Pós em Jornalismo: gestão e empreendedorismo

30/03/2019

4 semestres

Home Pós-Graduação

Pós-Graduação em Jornalismo: gestão e empreendedorismo

Coordenador

Jorge Fernando Dietrich

Course Attendees

Still no participant

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

Para efetivar a matricula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:

  • RG e CPF;
  • Currículo;
  • 01 foto 3x4;
  • Histórico Escolar de graduação;
  • Diploma do Curso Superior*, com carga-horária mínima de 1600 horas e reconhecido pelo MEC. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela Instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma;

*No caso de diplomas internacionais é necessária sua tradução juramentada, consularizado pelo Brasil no país de origem, e revalidação de acordo com a Resolução nº 8 de 04/10/2007 do CNE (Conselho Nacional de Educação), disponível no portal.mec.gov.br.

Cancelamento do curso

Cancelamento do curso

O curso poderá ser cancelado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início. Neste caso, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

Comentários curso

Ainda não há comentários

A evolução tecnológica e o mundo

O programa Pós em Jornalismo tem carga horária de 360 horas, com duração de 04 semestres letivos.

*As aulas acontecerão em dois encontros mensais aos sábados conforme grade do curso definida a cada semestre letivo.

*Eventualmente haverá aula em dois finais de semanas consecutivos.

Objetivo do curso

Formar profissionais para gerir negócios de jornalismo com visão estratégica, conhecimentos e atitudes adequadas ao movimento contemporâneo do setor de comunicação.

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 360 horas, composto das seguintes disciplinas:

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos fundamentais de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

A disciplina discute as principais teorias relacionadas a estratégia empresarial visando proporcionar ao aluno uma visão estruturada a cerca da tomada de decisão estratégica. Os conteúdos abordados abrangem a análise do macroambiente, setor, concorrência e mercado; análise da organização, definição de objetivos, construção de norteadores estratégicos, estratégias de geração de valor e de crescimento e o processo de implementação e o controle estratégico.

Esta disciplina visa apresentar e aprofundar os principais conceitos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea e adequada ao mundo de negócios. Ao final da disciplina, o aluno estará apto à compreensão do ambiente de marketing (análise de tendências relacionadas ao consumidor/comprador e concorrência) e a partir dela desenvolver estratégias de marketing (segmentação, posicionamento e marketing mix).

O objetivo da disciplina é permitir ao aluno compreender a importância das pessoas na implementação das estratégias das organizações e o poder da liderança eficaz na condução das equipes a um alto desempenho. O modelo de gestão de pessoas baseado em competências e a prática de feedback, completam o conjunto de temas abordados na disciplina.

Esta disciplina visa apresentar e aprofundar os principais conceitos relacionados à gestão da inovação e sua relação com as abordagens contemporâneas de design de negócios. Ao final da disciplina, o aluno estará apto a realizar projetos de inovação com base em técnicas criativas de pensamento divergente e convergente.

Consolidar conhecimentos de comunicação digital dentro de uma visão contemporânea e adequada ao comportamento da sociedade atual. Aborda e discute ações de marketing e comunicação nas plataformas digitais.

Esta disciplina trata do fenômeno das mídias sociais, a partir da apresentação de diferentes modelos existentes, tipologias e estruturas a fim de avaliar a importância de sua aplicação em estratégias de comunicação. O estudo teórico e a aplicação prática das mídias sociais é o foco da disciplina, assim como os casos mais relevantes de sucesso no mercado atual. O foco amplia-se para a importância da geração de conteúdo como forma de se atingir relevância e engajamento nas plataformas digitais.

Serão apresentadas as ferramentas  relacionadas  a  análise  de  projetos  de  investimento  através  da construção e avaliação do fluxo de caixa pelas metodologias do valor presente líquido; taxa interna de retorno;   payback   descontado;   índice   de   lucratividade;   risco   e   retorno.   Analisa as fontes de financiamento de  longo  prazo  disponíveis  para  o  crescimento  da  organização  e  o  custo-benefício relativo à utilização de cada fonte de recursos (Funding).

Apresentar os principais conceitos e técnicas associadas à gerência de projetos utilizados pelo PMI e práticas aplicadas na gestão de projetos moderna, proporcionando uma visão realista da Função do Gerente de Projeto, destacando o processo, a importância para o mercado, e visando sua adaptabilidade à empresa e ao potencial de alavancagem dos negócios dentro de um ambiente de inovação.

Esta disciplina aborda as mais conhecidas e utilizadas ferramentas de gestão para negócios de mídia, bem como a contribuição que estas ferramentas podem propiciar na implementação do processo de excelência na gestão da organização. As ferramentas estudadas serão Balance Score Card - BSC, Inteligência de Mercado, Gestão de Processos, Benchmarking/Aprendizagem Organizacional, Canvas e Terceirização/Downsizing.

Prepara os profissionais para um cenário dinâmico onde a inovação e a criatividade caracterizam cada vem mais a competitividade das empresas e marcas líderes. Proporciona aos participantes elementos que fundamentem o conceito de empreendedorismo, desenvolvendo uma atitude inovadora na cultura empresarial. Apresenta fundamentos para o desenvolvimento de modelos de negócios e a construção de  plano de negócios.

Aprofundamento em métricas e metodologias para mensurar planos, projetos e ações comunicacionais. Conhecimento dos objetivos possíveis e de técnicas para estabelecer  metas, indicadores de processo, de resultado e elaborar relatórios analíticos de resultados.

A disciplina contempla os conceitos, metodologias e os instrumentos para a elaboração de um plano de negócios de uma empresa do setor da comunicação, fornecendo orientação e supervisão necessárias. (Trabalho individual)

* Para cursar a disciplina de Trabalho de Conclusão o aluno deverá ter sido aprovado na prova de verificação de conteúdo que será oferecida no último semestre do curso.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Quando acontece?

Sábados

ESPM Porto Alegre

INTEGRAL

8h às 17h

Início das aulas: 30/03/2019

Para quem se destina?

Jornalistas e profissionais que atuam como gestores de empresas de mídia ou desejam se desenvolver para assumir posições de liderança ou empreender neste setor.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line.

2. AGENDAMENTO DA ENTREVISTA

Entraremos em contato para agendar a sua entrevista com o coordenador do curso.

3. ENTREVISTA PRESENCIAL

A entrevista é uma etapa essencial do processo seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão e ainda poderá tirar as suas últimas dúvidas.

4. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar a matrícula, online ou presencialmente.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Investimento


  • Matrícula
  • R$900,00
  • Parcelas
  • 1 x R$21.788,00
  • 16 x R$1.385,64 + 1 x R$1.395,03
  • 22 x R$1.052,68 + 1 x R$1.096,35
  • 24 x R$979,53 + 1 x R$979,46
ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

25% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA ATÉ 28/02/2018

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada, Férias e Anual de Fotografia da ESPM

Pagamento do valor da matrícula no cartão de débito ou no crédito

Crédito e Financiamento

Programas de créditos e financiamento da ESPM

Temos várias opções para você estudar aqui na ESPM.

Rua Guilherme Schell, 350, Santo Antônio

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

90640-040

Tour Virtual

Porto Alegre

Presencial

Especialização

Aulas: sábados

Até 25x de R$ 979,53*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 30/03/2019