Master em Inteligência Artificial e Data Science Aplicados ao Marketing

28/08/2018

3 semestres

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Master em Inteligência Artificial e Data Science Aplicados ao Marketing

Coordenador

Claudio Pinheiro

Course Attendees

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Descontos para ex-alunos

Descontos para ex-alunos

Desconto especial para ex-alunos concluintes ESPM, mais informações, consulte nossa Central de Relacionamento.

(11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

  • RG, CPF ou CNH (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

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A visão estratégica e contemporânea necessária para lidar com o comportamento da sociedade na era digital

Hoje em dia o campo de aplicação da inteligência artificial abrange diversas áreas ligadas à interação humana. Inclusive a área de marketing e negócios. Os profissionais de marketing têm a capacidade de ter uma visão abrangente e em tempo real da jornada do comprador. Isto ocorre porque, como consumidores, nossas ações podem ser rastreadas, registradas e agregadas a um grau sem precedentes. Aplicações abertas permitem integrações com o clique de um botão, conectando bancos de dados e dispositivos. Plataformas de comunicação sofisticadas e conteúdo contextual tornam realmente possível entregar a mensagem certa, à pessoa certa, no momento certo. O marketing passa por mudanças, as técnicas usadas no passado já não apresentam a mesma efetividade. Assim, os fundamentos da área precisam ser adaptados ao novo contexto dominado por tecnologias e métodos ligados às áreas de tecnologia e ciência de dados, entre elas o cada vez mais dominante campo de estudos de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Incorporar os avanços desta revolução às estratégias de marketing para obter melhores resultados é o desafio imposto aos gestores na atualidade. E como forma de atender à nova demanda, o curso Master em Inteligência Artificial Aplicados ao Marketing contempla os tópicos essenciais do marketing e oferece visão estratégica sobre essas novas técnicas.

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Em parceria com a IBM

O diferencial deste curso vem, de um lado, do fato de que Marketing e Tecnologia terem se tornado objetos de integração obrigatória em estratégias de condução de negócios e no desenvolvimento e comercialização de novos produtos. E, por outro lado, da exploração de uma reputada expertise das duas empresas dentro de áreas específicas, a saber, a IBM em inteligência artificial tecnologia, inovação e Data Science e a ESPM em marketing, comunicação e criatividade. A parceria apropria-se do capital social desenvolvido há anos entre as duas empresas por meio de diversas outras ações de parceria que envolveram deste o suporte em eventos, passando pela ajuda na elaboração de cursos, na indicação de professores para as grades de cursos da ESPM e, agora, no lançamento de cursos conjuntos de pós-graduação. Com caráter bastante prático e envolvendo o uso sistemático de diversas soluções de ponta da IBM, e com uma forte contextualização de aplicação no ambiente de marketing, cria-se um ambiente de integração voltado para o binômio Marketing-Tecnologia por meio da construção de um ambiente e de uma cultura de marketing com forte viés.

Objetivo do curso

Desenvolver gestores para atuar na era do marketing analítico, com visão estratégica e conhecimento técnico para planejar ações criativas e inovadoras de marketing baseada em decisões estruturadas. A grade curricular consolida conhecimentos de marketing e ciência de dados e inteligência artificial em uma visão contemporânea, adequada ao comportamento da sociedade atual.

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 480 horas, composto das seguintes disciplinas:

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos fundamentais de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica. Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios. Enfoca a importância da tecnologia como instrumentos de suporte para o emprego de técnicas e teorias extraídas de muitos campos nas áreas de matemática, estatística, ciência da informação e ciência da computação, etc. e que hoje caracterizam o campo da moderna ciência de dados.

O objetivo é abordar os conceitos, a evolução e a relevância do marketing e da comunicação com ênfase nos mercados digitais. Trata da comunicação integrada de marketing no planejamento de comunicação e quais seus efeitos em mercados competitivos e saturados de ações de comunicação, como acontece na atualidade. Apresenta o mix de ferramentas de comunicação - incluindo as formas tradicionais (off-line) bem como as formas mais contemporâneas (online) - explorando suas características, funções e aplicações dentro do processo de comunicação.

