Renata Carraro

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Jornalista e advogada, é mestre e doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. É professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e das Faculdades Integradas Rio Branco (FRB), nas áreas de Jornalismo Literário, Grande-reportagem, História do Jornalismo, Jornalismo e Direitos Humanos, Ética e Legislação da Comunicação Social, Direitos Autorais e Direito do Consumidor. Orienta Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e de Iniciação Científica.

 

 Idealizou e desenvolve, desde 2012, o Projeto Jornalistando, produção de perfis de jornalistas profissionais por alunos do curso de Jornalismo, com três obras lançadas: “Não é aventura, é reportagem – Jornalistas e cobertura de conflitos” (2013); “Jornalismos – Histórias de uma arte plural” (2015); e “Elas amam o que fazem – Perfis de mulheres jornalistas” (2017).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.