MBA Executivo em Tecnologia, Marketing e Inovação

28/08/2018

4 semestres

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MBA Executivo em Tecnologia, Marketing e Inovação

Coordenador

Júlio Figueiredo

Course Attendees

Still no participant

Descontos para ex-alunos

Descontos para ex-alunos

Desconto especial para ex-alunos concluintes ESPM, mais informações, consulte nossa Central de Relacionamento.

(11) 5081-8200 (opção 1) ou e-mail: relacionamentojt@espm.br

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

  • RG, CPF ou CNH (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Cancelamento ou adiamento do curso

Cancelamento ou adiamento do curso

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

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Integração entre gestão de negócios, tecnologia, inovação e marketing

Ao criar um MBA Executivo em Tecnologia, Marketing e Inovação - ITA / ESPM, a ESPM e o ITA buscam capacitar os executivos dando a eles uma forte e sólida base em gestão da inovação e do ambiente tecnológico, mas desenvolvendo o foco, a paixão e a fidelidade à missão do marketing de atendimento às necessidades e desejos por meio da comercialização. A relevância desta iniciativa de curso vem, de um lado, do fato de que a integração entre os processos de Inovação e Marketing ser hoje obrigatória em estratégias de condução de negócios e no desenvolvimento e comercialização de novos produtos.

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Em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA

O curso apoia-se na exploração de uma reputada expertise das duas escolas dentro de áreas específicas, a saber, o ITA em, ciência, inovação e desenvolvimento tecnológico a ESPM em marketing, comunicação e criatividade. A parceria apropria-se também do capital social desenvolvido há anos entre as duas escolas por meio de outros cursos já desenvolvidos em conjunto, e que tiveram grande sucesso na exploração destas sinergias. A característica distintiva é tratar-se de um Techno MBA que integra a gestão de negócios, tecnologia, inovação e marketing.

Objetivo do curso

Desenvolver gestores para atuar na era da inovação tecnológica, com visão estratégica e conhecimento técnico ao planejar ações criativas e inovadoras de tecnologia, marketing e comunicação. A grade curricular consolida conhecimentos de gestão e de marketing e inovação tecnológica em uma visão contemporânea, adequada ao comportamento da sociedade atual.

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 600 horas, composto das seguintes disciplinas:

A disciplina busca ampliar, organizar e aprofundar o conhecimento dos alunos, quanto aos principais conceitos, modelos e alternativas de estratégias de competição e de crescimento, bem como de definição do posicionamento estratégico de um negócio, a partir de uma análise estratégica adequada. Ajuda a entender as correlações entre as estratégias empresariais e os processos-chave que geram real valor para os clientes e acionistas, de quaisquer negócios.  Aborda aspectos como Definição das Estratégias; Estratégias Genéricas de Competição; Capacitações e Requisitos Organizacionais; O problema do meio termo nas estratégias; Melhoria e Eficácia Operacional; Cadeia de Valor e Rede de Atividades; Posicionamento Estratégico; Estratégias de Crescimento; Vetores de Crescimento; Matriz Produtos e Mercados.

Explora as principais estratégias empresariais em termos de internacionalização, bem como os diferentes modos de entrada em mercados internacionais. Ademais, busca mapear importantes elementos políticos, jurídicos e econômicos que incidem diretamente na vantagem competitiva de diferentes setores em termos de atuação no cenário global. A disciplina também discute e avalia as estratégias de marketing no contexto global, tradando dos temas: estratégia de internacionalização, ambiente cultural dos mercados globais, comportamento do consumidor em âmbito internacional, desenvolvimento de estratégias de marketing globais, estratégias de padronização e adaptação do composto de marketing, estratégias de gestão de marcas globais.

A disciplina aborda os principais conceitos e técnicas relativos ao sistema de informações de mercado e a influência destas nas estratégias de tomada de decisão da organização em um ambiente de alta competitividade. Busca-se desenvolver via abordagens prática, a capacitação do aluno na utilização de ferramentas básicas de análise de cenários e gestão de risco. Aborda temas como: requisitos para qualidade de uma decisão (decision quality): definição de um problema de decisão (framing), análise de alternativas viáveis, informação relevante e confiável, valores e trade-offs claros, raciocínio lógico e compromisso para ação, conceitos das decisões multicritério Processo de Análise Hierárquica - AHP; aplicações da metodologia AHP.

