Indicadores de Qualidade

A ESPM tem compromisso com a excelência

Do ensino à estrutura, a escola disponibiliza os mais avançados recursos acadêmicos, sempre com uma visão inovadora e metodologias ativas que vão além da aprendizagem tradicional. Todos os estudantes contam com recursos de alto nível para se transformarem em profissionais do futuro.

ENADE

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Realizado anualmente, o exame tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas grades curriculares do seu respectivo curso de graduação, além das habilidades e competências adquiridas durante a sua formação.

Apenas uma amostra dos estudantes do primeiro e último ano de cada curso participam do exame. Os estudantes selecionados que estão terminando o curso devem participar obrigatoriamente do ENADE, como condição indispensável para a emissão do histórico escolar e comprovante de conclusão.

São Paulo

Avaliação 2018

Administração
Nota 3
Design
Nota 4
Jornalismo
Nota 3
Publicidade e Propaganda
Nota 4
Relações Internacionais
Nota 3
Sistemas da Informação*
Nota 5

*Avaliação 2017

Rio de Janeiro

Avaliação 2018

Administração
Nota 5
Design
Nota 3
Jornalismo
Nota 4
Publicidade e Propaganda
Nota 4

Porto Alegre

Avaliação 2018

Administração
Nota 4
Design
Nota 4
Jornalismo
Nota 4
Publicidade e Propaganda
Nota 5
Relações Internacionais
Nota 3

Regimento Acadêmico

Esses são os principais aspectos que guiam a ESPM, assim como o descritivo de seu funcionamento, serviços e deveres de acordo com os termos do informativo SERES/MEC, de 23/9/2016, vigente desde o primeiro semestre de 2018.

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Esses são os principais aspectos que guiam a ESPM, assim como o descritivo de seu funcionamento, serviços e deveres de acordo com os termos do informativo SERES/MEC, de 23/9/2016, vigente desde o primeiro semestre de 2018.

CPA

Comissão Própria de Avaliação

Questionário institucional, realizado anualmente, voltado para toda a comunidade ESPM (professores, funcionários e estudantes), com o objetivo de identificar oportunidades de melhorias, tanto em infraestrutura quanto comunicação, assuntos acadêmicos e diversas outras questões, que são importantes para tornarmos a ESPM uma Escola cada vez melhor.

Empregabilidade

A taxa de empregabilidade dos profissionais formados pela ESPM é uma das mais altas do mercado. Em geral, os índices estão acima de 90%. Confira os números por unidade e curso:
FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligado! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).