Master em Gestão do Audiovisual (AV) - ESPM
Master em Gestão do Audiovisual (AV)

29/04/2021

4 semestres

Home Pós-Graduação

Master em Gestão do Audiovisual (AV)

Coordenador

Gisele Jordão Costa

Course Attendees

Still no participant

Descontos para ex-alunos

Descontos para ex-alunos

Desconto especial para ex-alunos concluintes ESPM, mais informações, consulte nossa Central de Relacionamento.

(11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Cancelamento ou adiamento do curso – Pós São Paulo

Cancelamento ou adiamento do curso – Pós São Paulo

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Trabalho De Conclusão De Curso

Trabalho De Conclusão De Curso

O TCC será desenvolvido com a tutoria do professor Mentor desde o início do curso, mas, assim que concluídos os créditos de disciplinas, o aluno ingressará oficialmente no período do TCC. Durante esse período se dedicará exclusivamente ao desenho final de seu projeto.

 

Ao final do processo o projeto precisará ser submetido à avaliação por meio de uma banca examinadora.

Rede Temática ESPM

Rede Temática ESPM

Ao final de cada semestre, durante um sábado, ocorrerá em um campus, em São Paulo, um encontro envolvendo todos os estudantes dos cursos de pós-graduação da modalidade semipresencial.

O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.

Comentários curso

Ainda não há comentários

Objetivo do curso

Contribuir com a formação em gestão do profissional audiovisual e interessados no setor.

Para quem se destina?

Profissionais do setor audiovisual e interessados em gestão do setor.

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 420 horas, composto das seguintes disciplinas:

Linguagem

Evoluções humanas e suas representações. Análise do pensamento da arte e os registros estéticos na história
humana. Cronologia linear da história da arte da imagem em movimento e participação importante do público na
definição do que é cinema. Confronto entre idades históricas, academias artísticas e a noção de mercado.
Rupturas estéticas e interface com o mercado. Estética das novas mídias, fotografia, cinema, rádio e TV a partir
da modernidade e das exigências do capitalismo. Origem histórica das representações humanas midiáticas.
Embate cultural, estético e negocial do audiovisual. Estética das linguagens contemporâneas e das narrativas de
marcas.

Estudo em profundidade do pensamento das atuais práticas de desenvolvimento de mundos e conteúdos de
marca nas narrativas audiovisuais. Apropriação dos conceitos de criação, expansão e de desconstrução de
mundos e de personagens, a fim de aperfeiçoar, maturar e inovar o desenvolvimento de projetos midiáticos.
Estudo teórico de criação, expansão e de desconstrução de mundos e personagens para diferentes plataformas
midiáticas para dar o suporte necessário a prática de criação de diversos projetos audiovisuais orientados à
marca.

Revisão das teorias narrativas lineares e apresentação de estudos sobre convergência transmídia, e análise de
casos nacionais e internacionais nos campos da comunicação e da arte. Desconstrução e prototipagem de
projetos, com todas as etapas de criação, realização e distribuição para diversas mídias, públicos, com objetivos
variados e convergentes. Exploração das narrativas multi e não-lineares, inclusive com possibilidades de
recursos analógicos como estrutura comunicacional transmídia. Arranjos regionais.

Gestão

Estudo do histórico da criação de órgãos públicos legisladores e reguladores do mercado audiovisual brasileiro.
Entendimento das principais leis, portarias e decretos instituídos a partir dos anos 1960 até o presente. Análise
dos ambientes de financiamento nacionais e internacionais para negócios na área do audiovisual e do cinema.
Análise dos diferentes tipos e projetos de acervos audiovisuais. Os órgãos reguladores que afetam a indústria
audiovisual e suas atribuições. As leis de incentivo à cultura e a sua aplicação à indústria audiovisual. Lei
comunicação audiovisual de acesso condicionado (SeAC). O Fundo Setorial do Audiovisual.

Conceitos básicos de finanças. Análise de DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício). Planejamento
tributário. Planejamento financeiro para projetos audiovisuais. Construção e acompanhamento de orçamento.
Análise de cenários. Controladoria, compliance e governança.

Fundamentos sobre a produção executiva do audiovisual. Gerenciamento de recursos. Cronograma físico-
financeiro. Ferramentas de gestão de produção. Funções: assistente de direção, o casting (eventualmente
preparadores de elenco), o produtor de locação e sua pesquisa. Como pesquisar. A legislação e a
regulamentação do setor do audiovisual aplicada ao projeto. A visão do Patrocinador. Direito Autoral e
Trabalhista. Finalização e Pós-Produção. Prestação de Contas.

Compreensão e aplicação de estratégias de marketing experiencial e sensorial na proposta de valor das marcas
e negócios do entretenimento. Definição e desenho da plataforma experiencial do consumidor e do ciclo de
serviços desejado por meio da aplicação de ferramentas de gestão da interface e de integração dos diferentes
pontos de contato. Neurociência aplicada ao consumo de experiência.

