Pós em Trade Marketing

17/08/2019

4 semestres

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Pós-Graduação em Trade Marketing

Coordenador

Artur Paiva de Vasconcellos

Course Attendees

Still no participant

Documentos obrigatórios para a matrícula

Documentos obrigatórios para a matrícula

Para efetivar a matricula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:

  • RG e CPF;
  • Currículo;
  • 01 foto 3x4;
  • Histórico Escolar de graduação;
  • Diploma do Curso Superior*, com carga-horária mínima de 1600 horas e reconhecido pelo MEC. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela Instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma;

*No caso de diplomas internacionais é necessária sua tradução juramentada, consularizado pelo Brasil no país de origem, e revalidação de acordo com a Resolução nº 8 de 04/10/2007 do CNE (Conselho Nacional de Educação), disponível no portal.mec.gov.br.

Cancelamento do curso

Cancelamento do curso

O curso poderá ser cancelado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início. Neste caso, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

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A evolução tecnológica e o mundo

O programa Pós-graduação em Trade Marketing tem carga horária de 360 horas, com duração de 04 semestres letivos.
*As aulas acontecerão em dois encontros mensais aos sábados conforme grade do curso definida a cada semestre letivo.

*Eventualmente haverá aula em dois finais de semanas consecutivos.

Objetivo do curso

Criar habilidades conceituais e práticas necessárias para o desenvolvimento de estratégias e ações de Trade Marketing. Desenvolver habilidades e competências para incrementar as relações com os canais de distribuição e os consumidores finais (Shopper).

O que você irá aprender

O curso possui carga horária de 360 horas, composto das seguintes disciplinas:

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos fundamentais de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

A disciplina discutirá as principais teorias relacionadas à estratégia empresarial, com o objetivo de proporcionar ao aluno uma visão estruturada à cerca da tomada de decisão estratégica. Os conteúdos abordados abrangem a análise do macroambiente, setor, concorrência e mercado; análise da organização, definição de objetivos, construção de norteadores estratégicos, estratégias de geração de valor e de crescimento e o processo de implementação e o controle estratégico.

Esta disciplina visa apresentar e aprofundar os principais conceitos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea e adequada ao mundo de negócios. Ao final da disciplina, o aluno estará apto a compreender o ambiente de marketing (análise de tendências relacionadas ao consumidor/comprador e concorrência) e a partir disso desenvolver estratégias de marketing (segmentação, posicionamento e marketing mix).

O objetivo da disciplina é permitir ao aluno compreender a importância das pessoas na implementação das estratégias das organizações e o poder da liderança eficaz na condução das equipes a um alto desempenho. O modelo de gestão de pessoas baseado em competências e a prática de feedback completam o conjunto de temas abordados na disciplina.

A disciplina apresentará os fatores ambientais que levaram ao surgimento do Trade Marketing, bem como suas interações internas e externas nas empresas. Serão apresentadas as bases conceituais do Trade Marketing e discutidas as relações entre fabricantes, distribuidores, varejistas e clientes finais (Shoppers). A disciplina também abordará o papel do Trade Marketing no processo de construção de valor nos canais de vendas e distribuição, assim como apresentará o modelo de Planejamento para a área.

A indústria lança mais de 15 mil novos itens (SKUs) anualmente. Estudos apontam que deste total, 95% não passam de melhorias ou pequenos ajustes em produtos existentes. Apenas 5% são considerados inovadores. Cabe ao varejo criar formas de, em colaboração com seus fornecedores, aumentar a eficiência da gôndola a partir da gestão das variáveis: mix, sortimento, exposição e precificação. A disciplina apresentará a metodologia do GC visando aplicação direta no dia-a-dia de empresas do ramo industrial e varejista.

Compreender a real demanda do mercado a partir da ponta, ou seja, do Shopper, é uma forma de organizar toda cadeia de produção e distribuição para evitar rupturas e excesso de estoques. A partir do entendimento de toda cadeia de Supply Chain, o profissional terá ferramentas para aumentar a eficiência de suas estratégias de ativação.

Atualmente, novas tecnologias da neurociência permitem identificar os fatores críticos que levam à tomada de decisão, observando as reações cerebrais em tempo real. Aplicados ao ambiente de varejo, tais ferramentas oferecem aos gestores de Trade Marketing maior eficiência na utilização dos recursos promocionais, qualificando a experiência de compra do Shopper. Nessa disciplina, que apresentará as bases teóricas do Neuromarketing aplicado, serão discutidas estratégias de ativação a partir do entendimento do processo de compra do Shopper.

