Ilana Paterman Brasil (Petrópolis, 1982) é artista visual pós-graduada em Mídia Arte pela Kunsthochschule für Medien Köln, em Colônia, Alemanha, com bolsa do DAAD, e formada em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ).
As animações a aquarela produzidas pela artista criam uma singular forma de composição estética, cujo eixo se situa na mediação entre linguagens digitais e artesanais. Danças e movimentos das culturas brasileiras são seu campo de trabalho e de vida, e traduzem, em cores e pinceladas, a potência de corpos marginalizados.
Foi selecionada pela Bolsa de Pesquisa, Criação e Experimentação Artística da FAPERJ em 2017 e pelo edital Rumos Itaú Cultural em 2020.
Em 2021, integrou a mostra online de Vídeo Arte da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, e foi convidada para uma mostra individual pelo Festival Sesc de Inverno, exibida em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, RJ. Em 2020, participou da mostra Arte como Respiro, categoria Artes Visuais, do Itaú Cultural, do edital Cultura Presente nas Redes, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ) e do prêmio Funarte Respirarte.
Atualmente, realiza uma pesquisa de doutorado na ESDI/UERJ, com foco nas ressonâncias entre desenho, corpo e práticas de terreiro. Seu processo de criação é realizado, desde março de 2021, em ateliê próprio na antiga fábrica Bhering, no Santo Cristo, Rio de Janeiro.