Ambiente mercadológico audiovisual

Panorama setorial de lançamento de produção audiovisual brasileira. Públicos de interesse. Estratégias de
comunicação. Realização de orçamento de lançamento.
Pesquisas quantitativas e qualitativas: de roteiro (antes
de filmar), do primeiro corte (antes de finalizar), “tracking” (antes de lançar). Parâmetros de lançamento de um
filme, “awareness”, “first choice”, “recall” de trailer e cartaz. Festivais, feiras e mostras internacionais. Política de
participação em festivais. Negociações com empresas internacionais de vendas e distribuição. Representação
nos mercados estrangeiros.

A distribuição: elo entre a produção de filmes e sua exibição em salas de cinema. A questão da concentração
das empresas de exibição e distribuição. Manutenção do filme em cartaz, VPF, regras da “dobra”, acordos de
rateio de bilheteria e remanejamento de cópias. Distribuidoras nacionais e multinacionais. O papel das
distribuidoras na produção cinematográfica: o caso brasileiro. Aquisição de direitos de filmes estrangeiros: tipos
de negócios. Custos e rentabilidade das distribuidoras. As distribuidoras e os diferentes mercados (janelas) de
exibição. O mercado de homevideo: sua evolução em 20 anos de existência, situação atual com relação ao
mercado de exibição em salas. Conceitos básicos da exibição cinematográfica. Tecnologia da exibição: a
exibição coletiva e a individual, tendências de mercado. VOD. Internet. Avaliação econômica da exibição:
obtenção de margens brutas e líquidas de bilheteria, concessões e publicidade.

Estratégias competitivas. Modelos de negócios. Alianças e parcerias. Identificação da vocação de financiamento
e fontes potenciais para cada tipo de projeto. Políticas nacionais, setoriais e privadas. Planejamento de venda.
Selling points do Projeto. Técnicas de apresentação. Storytelling de vendas. Práticas de argumentação.
Conceitos e técnicas de negociação de acordos de coprodução, distribuição e exibição com as majors e com as
TVs. Deal making.

As etapas de desenvolvimento de um projeto, desde a ideia original; desenvolvimento da história / tema em
roteiro; a escolha do(a) roteirista; fases do desenvolvimento: argumento, tratamento, “first draft”, “rewrite” e
“polishes”; estruturas típicas de cada tipo de roteiro e projeto; orçamento e viabilidade financeira; talentos-chave
(diretor, atores, técnicos principais). Como preparar um plano de negócios. Razões para elaborar um Plano de
Negócios. Concepção e planejamento do Negócio. Visão. Missão. Objetivos. Metas. Análise de mercado. Aprodução audiovisual enquanto modelo de negócios. O modelo dos estúdios de Hollywood (PFD Agreement) e
das TVs. O modelo independente americano. Principais modelos Europeus. Participação da TV. Deal making.
Coproduções internacionais. Pré-vendas no Brasil. Coprodução com Distribuidoras. As Funcines. Fontes de
Financiamento no Brasil: Leis de Incentivo (Rouanet/Audiovisual/ICMS/ISS), Artigo 3º, Conversão da Dívida
Externa, 3% das Programadoras de TV. Direitos autorais, propriedade intelectual. Viabilidade econômica do
projeto. Captação de recursos. Comercialização e distribuição. Comunicação e lançamento.

Tendências na comunicação e as quebras de paradigmas do mercado av. O papel do gestor de comunicação
audiovisual. Conceito de comunicação integrada e as suas aplicações na construção da imagem de um produto
av. Conceito estratégico e posicionamento do produto av. Definição e gestão de públicos de interesse.
Comportamento do consumidor/espectador orientado à comunicação. Diagnóstico, objetivos e estratégias de
comunicação. Arquitetura de planos de comunicação – da implementação ao controle: base de dados e métricas
para mensuração de resultados.

Interdisciplinar

Projeto transmídia, com foco no audiovisual. Modelos de projetos, formas de produção e execução.
Experimentação de novas linguagens para além do audiovisual, complementares em suas narrativas para outros
públicos. Aspectos técnicos da formatação de projetos e da linguagem de editais de fomento. Realização de
protótipos transmídia.

Quando acontece?

As aulas por web conferência serão ministradas ao vivo às terças e quintas-feiras, a partir de 29/04/2021, das 19h30 às 21h30, e possibilitam uma interação mais eficaz e em tempo real entre os alunos e o professor. Caso não tenha disponibilidade para participar da web conferência no horário determinado, o estudante pode acessar a gravação da aula posteriormente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As aulas ficam disponíveis na plataforma até o encerramento do curso.

