Pós em Criação e Produção de Narrativas Multimídia: foto, vídeo e som

30/03/2019

360 horas

Home Pós-Graduação

Pós em Criação e Produção de Narrativas Multimídia: foto, vídeo e som

Coordenador

Coordenador do curso

Course Attendees

Still no participant

Comentários curso

Ainda não há comentários

Foto, vídeo e som

O curso de Pós-Graduação em Criação e Produção de Narrativas Multimídia: Foto, Vídeo e Som, tem carga horária de 360 horas-aula, com duração de 04 semestres letivos.

*As aulas acontecerão a cada 15 dias conforme grade do curso definida a cada semestre letivo.

Objetivo do curso

Desenvolver profissionais para atuarem nas áreas emergentes da comunicação tecnológica através de um olhar sistêmico que integra foto, vídeo, texto e som. Este profissional estará capacitado a desenvolver produtos de comunicação multimeios, através da maximização do uso de novos formatos e meios de veiculação, para diferentes finalidades, tais como: comunicação institucional, empresarial e pessoal.

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 360 horas, composto das seguintes disciplinas:

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

Esta disciplina tem como objetivo geral oferecer ao aluno o entendimento teórico-prático da evolução das técnicas narrativas como produto e patrimônio coletivo da espécie humana. A ideia é contemplar exemplos da produção narrativa contemporânea (visual, sonora e audiovisual) à luz dos aportes filosóficos, contribuições simbólicas e revoluções técnicas oferecidos pelas gerações de "contadores de histórias' ao longo dos milênios de evolução humana, das cavernas às mídias digitais. O objetivo específico da disciplina é demonstrar o papel dos criadores de narrativas do presente como ponto de convergência das evoluções do passado, evidenciando sua responsabilidade técnica e criativa com a inovação narrativa, como elo na corrente evolutiva que se estende rumo ao futuro.

Introdução teórica ao storytelling e à narrativa transmidiática; análise e discussão de inúmeros cases de sucesso. Capacitar o aluno, a partir de uma compreensão aprofundada do novo ambiente midiático, convergente e participativo, a apreender as inúmeras oportunidades e desafios que surgem dentro do novo contexto global, compreender e utilizar o storytelling e a narrativa transmidiática para o desenvolvimento de projetos audiovisuais interativos e multiplataforma.

Esta disciplina objetiva explorar o potencial da linguagem fotográfica como meio expressivo. Atualmente, no âmbito de uma sociedade de comunicação instantânea, a fotografia ganha um protagonismo até então inédito em sua história. Neste novo contexto, não apenas o ato fotográfico é relevante: a articulação e a edição das imagens ganha importância fundamental, sendo este o momento onde toma forma um discurso fotográfico. A partir da construção de um repertório crítico de imagens e autores que permitam mapear o campo de ação da fotografia ao longo de sua história, a disciplina irá propor a reflexão e experimentação das possibilidades expressivas e narrativas da fotografia, através de estudos de caso e exercícios práticos individuais e em grupo.

A disciplina considera a possibilidade de convergência entre o cinema, novas tecnologias e outras áreas afins. Busca capacitar e instrumentalizar os alunos, por meio da teoria e da prática, das interfaces do cinema com a internet, unidades moveis, redes sociais e demais meios desenvolvendo análises críticas da representação, expressão audiovisual e de seus possíveis desdobramentos estratégicos.

A aproximação dos alunos com as modernas tecnologias de informação e o produto audiovisual permitirá aos mesmos entenderem a necessidade de  novos projetos que sistematizem conhecimentos de linguagem visual e sonora de uma produção audiovisual e que visem  uma reflexão em sua macro e micro estrutura.

O som como sentido, como emoção e como narrativa. Esta disciplina tem como objetivo desenvolver a percepção técnica e estética do amplo mundo do som. Exercícios de escuta e análise sonora, tanto de peças musicais e audiovisuais quanto do mundo que nos cerca, farão com que o aluno "abra os ouvidos" para as potencialidades do som em seus projetos. Abordando e experimentando em estúdio conceitos como produção musical,  sound design, foley, dublagem, mixagem e masterização, serão fornecidas as ferramentas principais para a abstração (criação, imaginação) e produção sonora.

Este é um módulo teórico-prático, que apresenta aos alunos diversos elementos de escrita criativa, tais como personagem, caracterização, diálogo, conflito, ritmo, estrutura narrativa e desenvolvimento de cenas. Durante a disciplina os alunos seguirão passo-a-passo da ideia ao roteiro, desenvolvendo sinopse, argumento, universo e perfil dos personagens. Serão também discutidas as possibilidades de criação textual para diferentes meios, seja cinema, televisão ou online. O curso contribui ainda com a expansão da criatividade e imaginação nos processos de escrita dos alunos.

