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Patricia Cerqueira Reis

Patricia-Reis

Doutora em Comunicação na ECA USP com tese sobre construção e gestão de marcas de cidades, Mestre em Comunicação na ECO UFRJ dissertando sobre gestão da comunicação em instituições públicas, Especialista em Análise de Políticas Pública pelo Instituto de Economia da UFRJ e Especialista em Sistemas de Informação pela UFF, Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade pela Faculdades Integradas Hélio Alonso. Na ESPM desde 2007, atualmente é Coordenadora de TCC dos cursos de graduação, Coordenadora do Laboratório de Cidades Criativas; idealizadora e Coordenadora do Observatório da Marca Rio; Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa; Professora da graduação, pós-graduação e dos cursos de EAD ? Ensino à Distância. Diretora da HOD Marketing Territorial & Place Brand destaca como principais trabalhos: Plano de Marketing Turístico do Estado do Rio de Janeiro 2016-2020 para a SETUR; estudo sobre o Legado dos Jogos Olímpicos para o Ministério do Turismo; Plano de Comunicação e Engajamento de Stakeholders do Programa de Zoneamento Ecológico Econômico ZEE RJ para o INEA; Projeto de Estímulo à Formalização da Atividade Turística no estado do Rio de Janeiro para a SETUR; Consultoria sobre mercados politizados para a Coca-Cola Brasil; e Consultoria e treinamento para o SESC Rio sobre Transversalidade da Comunicação. Associada da International Place Branding Association – http://placebranding.org/# – desde 2018 – e associada à Arena De Comunicação e Território – www.arenaD.com.br – desde 2020. Foi supervisora de marketing e comunicação do Comitê de Candidatura Rio 2016 e responsável pela elaboração do Plano de Comunicação apresentado no Dossiê de Candidatura para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 ao COI. Coordenou a gerencia de comunicação da Agência Nacional de Saúde Suplementar ? ANS – por seis anos, respondendo pelas áreas de publicidade, assessoria de imprensa e eventos. No setor privado, trabalhou nas diretorias de marketing e publicidade do Unibanco, Grupo CCAA, Daruma Telecomunicações e Golden Cross. Na agência New Style atendeu as contas de promoção e merchandising da Ambev, Cia. Suzano de Papel, Philips Moris, Santista Alimentos, Simens e Parmalat. Realizou pesquisa sobre metodologia de comunicação para arranjos produtivos locais, que originou o livro Comunicação, Cultura e Sustentabilidade (E-papers, 2008). Pesquisou para o Centro de Altos Estudos da ESPM SP sobre o tema cadeia produtiva da comunicação contemporânea que originou a reformulação da grade do curso de graduação em publicidade da ESPM Rio. Pesquisou para o Instituto de Economia da UFRJ sobre políticas públicas para a criação da TV pública brasileira que originou artigos na Abrapcorp 2010, na Revista Organicom (n. 14) e capítulo no livro Comunicação Pública, Sociedade e Cidadania (Difusora, 2011). Atualmente, pesquisa sobre o tema marketing territorial e city brands que gerou o livro A Marca da Cidade (Appris 2018), capítulo no livro Cidades Criativas: Aspectos Setoriais (E-Papers, 2017) e diversos artigos nas áreas de comunicação, branding e marketing territorial.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/0457072767021264

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.