Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Relações Internacionais pela USP, é Especialista em Negociações Econômicas Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (PUC, UNESP e UNICAMP) e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente é professor de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). É também professor do MBA em Relações Internacionais da Universidade Anhembi Morumbi. É Gerente de Acesso a Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Foi Coordenador de Negociações Internacionais e Estudos de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) entre 2010 e 2015.

 

Foi Coordenador de Negociações Internacionais e Estudos de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) entre 2010 e 2015. Trabalhou como Analista de Comércio Exterior da BRF entre 2008 e 2010. É membro do Centro de Estudos e Pesquisas em Diplomacia Corporativa da ESPM, do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da USP (Gacint), pesquisador do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais da UNESP (IEEI) e colunista do International Centre for Trade and Sustainable Development. Possui publicações na área de Comércio Internacional, Internacionalização de empresas e Negociações Econômicas Internacionais. 

Sua pesquisa tem por objeto as negociações comerciais em nível preferencial e multilateral, o fluxo internacional de comércio e investimentos e o processo de fragmentação global da produção.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/9002134341759288

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.