Master em Marketing e Comunicação Digital

02/08/2018

3 semestres

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Master em Marketing e Comunicação Digital

Coordenador

Fabricio Saad

Course Attendees

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Descontos para ex-alunos

Descontos para ex-alunos

Desconto especial para ex-alunos concluintes ESPM, mais informações, consulte nossa Central de Relacionamento.

(11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

  • RG, CPF ou CNH (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

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A evolução tecnológica está transformando o mundo

A evolução tecnológica está transformando o mundo. São novos comportamentos, hábitos e atitudes que estão afetando a organização da sociedade e, consequentemente, as relações de negócios. O marketing também passa por mudanças, e as técnicas usadas no passado já não apresentam a mesma efetividade. Assim, os fundamentos da área precisam ser adaptados ao novo contexto dominado pelas tecnologias. Como incorporar os avanços do mundo digital às estratégias de marketing para obter melhores resultados é o desafio imposto aos gestores na atualidade. E como forma de atender à nova demanda, o curso Master e em Marketing e Comunicação Digital contempla os tópicos essenciais do marketing digital e oferece visão estratégica sobre esse novo ambiente de negócios.

Objetivo do curso

Desenvolver gestores para atuar na era digital, com visão estratégica e conhecimento técnico ao planejar ações criativas e inovadoras de marketing e comunicação. A grade curricular consolida conhecimentos de gestão e de marketing e comunicação digital em uma visão contemporânea, adequada ao comportamento da sociedade atual.

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 480 horas, composto das seguintes disciplinas:

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica. Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios. Tópicos abordados: Introdução e Conceituação de TI; Papéis dos Sistemas de Informação no negócio; A evolução dos Sistemas Integrados; Sistemas de Gestão Empresarial – ERP; Sistemas de Gestão da Cadeia de Suprimentos – SCM; Sistemas de Relacionamento com o Cliente – CRM; Infraestrutura e terceirização; O Ciclo de Criação e Desenvolvimento de Sistemas; Data Science aplicada à Negócios; Big Data e Computação Cognitiva; Convergências Tecnológicas; Novas Plataformas Digitais.

Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital. Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na internet, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de marketing. Trata de temas como o impacto das novas mídias no comportamento do consumidor, a dinâmica de compra do comprador digital, os padrões de comportamento do internauta e a avaliação de produtos e serviços do consumidor no ambiente on-line. Tópicos abordados: Marketing e o comportamento do consumidor; A Importância da Análise e Gestão de Mudanças e Tendências; Os novos perfis do Consumidor no Mundo Digital; Segmentação: Socialgraphics e Perfis Digráficos; Experiência Compartilhada dos Usuários; Netnografia e Social Media Insights; Novos Hábitos de Consumo de Mídia; Identificando os High Value Customers; Experiência e Processo de Decisão de Compra no Ambiente Digital; Hábitos de Busca e Pesquisa de Informação do e-Shopper.

Visa auxiliar os alunos a alcançar, dentro da perspectiva de novos negócios, a buscar o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Isto é feito por meio de uma abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e BMG. Busca-se fazer com que o aluno não só conheça mas vivencie estes conceitos, mas se torne um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam (ou superem) as expectativas de seus clientes. Tópicos abordados: Inovação e Criação de Valor; Introdução Business Model Generation; Business Model; O Canvas - Os nove blocos; Padrões de Modelos de Negócios; Design Thinking; Startup Enxuta (Lean Startup); Cocriação de valor; Inovação aberta.

Com o amadurecimento da Internet e a proliferação das start-ups, as metodologias ágeis de desenvolvimento de software e gestão de produto criadas por Google, Facebook ou Spotify saíram do Vale do Silício e ganharam o mundo. Primeiro nas áreas de TI, que começaram a influenciar e até mesmo definir a forma de trabalho com as áreas de negócio que fazem interface com Tecnologia. O objetivo da disciplina é que o aluno conheça as metodologias ágeis de gestão de produtos e projetos digitais, vivenciando na prática o Scrum. Desta forma, torne-se um profissional capacitado a se comunicar de maneira mais assertiva com as áreas de Tecnologia, algo cada vez mais frequente com o crescimento da economia digital em produtos ou serviços.

