Master em Neurociência do Consumidor - Blended Learning

23/08/2018

3 semestres

Home Pós-Graduação

Master em Neurociência do Consumidor

Coordenador

Billy Nascimento

Course Attendees

Still no participant

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis, após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis, após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

Requisitos mínimos do sistema

Requisitos mínimos do sistema

Requisitos mínimos para acesso ao curso são de responsabilidade do aluno.

O curso será realizado pela internet, em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e somente poderá ser acessado por meio de um computador, inclusive notebook e tablet IOS.

Os cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância ESPM requerem a disponibilidade de som e placa de vídeo. Para as aulas agendadas por web conferência, também será necessário microfone.

O interessado em adquirir o curso deverá possuir equipamento com as seguintes configurações:

  • Processador 2.0 GHz ou superior.
  • Memória RAM 1Gb para Windows Vista ou superior.
  • Placa de vídeo 128 Mb off-board ou on-board.
  • Monitor 800 x 600 pixels.

Requisitos gerais:

  • Velocidade de Banda: 2Mbps.
  • Acesso aos endereços http://www.youtube.com/ e http://vimeo.com/ desbloqueados em Firewalls e redes corporativas.
  • Permitir Cookies.

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Processo de tomada de decisão

Os desafios do marketing contemporâneo levam a uma necessidade cada vez maior de entender profundamente a mente do consumidor. Enquanto uma disciplina que surgiu da economia, o marketing nasceu entendendo o processo de tomada de decisão do consumidor pelo olhar clássico da economia, ou seja, as escolhas seriam conduzidas através de um processo racional e consciente.

Muitos anos se passaram, e o entendimento do processo de tomada de decisão se ampliou. Hoje sabemos que as escolhas e decisões não são baseadas somente em um processo racional e consciente. Mesmo na área econômica, trabalhos como de Daniel Kanehman, nobel de Economia em 2002, e Richard Thaler, nobel de economia em 2017, descrevem como os comportamentos impulsivos, emocionais e não-conscientes dirigem boa parte de nossas decisões.

Quando olhamos a capacidade de processamento de informação cerebral, percebemos que somente 5% de toda informação a que estamos expostos são acessados pelo componente consciente do comportamento. 95% destas informações são processadas pelos aspectos não-conscientes, não verbais e implícitos de nossa mente, principalmente quando falamos das respostas emocionais que controlam aspectos automáticos e intuitivos de nosso comportamento.

Nos últimos anos, os avanços de tecnologias neurocientíficas têm trazido grandes oportunidades de entendimento sobre o comportamento humano mais profundo. Neste contexto, áreas interdisciplinares surgiram para aplicar os conhecimentos das ciências do cérebro em novas áreas do conhecimento. A proposta deste Master é formar profissionais que consigam unir os conhecimentos sobre o cérebro e a biologia do comportamento para suas aplicações nos contextos do marketing e consumo, ampliando a forma de compreensão do mercado através de conhecimentos e ferramentas de investigação de última geração que possam trazer um caráter mais objetivo e científico sobre o comportamento do consumidor.

Objetivo do curso

Ao longo deste Master, os alunos serão preparados para:

  • Conhecer como a neurociência pode trazer uma visão mais aprofundada sobre o comportamento do consumidor a partir de modelos de científicos da biologia do comportamento.
  • Entender como a aplicação da neurociência do consumidor pode complementar as pesquisas de mercado tradicionais, ampliando a construção de insights e conhecimento sobre o comportamento de consumo.
  • Desenvolver habilidades para aplicar pesquisas de base neurocientífica no desenvolvimento de análises de comportamento do consumidor em diversas frentes, como desenvolvimento de produtos, publicidade e propaganda, branding, shopper marketing e em pesquisas de mídia.
  • Gerenciar e coordernar investigações e pesquisas de neurociência do consumo.

O que você irá aprender

Em um ambiente dinâmico que alternará encontros virtuais e presenciais, alunos e professores discutirão do ponto de vista teórico e prático como o neuromarketing poderá transformar a maneira como vemos os processos de influência e tomada de decisão do consumidor, não só por uma compreensão diferenciada baseada na biologia do comportamento, mas também pelo emprego de novas tecnologias de investigação.

