Fábio Mariano Borges

Professor

12

CURSOS

Home Os professores

Fábio Mariano Borges

Atua há mais de 25 anos com comportamento do consumidor, estudos etnográficos e consumer insights, desenvolvendo estudos acadêmicos e pesquisas de mercado. Doutor e Mestre em Sociologia do Consumo (Ciências Sociais) pela PUC/SP. MBA em Marketing pela ESPM, também graduado pela mesma instituição em Comunicação Social/Propaganda. Cursou Ciências Sociais na USP. Temas de docência: Marcas e Causas, Reclamações do Consumidor, Net-ativismo, Consumo Responsável, Inclusão e Direitos Humanos no Consumo e nas Organizações, Consumidor Cidadão, Antropologia e Sociologia do Consumo, Pesquisa de Mercado/Inteligência Competitiva, Comportamento do Consumidor, Consumer Insights, Tendências, Cultura e Consumo, Consumidor em Mercados Emergentes, Genealogia do Consumo, Etnografia Urbana, Consumidor da Base da Pirâmide/Nova Classe Média/Classes Populares, Segmentos de Consumo Contemporâneo. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM-SP, graduação e Pós/MBA na mesma instituição. Também docente na Pós/MBA da USP/Ribeirão Preto, Esalq/USP, FGV, FIA, Fundação Dom Cabral, Insper e Universidade São Judas Tadeu. Orientador de TCC e projetos de iniciação científica. Ministrou curso de Pesquisa Etnográfica aplicada ao Marketing em Berlin e Madrid, de 2010 a 2012, a convite da Sanofi Aventis, para equipe de pesquisa de indústria farmacêutica.

Temas e áreas de pesquisa e estudos: Consumo: consumerismo, consumo e ativismo, consumo e cidadania, consumidor responsável e consciente, marcas e causa, tipologias de consumidor, estilos de vida e life occasion, reclamações e manifestações de insatisfação de consumidores. Consumer Insigths e tendências. Sociologia e Antropologia: complexidade, cibercultura, etnografia urbana, sociologia e antropologia visual, gênero, inclusão e diversidade, relações sexuais, ativismo, saúde e doença, religião, sociologia do cotidiano. Larga experiência na liderança de pesquisas de mercado, estudos de insights e comportamento do consumidor. Atual Diretor Executivo da Insearch - Tendências e Estudos de Mercado, empresa especializada em consumer insights-tendências e estudos de mercado, atendendo a empresas como Twitter, Google, Carrefour, Janssen, Hypermarcas, Unilever, Honda, Samsung, Seguros Unimed, Dicico, LandRover, Itaú, Boticário, Sanofi Aventis, Roche, Pfizer, Goodyear, Walmart, entre outras. Já atuou em pesquisa de mercado e marketing em empresas como Datafolha, Marítima Seguros, Lorenzetti, Editora Abril, Sebrae-SP (onde liderou mais de 200 projetos de pesquisa), Talent, DM9, Ibope. Participou da fundação do DataPopular em 2001, empresa especializada em pesquisas sobre classes populares, dirigindo o instituto até 2003. Especialista na aplicação de Pesquisa Etnográfica no Marketing para estudos de comportamento do consumidor, através de técnica desenvolvida para o mercado, apresentada e publicada em 2002 na ESOMAR. Realizador de mais de 10 filmes etnográficos sobre comportamento do consumidor, focando em subculturas e no cotidiano do consumidor.

Link lattes: http://lattes.cnpq.br/0909743321948836

Qualquer revisão fundada

As Tendências que Mudarão o Século XXI – Como Identificar Tendências e Gerar Insights

VISUALIZAR

Cultura e consumo

VISUALIZAR

Consumidor em mercados emergentes: uma abordagem etnográfica

VISUALIZAR

Pesquisa Etnográfica e Netnografia Aplicadas ao Marketing

VISUALIZAR

Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor

VISUALIZAR

As manifestações dos consumidores nas mídias sociais: como gerenciar crises e netativismo

VISUALIZAR

A inclusão da diversidade nas organizações, no marketing e na propaganda: Como fazer

VISUALIZAR

Trends Workshop – Como identificar tendências e gerar insights na prática

VISUALIZAR

Trends – Tendências e Consumer Insights

VISUALIZAR

Master em Comportamento e Ciências do Consumo

VISUALIZAR

MBA Executivo em Marketing

VISUALIZAR

Ciências Sociais e do Consumo

VISUALIZAR

Rede : http://lattes.cnpq.br/0909743321948836

Localização : São Paulo

Translate