Desenvolve e aprofunda o conhecimento do aluno sobre o tema CRM (Customer Relationship Management), levando-o a compreender o atual foco da competição das empresas na disputa pela lealdade de seus clientes. Portanto, são discutidas as modernas estratégias de relacionamento e de alternativas como forma de criar diferenciais para atrair e, principalmente, manter clientes. Trata de questões referentes às modernas plataformas digitais de CRM. Tópicos abordados: Conceitos Básicos sobre CRM – IDIP; CRM como “Estratégia de Negócio”; O CRM Social e o CRM 2.0; Tipos de redes de Mercado; Plataformas de CRM.

O objetivo é abordar os conceitos, a evolução e a relevância da comunicação integrada de marketing no planejamento de comunicação e quais seus efeitos em mercados competitivos e saturados de ações de comunicação, como acontece na atualidade. Apresentar o mix de ferramentas de comunicação - incluindo as formas tradicionais (off-line) bem como as formas mais contemporâneas (online) - explorando suas características, funções e aplicações dentro do processo de comunicação. Explorar o uso integrado das diferentes formas de comunicação no planejamento de comunicação com o mercado. Tópicos abordados: Conceito de Comunicação Integrada de Marketing; Imagem X Lealdade; Decisões sobre o Mix de Comunicação Integrada; Plataformas para utilização da CIM; Pontos de contato na comunicação; Gerenciamento da comunicação de massa; Desafios do ambiente digital; Modelo MPPC; Conceitos de Mídia Programática.

Apresenta os conceitos fundamentais de IHC e de usabilidade. Apresenta os principais métodos e técnicas para projeto e avaliação de sistemas de comunicação e de informação. A possibilidade de apropriação e de recombinação material da mensagem por seu receptor é um parâmetro fundamental para avaliar o grau de interatividade do produto. Desta forma a disciplina também irá abordar as novas interfaces de entretenimento digital. Tópicos abordados: IHC; restrições estabelecidas pela mídia; escalas de cores utilizadas nos sistemas interativos; densidade da informação; mapas e as estratégias de navegação; componentes e recursos auxílio à navegação; novos dispositivos de interação e as áreas úteis para o layout do projeto.

Propõe a discussão das mídias sociais, sobretudo daqueles presentes no universo digital, com base na apresentação de diferentes modelos, tipologias e estruturas, no intuito de avaliar a importância de sua aplicação em estratégias de comunicação. Leva o aluno a compreender que o profundo conhecimento sobre as redes sociais pode direcionar os caminhos mais apropriados à comunicação digital. Aborda os seguintes tópicos: Conceitos básicos de mídia social; Relação dos meios on e off com o social; Relação da mobilidade com o social; Estratégia em mídias sociais; Influenciadores – conceitos e aplicações práticas; Funções das mídias sociais; Social commerce; Construção de APPs e compra de mídia no facebook; Construção e gerenciamento de fan pages; Monitoramento de redes sociais.

O objetivo é levar o aluno a compreender os principais conceitos e aspectos práticos da utilização dos jogos como meio de comunicação e sua aplicação fora do contexto de entretenimento. Busca-se discutir as principais tendências neste setor tais como a gamificação, os jogos sociais, os advergames e as plataformas mais populares: smartphones, consoles, computadores e tablets visando elaborar estratégias de marketing abrangentes, que incluam o impacto dos jogos sobre o negócio. Tópicos abordados: Ecossistema do Mercado de Jogos e o papel de cada um na cadeia produtiva; Segmentação dos “gamers” por plataforma de jogos (mobile, console e PCs); Modelos de negócio e monetização existentes: trial, expansão, assinatura, in app purchase, pré-venda, licenciamento, etc.; Advergames: Uso do território semântico das marcas para construção de jogos próprios; Conceitos de Gamificação: Uso de mecânicas e dinâmicas na integração da campanha de comunicação; Estratégia de lançamento de produto (D-200).

