Pós-graduação em Trade Marketing Management

11/03/2020

4 semestres

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Pós-graduação em Trade Marketing Management

Coordenador

Marcelo Ermini

Course Attendees

Still no participant

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

Para efetivar a matricula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:

  • RG e CPF;
  • Currículo;
  • 01 foto 3x4;
  • Histórico Escolar de graduação;
  • Diploma do Curso Superior*, com carga-horária mínima de 1600 horas e reconhecido pelo MEC. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela Instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma;

*No caso de diplomas internacionais é necessária sua tradução juramentada, consularizado pelo Brasil no país de origem, e revalidação de acordo com a Resolução nº 8 de 04/10/2007 do CNE (Conselho Nacional de Educação), disponível no portal.mec.gov.br.

Cancelamento do curso

Cancelamento do curso

O curso poderá ser cancelado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início. Neste caso, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

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Visão estratégica sobre novas técnicas

Em tempos de constantes alterações dos cenários mercadológicos, os canais deixaram de ser variáveis controláveis e passaram a exigir muito mais suporte dos seus parceiros fornecedores. Demandam maior profissionalismo, proximidade e interação na conquista dos clientes e consumidores.

A tão disputada verba de marketing foi redirecionada para os canais e consome mais de 60% dos investimentos até então orientados para publicidade e para o time comercial.

Criada como apêndice tático, a área de trade marketing assume posições estratégicas no mercado, ganha status de diretoria e vice-presidência com estrutura, orçamento e metas próprias.

Várias outras áreas espalhadas pela empresa passaram para a gestão de Trade Marketing com o objetivo de maior especialidade pela maior demanda do varejo e demais canais.

A transformação dos mercados exige Executivos Especializados para assumir posições na área de Trade Marketing com visão sistêmica, estratégicos, preparados para constantes tomadas de decisão e isso demanda formação específica, capaz de entender as dinâmicas dos canais, relações com os clientes, pontos de venda e shoppers.

Objetivo do curso

Apresentar as bases que propiciou o desenvolvimento desta nova área de Gestão, contextualizar os cenários estratégicos, criar habilidades conceituais e atividades práticas necessárias para o desenvolvimento de visão crítica do mercado, alicerçado pelas novas tecnologias nos canais, clientes e no mapeamento do comportamento dos shoppers. Criar a capacidade de desenvolver o pensamento estratégico em constante atualização, liderança no desenvolvimento e implantação das ações táticas de Trade Marketing por times multifuncionais, atrelados aos desafios dos planos de marketing e a perfeita integração com os planos da área vendas para os canais e clientes.

Para quem se destina?

Executivos em fase de crescimento profissional que desejam direcionar sua carreira para a área de Trade Marketing, expandindo sua visão holística do negócio, adquirindo competências para desenvolvimento na própria área e em outras estratégicas, independente do mercado.

O que você irá aprender

As aulas são realizadas no campus da ESPM TECH, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor.

As aulas da disciplina em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

O curso possui carga horária de 390 horas, composto das seguintes trilhas:

NIVELAMENTO

GESTÃO ESTRATÉGICA

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

ESTRATÉGIA EMPREENDEDORA

INTEGRAÇÃO

NIVELAMENTO

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

GESTÃO ESTRATÉGICA

Aplicar o processo de alinhamento da gestão de pessoas à estratégia de negócios. Desenvolver a capacidade de negociação, liderança e motivação para a gestão de demandas conflitantes da equipe e pessoas. Desenvolver processos e reconhecer as competências para o desenvolvimento de equipes eficazes que nem sempre se reportam hierarquicamente ao gestor, mas sim de clientes, distribuidores, times terceirizados. A implementação de indicadores de performance, avaliação de resultados e comunicação de feedbacks.

O processo de negociação demanda uma postura de planejamento, de organização e principalmente de preparação do negociador. A disciplina contempla as técnicas de negociação, as etapas do processo, as estratégias e táticas, a superação de impasses e concessões, além das habilidades comportamentais na negociação.

A gestão estratégica da área passa pelo perfeito entendimento das bases para seu aparecimento, desenvolvimento e sua importância para o sucesso dos negócios. Conhecer o ambiente de Trade Marketing, as relações com Marketing, Vendas, Clientes e as ferramentas que a área utiliza no desempenho de sua missão, como merchandising, promoções, incentivo, eventos, assim como apresentar as estruturas organizacionais e hierarquia contribuem para o entendimento de papeis, responsabilidades, limites bem como discutir os principais fatores e movimentos competitivos que pressionam e modificam constantemente as metas internas e externas.

Utilizando conceitos e técnicas da Toyota e Lean, o Ágil está revolucionando como as empresas entregam valor para seus clientes. Neste curso vamos conversar sobre as diferenças entre o gerenciamento tradicional de projetos e o gerenciamento Ágil a partir da sua fundação. Entenda porque é importante mudar o mindset para ser Ágil e porque Scrum é a forma de trabalho Ágil mais popular hoje em dia. Vamos desenvolver um projeto da sua concepção até o planejamento utilizando técnicas Ágeis.