A disciplina visa auxiliar os alunos a alcançar, dentro da perspectiva de novos negócios, o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Isto é feito por meio de uma abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e BMG. Busca-se fazer com que o aluno não só conheça mas vivencie estes conceitos, mas se torne um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam (ou superem) as expectativas de seus clientes.

Apresenta os principais conceitos e técnicas associados à gerência de projetos utilizados pelo PMI na gestão empresarial moderna, proporcionando uma visão realista da função do gerente de projeto, destacando o processo e a importância para o mercado, assim como sua adaptabilidade às empresas e ao potencial de alavancagem dos negócios. Aborda também o papel crescente das metodologias ágeis, como o Scrum, no gerenciamento de projetos dentro das empresas inovadoras e de tecnologia.

Propõe a abordagem analíticas quantitativa para estruturação e solução de problemas mercadológicos. Fornece noções de modelagem e resolução de problemas em planilha eletrônica e softwares de computação científica enfocando o emprego de múltiplas técnicas de análise quantitativa utilizadas na gestão empresarial moderna. Trata de tópicos tais como inferência estatística e modelos básicos de previsão e visualização de dados.

O campo da inteligência artificial (IA) estuda basicamente como reproduzir o comportamento humano inteligente em um computador. Busca-se a concepção de sistemas que possam aprender, planejar e resolver problemas de forma autônoma. A disciplina abordará os principais fundamentos de IA por meio da plataforma Watson tais como resolução de problemas, reconhecimento de padrões, compreensão de linguagem natural, visão computacional, programação automática e aprendizado de máquina. Serão abordados também tópicos envolvendo aprendizado profunda de máquina (Deep Learning) por meio de experimentações dirigidas.

Apresenta o conceito de tendências/trends e a abordagem de pesquisa e inovação em Consumer Insights. O aluno será levado a saber utilizar as ferramentas de identificação e análise de tendências, conduzir projetos de Consumer Insights a fim de gerar inspiração e inovação nos negócios e por fim aplicar de modo prático e lucrativo nos negócios os insights e inspirações com base em estudos comportamentais. Novas ferramentas de pesquisa (etnografia, netnografia, imersão, home visit, observação, curadoria de conteúdo, co-criação). Tipologias com base em drivers e nova segmentação do consumidor no contexto do Big Data.

Pretende-se apresentar ao aluno aplicações típicas lideradas por Chief Marketing Technologists em diversos mercados verticais, envolvendo dados estruturados e não estruturados no apoio à tomada de decisão. Envolver o aluno em estudos de casos em que a construção de cenários de decisão é fundamental. Discutir a essência da mudança ou adaptação de paradigma de decisão que projetos não convencionais trazem para os profissionais de marketing através do uso de Bigdata. Apresentar conceito atual de captura e análise de dados em tempo real chamada Fastdata, compreender a arquitetura de um DataLake para armazenamento de dados em larga escala, e explorar componentes do framework Hadoop tais como: Spark e bancos NoSQL.

Desenvolve e aprofunda o conhecimento do aluno sobre o tema CRM (Customer Relationship Management), levando-o a compreender o atual foco da competição das empresas na disputa pela lealdade de seus clientes. Portanto, são discutidas as modernas estratégias de relacionamento e de alternativas como forma de criar diferenciais para atrair e, principalmente, manter clientes. Trata de questões referentes às modernas plataformas digitais e analíticas de CRM. Mercado; Plataformas de CRM.

A governança de dados trata do gerenciamento ativo e contínuo dos dados por meio do acompanhamento do seu ciclo de vida, de seu interesse e utilidade para o negócio. O curso também aborda os fundamentos da segurança dos dados e das informações. O interesse pela segurança da informação tem sido estimulado pelo uso difundido cada vez maior de aplicativos baseados em nuvem. Serão abordados tópicos relacionado aos principais pilares de segurança da informação: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade e respectivos contextos tais como controle de acesso, criptografia, assinatura digital, gestão de disponibilidade etc.

O curso apresenta de forma prática como a IA é aplicada para os negócios. Procura-se incentivar os alunos a pensar em problemas de negócios a partir da perspectiva da IA. Será visto o plano de fundo dos algoritmos mais comuns tais como sistemas para prever pontuações, classes, clusters e reconhecer padrões a partir de dados. Será visto como a IA está sendo aplicada para atendimento do cliente, das vendas e do marketing. Serão examinados casos que a AI produziram resultados observáveis em diferentes industrias e negócios.