Terças-feiras

19h30 às 21h30

Quintas-feiras

19h30 às 21h30

Planos de Pagamento

Matrícula

R$ 650,00

+

1x R$ 25.850,00

Matrícula

R$ 650,00

+

11x R$ 2.273,09

+

1x R$ 2.284,02

Matrícula

R$ 650,00

+

17x R$ 1.559,22

+

1x R$ 1.587,27

Matrícula

R$ 650,00

+

23x R$ 1.202,87

+

1x R$ 1.249,22

Matrícula

R$ 650,00

+

29x R$ 990,73

+

1x R$ 1.020,48

Matrícula

R$ 650,00

+

35x R$ 847,71

+

1x R$ 933,35

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA COM ATÉ 1 MÊS DE ANTECEDÊNCIA AO INÍCIO DO CURSO

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

img-seta-peq

MUITO MAIS QUE UMA PÓS

Conheça os benefícios que só a ESPM tem

A INOVAÇÃO E O RECONHECIMENTO DA ESPM

NO FORMATO E NO TEMPO QUE VOCÊ PRECISA,

ONDE VOCÊ ESTIVER

Os programas de Educação a Distância (EAD) oferecem conteúdo com a excelência de ensino da ESPM para você poder escolher onde e quando aprender: você pode assistir a todas as aulas ao vivo, interagindo com os professores em tempo real, ou, se preferir, também pode assistir às aulas depois, no dia e horário que mais se adequem à sua rotina.

Por que escolher o EAD da ESPM?

AULAS AO VIVO

Somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados.

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA

Os professores da ESPM, assim como nos nossos cursos presenciais, possuem experiência acadêmica e também no ambiente executivo.

INTERAÇÃO COM O PROFESSOR

Durante as aulas, os alunos podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ativando sua câmera e seu microfone.

CUSTOMIZE SEUS HORÁRIOS

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

TODAS AS AULAS SÃO GRAVADAS

Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para revisão ou consulta do estudante até o final do curso.

AVALIAÇÕES DIRETAMENTE COM PROFESSORES

Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina, e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.

EAD com proximidade entre os professores e a turma?

A ESPM tem.

Os programas EAD da ESPM utilizam os recursos da plataforma Canvas, construindo um ambiente digital de estudo e aprendizagem moderno e intuitivo.

Como são as avaliações no live EAD ESPM?

Avaliações e nota final em cada disciplina

A nota final de cada disciplina é obtida através da realização das atividades propostas por seu respectivo professor. Essas atividades serão entregues online, pelo ambiente virtual de aprendizagem, o Canvas.  

Para conseguir a aprovação em cada disciplina, o estudante deve, ao final do período, obter uma nota final mínima de 7,0 (sete) e não ultrapassar o limite estabelecido de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas por disciplina. No Live EAD da ESPM, são considerados falta a não publicação das atividades da disciplina.

Projeto de Conclusão Aplicado (PCA) ou Projeto Integrativo Multidisciplinar (PIM)

Ao final do curso, o estudante deve realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou um Projeto de Conclusão Aplicada (PCA), a depender do modelo pedagógico estabelecido por cada curso. Este trabalho será submetido a uma banca examinadora composta pelo coordenador e alguns professores do curso em questão. 

 Para isso, é necessário o comparecimento do estudante em uma das unidades da ESPM, em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional. Nesta etapa, será agendada a entrevista.

3. ENTREVISTA ON-LINE

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão.

4. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula, diretamente na unidade*.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Eventos EAD

15/03 a 15/04 – Live de Apresentação dos Cursos Live EAD e Blended Learning

Local: ONLINE
Horário: das 14h às 22h
Evento gratuito

SAIBA MAIS
Eventos EAD

31/03 – Visão para o Agronegócio no Futuro do Brasil: Cenários e Tendências

Online
Horário: às 20h, via Zoom
Evento gratuito

SAIBA MAIS
Eventos EAD

16/03 – Agrotec e Smart Farming: construindo uma visão de inovação e tecnologia para o agronegócio

Online
Horário: às 20h, via Zoom
Evento gratuito

SAIBA MAIS
Eventos EAD

12 e 13/03 – Virada Mercado e Consumo 5.0

Local: ONLINE
Horário: das 14h às 22h
Evento gratuito

SAIBA MAIS
Eventos EAD

04/03 – Agrociência: Inovação e sustentabilidade para o séc. 21

Local: ONLINE
Horário: 20h
Evento gratuito

SAIBA MAIS

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Programa de Liderança Pessoal e Gestão de Carreiras

Além de contar com atendimentos individuais de psicólogos e orientadores de carreira, o programa proporciona bate-papos com convidados especiais.

Seguro educacional gratuito

Garantia de permanência no curso

Na ESPM, você tem mais tranquilidade para seguir seus estudos. O Seguro Educacional é um benefício gratuito para todos os estudantes ESPM e uma parceria da escola com a Bradesco Vida e Previdência, garantindo a continuidade do curso, caso aconteça alguma eventualidade que impossibilite o pagamento das mensalidades, além de oferecer assistência 24h para acidentes. Assim, você não se preocupa e mantêm o foco no seu futuro profissional.

Etiquetas :

Gisele Jordão Costa

Professora e Coordenadora
VER PERFIL

São Paulo, Rio ou Porto Alegre

Blended Learning

MBA/Master

Período: Noturno

Aulas: terças e quintas-feiras ao vivo por webconferência e presenciais em datas específicas

Até 36x de R$ 847,71*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 29/04/2021

Taxa de Inscrição: R$100,00

Inscrições até: 22/04/2021

Translate