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Maria Elisa Máximo

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Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), com mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002; 2006). Fez estágio de doutorado (doutorado “sanduíche”) na Université de Montréal (CA), pelo período de 6 (seis) meses entre 2004 e 2005. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Sociedades Complexas e Antropologia do Ciberespaço. Como pesquisadora, atua no estudo das formas de sociabilidade produzidas na interface com as novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Como docente, atua no ensino da Antropologia, Metodologia de Pesquisa e Cibercultura. É pesquisadora convidada do Grupo de Estudos em Antropologia do Ciberespaço (GrupCiber), na UFSC. Atualmente, é professora titular da Faculdade Ielusc (Joinville/SC), onde atua nos cursos de Enfermagem, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Na mesma IES, atua também como membro dos núcleos docentes estruturantes dos cursos de de Publicidade e Propaganda e de Psicologia, como membro na Câmara de Ensino Superior (CES) e como coordenadora da equipe editorial da Revista Rastros. Atuou como coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Ielusc, gestão 2013-2015 e 2015-2017, onde atualmente atua como vice-coordenadora. Desde fevereiro de 2019, atua como Coordenadora de Ação Comunitária e Responsabilidade Social e Ambiental e Coordenadora da Área de Ciência Sociais Aplicadas na Faculdade Ielusc. Esteve em licença maternidade entre 2008 e 2009 e entre 2013 e 2014 (apoio ao movimento Parent in Science).

Lattes

http://lattes.cnpq.br/4155857288148798

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.