Master em Ciências do Consumo Aplicadas

01/08/2018

3 semestres

Home Pós-Graduação

Master em Ciências do Consumo Aplicadas

Coordenador

Charles John Szulcsewski

Course Attendees

Still no participant

Descontos para ex-alunos

Descontos para ex-alunos

Desconto especial para ex-alunos concluintes ESPM, mais informações, consulte nossa Central de Relacionamento.

(11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

  • RG, CPF ou CNH (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

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Analisar o modo como o indivíduo consumidor troca recursos por bens e serviços

Conhecer as informações que influenciam nas decisões de consumo deve ser uma das estratégias de negócios adotadas por uma empresa para o alcance do sucesso. Nessa perspectiva, as organizações precisam considerar que a sociedade do século XXI é caracterizada por maior oferta de bens e serviços e também por um consumidor mais ativo, cujo comportamento de compra pode ser avaliado com base em suas necessidades biológicas, psicológicas, econômicas, entre outras.

No intuito de formar profissionais capacitados para atuar e crescer no mercado atual, a ESPM elaborou o curso Master em Ciências do Consumo Aplicadas. Trata-se de um curso lato sensu, cuja proposta é a de analisar o modo como o indivíduo consumidor troca recursos por bens e serviços e aufere gratificação nesse processo, bem como investigar os motivos que o levam a realizar essa troca. O curso é pioneiro na área de mercado, pois emprega a biologia e as neurociências como auxiliares na compreensão das peculiaridades das condutas de homem e mulher, de criança e adolescente, de adulto e idoso.

Objetivo do curso

Compreender como o comportamento de compra (busca, transação, posse e uso) de produtos e serviços supre os desejos e as necessidades biológicas, psicológicas e socioeconômicas do indivíduo consumidor, para a aplicação desse conhecimento em ações no mercado.

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 480 horas, composto das seguintes disciplinas:

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Explora temas voltados para melhor compreensão da sociedade de consumo do século XXI, bem como suas origens históricas; o contraste entre a sociedade e a cultura do consumo; o consumo como distinção e como dádiva; a dimensão simbólica do mercado. A disciplina pretende fornecer instrumentos teóricos e metodológicos que possibilitem aos estudantes o entendimento, a reflexão e a formação de pensamento crítico e bem fundamentado acerca dos conceitos de Sociedade de Consumo, Consumo e ideias a eles relacionadas. A base conceitual para o entendimento dos conceitos será dada pela Antropologia, ciência que entende o consumo como um processo social presente em toda sociedade humana.

Enfoca temas relevantes para a compreensão do comportamento de compra do indivíduo consumidor, tais como: processos de construção da aprendizagem e formação de hábitos de consumo de produtos, marcas e serviços; sistemas motivacionais; necessidades e desejos do consumidor e sua adequação ao marketing; consumo e autoconceito: produtos como extensão do eu; hereditariedade versus ambiente; teorias da personalidade; e influências da orientação sexual nas escolhas do consumidor.

Integra aspectos que sustentam o entendimento da moderna economia do consumo, entre eles os instrumentais, os quais permitem o exame das variáveis e a tomada de decisões relativas aos negócios que envolvam desenvolvimento, produção, lançamento e comercialização de produtos voltados ao consumo de bens e serviços. Nessa perspectiva, aborda as variáveis macroeconômicas PIB e mercado de bens de consumo, propensão a consumir e a poupar, renda, juros, câmbio e tributos; as variáveis microeconômicas do comportamento do consumidor, racionalidade e irracionalidade econômica dos consumidores, demanda de mercados específicos como diferenciação de bens, elasticidade-preço, preços segmentados (discriminação de preços).

A disciplina trata das técnicas e das ferramentas de pesquisa para o estudo do comportamento do consumidor, as etapas de um processo de pesquisa, a tipologia básica de pesquisa de mercado (qualitativa e quantitativa), a definição do target e o papel do filtro. Técnicas e tipos de pesquisa qualitativa (individual e discussão em grupo), procedimentos de recrutamento e escolha de amostra em pesquisa qualitativa, elaboração de roteiro. Fundamentos da pesquisa quantitativa, universo e amostra, elaboração de questionário. Pré-testes e pós-testes em comunicação.

Investiga o modo como as pessoas captam, selecionam, organizam e interpretam sensações físicas a partir de seus limiares de percepção. Enfoca aspectos como: a utilização pelo marketing dos fatores determinantes da percepção (exposição, atenção e interpretação) e dos princípios de organização perceptiva; a potencialização dos sentidos em estratégias de negócios no consumo e no varejo; os aspectos históricos do design de produtos e marcas; as marcas, os logos e os sistemas de identidade visual; os símbolos e a interpretação do estímulo; o croma, o matiz e o tom; as harmonias cromáticas; a interação entre cor e forma; a cor e a cultura; os aspectos psicofisiológicos das cores e sua aplicação em ambientes de consumo (lojas, shoppings, supermercados) e em embalagens; o merchandising visual; a identificação de desejos para estratégias de futuro.

Expõe uma visão geral sobre o conhecimento do cérebro, suas estruturas, fisiologia e princípios evolutivos. Explora aspectos-chave do comportamento do consumidor, considerando aspectos de funcionamento do cérebro, exemplo das emoções como base de todos os comportamentos humanos e as diferenças principais entre a mente masculina e feminina. Parte de exemplos práticos de aplicação do conhecimento neurocientífico à pesquisa de marketing e ao comportamento do consumidor.

