MBA em Ciências do Consumo Aplicadas

26/03/2019

3 semestres

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MBA em Ciências do Consumo Aplicadas

Coordenador

Artur Paiva de Vasconcellos

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A evolução tecnológica e o mundo

O programa MBA em Ciências do Consumo Aplicadas tem carga horária de 420 horas, com duração de 03 semestres letivos. Este programa é oferecido em uma modalidade: Noturno.
*As aulas das disciplinas eletivas escolhidas pelo aluno não serão obrigatoriamente nos mesmos dias da semana que ocorrem as aulas das disciplinas regulares do curso.
*Aulas curriculares nos próximos semestres poderão ser alteradas para terças e quintas.

Objetivo do curso

A proposta é fundamentar os diferentes tipos de comportamentos do consumidor. Por meio de uma abordagem pioneira na área de Mercado, empregando conceitos de psicologia, sociologia e neurociências como auxiliares na compreensão das condutas peculiares dos clientes.

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 420 horas, composto das seguintes disciplinas:

A disciplina visa a facilitar a aquisição e a ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

O objetivo desta disciplina é possibilitar ao aluno assimilação e ordenação do conhecimento sobre os processos de negócios, por meio do estudo e construção de cenários futuros, compreendendo a definição das empresas em relação aos diversos ambientes com os quais esta transaciona, dentro de um contexto globalizado. Serão apresentadas teorias, métodos, procedimentos e técnicas, visando uma melhor compreensão e aproveitamento das tendências e macro tendências do ambiente globalizado de negócios.

Esta disciplina visa apresentar e aprofundar os principais conceitos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea e adequada ao mundo de negócios. Ao final da disciplina, o aluno estará apto à compreensão do ambiente de marketing (análise de tendências, consumidor/comprador e concorrência) e a partir dela desenvolver estratégias de marketing (segmentação, posicionamento e marketing mix).

O objetivo da disciplina é permitir ao aluno compreender a importância das pessoas na implementação das estratégias das organizações e o poder da liderança eficaz na condução das equipes a um alto desempenho. O modelo de gestão de pessoas baseado em competências e a prática de feedback, completam o conjunto de temas abordados no curso.

Como se dão os processos de construção da aprendizagem e formação de hábitos de consumo de produtos e marcas, produtos e serviços; O estudo dos sistemas motivacionais; Necessidades e desejos do consumidor, e como adequá-los ao marketing; Consumo e autoconceito: os produtos como extensão do Eu; Hereditariedade vs. Ambiente; Teorias da Personalidade; Neurociências e o cérebro de homens e mulheres; Influências da Orientação Sexual nas estratégias de marketing e comunicação e nas escolhas do consumidor.

Fundamentos de neurociência. Neurociência aplicada em estudos para compreender o cérebro, quando está em contato com algum produto, marca ou ativando um dos cinco sentidos do corpo. Abordagem neurocientífica para o entendimento dos processos tecnológicos, psicológicos e de marketing para melhor compreensão do comportamento e do ato de consumir das pessoas.

Apresenta a metodologia adotada no projeto final do programa de pós-graduação.

Aborda os tipos e métodos de pesquisa e outras fontes de informações relevantes para o processo de decisão em Marketing, bem como os princípios básicos para sua gestão. Objetiva diferenciar fontes de informação e avaliar preliminarmente sua qualidade e adequação, levando em consideração os principais fatores comportamentais do consumidor.

Origens históricas da moderna Sociedade de Consumo; Sociedade de Consumo e Cultura do Consumo; As redes de significados culturais por trás das trocas e consumo de bens; Os signos-mercadorias; Consumo como distinção e como dádiva; A dimensão simbólica do mercado: do espaço de trocas econômicas ao espaço de trocas simbólicas; A moda, o luxo, a novidade, a transitoriedade e a diversidade.

Como os consumidores fazem compras: mecanismo e demografia das compras; Monitorando o comprador no varejo; Ideologia da compra: peculiaridades de homens e mulheres; Os diferentes aspectos da interação cliente-loja; As arenas do consumo: do Shopping - Center ao Supermercado, passando por ruas de comércio, lojas de departamento e butiques; A compra como experiência sensorial.

Os instrumentais que permitem o exame das variáveis e tomadas de decisões relativas aos negócios que envolvam o desenvolvimento, produção, lançamento e comercialização de produtos voltados ao consumo de bens e serviços; Macro-econômicas: PIB e Mercado de Bens de Consumo, propensão a consumir e a poupar, e as que interferem no mercado de consumo: Renda, Juros, Câmbio e Tributos; Micro-econômicas: Comportamento do consumidor; Racionalidade e irracionalidade econômica dos consumidores; Demanda de mercados específicos, diferenciação de bens, elasticidade-preço, preços Segmentados (discriminação de preços).

A disciplina permite ao profissional uma visão integral da aplicabilidade de ferramentas e metodologias de Cool hunting no exercício profissional. A aplicação das ferramentas de cool hunting deve formar parte de uma política de antecipação e inovação a médio e longo prazo. A combinação de uma base teórica envolvendo disciplinas que vão desde a sociologia e psicologia até, por exemplo, áreas exatas do conhecimento, oferecem um trabalho de projeção de desejos, comportamentos e expressões estéticas a curto, médio e longo prazo, resultando em propostas claras de valor às necessidades especificas do cliente.

O aluno deve optar por fazer duas disciplinas eletivas - com carga horária de 30h-a cada uma. A Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação disponibilizará no início do 2º e 3º semestres as opções de disciplinas eletivas.

*As aulas das disciplinas eletivas escolhidas pelo aluno não serão obrigatoriamente nos mesmos dias da semana que ocorrem as aulas das disciplinas regulares do curso.

A disciplina contempla os conceitos, as metodologias e os instrumentos para a elaboração de um artigo cientifico. Fornece orientação e supervisão necessárias à produção desse artigo, de modo a permitir a aplicação prática dos referenciais teóricos e técnicas abordadas ao longo do curso. (Trabalho individual)

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Quando acontece?

Segundas e Quartas-feiras

ESPM Porto Alegre

NOTURNO

19h30 às 22h30

Início das aulas: 26/03/2019

Para quem se destina?

Graduados em qualquer área que necessitem de conhecimentos de comportamento do consumidor para atuar profissionalmente no mercado ou que precisem de um sólido suporte conceitual para dialogar com as mudanças, no que tange às interações empresa-consumidor.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line.

2. AGENDAMENTO DA ENTREVISTA

Entraremos em contato para agendar a sua entrevista com o coordenador do curso.

3. ENTREVISTA PRESENCIAL

A entrevista é uma etapa essencial do processo seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão e ainda poderá tirar as suas últimas dúvidas.

4. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar a matrícula, online ou presencialmente.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 900,00
  • R$ 900,00
  • R$ 900,00
  • R$ 900,00
  • Parcelas
  • 1 x R$33.365,00
  • 16 x R$2.121,89 + 1 x R$2.136,38
  • 22 x R$1.612,02 + 1 x R$1.678,88
  • 35 x R$1.094,15 + 1 x R$1.204,79
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DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA ATÉ 19/12/2018

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada, Férias e Anual de Fotografia da ESPM

Pagamento do valor da matrícula no cartão de débito ou no crédito

Crédito e Financiamento

Programas de créditos e financiamento da ESPM

Temos várias opções para você estudar aqui na ESPM.

Rua Guilherme Schell, 350, Santo Antônio

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Porto Alegre

Presencial

MBA/Master

Aulas: segundas e quartas-feiras

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* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 26/03/2019