Ilana Paterman Brasil

ilana-paterman-brasil

Ilana Paterman Brasil (Petrópolis, 1982) é artista visual pós-graduada em Mídia Arte pela Kunsthochschule für Medien Köln, em Colônia, Alemanha, com bolsa do DAAD, e formada em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ).

As animações a aquarela produzidas pela artista criam uma singular forma de composição estética, cujo eixo se situa na mediação entre linguagens digitais e artesanais. Danças e movimentos das culturas brasileiras são seu campo de trabalho e de vida, e traduzem, em cores e pinceladas, a potência de corpos marginalizados.


Foi selecionada pela Bolsa de Pesquisa, Criação e Experimentação Artística da FAPERJ em 2017 e pelo edital Rumos Itaú Cultural em 2020.

Em 2021, integrou a mostra online de Vídeo Arte da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, e foi convidada para uma mostra individual pelo Festival Sesc de Inverno, exibida em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, RJ. Em 2020, participou da mostra Arte como Respiro, categoria Artes Visuais, do Itaú Cultural, do edital Cultura Presente nas Redes, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ) e do prêmio Funarte Respirarte.  

Atualmente, realiza uma pesquisa de doutorado na ESDI/UERJ, com foco nas ressonâncias entre desenho, corpo e práticas de terreiro. Seu processo de criação é realizado, desde março de 2021, em ateliê próprio na antiga fábrica Bhering, no Santo Cristo, Rio de Janeiro.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.