Neste módulo procura-se apresentar conceitos e aplicabilidade de tendências e futuro inteligente. Perceber o impacto da tecnologia como Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Realidade aumentada, como Algoritmos transformarão os negócios e suas aplicações.  Aplicar o processo de gamification em produtos e serviços; identificar e melhorar pontos-chave de motivação dentro de produtos e serviços; conceituar e criar plataformas baseadas em mecânicas de games.

Esta disciplina tem por objetivo facilitar o conhecimento de técnicas de distribuição de conteúdo através de canais tradicionais e plataformas digitais e apresentar o cenário atual de compra de mídia digital, detalhando os diferentes segmentos de empresas que surgiram nos últimos anos e a adaptação dos veículos tradicionais neste cenário. Com isso serão utilizados casos reais para exercitar a segmentação de audiências utilizando diferentes fontes de dados demográficos e comportamentais, capacitando o aluno para exercitar técnicas de planejamento de mídia que combinem criatividade e precisão em múltiplas plataformas.

Este módulo apresenta o problema a ser resolvido (Briefing) de um cliente real, para a realização das etapas da produção de um projeto audiovisual multiplataforma, suas características básicas e especificidades: o que é necessário definir na elaboração de um projeto: alinhamento do conceito, tema, abordagem, público alvo, roteiro, planejamento de produção e pós-produção (cronograma de execução físico financeiro). Como estruturar e pensar o projeto e a sua narrativa, sua produção e sua estratégia de divulgação/lançamento de acordo com a janela/plataforma de exibição, incluindo mídia interativa (web, VR e AR), prever desdobramentos e vislumbrar possibilidades dentro do conceito transmidia.

O processo de pós-produção audiovisual como um momento de criação de ideias e significados a partir da articulação de imagens, signos, durações, ritmos, temporalidades, justaposições, combinações e contiguidades. O que faz a montagem pelo produto audiovisual e pelas necessidades narrativas do diretor, responsabilidades e limites. A interpretação e recriação do roteiro na pós-produção a partir do material filmado. A edição de material de arquivo, os novos gêneros, demandas e canais de veiculação do audiovisual. O planejamento e organização do trabalho de montagem e finalização e sua importância desde a filmagem. Os conceitos, elementos e a técnica dos cortes. 

Desenvolvimento prático da banda sonora das peças do portfólio, com todas as etapas de um "workflow" de produção sonora, iniciando com a conceituação e busca de referências musicais e de sound design, passando por esboços e testes e finalmente partindo para o "spotting" (decupagem de som), composição e produção musical, edição de som, gravação de foley, dublagem, tratamento de diálogos, mixagem e masterização para diferentes formatos e ambientes, seja exibição em dispositivos móveis, TV, salas de cinema ou exposições de arte, espaços públicos ou o que a imaginação permitir.

Partindo da disciplina de PROJETO DE PORTFOLIO no terceiro semestre, o aluno conclui o quarto e último semestre cursando a disciplina de PRODUÇÃO DE PORTFOLIO, onde irá tratar da execução e da finalização do trabalho de conclusão de curso. Partindo das características de projeto, o professor titular da disciplina poderá associar-se a outros professores para montar equipes multidisciplinares que melhor atendam às demandas específicas da proposta de projeto. Fica assim assegurada a valorização das particularidades de visão individuais que definem a natureza e o mérito das propostas a serem realizadas, bem como a necessária interação dessas visões particulares com a pluralidade de visões que conformam as expectativas do próprio curso e do mundo.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Quando acontece?

Sábados

ESPM Porto Alegre

INTEGRAL

8h às 17h

Início das aulas: 30/03/2019

Para quem se destina?

O curso destina-se a profissionais e estudantes que buscam desenvolver-se nos formatos emergentes e convergentes das áreas de vídeo, foto e som. 

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line.

2. AGENDAMENTO DA ENTREVISTA

Entraremos em contato para agendar a sua entrevista com o coordenador do curso.

3. ENTREVISTA PRESENCIAL

A entrevista é uma etapa essencial do processo seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão e ainda poderá tirar as suas últimas dúvidas.

4. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar a matrícula, online ou presencialmente.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 900,00
  • R$ 900,00
  • R$ 900,00
  • R$ 900,00
  • Parcelas
  • 1 x R$21.788,00
  • 16 x R$1.385,64 + 1 x R$1.395,03
  • 22 x R$1.052,68 + 1 x R$1.096,35
  • 24 x R$979,53 + 1 x R$979,46
ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA ATÉ 19/12/2018

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada, Férias e Anual de Fotografia da ESPM

Pagamento do valor da matrícula no cartão de débito ou no crédito

Crédito e Financiamento

Programas de créditos e financiamento da ESPM

Temos várias opções para você estudar aqui.

R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

São Paulo - São Paulo

04015-013

Tour Virtual

Etiquetas :

Porto Alegre

Presencial

Especialização

Aulas: sábados

Até 25x de R$ 979,53*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 30/03/2019