A disciplina tem por objetivo ampliar, organizar e aprofundar o conhecimento do aluno quanto as operações das empresas, vendas, administração de vendas, suplaychain como armazenagem, logística, conceitos e ferramentas analíticas para a formulação de estratégias. O aluno terá contato com temas relativos a definição de negócios e interface ao macro ambiente setorial e concorrencial, cadeia de valor, vantagens competitivas e formas estratégicas de utilização dos principais recursos do negócio na relação com a área de Trade Marketing.

A disciplina apresenta os conceitos e estratégias importantes para a eficiente gestão dos canais de marketing B2C e B2B online e off-line, envolvendo temas relevantes como o Omnichannel e das áreas de vendas junto aos clientes de maneira geral e principalmente ao modelo de Key Accounts, bem como as metodologias e tecnologias utilizadas no desenvolvimento dos canais de distribuição da empresa com o intuito de ampliar e organizar o conhecimento do aluno neste processo essencial da gestão organizacional no competitivo mundo dos negócios.

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA

O objetivo da disciplina é abordar os conceitos, a evolução e a relevância das informações que norteiam o entendimento do shopper, necessidades, desejos, e seus efeitos nos negócios, pois em mercados competitivos e saturados de ofertas, informações sobre o público alvo colaboram no processo de comunicação da empresa com seus consumidores no ponto de venda. Explorar o uso integrado das diferentes fontes de informação com os indicadores do mercado, da concorrência, internos da empresa, contribuem de maneira decisiva no planejamento de trade marketing e no alinhamento com o plano de marketing e comercial.

Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do shopper no ambiente dos canais, varejo físico e digital. Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse shopper, árvore de decisão, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de trade marketing. Entender a importância, papel e potencial do Gerenciamento por Categorias, a dinâmica com os varejos contribuindo para melhor relacionamento, a execução de planos de longo prazo visando as expectativas dos shoppers e suas relações com novos canais, inundados por startups e modelos de gestão inovadores.

PRODUTO E EXPERIÊNCIA DE COMPRA

Proporcionar aos participantes dentro da perspectiva de novos negócios, a buscar o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Conhecer a abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e Business Model Generation. Busca-se fazer com que o profissional não só conheça, mas vivencie estes modelos, mas se torne um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam e superem as expectativas de seus clientes.

O objetivo desta disciplina é oferecer ao aluno a oportunidade de debater, desenvolver e exercitar a reflexão sobre os novos canais e startups, sejam físicos ou digitais que atendem os consumidores nos locais que desejam realizar suas compras, sem esquecer que nem todas as operações se restringem ao mercado de consumo, B2C, e também a outros como agro, industrial, exportação, todos B2B e se desenvolvem para B2B2C ou B2C2C. Criar competências para avaliar informações sobre tendências gerais dos mercados e dos negócios, visando atingir os objetivos estratégicos da empresa.

A gestão estratégica e sua importância para o sucesso dos negócios. Conhecer o ambiente de negócios, as estratégias e competências essenciais empresariais. Apresentar técnicas de análise ambiental e discutir os principais fatores e movimentos competitivos que pressionam e modificam os mercados, contribuindo para visão sistêmica do negócio e atrelando ao Plano do Marketing e Plano Comercial.

INTEGRAÇÃO

Consiste no desenvolvimento de um plano de negócios para uma empresa de moda que atue no mercado digital. Para elaboração do TCC, o aluno conta com aulas preparatórias, orientações presenciais, atividades em período extraclasse, e bancas de professores e gestores do mercado que avaliarão sua produção.

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA ATÉ 21/02/2020

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

O boleto será enviado todos os meses via Correios, com vencimento no dia 8, e estará disponível também online.

*Pagamento do valor da matrícula no cartão de débito ou no crédito

Quando e onde acontece?

NOTURNO

SEGUNDA E QUARTA

Início em: 11/03/2020

ESPM TECH

Rua Joaquim Távora, 1240
São Paulo – SP

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional. Nesta etapa, será agendada a entrevista presencial.

3. ENTREVISTA PRESENCIAL

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão.

4. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula, diretamente na unidade*.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Apoio ao Desenvolvimento Profissional

Temos um centro de apoio ao desenvolvimento profissional e de carreira dos estudantes da Pós-graduação.

 

Oferecemos serviços que auxiliam o gerenciamento da sua carreira, como:

  • Ciclo de Palestras
  • Workshops
  • Atendimento Individual para Orientação Profissional com orientadores especialistas em carreiras
  • Mentoring com Professores e o Canal ESPM com divulgação de oportunidades de emprego em parceria com o Michael Page, a Robert Half, o Vagas.com e Love Mondays

CICLO DE PALESTRAS E WORKSHOPS

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

MENTORING COM PROFESSORES

Crédito e Financiamento

Temos várias opções para você estudar aqui na ESPM

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

Especialização Pós-Graduação

Período: Noturno

Aulas: segundas e quartas

Início das aulas: 11/03/2020

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