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentar o contexto da Neurociência do Consumidor e o que os alunos encontrarão no curso.

O entendimento do funcionamento do sistema nervoso possibilita hoje uma maior compreensão sobre os processos fisiológicos que governam o comportamento de consumo. Neste módulo serão apresentadas as bases da neurofisiologia e como as funções moleculares, celulares e de sistemas interagem para produzir sensações, ações e comportamentos.

Os estudos de neurociência permitem hoje uma visão sistemática e científica de comportamentos que são base para compreensão do consumo. Neste módulo os estudantes poderão compreender que comportamentos complexos como motivação, atenção, memorização, empatia, linguagem e comunicação interagem para criar o repertório de experiências que afetam a tomada de decisão, além de permitir processos de interação e regulação social.

Os desafios de compreensão do comportamento do consumidor exigem do profissional uma visão holística e integrada das influências que afetam a tomada de decisão de consumo. Neste módulo o estudante terá oportunidade de discutir e investigar como os aspectos biológicos do comportamento permitem que influências individuais e ambientais afetem o processo de tomada de decisão de consumo, e como o conhecimento de aspectos conscientes e inconscientes do consumidor permite estabelecer parâmetros mais assertivos na construção de estratégias de marketing.

O mundo contemporâneo detém desafios que afetam diretamente a construção de estratégias de marketing. A revolução digital aliada a uma profunda mudança de valores experienciais e de transformação colocam o consumidor no centro das decisões e participação na construção de produtos, serviços e experiências. Neste módulo os estudantes terão oportunidade de construir uma visão crítica em relação ao marketing do século XXI, tendo oportunidade de aprofundar a compreensão de temas como marketing centrado no cliente, a revolução digital e os novos valores econômicos.

Primordialmente desenvolvidos para investigações nas áreas biomédicas e de saúde, hoje os métodos neurocientíficos podem ser utilizados para investigação de comportamentos de consumo. Neste módulo serão apresentados os três grandes grupos de metodologias aplicadas no neuromarketing, os métodos biométricos, que envolvem a mensuração de respostas fisiológicas de batimento cardíaco, sudorese da pele e atividade de músculos faciais, os métodos neurométricos, que envolvem a mensuração de respostas cerebrais através de imageamento por ressonância magnética funcional, e por eletroencefalografia, e os métodos comportamentais, que envolvem mensuração de comportamentos implícitos.

A pesquisa de mercado é ferramenta essencial na busca da compreensão do comportamentos de consumo. Diferentes modelos e métodos são empregados para criação de dados, insights e aprendizados e os profissionais que trabalham com neurociência do consumidor precisam compreender como gerar informações de acordo com modelos experimentais e científicos que garantam uma boa análise de resultados e interpretação dos dados. Neste módulo serão discutidos a base da metodologia científica, das ciências estatísticas e da aplicação de pesquisas de mercado de base neurocientífica para compreensão do comportamento de consumo.

Os avanços dos conhecimentos e ferramentas neurocientíficas que estão sendo empregados em diversas atividades mercadológicas carecem de um olhar detalhado e atento em relação a ética. Neste módulo discutiremos os variados empregos tecnológicos das neurociências, como o cérebro é o órgão que cria e regula comportamentos morais e éticos e como os avanços da neurotecnologia trazem questões e discussões sobre seu uso indiscriminado.

Os desafios da comunicação publicitária na criação de marcas exigem um conhecimento sobre como a mente desenvolve, através de símbolos, metáforas e narrativas, associações e relações que constroem o valor da marca. Neste módulo o estudante verá como que a comunicação publicitária estimula o cérebro através de formatos e conteúdos disponíveis hoje para as marcas. Também serão discutidos cases e a utilização prática de pesquisas de neuromarketing aplicados à comunicação publicitária.