A disciplina trabalha com a aquisição e ordenação dos conceitos fundamentais relacionados ao uso do ferramental financeiro no processo de tomada de decisões empresariais. Busca-se facilitar o desenvolvimento de habilidades para a execução de análises financeiras básicas e estimular o uso de análises financeiras básicas no processo de tomada de decisão. São abordados os seguintes temas: O Valor do Dinheiro no Tempo; Demonstrativos Financeiros: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados e Fluxo de Caixa; Índices Financeiros de Liquidez, Endividamento e Rentabilidade; Análise Incremental; Alavancagem Operacional e Ponto de Equilíbrio; Impacto das decisões de preços e volumes; Decisões de Investimento; Análise de Investimentos; ROI_ Retorno sobre o Investimento; Pay Back (simples e descontado).

Visa habilitar o aluno a ser capaz de elaborar o planejamento e analisar a viabilidade física, econômica e financeira de um projeto bem enfrentar os desafios fundamentais para o seu gerenciamento financeiro. A disciplina apresenta  os princípios básicos da análise da viabilidade econômico-financeira: PLM (product lifecycle management); Plano físico e quadros financeiros do projeto; montagem do business case; Método do Custo Anual Equivalente; Método do Valor Presente Líquido; Método da Taxa Interna de Retorno; Taxa de retorno incremental; decisão com restrição de capital; Efeitos da depreciação, imposto de renda e inflação na análise financeira de projetos; Análise de sensibilidade; cenários; Análise de Riscos, avaliações e métodos qualitativos.

A disciplina aborda a análise e os impactos da conjuntura econômica, nacional e internacional, no comportamento dos negócios. A perspectiva adotada parte do estudo do desenvolvimento recente da economia brasileira e seus desdobramentos sobre o atual desempenho econômico. Trata, a partir de princípios teóricos macroeconômicos, instrumentos e de modelos que viabilizem o conhecimento das características de uma economia de mercado. Com isto, constroem-se elementos os quais permitam a realização de cenários econômicos vindouros, auxiliando na análise prospecta da economia e seus impactos nos diferentes setores da economia. Alguns dos tópicos abordados são: Características gerais das economias de mercado; Modelos de Demanda e Oferta Agregada; Política fiscal, déficit orçamentário e dívida interna; Mercado financeiro, taxas de juros e políticas monetárias; Balanço de pagamento e políticas cambiais.

A disciplina busca levar o aluno a compreender os conceitos e as ferramentas para que estejam aptos para a construção de uma proposta de financiamento de projetos bem como as tarefas específicas inerentes às áreas de captação de recursos nas empresas voltados para inovação. O aluno aprenderá sobre as ações de captação de recursos tendo em vista o mercado de financiamento público e privado bem como as perspectivas de uso de incentivos fiscais vigentes. Os principais temas abordados são: características do mercado de fund raising, oportunidades e empresas financiadoras de projetos; propostas de solicitação de apoio; uso das leis de incentivo no país; ferramentas de prospecção e captação de recursos para projetos de inovação; Modalidades e oportunidades de financiamento para a inovação.

Apresenta os principais conceitos e modelos sobre a liderança com o objetivo de facilitar o processo de formação de líderes dentro de uma visão atual, discutindo sobre as modernas formas de liderar e motivar equipes, discorrendo sobre as competências necessárias para lidar com os negócios, com pessoas e competências de autogestão, oferecendo ao estudante subsídios para analisar os vínculos estabelecidos entre os líderes, as equipes e os indivíduos. Discute-se as diferentes abordagens de liderança no contexto atual, inter-relacionando-as com o indivíduo, a organização e a sociedade. A disciplina aborda também questões relacionadas às modernas formas de liderar e motivar equipes e discorrendo sobre as competências necessárias para lidar com os negócios.