O varejo é a arena competitiva do século 21. É lá onde as relações entre marcas, produtos e Shoppers se concretiza, sendo portanto um ambiente estratégico para a construção do posicionamento das empresas. Gerenciar as operações varejistas, seja através de canais de vendas próprios, seja através de modelos híbridos, é uma atividade cada vez mais presente no dia-a-dia de gestores de Trade Marketing. A disciplina tem como objetivo fornecer as bases teóricas e práticas visando a correta gestão do composto varejista, de forma a aumentar sua rentabilidade e o valor percebido das marcas.

Diariamente, milhões de clientes acessam lojas (físicas e virtuais), deixando pistas sobre suas preferências e hábitos de compra. Esse enorme volume de dados é negligenciado pela maior parte das empresas, fazendo com que percam muitas oportunidades de fidelização. De modo a evitar esse desperdício, o CRM (Customer Relationship Management) passa a ocupar posição relevante nas empresas. A disciplina apresentará aos alunos o embasamento teórico e casos práticos de aplicação de CRM na gestão da relação B2C.

Enquanto o varejo tradicional está praticamente estagnado em termos de crescimento, o varejo digital (E-commerce) cresce a passos largos, desafiando as empresas num ambiente desconhecido. Esta disciplina apresentará aos participantes as lógicas do E-commerce e do E-business, modelos de transação digital, formas de integração com clientes e fornecedores e aspectos de segurança transacional.

Trade Marketing é uma área em transformação, com novas práticas sendo criadas a cada instante. Esta disciplina tem como objetivo trazer à sala de aula experiências de sucesso, bem como novas ferramentas para aplicação direta nas operações de Trade.

A disciplina final do curso tem como objetivo a realização de um Planejamento de Trade Marketing para uma empresa real. Com isso, o aluno estará apto a lidar com as complexidades do setor, trazendo soluções efetivas para os desafios da sua organização.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Quando acontece?

Sábados

ESPM Porto Alegre

INTEGRAL

8h às 17h

Início das aulas: 17/08/2019

Para quem se destina?

Gestores e profissionais que atuam nas áreas de trade marketing, marketing, vendas e comunicação em indústrias de produtos de consumo, redes varejistas e distribuidores. Representantes comerciais e profissionais interessados em desenvolver habilidades nessa nova área do marketing.

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Espanha - Barcelona

EADA - Business School Barcelona

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

Universidade de Coimbra

Processo de Seleção

1. INSCRIÇÃO

Inscrição on-line.

2. AGENDAMENTO DA ENTREVISTA

Entraremos em contato para agendar a sua entrevista com o coordenador do curso.

3. ENTREVISTA PRESENCIAL

A entrevista é uma etapa essencial do processo seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão e ainda poderá tirar as suas últimas dúvidas.

4. MATRÍCULA

Aprovados podem efetivar a matrícula, online ou presencialmente.

Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Investimento


  • Matrícula
  • R$ 900,00
  • Parcelas
  • 1X R$ 21.788,00
  • 16X R$ 1.385,64 + 1X R$ 1.395,03
  • 22X R$ 1.052,68 + 1X R$ 1.096,35
  • 24X R$ 979,53 + 1X R$ 979,46
ico-desconto

DESCONTO EXCLUSIVO

50% DE DESCONTO

NO VALOR DA MATRÍCULA

REALIZADA ATÉ 24/06/2019

20% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos da Graduação ou Pós-Graduação da ESPM

5% de desconto no valor integral do curso para Alunos e Ex-alunos dos cursos de Educação Continuada, Férias e Anual de Fotografia da ESPM

O boleto da mensalidade será enviado todos os meses via Correios, com vencimento no dia 10, e estará disponível também online.

*Pagamento do valor da matrícula no cartão de débito, ou no crédito ou via boleto.

Crédito e Financiamento

Programas de créditos e financiamento da ESPM

Temos várias opções para você estudar aqui na ESPM.

Lounge de Pós-graduação

8/8/2019 às 19h

Venha nos visitar, tirar suas dúvidas sobre a Pós-Graduação e MBA, conversar com os coordenadores e conhecer o nosso portfólio de cursos

Rua Guilherme Schell, 350, Santo Antônio

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

90640-040

Tour Virtual

O endereço poderá ser alterado a critério da ESPM mediante aviso prévio.

Porto Alegre

Presencial

Especialização

Período: Integral

Aulas: sábados

Até 25x de R$ 979,53*
* Confira a tabela abaixo

Início das aulas: 17/08/2019