Contempla o estudo de temas como: subculturas e identidade social; classe social: medida, estratificação e componentes; influência da classe social nas decisões de compra; origem étnica, identidade racial e estratégias de marketing; estilos de vida, produtos e identidade grupal; semelhanças e diferenças de grupos de consumidores, com base em características biológicas, psicológicas e sociais; raízes da psicografia. Identificação de tendências e ferramentas de investigação: pesquisa etnográfica, home visit, observação participante, netnografia.

A disciplina abordará elementos que possibilitem o participante a gerar briefing, entender e interpretar os resultados de uma pesquisa em relação ao comportamento de compra do consumidor, Métodos e técnicas de pesquisa também serão abordados nesse conteúdo.

Proporciona o estudo do mecanismo e da demografia das compras, bem como da monitoração do comprador no varejo e da ideologia da compra. Ideologia da compra: peculiaridades de homens e mulheres. Os diferentes aspectos da interação cliente-loja. As arenas do consumo: do Shopping-Center ao Supermercado, passando por ruas de comércio, lojas de departamento e butiques. A compra como experiência sensorial. Pesquisa de compra e consumo utilizando a loja experimental exclusiva da ESPM.

Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital. Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na web, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de marketing. Trata de temas como o impacto das novas mídias no comportamento do consumidor, a dinâmica de compra do comprador digital, os padrões de comportamento do internauta e a avaliação de produtos e serviços do consumidor no ambiente on-line.

Ética, moral e direitos humanos. Ética pessoal e empresarial. Políticas empresariais e códigos de ética. Conceitos básicos de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade. Terceiro setor. Marketing 3.0. Engajamento de stakeholders. Marketing social e relacionado a causas. Indicadores de responsabilidade socioambiental. Comunicação da responsabilidade socioambiental.

Oferece subsídios para discutir questões relacionadas ao trabalho em equipe e à liderança com o objetivo de facilitar o processo de formação de líderes dentro de uma visão atual, discutindo sobre as modernas formas de liderar e motivar equipes e discorrendo sobre as competências necessárias para lidar com pessoas e competências de autogestão, oferecendo ao aluno subsídios para analisar os vínculos estabelecidos entre os líderes, as equipes e os indivíduos.

A disciplina abordará o entendimento do consumidor no pós-compra e quais são os fatores essenciais para ampliar a percepção de valor entre a pré e a pós-compra, bem como o entendimento da importância da análise acurada do life time value  para maximizar a sensação de satisfação do consumidor.

Consiste na elaboração supervisionada de proposta de projeto mercadológico viável e factível, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso. Trata-se de uma recomendação aos moldes de uma proposta de consultoria para uma empresa, amparada em tendência já anunciada que mereça ser investigada, aspecto mercadológico sobre o qual se necessitam informações relacionadas ao consumo, manifestação de comportamento que implique em uma situação de consumo ou um serviço a ser oferecido.

O trabalho terá monitoramento de um orientador — o qual funcionará como facilitador para seu desenvolvimento — e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Quando acontece?

Aulas duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30.

Para quem se destina?

O curso é destinado a profissionais com mais de 3 anos de experiência, graduados nas diversas áreas do conhecimento que buscam ampliação do conhecimento e capacitação técnica e gerencial para ascensão e aceleração na carreira, adquirindo novas competências na área de comportamento do consumidor e das mudanças que caracterizam a sociedade atual. Indicado para profissionais em fase de crescimento ou reconhecimento profissional.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Paris - França

IÉSEG - School of management

Apoio ao Desenvolvimento Profissional

Temos um centro de apoio ao desenvolvimento profissional e de carreira dos estudantes da Pós-graduação. Oferecemos serviços que auxiliam o gerenciamento da sua carreira, como: Ciclo de Palestras; Workshops; Atendimento Individual para Orientação Profissional com orientadores especialistas em carreiras; Mentoring com Professores e o Canal ESPM com divulgação de oportunidades de emprego em parceria com o Michael Page, a Robert Half e o Vagas.com.

CICLO DE PALESTRAS E WORKSHOPS

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

MENTORING COM PROFESSORES

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional. Nesta etapa, será agendada a entrevista presencial.

3. ENTREVISTA PRESENCIAL

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão.

4. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula, diretamente na unidade*.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • Parcelas
  • 1 x R$42.291,42
  • 17 x R$2.531,83 + 1 x R$2.577,54
  • 23 x R$1.948,23 + 1 x R$2.023,16
  • 29 x R$1.600,62 + 1 x R$1.648,81
  • 35 x R$1.366,21 + 1 x R$1.504,27
ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA COM ATÉ 1 MÊS DE ANTECEDÊNCIA AO INÍCIO DO CURSO

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

O boleto será enviado todos os meses via Correios, com vencimento no dia 8, e estará disponível também online. Primeira parcela: setembro/2018.

*Pagamento do valor da matrícula no cartão de débito ou no crédito

Crédito e Financiamento

Programas de créditos e financiamento da ESPM

Temos várias opções para você estudar aqui na ESPM.

R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

MBA/Master

Aulas: segundas e quartas-feiras

Até 36x de R$ 1.366,21*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 01/08/2018

Taxa de Inscrição : R$ 100,00

Inscrições até : 30/07/2018