A disciplina apresenta os conceitos de Governança Corporativa nas organizações enfatizando a proteção de uma reputação empresarial através da gestão estratégica do ambiente de riscos e compliance às principais normas e regras que regem o ambiente de negócio. Esta abordagem integra os conceitos de ética e de responsabilidade social nas organizações e sustentabilidade empresarial, com o intuito de promover uma mudança de comportamento nos tomadores de decisão que contribua positivamente para o Publicado em 23/11/2017– Esta versão substitui as versões anteriores 8 aprimoramento do relacionamento entre acionistas, funcionários, clientes, consumidores e fornecedores, e para o desenvolvimento sustentável das organizações e comunidades através da gestão sustentável da cadeia de suprimentos e de indicadores de sustentabilidade empresarial.

A disciplina apresenta e discute a importância da logística nos negócios globais. Aborda como principais temas: As habilidades de um excelente profissional de logística (conceituais, administrativas e empreendedoras); Os componentes da cadeia logística (principais elos e fluxos); Conceituação de nível de serviço logístico - Indicadores logísticos (tempos, custos, qualidade e flexibilidade) e  trade - off logístico; A estratégia empresarial e a cadeia logística; A administração de conflitos internos e externos à empresa; Alianças estratégicas; Administração da terceirização; Administração de ativos na cadeia logística  (estoques, centros de distribuição, frota, recursos, etc.); Tendências globais da logística.

O curso diz respeito à identificação, avaliação e análise das diferentes formas de risco corporativo. Também se concentra nas técnicas de manipulação e prevenção de riscos para ajudar os tomadores de decisões a adotar diferentes estratégias de mitigação. O programa inclui as seguintes áreas: Identificação de erros e elementos perigosos propensos a falhas. Construção de indicadores de risco e identificação de fatores de risco chave. Desenvolvimento de planos de gestão de risco, planos de ação e aplicação de técnicas de mitigação de risco. Modelos de risco estocástico. Simulação comportamental, ferramentas algorítmicas de análise de risco. Redução de variância e ajuste fino. Problemas de otimização e análise de cenários.

Construir uma organização para trazer com êxito e repetidamente inovações tecnológicas para o mercado é um desafio gerencial desafiador. O objetivo dessa disciplina é incentivar os estudantes a desenvolverem atitudes e habilidades empreendedoras, considerando a possibilidade de criar conceitos e negócios que atendam às necessidades de pessoas ou empresas em qualquer lugar do mundo. Entre as habilidades empreendedoras estão: organização, liderança, visão crítica, busca de conhecimento, propensão ao risco, foco e determinação. O aluno será levado a compreender as oportunidades empresariais que podem surgir da combinação de vários campos, incluindo engenharia, ciências naturais, comunicação e mídia, arquitetura, educação, música e gestão.

A engenharia de sistemas auxilia a identificar e lidar com questões importantes no processo de desenvolvimento de um sistema tecnológico complexo, com foco no desenho da arquitetura geral do sistema e ênfase na abordagem técnica. O objetivo é direcionar os alunos dentro do esforço técnico de condução de um projeto. Trabalhando com o cliente, busca-se priorizar os requisitos do sistema para garantir que vários atributos sejam adequadamente ponderados para atender de forma equilibrada as necessidades desses clientes. Os alunos serão direcionados a analisar os vários esforços técnicos decidindo para quais riscos vale a pena assumir um determinado caminho dentro de um projeto.

A disciplina apresenta, a partir de uma perspectiva estratégica, os principais e mais recentes conceitos, modelos e técnicas da gestão da inovação tecnológica, utilizados pela moderna gestão empresarial. Busca propiciar um nível adequado de entendimento do papel que a inovação tecnológica pode desempenhar em empresas, com relação à aquisição de vantagens competitivas sustentáveis, por meio da criação de produtos e serviços inteiramente novos, da alteração das regras industriais da competição e do aperfeiçoamento de produtos e serviços existentes.  O curso busca motivar a realização de iniciativas relacionadas à apropriação empresarial de novas tecnologias e a sua incorporação em processos, novos produtos e serviços.

Compreender o impacto das mudanças advindas das tecnologias nos processos de inovação dos ambientes de negócios é um imperativo hoje nas empresas. Esta disciplina visa habilitar o aluno para o uso eficaz das metodologias que facilitem a adaptação a estas mudanças, desenvolvendo conceitos de liderança e organização voltados à criação de produtos, serviços e novos modelos de negócios. O aluno deverá ser capaz de criar e desenvolver estratégias de projetos colaborativos utilizando metodologias inovadoras. Os tópicos principais abordados serão: Business Model; Modelos Inovadores; O Canvas; Design Thinking; Startup Enxuta (Lean Startup); Desenvolvimento de Clientes (Customer Development); Cocriação e Inovação aberta.