Apresenta as estratégias de aplicação de métricas e web analytics para marketing e negócios digitais. O conteúdo traz aos interessados conceitos importantes sobre métricas focando no trabalho estratégico de planejar a medição, analisar, identificar padrões e gerar recomendações úteis e aplicáveis. O objetivo é otimizar projetos, ações e campanhas. Aborda também os processos de Search Marketing e a otimização de resultados de ferramentas de busca na internet, avaliando os resultados de campanha e estratégias de SEM (Search Engine Marketing) e SEO (Search Engine Optimization).

O conceito de marketing cognitivo aborda o uso de insights e de inteligência artificial em novas formas de ampliar a totalidade da experiência do cliente, criando momentos singulares e coesos ao longo da jornada do cliente que são adaptados às necessidades de cada pessoa. A disciplina foca, por meio de discussões e estudos de caso, as novas maneiras de explorar como a inteligência artificial pode trazer maior precisão às campanhas e à personalização das interações com o cliente. Serão abordados temas como o uso de inteligência artificial na obtenção de insights, na automação de campanhas de marketing e na personalização em tempo real da jornada do cliente.

O conceito de marketing cognitivo aborda o uso de insights e de inteligência artificial em novas formas de ampliar a totalidade da experiência do cliente, criando momentos singulares e coesos ao longo da jornada do cliente que são adaptados às necessidades de cada pessoa. A disciplina foca, por meio de discussões e estudos de caso, as novas maneiras de explorar como a inteligência artificial pode trazer maior precisão às campanhas e à personalização das interações com o cliente. Serão abordados temas como o uso de inteligência artificial na obtenção de insights, na automação de campanhas de marketing e na personalização em tempo real da jornada do cliente.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Quando acontece?

Aulas duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30.

Para quem se destina?

Dirigido a gestores e profissionais de marketing e tecnologia da informação, com mais de 3 anos de experiência profissional, que estejam interessados em aprofundar seus conhecimentos no universo da gestão e do marketing e ciência de dados aplicada. Indicado para profissionais em fase de crescimento ou consolidação profissional.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Apoio ao Desenvolvimento Profissional

Temos um centro de apoio ao desenvolvimento profissional e de carreira dos estudantes da Pós-graduação. Oferecemos serviços que auxiliam o gerenciamento da sua carreira, como: Ciclo de Palestras; Workshops; Atendimento Individual para Orientação Profissional com orientadores especialistas em carreiras; Mentoring com Professores e o Canal ESPM com divulgação de oportunidades de emprego em parceria com o Michael Page, a Robert Half e o Vagas.com.

CICLO DE PALESTRAS E WORKSHOPS

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

MENTORING COM PROFESSORES

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional. Nesta etapa, será agendada a entrevista presencial.

3. ENTREVISTA PRESENCIAL

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão.

4. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula, diretamente na unidade*.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • Parcelas
  • 1 x R$42.291,42
  • 17 x R$2.531,83 + 1 x R$2.577,54
  • 23 x R$1.948,23 + 1 x R$2.023,16
  • 29 x R$1.600,62 + 1 x R$1.648,81
  • 35 x R$1.366,21 + 1 x R$1.504,27
ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA COM ATÉ 1 MÊS DE ANTECEDÊNCIA AO INÍCIO DO CURSO

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

O boleto será enviado todos os meses via Correios, com vencimento no dia 8, e estará disponível também online. Primeira parcela: outubro/2018.

*Pagamento do valor da matrícula no cartão de débito ou no crédito

Crédito e Financiamento

Programas de créditos e financiamento da ESPM

Temos várias opções para você estudar aqui.

Curso com aula aberta disponível

A sua oportunidade de tirar todas as dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o conteúdo e tema desse programa de pós-graduação. Confira a data, horário e como se inscrever.

R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

MBA/Master

Aulas: terças e quintas-feiras

Até 36x de R$ 1.366,21*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 28/08/2018

Taxa de Inscrição : R$ 100,00

Inscrições até : 18/08/2018