Raquel Torres

Professora Raquel Torres

Profissional multidisciplinar: engloba áreas como neurociência, marketing, pesquisa de mercado e psicologia.

 

Especialista em neurociência aplicada ao consumo, com MBA em Neuromarketing (Faculdade Unyleya); Especialista em Dinâmica dos Grupos (SBDG – Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos); bacharelado em Administração de Empresas (UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos). Psicologia da Aprendizagem pela Universidade Estadual do Maranhão; Neuropedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão; Psicologia Positiva pela University of North Carolina at Chapel Hill.

 

Sólida experiência em pesquisa qualitativa; mais de 15 anos moderando grupos focais e conduzindo entrevistas em profundidade, contribuindo para a concepção e desenvolvimento de novos produtos e serviços; avaliação de marca, publicidade, propaganda e imagem; perfil de cliente e consumidor; perfil de eleitor; hábitos e atitudes; viabilidade de negócios; posicionamento de mercado; pré-teste e pós-teste de produtos, entre outros.

 

Mais de 2000 (duas mil) horas de moderação, nas mais importantes instituições públicas e privadas, de diversos setores do Brasil e do exterior, tais como: indústria, varejo, bancos, telecomunicação, tecnologia, educação, saúde humana e animal, agribusiness, cooperativa, internacional e sistema S do Brasil.

 

Autora do livro Teoria e Prática da Moderação de Focus Group.

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.