As áreas de P&D e marketing necessitam cada vez mais construírem produtos que atendam desejos e valores dos consumidores. Desde o desenvolvimento do conceito, passando pela criação de experiências sensoriais e de interação, ou mesmo na busca de embalagens que aumentem o desejo de compra, pesquisas de neuromarketing podem ajudar às marcas a se tornarem mais assertivas em cada fase de desenvolvimento de um produto. Neste módulo discutiremos o design de experiência de produtos de alta performance, como o cérebro processa sensações e experiência e como o as pesquisas de neurociência estão sendo utilizadas para a área de desenvolvimento de produtos.

Nos últimos anos temos visto uma verdadeira revolução nos diversos ambientes e formas de interação disponíveis hoje nos varejos físico e virtual. Como nunca antes, o varejo tem empregado tecnologias e novos modelos de negócio para gerar a melhor experiência de compra para os clientes. Neste módulo discutiremos os desafios na construção de experiências de compra em varejos físicos e virtuais, como o cérebro processa os espaços físicos e virtuais e cases de aplicação de pesquisa de neuromarketing para o entendimento do comportamento do shopper.

As inúmeras possibilidades de construção de produtos e serviços digitais exigem dos profissionais de mareketing um conhecimento profundo sobre o comportamento humano em ambientes virtuais. Neste módulo os estudantes terão oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as estratégias de construção de produtos e serviços digitais além de discutirem sobre as bases neurais e comportamentais envolvidas nas interações virtuais. Serão ainda discutidos cases e ferramentas neurocientíficas empregadas no estudo de marketing digital.

Cinema, TV, literatura, música, videogames, a indústria do entretenimento desenvolve serviços e produtos para cativar o interesse de audiências em atividades de lazer e recreação. O cérebro é o palco onde o conteúdo cria repertórios que envolvem os fãs em universos imaginários que movimentam bilhões em recursos e investimentos. Neste módulo serão exploradas as bases da indústria do entretenimento e como as neurociências podem ser utilizadas para construção de narrativas, formatos e conteúdo de alto engajamento e viralização.

Elaborar um projeto, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação. No total de horas estão incluídas 45h de atividades extraclasse para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso.

Quando acontece?

As aulas por web conferência serão ministradas às terças e quintas, a partir de 23/8/2018, e estarão disponíveis para consulta no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) até o final do curso.

Para quem se destina?

Profissionais e gestores que atuem diretamente com mercado B2C e estejam buscando novas formas de compreensão do comportamento de compra e consumo para aplicações em desenvolvimento de produto, marketing, publicidade, design, shopper marketing e mídia,; Profissionais e gestores de institutos de pesquisa mercado que queiram desenvolver pesquisas de neurociência como uma nova ferramenta de investigação de consumo; Empresas B2C, agências de publicidade, comunicação e design e institutos de pesquisa que necessitam capacitar suas equipes na área de inteligência, pesquisa e planejamento. Coordenadores e gerentes de diversos segmentos de negócio ligados a avaliação do comportamento dos consumidores.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional

3. ENTREVISTA ON-LINE

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo.

4. MATRÍCULA

Efetivação da matrícula on-line.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 698,00
  • R$ 698,00
  • R$ 698,00
  • R$ 698,00
  • R$ 698,00
  • R$ 698,00
  • Parcelas
  • 1 x R$28.302,00
  • 11 x R$2.476,52 + 1 x R$2.488,39
  • 17 x R$1.694,34 + 1 x R$1.724,85
  • 23 x R$1.303,78 + 1 x R$1.353,98
  • 26 x R$1.174,83 + 1 x R$1.206,64
  • 35 x R$914,29 + 1 x R$1.006,55
ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

10% DE DESCONTO NO VALOR DO CURSO

PARCELADO E À VISTA, PARA MATRÍCULAS PAGAS ATÉ O DIA 10/8

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Graduação e Pós-graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

São Paulo - Joaquim Távora

Blended Learning - Híbrido Educação a distância Presencial

MBA/Master

Aulas: terças e quintas-feiras por webconferência e presenciais em datas específicas

Até 36x de R$ 914,29*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 23/08/2018

Taxa de Inscrição : R$ 100,00

Inscrições até : 10/08/2018