Esta disciplina visa apresentar e aprofundar os principais conceitos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea e adequada ao mundo de negócios. Ao final da disciplina, o aluno estará apto à compreensão do ambiente de marketing (análise de tendências, consumidor/comprador e concorrência) e a partir dessas análises desenvolver estratégias de marketing relevantes (segmentação, posicionamento e marketing mix). Expõe os fundamentos e a evolução da marca no processo mercadológico, explorando os aspectos relevantes à sua gestão. Cria condições voltadas ao desenvolvimento de programas de comunicação para construção e manutenção do significado e valor da marca, transformando-a em vantagem competitiva à organização.

O objetivo desta disciplina é oferecer ao aluno a oportunidade de desenvolver e exercitar as competências necessárias para avaliar informações sobre a atividade dos concorrentes e as tendências gerais dos negócios, visando atingir os objetivos estratégicos da empresa. Além dos métodos, técnicas e sistemas, serão abordados os aspectos da cultura organizacional relevantes para garantir um ambiente apropriado à construção, preservação e disseminação do conhecimento. O aluno será levado a entender o contexto competitivo contemporâneo, a necessidade das organizações de compreenderem os movimentos do mercado e principalmente dos seus competidores e clientes, além de entenderem as limitações das ferramentas de gestão tradicionais e a importância de um novo modelo de métricas como componente estratégico.

Desenvolve o tema de negociação com o objetivo de melhorar os resultados das interações negociais nos ambientes empresarial, corporativo, institucional e de organizações governamentais. São trabalhados os estilos de cada negociador com orientação para negociações ganha-ganha e relacionamentos comerciais duradouros e de sucesso. Busca apresentar os principais conceitos referentes a lidar com pessoas, proporcionando aos alunos uma oportunidade de reflexão sobre diferentes formas e as vantagens da adoção do modelo de negociação baseado e focado no comportamento pessoal. Estimula o desenvolvimento de habilidades fundamentais ao negociador destacando o planejamento, autoconhecimento, relacionamento e comunicação interpessoal, focando em como evitar os conflitos e como influenciar pessoas.

Propõe a abordagem quantitativa e de pesquisa para a estruturação e solução de problemas mercadológicos. Para tanto, enfoca o emprego de múltiplas técnicas de análises quantitativas utilizadas na gestão empresarial moderna. Trata de tópicos como inferência estatística, modelos probabilísticos de previsão e de auxílio à tomada de decisão. Propicia uma visão realista do raciocínio analítico, através da introdução de conceitos básicos da estatística e dimensões de sua aplicabilidade ao ambiente corporativo do mercado; e buscar diferenciação saudável em competitividade de organizações, por consequência, seu potencial de alavancagem dos negócios.  Incentiva a adoção de técnicas de raciocínio analítico em departamentos / áreas corporativas, para uma abordagem mais assertiva no processo de tomada de decisão.

A disciplina apresenta os principais conceitos e técnicas associados à Gerência de projetos utilizados pelo PMI na Gestão Empresarial moderna, bem como; os seus constantes desenvolvimentos assim como as metodologias ágeis de gestão de produtos e projetos digitais, vivenciando na prática o Scrum. Desta forma, torne-se um profissional capacitado a se comunicar de maneira mais assertiva com a área de Tecnologia, algo cada vez mais frequente com o crescimento da economia digital em produtos ou serviços. Propiciar uma visão realista da Função do Gerente de Projeto, seu processo, importância para o mercado, visando sua adaptabilidade à empresa e seu potencial de alavancagem dos negócios. 

O objetivo deste módulo é apresentar um panorama sobre os direitos de propriedade intelectual, com relação à propriedade industrial (marcas, patentes, desenhos industriais, etc.) e também direitos de autor e programas de computador, incluindo a conceituação desses direitos, as formas de proteção jurídica conferidas pela legislação brasileira. Discutem-se os modelos de processos de troca e transferência de conhecimento e tecnologia entre organizações. Aborda-se o conceito de prospecção tecnológica e seus impactos no processo de negociação e transferência de tecnologia. São estudados os modelos de gestão de conhecimento normalmente utilizados pelas empresas de base tecnológica com um enfoque na gestão compartilhada de propriedade intelectual.