Contempla a construção e gestão de um negócio orientado para o comércio eletrônico, enfocando os conceitos de e-business e e-commerce nas lógicas dos ambientes B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer). Propõe a discussão de modelos de empresas virtuais, o conceito de transação digital, a integração com clientes e fornecedores e os aspectos de segurança transacional. Tópicos abordados: Definição de Comércio eletrônico; Conceituação E-Business e E-Commerce; Diferenciais no Planejamento; Avaliação de conteúdo; Operações, tecnologia e segurança; Integração com clientes e fornecedores; Avaliação conteúdo; Fatores de sucesso em lojas online; Avaliação de conteúdo; Plataformas de e-commerce; Logística e fulfillment; Principais desafios de logística e fulfillment; Parceiros de negócio; Gerenciamento da operação.

Propõe o estudo do uso de dispositivos digitais portáteis como ferramenta mercadológica, considerando as características e aplicações do SMS (Short Message Service) e do MMS (Multimedia Message Service) na telefonia móvel, banda larga e transmissão de dados. Engloba as tendências futuras de marketing nesses ambientes.

Apresentar estratégias de aplicação de métricas e web analytics para marketing e negócios digitais. O conteúdo traz aos interessados conceitos importantes sobre métricas e negócios digitais e agrega conhecimento prático sobre a execução dessa disciplina. O foco está no trabalho estratégico de planejar a medição, analisar, identificar padrões e gerar recomendações úteis e aplicáveis, com o objetivo de otimizar projetos, ações, campanhas e, enfim, contribuir para a melhoria contínua do negócio. Tópicos abordados: Introdução a web analytics e otimização de resultados. Análise de comportamento, origem, perfil e fidelização – conceitos e relatórios. Business performance e conversão - landing pages, funis, branding, engajamento e vendas. Análise de campanhas de marketing - search, display, varejo, adNetworks, behavioral targeting, social mídia, pesquisas, painéis e campanhas off-line.

Consiste na elaboração supervisionada de um projeto aplicado de marketing digital, considerando-se a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá monitoramento de um orientador — o qual funcionará como facilitador para seu desenvolvimento — e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação. Etapas abordadas: Desenho do modelo de negócios a partir da metodologia de Business Model Generation; Alinhamento problema-solução (validação junto a clientes); Mínimo Produto Viável (MPV) proposto; Validação do MPV (junto a clientes); Análise do motor financeiro; Apresentação para investidores.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Quando acontece?

Aulas duas vezes por semana,  às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30.

Para quem se destina?

Dirigido a gestores e profissionais de marketing, comunicação e tecnologia da informação, com mais de 3 anos de experiência profissional, que estejam interessados em aprofundar seus conhecimentos no universo da gestão e do marketing. Indicado para profissionais em fase de crescimento ou reconhecimento profissional.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Apoio ao Desenvolvimento Profissional

Temos um centro de apoio ao desenvolvimento profissional e de carreira dos estudantes da Pós-graduação. Oferecemos serviços que auxiliam o gerenciamento da sua carreira, como: Ciclo de Palestras; Workshops; Atendimento Individual para Orientação Profissional com orientadores especialistas em carreiras; Mentoring com Professores e o Canal ESPM com divulgação de oportunidades de emprego em parceria com o Michael Page, a Robert Half e o Vagas.com.

CICLO DE PALESTRAS E WORKSHOPS

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

MENTORING COM PROFESSORES

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional. Nesta etapa, será agendada a entrevista presencial.

3. ENTREVISTA PRESENCIAL

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão.

4. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula, diretamente na unidade*.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Investimento


  • Matrícula
  • Parcelas
ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA ATÉ 30/7/2018

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

O boleto será enviado todos os meses via Correios, com vencimento no dia 8, e estará disponível também online. Primeira parcela: setembro/2018.

*Pagamento do valor da matrícula no cartão de débito ou no crédito

Crédito e Financiamento

Programas de créditos e financiamento da ESPM

Temos várias opções para você estudar aqui na ESPM.

R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

MBA/Master

Aulas: terças e quintas-feiras

Até 36x de R$ 1.366,21*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 02/08/2018

Taxa de Inscrição : R$ 100,00

Inscrições até : 30/07/2018