Roberto Geraldo Simonard Santos Filho

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Roberto Geraldo Simonard Santos Filho, possui graduação em Administração de Empresas pela UNIFESO e Mestrado em Economia Empresarial pela UCAM, com o assunto “It`s the spread stupid”. Foi Coordenador Executivo Acadêmico dos cursos de Economia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis da UCAM entre 2007 e 2019. Foi Coordenador do Centro de Pós-graduação em Gestão e Economia da UCAM entre 2015 e 2020 e Professor Assistente do Mestrado em Economia Empresarial da UCAM entre 2008 e 2020. Atualmente é Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ, lotado no Departamento de Economia, bem como da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM-RJ, onde ministra disciplinas da área econômica. Tem trajetória profissional nas áreas de Gestão de Projetos e Análises Conjunturais.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/4117239914905195

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.