ACESSO EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

ACESSO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES

Maria Carolina El-Huaik De Medeiros

Maria Carolina El-Huaik de Medeiros

Doutora (2022) em Comunicação Social pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com bolsa CAPES. Mestra (2017) em Comunicação Social pelo mesmo Programa, com bolsa CAPES e dissertação de mestrado indicada ao Prêmio Compós de Teses e Dissertações (2018). Possui graduação em Comunicação (2006) com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Gama Filho e pós-graduação em Marketing (2009) pelo Ibmec-RJ. Membro dos grupos de pesquisa “Narrativas da vida moderna na cultura midiática” (PUC-Rio / CNPq) e ReC – Retórica do Consumo (UFF / CNPq). Pesquisadora, professora e consultora em educação corporativa na área de socialização feminina, com discussões sobre desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho, machismo, beleza e comportamento. Presta serviços para clientes como SUSEP, Ajinomoto, Servier Farmacêutica e instituições como Procuradoria Geral do Estado do Maranhão e Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado de Pernambuco. Foi professora assistente no curso de Comunicação Social da PUC-Rio (2018) e coorientou monografias no mesmo curso de 2018 a 2021. Professora voluntária de Português e Redação, atuou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEAD / PUC-Rio), no projeto Arte de Ler do Centro Espírita Maria Angélica (CEMA-RJ) e no projeto Universidade e Comunidade (UNICOM / PUC-Rio). Tem experiência como redatora publicitária na agência W/Brasil. Atua como difusora de conhecimento nas mídias digitais, compartilhando sua pesquisa para quase 20 mil pessoas nas redes sociais e no podcast Não te empodero, além de ter ampla participação na mídia divulgando sua pesquisa e as questões das mulheres.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/7310975258540772

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.