Daniel Malaguti

Daniel Malaguti

Possui graduação em Desenho Industrial – Projeto de Produto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Doutor em Design (2014) e Mestre em Design (2009) pela PUC-Rio, foi pesquisador colaborador do Laboratório de Investigação em Livre Desenho (LILD), onde desenvolveu pesquisa sobre estruturas leves, materiais naturais e construções coletivas. Atualmente se dedica a docência e pesquisa sobre as abordagens ambientais do design como Design Circular, Design Regenerativo e Design em Permacultura. Está vinculado ao laboratório de design socioambiental Ecotopias, do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, coordenado pelo Prof. Carlo Franzato.É marceneiro formado pelo SENAI-RJ (2000), trabalhou na indústria moveleira e possui experiência em estruturas de madeira e bambu, já tendo participado como aluno e como instrutor de cursos de Bioarquitetura e de design de móveis. Formou-se Permacultor em 2008, pela Rede Permear de Permacultores e, em 2011, foi diplomado Instrutor de Permacultura por Jorge Timmermann.Foi professor substituto do curso de Desenho Industrial da EBA/UFRJ e desde 2009 é professor do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, onde ministra as disciplinas de Projeto Básico – Planejamento, Projeto Avançado – Usos e Impactos Socioambientais, Projeto Específico e Projeto Final de Graduação em Projeto de Produtos e Questões em Design de Produtos. De 2019 a 2022 foi supervisor da disciplina Projeto Avançado – Usos e Impactos Socioambientais, onde orientou projetos desenvolvidos em parceria com o ICMBio. Atualmente é supervisor da ênfase Design: Sustentabilidade Ambiental, Social e Humana, da Graduação em Design da PUC-Rio.Pós-graduado em Educação pela PUC-Rio (2011) com dupla diplomação pelo Melton Center – Hebrew University of Jerusalem (2012), de 2011 a 2020 foi o responsável pelo NuMA-Núcleo de Meio Ambiente do Colégio Israelita Brasileiro A. Liessin Scholem Aleichem.Coordenou a equipe interdisciplinar da PUC-Rio na Operação São Francisco 2013 e na Operação Jenipapo 2015 do Projeto Rondon vinculado ao Ministério da Defesa. Desde 2014 é Coordenador Acadêmico do Projeto Rondon na PUC-Rio, vinculado à RESPUC/Vice Reitoria Comunitária.

Linkedin

https://www.linkedin.com/in/sergiolage/

Lattes

http://lattes.cnpq.br/0972963731298758

Meus cursos na ESPM

Apareci nessas matérias do Blog ESPM

No momento não apareci em nenhuma matéria do blog

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.