,71
  • 35X R$ 1.287,30 + 1X R$ 1.417,57

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA ATÉ 21/02/2020

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

O boleto será enviado todos os meses via Correios, com vencimento no dia 8, e estará disponível também online.

*Pagamento do valor da matrícula no cartão de débito ou no crédito

Quando e onde acontece?

NOTURNO

TERÇA E QUINTA

Início em: 12/03/2020

ESPM TECH

Rua Joaquim Távora, 1240
São Paulo – SP

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional. Nesta etapa, será agendada a entrevista presencial.

3. ENTREVISTA PRESENCIAL

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão.

4. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula, diretamente na unidade*.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Apoio ao Desenvolvimento Profissional

Temos um centro de apoio ao desenvolvimento profissional e de carreira dos estudantes da Pós-graduação.

 

Oferecemos serviços que auxiliam o gerenciamento da sua carreira, como:

  • Ciclo de Palestras
  • Workshops
  • Atendimento Individual para Orientação Profissional com orientadores especialistas em carreiras
  • Mentoring com Professores e o Canal ESPM com divulgação de oportunidades de emprego em parceria com o Michael Page, a Robert Half, o Vagas.com e Love Mondays

CICLO DE PALESTRAS E WORKSHOPS

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

MENTORING COM PROFESSORES

Crédito e Financiamento

Temos várias opções para você estudar aqui na ESPM

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

Especialização Pós-Graduação

Período: Noturno

Aulas: terças e quintas-feiras

Até 36x de R$ 1.287,30*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 12/03/2020

Taxa de Inscrição: R$ 100,00

Inscrições até: 02/03/2020

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