A disciplina apresenta os principais conceitos e técnicas associados à Gerência da Informação, utilizados na Gestão Empresarial moderna bem como os seus constantes desenvolvimentos. Propicia uma visão realista da Tecnologia da Informação e convergência tecnológicas quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de alavancagem dos negócios. Dentro da disciplina serão abordados os tópicos de: Maturidade da Internet; Papéis dos Sistemas de Informações; Sistemas Tradicionais; Sistemas de Gestão Empresarial - ERP; Gestão da Cadeia de Suprimentos – SCM; Eficiência em Processos Externos; Arquitetura de TI; Segurança da Informação; Integração para viabilizar os negócios; Computação nas Nuvens - Cloud Computing; Internet das Coisas – IoT Internet of Thinks; Computação Cognitiva.

Contempla o aprendizado e a aplicação dos conceitos, das metodologias e dos instrumentos para a gestão estratégica de negócios, com base na elaboração do plano estratégico de uma organização. Fornece, por fim, a orientação e a supervisão necessárias à produção de um plano estratégico, considerando a aplicação dos referenciais conceituais, metodológicos e instrumentais aprendidos ao longo do curso para a prática da gestão dos negócios.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Quando acontece?

Aulas duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30 no campus ESPM e aulas aos sábados: 3 aulas aos sábados em período integral, das 9h às 18h a cada semestre no campus ITA.

*as datas das aulas aos sábados ainda não estão definidas

Para quem se destina?

Dirigido a gestores e profissionais com interesse nas áreas de inovação tecnológica, marketing, comunicação e tecnologia da informação, com mais de 5 anos de experiência profissional, que estejam também buscando aprofundar seus conhecimentos no universo da gestão da inovação tecnológica e do marketing. Indicado para profissionais em fase de reconhecimento profissional.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Apoio ao Desenvolvimento Profissional

Temos um centro de apoio ao desenvolvimento profissional e de carreira dos estudantes da Pós-graduação. Oferecemos serviços que auxiliam o gerenciamento da sua carreira, como: Ciclo de Palestras; Workshops; Atendimento Individual para Orientação Profissional com orientadores especialistas em carreiras; Mentoring com Professores e o Canal ESPM com divulgação de oportunidades de emprego em parceria com o Michael Page, a Robert Half e o Vagas.com.

CICLO DE PALESTRAS E WORKSHOPS

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

MENTORING COM PROFESSORES

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2. PROCESSO SELETIVO ON-LINE*

Composto de questionário sócio econômico, redação, currículo profissional e prova de qualificação (Português, Métodos Quantitativos, Raciocínio Logico e Inglês). Nesta etapa, será agendada a entrevista presencial.

3. ENTREVISTA PRESENCIAL

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão.

4. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar matrícula, diretamente na unidade*.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • R$ 1.300,00
  • Parcelas
  • 1 x R$64.700,00
  • 17 x R$3.826,37 + 1 x R$3.895,23
  • 23 x R$2.932,12 + 1 x R$3.044,84
  • 29 x R$2.399,12 + 1 x R$2.471,24
  • 35 x R$2.039,55 + 1 x R$2.245,61
ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA COM ATÉ 1 MÊS DE ANTECEDÊNCIA AO INÍCIO DO CURSO

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada e Férias da ESPM

O boleto será enviado todos os meses via Correios, com vencimento no dia 8, e estará disponível também online. Primeira parcela: outubro/2018.

*Pagamento do valor da matrícula no cartão de débito ou no crédito

Crédito e Financiamento

Programas de créditos e financiamento da ESPM

Temos várias opções para você estudar aqui na ESPM.

R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013

São Paulo - Joaquim Távora

Presencial

MBA Executivo

Aulas: terças e quintas-feiras

Até 36x de R$ 2.039,55*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 28/08/2018

Taxa de Inscrição : R$ 100,00

Inscrições até : 24/08/2018