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Adriana Schryver Kurtz

Professora Adriana Schryver Kurtz

Doutora (2007) e Mestre (1999) em “Comunicação e Informação” pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/Fabico/UFRGS) com orientação da Profa. Dra. Christa Berger. Jornalista, formada em 1987 pela PUC/RS. Especialização em “Comunicação e Economia Política” (1994) e “Teoria do Jornalismo e Comunicação de Massa” (1995), ambos na PUC/RS. Professora Adjunta da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-POA) desde 2000, onde leciona nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Design. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Jornalismo (NEJOR/ ESPM-SUL) e líder do Grupo de Pesquisa “Teoria e Prática no Jornalismo”. Editora Assistente da “Século XXI – Revista de Relações Internacionais” da ESPM-Sul. Membro do Comitê de Ética na Pesquisa da Escola Superior de Propaganda e Marketing (CEP-ESPM). Coordenadora da Série Jornalismo em Pauta (Coleção Ciências da Comunicação) da Editora Appris. Além das pesquisas desenvolvidas sobre as charges na imprensa gaúcha, tem trabalhos publicados nas áreas de Estética e História do Cinema, Teorias do Jornalismo e da Comunicação e Teoria Crítica da Sociedade, Theodor Adorno, Nazismo, Cinema de Propaganda e Representação do Holocausto no Cinema.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/5462339823681075

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.