ACESSO EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

ACESSO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES

Marlise Alves Silva

marlise_alves

Possui Doutorado em Administração (Marketing Internacional) pela Universidad de Deusto, Espanha, com diploma revalidado pela FEA/USP; Graduação em Administração de Empresas -Hab. Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Pós-graduação pela ESPM-Sul em Marketing de Serviços (2004) e Pós Graduação pela ESPM-SUl em Teorias e Práticas de Ensino (2016).

Atualmente é professora titular das Faculdades ESPM – Sul, Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre e FATO, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing internacional, comércio exterior e gestão. Foi consultora associada da MTC Assessoria em Comércio Exterior por 18 anos, atuando em internacionalização de empresas, operações de exportação e importação. Atualmente é Diretora da ComexPlus Consultoria em Negócios Internacionais e Técnica Extensionista do PEIEX – Região Metropolitana (Apex/Fiergs).

Lattes

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.